sexta-feira, 24 de maio de 2019

A turma “do contra” se esconde!!


Ganhou uma?? Pronto!! Nas redes sociais como Facebook e, principalmente, em grupos de WhtasApp essa turma some! E isso não acontece só aqui, não! É em tudo quanto é lugar! Já dividi opiniões com quem chamava esse ou aquele jogador de “podre”, “bandido”, “...tem que quebrar o carro dele”, “...se eu encontrar na rua vou dar uma porrada”,  e até quem queria(ou quer) “matar” o Jaime Dal Farra!! Masssss...é só o time ganhar um jogo, mesmo que com toda a dramaticidade vivenciada contra o Guarani, pra que estas frases e termos sejam “deletados”!! (Foto da internet com imagem ilustrativa.)

O futebol mexe com a paixão, com a questão emocional do mais ou até menos fanático torcedor! Contudo, o equilíbrio precisa e deve ser mantido!! Outro dia, conversando com o presidente do Criciúma, ele me disse “eu sei que tu me critica, mas me respeita”! Sim...óbvio que sim!! Jamais deixaria de ser educado com qualquer pessoa que sempre me considerou!! Os seus insucessos como mandatário maior do Criciúma E. C. não são motivos pra que se perca a devida compostura!! Dal Farra tem cometido erros?? Claro que sim!! Ele sabe e é consciente disso!! (Foto: portal 4oito.)

De qualquer nodo, o que me decepciona muito são os sumiços da turma que “deita e se deleita” quando o Criciúma perde e, quando ganha, os mesmos “desaparecem”!! Covardia?? Talvez! Além do que, é bem mais fácil se “esconder” atrás de uma tela de computador ou de celular do que encarar “têti-à-têti”!!E, outra: cadê as convicções?? Que as tem deveria manter tal coerência!! E não ficar omisso depois de um resultado positivo!! Se o presidente “não presta”, é nas derrotas e também nas vitórias!! Até porque, pelo que leio e observo, a revolta é contra sua forma de administrar! E, o “jeito Dal Farra” de fazer futebol permanece sendo o mesmo!! Deu pra entender?? O chapéu serviu?? (A foto é ilustrativa.)

O Passarinho Arrepiado tira o fim de semana pra dar uma “espiada” no futebol amador. Trata-se da fase semifinal da Copa Sul dos Campeões onde jogam representantes de ligas do Sul do Estado de SC. Teve até um participante do Norte Gaúcho, eliminado na etapa anterior do torneio. De qualquer modo, a “briga” atual está com Araranguá x Caravággio; Metropolitano x Campinense, de Garopaba. Nas partidas de ida, deu Caravággio 3 a 1; Metrô 1 a 0. Nenhum deles tá “morto”! Mas, acredito que teremos uma final entre as duas equipes de Nova Veneza. É o que pensa o meu “mascote predileto”!!

terça-feira, 21 de maio de 2019

Criciúma 1 Guarani 0...competência e sorte!!

Finalmente vimos um bom jogo realizado pelo Criciúma no Estádio Heriberto Hülse!! Importante frisar que NINGUÉM esteve mal!! Até o zagueiro Derlan, expulso aos 20 SEGUNDOS do 2º tempo vinha bem na partida. O jogo, como um todo, foi muito disputado pelas duas equipes. Inclusive, de parabéns estão os dois treinadores porque conseguiram tirar o máximo, no que diz respeito à parte tática, de seus comandados. O Guarani soube muito bem conduzir o jogo a seu favor quando passou a contar com um atleta a mais. Uma espécie de “tabuleiro de xadrez”! Claro que algumas situações fizeram diferença pró-Tigre no confronto contra o Bugre.

Como por exemplo, a “bomba” chutada de fora da área pelo atacante Léo Gamalho, isso a dez minutos da etapa primeira. Como se diz popularmente...um “pombo sem asa”!! Também, as defesas de Paulo Gianezini, depois que o Guarani ficou com um a mais, da mesma forma, contribuíram bastante para que o Criciúma confirmasse a 1ª vitória no Campeonato Brasileiro. Contudo, a atuação compacta de todo o time do Criciúma, as mexidas com sucesso de Gilson Kleina, a formatação tática disposta em campo com três zagueiros e um escancarado comportamento verdadeiramente competitivo se tornaram fundamentais para o sucesso tricolor!! Por que não atuar sempre assim?? Nem sempre se consegue e todos sabemos que cada jogo tem sua história!!

É o tipo de resultado que precisa ser muito valorizado pelo Criciúma! O Guarani tem uma equipe entrosada e é muito bem treinada pelo Vinícius Eutrópio! E, perdeu oportunidades pra empatar...sorte do Criciúma!! Entendo que, pelo menos de momento, Kleina achou a forma ideal pra jogar. O esquema com trio na zaga, liberando totalmente Marcos Vinícius; com os três volantes no meio jogando próximos; além da “correria”, com objetividade, de Vinícius...foram fatores positivos na atuação do Criciúma. Aproveito e preciso fazer justiça com Wésley, pra mim, o melhor em campo!! Realizou grande jogo, o de maior rendimento depois que chegou ao Criciúma!! Ainda sobre o sistema defensivo, Maicon...como zagueiro, ficou bem menos sobrecarregado; e, Derlan, apesar da imprudência que causou sua exclusão do jogo, precisa e deve permanecer na titularidade! Enfim, 1 a 0 com “cara de goleada” em razão das circunstâncias vivenciadas na tabela e a consequente necessidade urgente de vitória!!