sábado, 6 de fevereiro de 2021

O que é o tiki-taka? Seria uma nova forma de se jogar futebol??

No Brasil, pelos menos observando as últimas temporadas, os técnicos Fernando Diniz(foto) e Jorge Sampaoli, este argentino, têm se utilizado muito deste, digamos, novo formato de se jogar futebol. Na Europa, contudo, a prática já é mais “antiga”! Considerada, por lá, uma das maiores revoluções do futebol nos últimos anos, o tiki-taka ajudou a Espanha a dominar o mundo no início da década passada, em clubes e seleções.

O estilo de passes curtos e posse de bola foi criado, junto com muitos dos maiores jogadores da época, na academia de La Masia, em Barcelona. E foi o clube catalão que registrou a marca, com Pep Guardiola(foto) frequentemente considerado seu “pai”. No centro da ideia está a posse de bola. O principal objetivo é que uma equipe a monopolize, usando sua superioridade técnica e movimentação para superar os adversários.

Seu time do Barcelona conseguiu empregá-lo com sucesso, porque passava a bola com precisão. Eles procuraram criar espaços que o ataque pudesse explorar, com um meio-campo capaz de abrir qualquer defesa. Para Guardiola, era preciso atrair a defesa adversária para um lado do campo. Então, com passes rápidos, chegar ao outro lado para explorar os espaços. Mas também há um aspecto defensivo na ideia, pressionando o oponente assim que perdia a bola para recuperá-la ainda no campo adversário. Tiki-taka, então, não é apenas passar a bola! É trocar posições e movimentos inteligentes que podem criar espaços e abrir espaços para o ataque explorar.

Mas, tudo isso aconteceu lá pelos idos de 2.010 e alguns anos seguintes com o Barcelona e, claro, com a Espanha sendo campeã do mundo. De lá pra cá, os espanhóis foram, gradativamente, perdendo todo esse “poder” e, hoje, estão sendo superados, principalmente, pela objetividade do futebol alemão e pela força física e velocidade dos ingleses!! Aqui na “terrinha”, infelizmente, a atual qualificação técnica do que se vê na principal divisão do futebol brasileiro não permite ficar muito tempo no tal tiki-taka!! Até porque, quando o Brasil revela alguém que pode se tornar um craque, o poderio financeiro do “1º mundo” vem e leva...!! E, o que fica aqui não é nenhum suprassumo!!

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2021

De novo...as “rapidinhas”.

Criciúma montando seu elenco pra jogar a temporada/21 e, até o momento, todos os jogadores sendo claramente indicados pelo técnico Hemerson Maria. Está certo o Criciúma? Penso que sim! Afinal, numa situação meio que atípica, em que houve transição administrativa e poucos jogadores usados na temporada passada permaneceram no Clube, nada mais viável que o novo grupo seja montado pela nova comissão técnica!

O que o torcedor realmente quer é um Criciúma competitivo a ponto de brigar pelo título catarinense! Aliás, pensamento com o qual concordo plenamente! O Criciúma não ganha “nada” desde 2.013 e, de lá pra cá, torcida, simpatizantes, sócios e conselheiros só colecionaram decepções! Afinal, foram dois rebaixamentos e até riscos de queda no certame regional o Criciúma teve que passar!! Não se trata de colocar a “faca no pescoço” de treinador e jogadores! Mas, sim, de exigir algo melhor em relação ao que foi feito nos últimos anos!

No Próspera, tudo está bem claro! O Time da Raça retorna pra elite do futebol estadual pra nela se manter! Estão corretos os dirigentes prosperanos considerando-se que, depois de anos fora da 1ª Divisão, a ideia inicial é de permanência entre os considerados “grandes” e tentar “beliscar” uma vaga na Série D do Campeonato Brasileiro e, quem sabe, até um lugar na Copa do Brasil pra 2.022. Israel Rocha e parceiros de diretoria adotam a política dos “pés no chão”!!

Estamos nos aproximando da data do início do Campeonato Catarinense. Não há a menor dúvida de que, até em razão da sequência de jogos e ritmo obtido, Chapecoense e Brusque já surgem com certo favoritismo em relação aos demais! A galera do Oeste anda “ouriçada” por causa da conquista da Série B do Brasileiro! E, os brusquenses nada diferentes porque subiram de divisão em nível nacional!E...os demais participantes?? Claro que, além do Criciúma, o Joinville, mais a dupla da Capital, também precisam ser considerados! Aliás, respeito mesmo, todos são merecedores! Não dá pra esquecer que o Marcílio Dias cumpriu, recentemente, muito boa campanha na Série D! A partir daí vem a “turma” que corre por fora ou que vai jogar o torneio com o intuito de participar e não correr riscos de descenso. Casos, além de Próspera e Hercílio Luz, já citados em outras postagens deste blog, Juventus, Concórdia e Metropolitano.