quinta-feira, 27 de agosto de 2020

Que tal Moacir Fernandes e Alexandre Farias juntos??

Muito bom para o Criciúma essa ideia do advogado Alexandre Farias em disponibilizar seu nome para tentar ser presidente do Clube! Conheço bem o popular “Farinha” e sei o quanto é apaixonado pelo Tigre! É da nova geração, filho do desportista Geraldo Luiz de Farias que, no passado, contribuiu muito para com o futebol de Santa Catarina, sendo vice-presidente da Federação Catarinense de Futebol. Geraldo também foi dirigente do Criciúma quando da conquista do título estadual em 1.998.

De outro modo, impossível não “tirar o chapéu”, também, pro empresário e ex-presidente do Clube, Moacir Fernandes! O popular “Saddam” foi o “cara” mais vitorioso da história do Criciúma! Com ele na presidência ou no comando do futebol, o Tigre ganhou a maioria dos títulos conquistados, destacando-se, obviamente, a Copa do Brasil, o Campeonato Brasileiro da Série B, da Série C e, bem antes, o Tri-Campeonato Catarinense...este em 1.989/90 e 91!

Moacir sempre quis que surgissem novos nomes pra que a vida natural da instituição Criciúma E. C. pudesse seguir normalmente. Afinal, as pessoas passam e o Clube fica! Eis que, agora, aparece o nome de Alexandre Farias, este com, praticamente, inteira aprovação e credibilidade junto à torcida, imprensa e talvez investidores! Por sua vez, o nome de Moacir Fernandes também dispensa comentários por tudo o que foi, fez e representa para o Criciúma! Então...está aí a “senha” para que o Criciúma volte a ser grande: Moacir e Farias juntos por um só Criciúma! Assim, unindo forças com experiência, juventude e dinamismo!!


Passarinho Arrepiado me lembra, contudo, que o atual presidente tricolor, Jaime Dal Farra, tem mandato até dezembro do ano que vem. Embora já tenha admitido pra alguns “mais chegados” que pode aceitar sair antes o que, portanto, possibilitaria a antecipação das eleições! Convenhamos...o mais correto é o quanto antes, “acertar” com Jaime essa situação e os novos dirigentes terem um tempo ideal e necessário pra projetar e programar o Criciúma pensando nas próximas temporadas. Quem sabe, já com acesso da Série C pra B e buscando títulos em nível regional!! É o mínimo que o torcedor espera a curto prazo!!

terça-feira, 25 de agosto de 2020

Criciúma 3 x 1 São Bento. Valeu mais pelo placar...!

Sem ser brilhante o Criciúma fez o que tinha de fazer e ganhou bem do São Bento! Os 3 a 1 construídos com um gol na primeira etapa e mais dois na segunda indicaram uma vitória normal, perante adversário que é lanterna no grupo B da Série C do Campeonato Brasileiro. Importante destacar que, com tal vitória, o Criciúma chega à condição de co-líder em sua chave, dividindo esta posição com o Volta Redonda. De outro modo, também vale frisar que os sete pontos conquistados pelo Tigre foram em cima dos três últimos colocados na tabela de classificação! Se não vejamos...um no jogo com o Londrina, lá no interior paranaense, e os outros seis perante Boa Esporte e São Bento, ambas as partidas no Heriberto Hülse.

Mas, estas situações ofuscam o brilho da campanha tricolor? Não, não!! Roberto Cavalo e comandados não têm culpa se a tabela foi “bondosa” com o Criciúma fazendo com que os três piores times, até o momento, tivessem sido colocados no caminho da equipe que luta pra tentar retornar à Série B! Ora bolas...o Criciúma está cumprindo com sua obrigação de ganhar jogos, conquistar pontos e buscar, o mais breve possível, um padrão de jogo e campanha que o dê créditos suficientes junto a dirigentes, torcida e imprensa! O futebol não tem sido exuberante! Longe disso! Contudo, como faço questão de ressaltar, num torneio curto e de pontos corridos, os resultados alcançados são mais importantes do que a qualidade do futebol!!

No jogo contra o São Bento, algumas questões observadas. Por exemplo, quando do pênalti sofrido pelo lateral Vítor Guilherme, o árbitro mal havia apontado a marca “da cal” e o goleiro Agenor saiu “trotando” pra ele cobrar! Isso quer dizer que foi uma orientação já vinda do vestiário. Penso que, no setor defensivo, Roberto Cavalo está escalando o que tem de melhor. Ou seja, Vitão e Carlos Alexandre “casaram” bem. Entre os laterais, o direito possui mais velocidade e é mais ofensivo que o esquerdo. No meio, Eduardo é “dono” da posição, Foguinho se reveza entre “atacar” pela direita e vir buscar o jogo. Quanto a Alisson Tadei, às vezes meio “fominha”, permanece sendo jogador de altos e baixos. E, Jean Lucas, é o cara que tenta “organizar” o setor. Boa contratação, sem dúvida alguma! Na frente, Michel vem cumprindo seu papel de “homem referência”, com Jean Dias “caindo” mais pela esquerda e podendo render mais!

Enfim, um Criciúma que vamos ter mais confiança em boa campanha a partir do momento que enfrentar os times que estão do meio pra cima na tabela de classificação. Por exemplo, o Tombense está na final do Campeonato Mineiro que ainda não terminou. O Brusque, da mesma forma, na decisão do Catarinense. Além dos outros adversários que, com certeza, serão mais difíceis..,casos de Volta Redonda, São José, Ituano e Ypiranga. Próximos jogos do Criciúma? Dia 6 de setembro, o Volta Redonda, em casa; e, dia 14, o Ituano, em São Paulo.

domingo, 23 de agosto de 2020

PSG foi ao limite! Mas, Bayern é imbatível!!

Dá gosto de ver o time do Bayern jogar!! Por sua vez, o Paris Saint-Germain chegou à final da Champions League disposto a fazer história, mas encontrou pela frente o poderoso Bayern de Munique. O time alemão adiou o sonho de Neymar e companhia e conquistou pela sexta vez o título da principal competição europeia, com uma vitória por 1 a 0 neste domingo (23), no Estádio da Luz, em Lisboa. Lewandowski, agora principal candidato ao prêmio de melhor jogador do mundo, passou em branco na partida em Portugal.

Um revés na competição mais importante do futebol europeu não significa automaticamente uma derrota também no The Best, o troféu que a Fifa entrega a cada temporada ao melhor jogador do mundo. Mesmo assim, penso eu, o caminho de Neymar passa a ser um tanto mais difícil já que o destaque vai para o atacante polonês Lewandowski, que fez incríveis 15 gols em nove jogos.

Em sua terceira temporada com a equipe que colocou o seu nome na Torre Eiffel, o brasileiro estava inconsolável ao final da partida. Nas poucas imagens em que foi visto, apareceu com os olhos cheios de lágrima, consolado por companheiros e rivais. Daquele agosto de 2017 pra cá, a contratação do camisa 10 por 222 milhões de euros (cerca de R$ 820 milhões na época) era exatamente para levantar este troféu. O sonho foi adiado e ficou nas mãos de uma equipe agora hexacampeã.

No jogo em si, os dois protagonistas da decisão, Neymar e Lewandowski, tiveram suas primeiras chances em lances quase consecutivos, ainda na primeira etapa. O atacante do PSG parou nas mãos Neuer, enquanto o do Bayern acertou a trave de Navas. Outras oportunidades foram surgindo, mas sem que os atacantes brilhassem o esperado. O time bávaro aproveitou a falta de concentração do parisiense e marcou aos 14 minutos da segunda etapa. Coman apareceu atrás da defesa adversária e cabeceou firme para abrir o placar para o Bayern em Lisboa. Depois disso, foi só conter as poucas investidas do PSG e controlar a partida até o fim! Título merecido do Bayern!! Ficou em ótimas mãos!!