quinta-feira, 10 de outubro de 2019

Criciúma, Seleção Brasileira, VAR e cinco substituições.

Essa questão envolvendo a zona do rebaixamento e o Criciúma não é grande surpresa! Quem convive os bastidores do Clube sabe que algumas coisas são feitas sem muito critério! Inclusive, há casos em que o presidente Jaime Dal Farra(foto) reúne seus parceiros de G. A e de diretoria, combina uma coisa hoje e, depois, sem dar muitas explicações, muda tudo! Isso é falta de planejamento consistente e convicção em relação ao que pretende e acaba fazendo! Contudo, Jaime diz ter “aberto o cofre” pra trazer alguns jogadores que custam mais caro. Casos, por exemplo, de Wesley, Daniel Costa, Vinícius e Léo Gamalho, além da passagem, meio que decepcionante, de João Carlos Maringá e Gilson Kleina. Há “remédio”? Sim! E tempo pra recuperação, também! Mas que tende a ser dramático... ah, isso sim!!

Seleção Brasileira jogou amistoso contra Senegal e só empatou em 1 a 1. Apresentação discreta de todo o time comandado por Tite! Em alguns momentos, inclusive, os senegaleses demonstraram maior volume de jogo! Mas, o resultado de igualdade acabou sendo justo!! Se foi o tempo em que as camisas de tradição no futebol mundial eram temidas!! Não precisa jogar esses amistosos só contra grandes! Mas, pelo menos um time mediano e de certa projeção no futebol mundial! De qualquer modo, domingo(13) tem a Nigéria e, mês que vem, um Brasil x Argentina.

Que o VAR tem contribuído pra diminuição de erros e injustiças nos jogos de futebol...não há dúvida alguma!! Mas, aqui no Brasil, os caras demoram MUITO pra tomar uma decisão!! Além disso, atletas e integrantes de comissões técnicas ainda não assimilaram bem o novo recurso e se comportam muito mal perante as decisões!! São “detalhes” que precisam ser aprimorados, além de questões envolvendo a atuação do árbitro central. Muitos estão se “escorando” no VAR e deixam seguir o lance. Se vier um comunicado eletrônico, pára tudo e vamos pra revisão!! E tem a emoção do torcedor que comemora um gol sem ter total certeza de que será validado!!

Pra fechar a postagem, algo que venho observando há muito tempo. A FIFA precisa repensar o número de substituições a ser feita num jogo de futebol. Cada vez mais a condição física é exigida e muitos atletas não suportam tanta correria! Por que não, ao invés de três, cinco alterações em cada partida?? Isso, com certeza, elevaria a dinâmica de jogo e faria com que os clubes investissem mais pra qualificar os seus grupos. O técnico olharia pro banco e já teria trabalhado, durante os treinamentos, a forma de jogar e de tentar modificar algo, usar este ou aquele como opções pra mudar a história de determinada partida. Mas, sem dúvida alguma, as questões físicas seriam as mais favorecidas! Fica a dica...!!

terça-feira, 8 de outubro de 2019

Vinícius e Diogo Oliveira...os melhores de Criciúma 2 Brasil 2.

Contudo, jogador que se preza JAMAIS poderia deixar o 10 xavante driblá-lo DUAS vezes, DENTRO DA ÁREA, e cruzar para o segundo gol da equipe visitante!! O meio-campista Eduardo, que estava na cobertura, e Carlos Eduardo, o lateral, não podem ser “crucificados”! Ambos têm potencial pra crescer na carreira, mas, inadmissível o espaço concedido para que Diogo Oliveira fizesse a jogada que decretou a virada do Brasil, ainda no 1º tempo!! Diogo, inclusive, já passou pelo Criciúma e com um futebol discreto. Só que, perante o Tigre foi o “cara” no meio de campo do Brasil. Quanto ao lance do primeiro gol dos visitantes, escanteio, o zagueiro Thales se atrapalhou e a bola foi pro fundo das redes. Falha? Diria que desatenção coletiva em bola no primeiro pau que culminou com o toque fatal do zagueiro tricolor.
Ouvi, após a partida, reclamações do presidente do Brasil, Ricardo Fonseca, quanto à arbitragem. Caramba...houve, no mínimo, mais um lance de penalidade para o Criciúma em disputa de bola da zaga com Foguinho, que foi derrubado, e o tal Igor Benevenuto deixou passar! O Criciúma ainda se queixa de um puxão em cima do zagueiro Sandro, após bola cruzada na área, e um outro lance envolvendo o atacante Leo Gamalho. Mas, se com o VAR, na Série A, a gente ainda vê situações horrorosas, imaginem na Série B...!! E não adianta reclamar!! Os caras são extremamente corporativistas e quem “abrir a boca” pode sofrer retaliação!!
Sobre a atuação do Criciúma, sem dúvida alguma, foi o melhor jogo do atacante Vinícius desde que aqui chegou!! Dribles, jogadas de velocidade e o gol de cabeça, após falta batida por Daniel Costa. Em relação à zaga, não porque fez gol contra, mas, sim, em razão de estar meio confuso no jogo, o zagueiro Thales foi mal! Carlos Eduardo andou tomando algumas bolas nas costas; no meio, não gostei de Eduardo e entendo que Foguinho deveria jogar mais adiantado e não vindo “buscar o jogo”, função que não é sua!! E, novamente, Andrew entrou bem, sofrendo a penalidade que originou no gol de empate do Criciúma, além de boas jogadas pelo lado direito, sempre em velocidade!
Em relação ao campeonato em si, tudo dentro da dita normalidade!! Anotem: será sufoco até o fim!! A briga contra o rebaixamento vai se tornando cada vez mais dramática enquanto o Criciúma não “enfileirar”, pelo menos, umas três vitórias consecutivas! Aliás, na próxima rodada, o Tigre estará no Couto Pereira, pra jogar contra o Coritiba; e, na sequência, terá dois jogos pra fazer em casa: Vitória e CRB. Talvez, com possíveis sete pontos nesses três confrontos, dá pra vislumbrar uma menor intranquilidade!! Entenderam bem? Sim! Porque, calmaria mesmo, está difícil de ser “avistada”...!!

domingo, 6 de outubro de 2019

Rescaldo do fim de semana.

Os resultados que fecharam mais uma rodada na Série B do Campeonato Brasileiro acabaram sendo, digamos, não tão ruins para o Criciúma. Afinal, a posição do Tigre na tabela de classificação não foi alterada: permanece em 17º lugar. Nesta terça-feira(08), em casa, Roberto Cavalo e cia. terão que ganhar do Brasil, de Pelotas, e torcer contra o Vila Nova, que enfrenta o São Bento, em Sorocaba. O Vila tem 29 pontos e, se perder ou empatar, com o Criciúma ganhando, o Tigre, então, deixa a zona do descenso! Importante frisar que o Criciúma tem 27 pontos e o máximo que poderá chegar, na próxima volta da competição, é em 16º!! O outro de Santa Catarina no torneio, o Figueirense, está há 17 jogos sem vencer e terá uma parada dura pela frente ao encarar o Botafogo, em Ribeirão Preto. Há quem diga, lá pelos lados do “Esxtreito”, que uma recuperação da equipe pra ainda permanecer na Série B pro ano que vem, parece ser pouco provável!!


Na Série A, tudo anda de péssimo a pior pros representantes catarinenses! A Chapecoense perdeu em casa, de novo, desta feita pro melhor time do campeonato, o Flamengo, 1 a 0. Pega o Fortaleza na rodada seguinte, fora de casa e, mesmo que ganhe contra um concorrente direto, ainda assim ficará entre os quatro piores na tabela. Acontece que, alguns clubes que corriam e, na verdade ainda correm “perigo” na competição, começam a se “desgarrar” um pouco da “turma de baixo”! Só pra se ter uma ideia, a Chapecoense, que está em último, tem OITO pontos a menos do que o primeiro fora da zona do rebaixamento, no caso o Ceará!! São duas vitórias e dois empates pra recuperar o que já foi perdido e ainda tendo que torcer contra adversários!! Muito difícil a situação do “Verdão do Oeste”!! Sobre o Avaí, segue a sina!! O Leão perdeu pro CSA, lá em Maceió, e continua na “degola”! Na verdade, o Avaí vive momento bastante idêntico ao da Chapecoense, pois tem só um ponto a mais! Próxima partida? Na Ressacada, perante o Vasco.

Em nível de futebol amador, terminou a primeira fase do Campeonato da Liga Atlética da Região Mineira, Taça Carvão Mineral. Metropolitano, 13 pontos; e, Araranguá, 12, já estão garantidos na fase semifinal. Eles vão aguardar os classificados da repescagem. Se enfrentarão, em disputa única, Caravággio x Ouro Negro; Cocal do Sul x Turvo. Claro que os representantes de Nova Veneza e de Cocal são favoritos! Mas, “no papel”, quando a bola rolar talvez surja algo diferente...uma surpresa, por exemplo. Importante frisar que, tanto Caravággio quanto Metropolitano, estão ainda, envolvidos com as disputas do Campeonato Estadual de Amadores!!