sexta-feira, 11 de abril de 2014

Melhor jogo com Caio Júnior no comando!

Depois da chegada do novo treinador foi a melhor apresentação do Criciúma. Levar um gol aos 47 minutos e meio do 2º tempo acabou sendo duro demais para o Tigre! Vimos um jogo de muita luta e com bastante dificuldade o Criciúma fez 2 à 0, gols de Silvinho e Grolli(contra). Mas a falha coletiva da defesa foi fatal e colaborou para que o Londrina achasse o tento da classificação. Em outras oportunidades reclamei bastante, aqui mesmo neste espaço, da ausência de comprometimento e dedicação. Só que doação não faltou! Sob o ponto de vista técnico, claro…ainda há necessidade de considerável acréscimo. Só que continua havendo uma gradativa evolução na produção coletiva. O que, por sinal, é muito bom às vésperas do Campeonato Brasileiro. Bruno foi pouco exigido e não teve culpa no gol. Eduardo, como havia de certa forma prometido o técnico Caio Júnior, jogou bem melhor do que suas últimas apresentações…mas ainda um pouco distante de real capacidade. Entre os dois zagueiros, Fábio Ferreira se destacou. Pra quem não havia jogado ainda este ano, atuou muito bem! Seguro, dominou os atacantes adversários. Quanto ao parceiro Escudêro, é do tipo “raçudo”…bem ao estilo argentino e cometeu poucas falhas, se formos comparar com suas próprias atuações recentes. O lateral esquerdo Giovânni teve uma estréia muito discreta. Serginho e João Vítor, os dois volantes, um de contenção e outro de armação, renderam bem…dentro do esperado. Éverton, novamente, cumpriu função tática e produziu pouco ofensivamente. Paulo Báier, sem ser exuberante, teve destaque ao atrair a marcação dos volantes e zagueiros do Londrina e fez excelente assistência no 1º gol. Sobre os atacantes, rendimento diferente de um e de outro. Lucca não jogou bem e já começo a questionar sua titularidade! No entanto Silvinho, outro estreante, realizou muito bom jogo e foi premiado com um gol. Entraram ainda Ezequiel, Vítor Míchels e Gustavo…sendo que este foi o menos produtivo dos três. Continuo acreditando no trabalho que vem sendo realizado pelo Depto. de Futebol e Com. Técnica. Lembro que ainda não “debutaram” com a camisa do Criciúma, o lateral Cortêz, o zagueiro Gualberto, o volante Martinêz e o meia Wéllington Bruno.
Os números do jogo de Criciúma 2 x 1 Londrina. O Criciúma fez 19 faltas e o Londrina 22. Conclusões a gol, Criciúma 9, Londrina uma só! A do gol!! Pra fora o Tigre finalizou 9 vezes e o adversário uma. Escanteios…11 a 3 para o Criciúma. Impedimentos, 3 no ataque do Tigre, 4 do Londrina. Os números comprovam que o Criciúma foi superior ao adversário. Mas uma falha…um cochilo pode ser letal prá qualquer pretensão! Renda do jogo: 91.970 reais para um público de 8.381 torcedores.
E o passarinho arrepiado ficou indignado com a desclassificação do Criciúma na Copa do Brasil. Reconhece que o time até que jogou melhor do que em outras oportunidades. Mas quando todos já se preparavam para as penalidades, pintou o gol do Londrina e a frustração foi geral nas arquibancadas do H. Hülse. Outra contrariedade demonstrada pelo “arrepiado” diz respeito à homenagem para Paulo Báier. Completou 150 jogos pelo Tigre e jogou com a camisa de número “150”. Só isso! Simples…muito simples! O jogador merecia pelo menos uma placa comemorativa! Faltou mais consideração para com um atleta que fez história no Clube!

quinta-feira, 10 de abril de 2014

“Eu acredito!”

A frase, de efeito motivacional, não é minha e alguém a lançou quando o Criciúma estava por tentar acesso da Série C pra B do Campeonato Brasileiro, há alguns anos. Depois tudo se repetiu da “B” pra “A” e quando o Tigre correu risco de ser rebaixado, em 2.013. Pois o tal “Eu acredito!” serve bem pra sintetizar o momento que vive o Criciúma afim de se superar na Copa do Brasil. O time jogou mal em Londrina, na partida de ida perdendo, merecidamente, por 2 a 0 e agora vai ter de reverter o quadro. Se devolver o placar de lá nesta quinta(10), no estádio Heriberto Hülse, teremos cobranças de tiros livres da marca penal para se conhecer o classificado à próxima etapa da competição. Três à zero da Tigre. Entretanto, se levar gol, ficará muito complicado conseguir recuperação. Mesmo com todas essas desvantagens e riscos eu continuo dando crédito a possibilidade de classificação do Criciúma. É difícil? Sim, sem dúvida! Mas não impossível, né gente?! O Tigre terá apoio de sua torcida e em outras oportunidades, também por Copa do Brasil, já conseguiu sair do sufoco. Enquanto o Criciúma está descansado, só treinando, o Londrina se vê envolvido com a decisão do Campeonato Paranaense. Empatou o 1º jogo, 2 a 2 com o Maringá e enfrentará a 2ª partida no próximo domingo. O “Tubarão” não tinha a chance de vencer o estadual do Paraná desde 1.992. Claro que todas as prioridades deles estão voltadas pra conquista lá, não aqui! Isso, entretanto, não quer dizer que haverá maior facilidade para o Criciúma. Aliás, as principais barreiras a serem superadas por Caio Júnior e cia. são internas. Ou seja, o time do Criciúma precisa melhorar por si só, independentemente de quem for o adversário! Até porque, depois do Londrina vem a estréia no Brasileiro e as dificuldades serão bem maiores! Estamos esperando, faz teeeempo... que um melhor futebol apareça! A tão decantada qualidade contratada no começo da temporada ainda não foi mostrada. Então...que seja a partir de agora!!
Participação do torcedor será fundamental para que o Criciúma faça o placar que precisa na Copa do Brasil.
.
O técnico Caio Júnior garante que o comportamento do lateral Eduardo será diferente. O jogador, pelas observações do treinador, tem se dedicado mais nos treinamentos e melhorado seu rendimento. Caio disse que já podemos cobrar mais do ex-jogador do Joinville. Pois eu não quero fazer questionamentos sobre o seu futebol. Gostaria, sim, de encher Eduardo de elogios e referências positivas. O time pra pegar o Londrina ainda terá algumas outras novidades como o goleiro Bruno, o zagueiro Fábio ferreira, o lateral Giovanni e o atacante Silvinho. O setor de frente do Criciúma está carecendo muito de gols! Além disso, Lucca, sempre uma esperança de jogadas agudas e ofensivas, não tem confirmado tal expectativa. E Paulo Báier? O “velhinho” completará 150 jogos com a camisa do Criciúma. Uma marca nada comum no futebol de hoje e que precisa ser muito comemorada e reconhecida por todos!
.
Passarinho arrepiado tem presença confirmada na final do Catarinense, domingo em Floripa, e na segunda-feira, na festa de encerramento da competição que, este ano, será realizada na Assembléia Legislativa. Três nomes do Criciúma estarão concorrendo a troféus em quatro categorias: Ronaldo Alves, como melhor zagueiro; Serginho, melhor volante; e, Paulo Báier, entre os melhores do meio campo e também candidato a craque do Campeonato. Minha opinião é de que nenhum deles será premiado com a 1ª colocação. É real! O Tigre não jogou o que se imaginava e não merece grande reconhecimento! Mas a festa promete! Estaremos lá!

quarta-feira, 9 de abril de 2014

A Copa no Brasil.

Há uma grande dúvida em relação ao que pode acontecer no País durante o período de realização do Campeonato Mundial de Futebol. Eu, por exemplo, tenho receio de ver novamente situações observadas durante a Copa das Confederações, ano passado. Muita gente desrespeitou e provocou atos de vandalismo, lembram? Até o Palácio do Itamaraty, em Brasília, uma das belas obras de Oscar Niemeyer, foi depredado. O desrespeito tomou conta da cabeça de bandidos que usavam máscaras para se esconder no anonimato. Sim, bandidos! Quem participou de badernas , destruição, roubos, saques e causou prejuízos até a instituições privadas não pode ser chamado só de vândalo! É também um criminoso! E, se não houver uma providência adequada do Governo Federal em conjunto com as forças de segurança, tipo uma ordem de cima prá baixo, corremos o risco de caos na ordem nacional. Lembro que durante os jogos Pan-Americanos de 2.007, no Rio de Janeiro, dizem que houve uma espécie de acordo entre polícia e traficantes para uma espécie de trégua. Não é o caso pra agora. Ou seja, repetir a dose pro período da Copa? Não! A solução está em colocar um policiamento reforçado com a ajuda das Forças Armadas. E não é exagero, não! A ordem e a segurança das pessoas de bem precisam ser preservadas! Ora bolas...!! Quem tem comportamento de baderneiro ou saqueador precisa e deve ser reprimido! E, se for necessário, com rigor e de forma dura e incisiva! Ou...usando termos populares, se repetir o que ocorreu em 2.013 na Copa das Confederações a polícia tem que “baixar o cacete”...sim senhor!! Ou você que lê tal postagem, mas discorda, gostaria de ver sua casa ou estabelecimento comercial invadidos pela bandidagem?! Também permitiria que colocassem fogo no seu carro ou patrimônio sem esboçar reação?! Obviamente que ninguém aceitaria! A Copa está aí e não é porque construíram e reformaram estádios com um baita superfaturamento que deixaram de investir na saúde ou na educação, conforme alguns discursos hipócritas e oportunistas! Se não fizessem as tais obras o dinheiro iria pro bolso de alguém. Ou há quem acredite que, se não fosse a Copa, o Brasil estaria com sua saúde e educação em dia?! Tá bom...me engana que eu gosto!!

terça-feira, 8 de abril de 2014

O Pasto do Bode.

Quem é das antigas lembra do “campo da liga” ou, jornalisticamente, chamado de Estádio Adolfo Konder, onde hoje está instalado o Beiramar Shopping Center, área central e nobre de Florianópolis. Lá, em determinada oportunidade, vi o lateral Álvaro, do Criciúma, ainda de azul, procurar espaço pra bater um lateral, ser puxado por um torcedor no alambrado e acabar expulso pelo árbitro Celso Bozzano. Isso foi lá pelos idos de 1.981/82. Aliás, a única expulsão da carreira deste disciplinado ex- jogador que veio pra cá depois de boa passagem pelo América-RJ. Várias histórias e estórias fazem parte da tradição do folclórico “Pasto do Bode”. O Avaí usava bem mais o local do que o Figueirense. Este por sinal, graças a seu ex-presidente Orlando Scarpélli, conseguiu primeiro a casa própria. Bira Lopes, um bom meia que jogou no Avaí no começo da década de 80 “pensava” em cair na área e a arbitragem marcava pênalte. O ex-presidente João Salum se orgulhava disso pois garantia que tinha “controle” sobre certos árbitros da época, esxtão compreendendo? O espaço das 4 linhas tinha muita areia...muita mesmo! A grama não era tão abundante e jogador de boa qualidade técnica encontrava bastante dificuldade. Até Pelé jogou lá! Num amistoso com o Avaí vencido pelo Santos, por 2 à 1, em 1.972 para um público de 19.985 torcedores. O nosso saudoso e querido Rubão era o goleiro avaiano e se orgulhou de não ter levado gol do “negrão”, como ele mesmo se referia! Oficialmente, a última partida jogada naquela praça esportiva foi em 1.983...um empate em 0 a 0 entre Avaí e Joinville. O estádio era da União, passou à Federação Catarinense de Futebol que, posteriormente, com a intermediação do então deputado emedebista, Delfim Pádua Peixoto Filho e a concordância do governador da época, Colombo Sales, foi doado ao Avaí Futebol Clube. No começo dos anos 80, através de uma transação financeira, o Avaí deu a área do Adolfo Konder para um grupo de construção civil e em troca...ganhou a Ressacada! História contada!
Pelé no Adolfo Konder, em 15/08/72. Tema principal do livro "Um jogo inesquecível", do jornalista e amigo "manezinho" Polidoro Júnior.
.
Por que o Joinville tem a preferência do torcedor do Tigre? Perfeitamente compreensível! A rivalidade é bem maior com a Capital do Estado. Se fosse o Avaí também seria a mesma coisa. E outra constatação observada desde o começo do Campeonato, de que o time a ser batido era o Criciúma. E ele já foi! O Figueirense, autor da façanha, que tem a simpatia da minoria dos torcedores não só do Criciúma como do restante do Estado. Afinal, os avaianos são Joinville na final; e mais os torcedores de Chapecoense, Marcílio e cia. Alguém contesta?
.
Passarinho arrepiado poderá ver Paulo Báier atuando numa função parecida com a de um centroavante no jogo de quinta contra o Londrina, pela Copa do Brasil. Tudo porque Bruno Lopes está machucado e Gustavo continua sem render bom futebol. A opção é em razão da necessidade...óbvio! Mas, claro que Báier não vai jogar “fincado” lá na área. Provavelmente não fugirá de suas características. Mas terá liberdade para movimentar-se na frente. Paulo Báier será homenageado por completar 150 jogos com a camisa do Criciúma.

segunda-feira, 7 de abril de 2014

Decisão movimentada em Joinville.

A vitória de 2 a 1 do Joinville sobre o Figueirense nos mostrou um muito bom jogo na Arena. Não tem nada decidido! O regulamento determina que um empate em Florianópolis dá o título para o JEC. Ao Figueirense resta vencer por qualquer placar para recuperar a hegemonia estadual. No 1º tempo só deu Joinville. O Figueirense quis só se defender e procurou uma postura para contra-atacar. Mesmo sem criar oportunidades claras de gol o Joinville conseguiu marcar aos 47 minutos numa belíssima cobrança de falta através de W. Sací. Na 2ª etapa, o Figueirense adiantou um pouco a marcação, saiu mais pro jogo e chegou ao empate com Éverton Santos. A partir de então, o jogo ficou mais aberto com as duas equipes procurando o campo adversário. Aos 29 minutos, o lance decisivo da partida. Escanteio para o Joinville...o Figueirense deu espaços e Edgar Júnio, de cabeça, marcou o gol da vitória. Sobre a atuação dos atletas alguns destaques em ambas as equipes. Ivan novamente com atuação segura comprova seu bom momento e a condição de melhor goleiro do Estadual. Leandro Silva foi mais participativo do que Franco, o lateral joinvilense. Sobre os zagueiros, Nirley e Thiago Heleno foram mais exigidos. Dentre ambos, inclusive, destaque para T. Heleno que atuou muito bem. Entre os laterais pela esquerda, Bruno Costa e Marquinhos Pedroso tiveram atuações parecidas...sem muita ofensividade. Em relação a atuação dos volantes...das duas equipes, os do Figueirense tiveram mais trabalho. Luan e Nêm encontraram dificuldades para conter o ímpeto adversário. Já os meias do JEC foram bem mais efetivos com o bom futebol de Marcelo Costa, Tartá e W. Sací. Este, por sinal, o melhor em campo! Do pessoal de frente, Jael se movimentou bastante e mereceu destaque positivo. Infelizmente pra ele, por suspensão, não poderá jogar a 2ª partida. Sobre a arbitragem de Bráulio da Silva Machado, errou ao aplicar cartão para o atacante Jael num lance de falta normal...de jogo. A decisão está em aberto. Vamos ter casa cheia no Orlando Scarpélli. Em Joinville, o público foi de 17.087 para R$359.770,00 de arrecadação. O JEC, sem Jael. O Figueirense, por sua vez, contará com as voltas de Marcos Assunção e Ricardo Bueno. O bicho vai pegar!!
Edgar Júnio aponta para o céu comemorando o gol da vitória contra o Figueirense.
.
Essa situação envolvendo o atacante André Lima considero como um equívoco do Criciúma. Ora bolas...será que ninguém sabia que o atleta operou o joelho há 7 meses e está 10 quilos acima do peso ideal? O próprio técnico Caio Júnior que recomendou a contratação do jogador deveria saber disso e ter alertado os dirigentes do Depto. de Futebol. Espero que tenha sido um “acidente” de percurso. Aliás, tal falha não invalida o trabalho que está sendo feito para reestruturar o Criciúma dentro de campo visando o Campeonato Brasileiro. E a Copa do Brasil, Gilberto? Já está claro que, dificilmente, algum dos novos será usado contra o Londrina, na próxima quinta. Assim, a base do Estadual vai pra luta e tentará reverter o quadro desfavorável por causa da derrota de 2 a 0.
André Lima chegou, deu entrevistas mas está a 10 kg acima do seu peso ideal. Não fica!
.
Passarinho arrepiado esteve na Arena/Joinville e assistiu ao primeiro jogo da decisão do Campeonato Estadual. Ouviu do presidente do JEC, Nereu Martinelli, que ele esperava encontrar o Criciúma na final. Demonstrou acompanhar à distância o Criciúma e até estar por dentro das coisas que envolvem o Tigre. Talvez pelo bom relacionamento que tem com o pessoal do Futebol. Na votação do Top da Bola, o indiquei como o melhor dirigente. Há um bom tempo faz trabalho elogiável e merece que seu time esteja na final!