sábado, 30 de maio de 2015

Há 24 anos...

...juntamente com Carlos Alberto Fiorenza, na época narrador, e Aldo Bonissôni, então comentarista, fomos a Porto Alegre. Objetivo: transmitir pela Rádio Difusora de Içara a primeira partida da final da Copa do Brasil entre Grêmio e Criciúma, no estádio Olímpico. Lembro de uma manhã daquelas de outono em que o sol “vai e vem” e, no caminho para a capital gaúcha nos surpreendemos com a quantia de criciumenses caracterizados se dirigindo também prá lá. Explico que, naqueles anos, não tínhamos watsapp, instagran, facebook, mensagens de celular e até mesmo o orkut por aqui!! Aliás, nem a telefonia celular era difundida...ainda! Os meios de comunicação mais usados pelo público...o telefone convencional, além da TV e do rádio!

Que havia mobilização...isso nós sabíamos! Afinal, o Criciúma já tinha”batido na trave” no ano anterior quando perdeu pro Goiás, nos pênaltes, a possibilidade de chegar a final. Masss... como já frisei...tudo era diferente com mais precariedade em comparação com os dias atuais! Na Estrada do Mar, via usada para veículos pequenos e paralela à BR-101, em cada posto, restaurante, loja de conveniência encontrávamos grupos de torcedores do Criciúma com uma sinergia incomum!! Lembro que chegamos ao estádio Olímpico perto da hora do almoço e tínhamos que ser rápidos no “rango” por causa da instalação de equipamentos, cabine, etc. Fomos até o Mosqueteiro, churrascaria “salgadinha”(em todos os sentidos, inclusive no preço) e lá encontramos gremistas e simpatizantes do Tigre confraternizando!

O dia 30 daquele ano caiu numa quinta-feira e a maior movimentação de público se deu do meio da tarde pra frente. Hora do jogo: 18:30. A então TV Manchete havia adquirido os direitos de transmissão e, em conjunto com a C. B. F., determinou tal horário. De dentro do estádio se ouvia o barulho provocado pela chegada da torcida do Criciúma que foi reforçada por colorados!! Entenderam? Ou seja, com o Internacional fora da disputa e o Criciúma, tido naqueles anos como “time pequeno” e uma surpresa na final, um bom número de torcedores do rival gremista se uniu aos criciumenses. Calcula-se que o número de “tigres” no Olímpico...uns 3.000!! Sem dúvida alguma, em toda a história do Criciúma foi a maior e mais vibrante manifestação de sua torcida em outro estádio que não seja o Heriberto Hülse!!
Foto em preto e branco do lance em que Vilmar cabeceia pras redes do goleiro Gomes. Observem bem que é possível visualizar o zagueiro do Tigre de olhos "arregalados"!

No jogo? Total de público: 32.052 pessoas presentes. Eram 15 minutos da 1ª etapa e uma bola de escanteio do lado direito, cobrado por Jairo Lenzi, achou a cabeça de Vilmar. Gol do Criciúma e o zagueiro conta até hoje que saiu correndo em direção ao outro lado do estádio, onde estava a torcida do Tigre...enlouquecida!! Eu atuava como repórter e, confesso, quase não acreditei!! O placar foi sustentado até 39 minutos do 2º tempo quando Maurício cobrou penalidade sofrida por ele mesmo e empatou o jogo! O título da maior conquista da história do futebol de nosso Estado viria 4 dias depois, em 2 de junho, um domingo...e o resto da história todos nos deliciamos ao lembrar!!
Foto tirada dias depois da conquista da Copa do Brasil. Cenário...o gramado do estádio Heriberto Hülse, este ainda sem as reformas. Pela ordem, Felipão, Roberto Cavalo(com a taça) e Humberto Ferreira, prep. físico.

Passarinho Arrepiado me cutuca, como de costume, e recorda a ficha técnica daquela partida no estádio Olímpico que, hoje, está em ruínas! Então tá...bichinho! O árbitro foi Márcio Rezende de Freitas. O Grêmio era treinado por Dino Sani que escalou: Gomes; China(Jamir), João Marcelo, Wílson e Élcio; Norberto, Donizete(Darci) e João Antônio; Maurício, Caio e Nando. O Criciúma, de Luiz Felipe Scolari, teve: Alexandre; Sarandi, Vilmar, Altair e Itá; Roberto Cavalo, Gélson e Grizzo; Zé Roberto, Soares e Jairo Lenzi(Vanderlei). Dá saudade ou não dá???
A festa da torcida em Criciúma pelo título alcançado. Isso...4 dias depois!!


sexta-feira, 29 de maio de 2015

Libertadores: de 5 só sobrou 1!!

Apenas um brasileiro segue na Taça Libertadores da América para tentar o título: o Internacional de Porto Alegre. Tudo começou com Cruzeiro, Atlético Mineiro, Corínthians, São Paulo e o próprio Inter. Pelo que vi e pude acompanhar, além de observar bem a capacidade de cada um deles, o colorado gaúcho é quem está jogando o futebol mais competitivo no País. Pra mim, nem São Paulo, nem Atlético conseguiram empolgar e passar confiança a seus torcedores; o Corínthians decepcionou e o Cruzeiro deu uma “bela bobeada”! Depois de ganhar na Argentina, do River Plate, 1 a 0 semana passada, acabou perdendo de 3 a 0 no Mineirão na última quarta(27), num dos jogos da volta pelas quartas de final. Os argentinos provocaram mais um “mineiraço”...imitando o que a Alemanha fez com a Seleção Brasileira na Copa do Mundo do ano passado, naquele inesquecível 7 a 1!!! Nitidamente, o Cruzeiro calçou “sapato alto” e se deu mal!! O River mostrou raça, foi mais competitivo e se classificou para a fase semifinal!

Quanto ao Internacional...vive um momento muito bom! Dá pra ver que os caras estão todos por demais focados no propósito de ganhar a Libertadores. Sua torcida, os dirigentes e principalmente comissão técnica e jogadores demonstram que o clube quer de novo uma conquista internacional. Técnica e fisicamente o Inter vive grande momento com os atletas assimilando muito bem o que expõe o comandante Diego Aguirre. Além de tais virtudes, sobram no Internacional alto nível de competitividade, garra e espírito de luta, fatores essenciais para uma boa campanha em qualquer torneio.

Faço tal referência para chegar ao Criciúma. Se foi o tempo em que outras equipes pisavam no Heriberto Hülse e “tremiam”! Hoje todo mundo chega, deita e rola e o Tigre não esboça nenhuma reação! Falta alguém dentro de campo que ponha o “dedo na ferida” e chame a responsabilidade! Num primeiro momento, imaginei que Cléber Santana poderia ser esse “cara”. Ledo engano!! O ex-Avaí não tem tal característica. Talvez, no atual plantel, dentro do que já vimos, o goleiro Luiz seja o jogador mais indicado para tal função. E, o comportamento do time em campo, de certa forma, também reflete o que quer o treinador...o que ele exige! Ou seja, técnico passivo, quieto à beira do gramado ou com poucas atitudes, time do mesmo jeito em campo! Claro que isso não é uma regra! Masss...quando não se tem ninguém que “chacoalhe” dentro e fora das 4 linhas, os objetivos ficam mais difíceis de serem alcançados!!

Os dois últimos treinadores do Criciúma não têm esse perfil. Nem Luizinho Vieira...nem Moacir Júnior são “agitadores”, no bom sentido, que possam mexer com os brios dos atletas. O último que passou por aqui e até hoje é bastante ativo...Argel Fucks, atualmente no Figueirense. Entretanto, é preciso destacar que só ter raça e determinação não são suficientes para se chegar a algum lugar em determinada competição! É preciso aliar um bom condicionamento físico e, pelo menos, uma razoável técnica!! Por isso que me referi à maneira como o Internacional está jogando. E, resguardadas as devidas proporções, era o que o Criciúma mostrava nos bons tempos!! Aqui quem mandava era o Tigre e não tinha pra mais ninguém!! Nos dias atuais, entretanto, as coisas mudaram e não há essa imposição pelo fato de jogar em casa, ao lado de seu torcedor! De onde vem isso? De cima! Desde a presidência até quem está na linha de frente para projetar e montar um grupo de trabalho com tais características! Entenderam??

quinta-feira, 28 de maio de 2015

Que “festa” está fazendo o F. B. I., hein??

Pegou todos de surpresa! Todos...literalmente!! Inclusive os próprios acusados e já detidos!! Faço referência ao que está sendo notícia em praticamente todos os órgãos de imprensa do mundo. Ou seja, a prisão de várias pessoas ligadas ao futebol mundial incluindo o ex-presidente da Confederação Brasileira de Futebol, José Maria Marin. O cidadão, de 83 anos, que já foi até governador do Estado de São Paulo e sempre teve uma vida política bastante intensa, está preso por causa de várias acusações que envolvem atos ilícitos, principalmente corrupção! Há denúncia, até, que José Maria Marin(foto a seguir) teria lucrado algo em torno de 20 milhões de reais em propinas!!!  Bem, não vou entrar em maiores detalhes até porque os motivos estão expostos na mídia pra todo mundo ver e se “deliciar”! Sim...podem acreditar! Muita gente “adora” quando surgem essas informações negativas que envolvem políticos e famosos! Eu..., pelo contrário, lamento profundamente! Afinal, de certa forma, acaba por denegrir a imagem do produto futebol que tanto gosto e faz parte da minha vida, pessoal e profissional!
Massss...sobre o ex-comandante da C. B. F., a nova sede da entidade, leva o seu nome! A idéia de homenagear José Maria Marin foi do presidente da Federação Catarinense, Delfin Peixoto. Marin foi presidente da C. B. F. a partir de maio de 2.012 até abril deste ano quando assumiu Marco Polo Del Nero. E...apesar de repudiar o que está acontecendo fico na torcida para que tudo seja devidamente esclarecido e quem tiver “culpa no cartório” que seja punido com os rigores da lei!! O que chama a atenção de forma positiva é a agilidade...a astúcia das polícias suíça e norte-americana!! Mais do que isso...a forma e o rigor como a justiça dos Estados Unidos está tratando do assunto!!

Alguém pode se perguntar sobre o motivo pelo qual até o F. B. I. está envolvido nas investigações. Simples: porque as autoridades norte-americanas alegam que tais transações ilícitas foram feitas nos Estados Unidos e usadas instituições financeiras de lá!! Importante frisar que a “bomba explode” justamente às vésperas das eleições na F. I. F. A., marcadas para a próxima sexta-feira(29). Os candidatos são o atual presidente, suíço Joseph Blatter; e o príncipe jordaniano, Ali Bin Al Hussein(ambos na foto abaixo). Mesmo com todo o escândalo que envolve também a entidade, o processo eletivo na F. I. F. A. continua confirmado.
.....
E o Passarinho Arrepiado? O que acha de tudo isso? Nem se manifesta!! Está muito mais preocupado com o Criciúma que joga o Campeonato Brasileiro e está na zona do rebaixamento do que com as falcatruas “lá de cima”! Cada um no seu quadrado!! Então, o “bichinho” se arrepiou mais ainda quando acompanhou o empate entre Ceará e ABC, jogou que abriu a rodada 4 da Série B...placar de 1 a 1. O resultado levou a equipe alagoana para 4 pontos na tabela e a conseqüente fuga momentânea do Z-4. Assim, o Criciúma entrou no grupo dos “piores” e, pelo menos até o jogo diante do Atlético, vai “curtir o descenso”!! De qualquer modo, Moacir Júnior está tirando o máximo de proveito durante esses dias para poder preparar e treinar melhor o Criciúma para os próximos jogos. Não abro mão do pensamento que tenho a respeito do Tigre! É muito singelo e pequeno “brigar” pra fugir das últimas posições na tabela de uma Série B do Camp. Brasileiro! Pro tamanho do Criciúma, o mais apropriado seria estar disputando uma vaga entre os 4 melhores!! Massss...vamos relevar...já que é início de competição...!!!

quarta-feira, 27 de maio de 2015

Quem ganha mais dinheiro da TV??

Claro que Flamengo e Corínthians dividem a maior “fatia do bolo”!! E nem poderia ser diferente!! Afinal, juntos os clubes de maior torcida do País interferem MUITO nos níveis de audiência da televisão! A turma da Gávea e do Parque São Jorge divide 220 milhões de reais, 110 pra cada. Me referi à quantias que são distribuídas só pela TV, a Globo no caso, que detém os direitos de transmissão. Mas, não estão computados outros valores que estes clubes recebem de patrocínio e marketing que, obviamente, também devem envolver quantias bastante significativas! E olha que, mesmo assim, tanto Flamengo quanto Corínthians ainda têm problemas com dívidas em valores, do mesmo modo, muito consideráveis!!
Pra quem gosta de detalhes, depois de Corínthians e Flamengo, quem leva mais “grana” é o São Paulo: R$80.000.000,00; Vasco e Palmeiras: R$70.000.000,00; Santos: R$60.000.000,00; Cruzeiro, Atlético Mineiro, Internacional, Grêmio, Fluminense e Botafogo: R$45.000.000,00 cada; Vitória, Bahia, Atlético Paranaense, Coritiba, Goiás e Sport: 27 milhões pra cada um. Importante destacar que tais valores aqui expostos se referem a pagamentos de 2.015 e tudo de forma parcelada. Se bem que alguns clubes precisaram de dinheiro antecipado e já adiantaram recebimento de 2.016 e até de 2.017!! E...há uma informação de que todos os números aqui citados receberão acréscimo no próximo ano! Por exemplo, a dupla Fla/Timão vai levar 170 milhões...cada um!!

Quanto aos clubes catarinenses que disputam a Série A, estes estão na faixa dos 18 milhões de reais. Ou seja, Chapecoense, Avaí, Joinville e Figueirense dividem R$72.000.000,00. Já, o Criciúma, que está na Série B do Campeonato Brasileiro, o valor recebido é de 3 milhões de reais, distribuídos em 9 parcelas e deduzidos impostos. Assim, “limpo”...o Criciúma tem direito a R$2.700.000,00. Diferença grande, não?? Sem dúvida!! Fica claro que, quem quiser realmente fazer um time competitivo na B e objetivar o acesso pra elite, precisa e deve ter um aporte financeiro através de outras ações ou “alguém” que se disponha a investir um bom dinheiro e esperar receber de volta lá na frente!

Olha o Passarinho Arrepiado atualizando tudo sobre o Criciúma! Já está treinando a 12ª contratação do Criciúma para o que vem pela frente no Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil. Trata-se do volante Marcão(foto abaixo, de colete)), jogador de 24 anos, que veio emprestado pelo Cruzeiro. O atleta disputou a 2ª Divisão do Campeonato Mineiro pelo Nacional de Muriaé, em 2.014, tem seu vínculo federativo no Cruzeiro que está repassando-o para o Tigre. Assim, o Criciúma dá continuidade a seu projeto de reforçar elenco, proporcionar condições de trabalho à comissão técnica e esperar que o resultado dentro de campo apareça. E, está bem claro que os jogadores já aqui e mais os que aos poucos estão chegando, são atletas sem grande expressão!! Não podemos esconder algo que está na “cara”...para o conhecimento e avaliação de todos que se achem no direito para tal! A não ser Neto Baiano, por seu currículo e experiência, os demais são jogadores que estão buscando espaço e “lugar ao sol” pra poder deslanchar na carreira. Precisamos conhecê-los melhor os “caras novas” pra poder avaliá-los! Falar ou emitir opinião antes de velos jogar... fazer pré-julgamento, não é o mais correto!!

terça-feira, 26 de maio de 2015

Pesquisa indica que Criciúma é cidade “10”!! E viva o ufanismo!!

Um instituto de pesquisa, de Criciúma, realizou várias perguntas junto a 300 participantes da 8ª edição dos Jogos Abertos da 3ª Idade que foram realizados semana passada...aqui na “terrinha”! Entre os entrevistados, 92% disseram que voltariam à cidade para fazer turismo; gastronomia local aprovada em 88%; e, questões organizacionais em relação ao evento em si, também com muito boa aceitação por parte dos visitantes de 69 municípios de todo o Estado. Mas, a pesquisa realizada pelo Incope(Instituto Catarinense de Opinião Pública e Estatística) indica que 91% dos que aqui estiveram acharam Criciúma uma cidade organizada e 89% a consideraram limpa!!! Acreditem!!!

Olha...não é nem uma questão de opinião. E, sim de constatação!! Aprovar a gastronomia da cidade, nossos bares e restaurantes, rede hoteleira, o comércio...concordo plenamente! Entretanto, opinar positivamente sobre Criciúma ser uma cidade organizada e limpa??? Não! Me desculpem! Mas não posso e minha consciência não deixa corroborar com tal conceito! Com certeza, quem foi ouvido não percebeu nossa má educação e desorganização no trânsito e o pior...os milhares de buracos que têm espalhados pelas diversas ruas e avenidas da cidade! E...a Prefeitura precisa e deve “arrumar” tudo com a maior urgência possível!! Ah! Há ainda o item segurança que não entrou na pesquisa. Insisto que o Sul, como um todo, precisa e deve receber maior atenção de quem é de direito e dever!!! Entenderam bem???
.....
O técnico do Criciúma, Moacir Júnior, precisa de tempo para poder trabalhar e comprovar ou não seu real valor. Vamos e venhamos...temos de ser coerentes e justos!! Quatro jogos não podem servir de parâmetro para uma avaliação definitiva!! Há necessidade de mais tempo do que somente um mês!! Claro que já há uma certa pressão por causa dos dois últimos resultados que foram de derrota no Campeonato Brasileiro! Isso considero normal para o que é o futebol brasileiro hoje em dia. Afinal, os clubes estão sempre competindo e há necessidade de objetivos alcançados! Não se tem conhecimento de que alguém participe de qualquer série do Campeonato Brasileiro sem uma meta traçada...tipo, jogar por jogar!! Há sempre um propósito...uma finalidade!! Tenho opinião de que ficar trocando treinador toda hora não resolve na grande maioria dos casos!! É só olhar pro retrospecto mais recente do próprio Criciúma e de outros clubes no País, independentemente de divisão, que você leitor poderá confirmar tal tese. Mesmo sabendo que há limites...mas, paciência ainda é o melhor caminho!!

Passarinho Arrepiado garante que o Criciúma vai ter formação bem diferente do último jogo, projetando o time que enfrentará o Atlético de Goiás, sábado à tarde, 16:30, no estádio Heriberto Hülse. Segundo o “bichinho” que não desgruda do Tigre, Moacir Júnior planeja, no mínimo, 5 alterações! Jogadores como o goleiro Édson, o lateral Arnaldo, o zagueiro Fábio Ferreira, o volante Rafael Pereira, o meia Rodrigo Andrade e o atacante Bruno Lopes podem ser barrados. Na escalação usada durante jogo treino na tarde desta segunda-feira(25), no C. T., considerando-se que Ezequiel atuou na sua real posição, os titulares foram: Luiz, Ezequiel, Wânderson, Adalberto e Cristiano; Walfrido, Wéllington e Cléber Santana; Juba, Neto Baiano e Silvinho. Atentem para o detalhe dos três atacantes!! Várias alterações efetuadas e nesta atividade, o Criciúma ganhou de 6 a 0 de um time formado pelo Sindicato dos Atletas Profissionais de Santa Catarina. Os gols? Neto Baiano dois, Cléber Santana, Juba, Silvinho, e Paulo Sérgio um cada. 

segunda-feira, 25 de maio de 2015

Wíllians Santana é o cara!!

Graças a este atleta(homenageado pelo blog na foto abaixo), que joga no Bahia, o Criciúma acabou a 3ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B fora da zona do rebaixamento! Ocorre que até os 48 minutos do 2º tempo da partida entre CRB e Bahia, no último sábado à noite(23), o Tigre estava na “degola”! Em razão do saldo de gols, o time alagoano “escapava” e colocava o Criciúma na 17ª posição. Masss...surgiu o salvador! O jogador baiano fez o 3º gol, o Bahia ganhou de 3 a 0 em Maceió e, assim, o Criciúma recuperou a 16ª colocação.
Algo muito singelo, não? Sim, com certeza!! Em absoluto, o Criciúma não era para estar nessa condição! Ora bolas...o Criciúma já vivenciou situação idêntica no ano passado mas a competição era a Série A do Campeonato Brasileiro!!  Brigar para ficar escapando do perigo do descenso já na rodada 3 da Série B...é quase uma humilhação para quem diz ser grande ou no mínimo querer mostrar a cara para se impôr e almejar retornar pra elite do nosso futebol em 2.016!!

Enquanto isso, pra quem jogou só na terça-feira da semana passada, o técnico Moacir Júnior realizou jogo-treino contra um combinado amador de Tubarão e ganhou de 4 a 0...sábado, no Centro de Treinamentos. A grande maioria dos considerados titulares não participou da atividade que foi restrita ao Clube e à imprensa. Portanto, sem a presença da torcida! Os gols do Criciúma foram marcados por Maicon Silva, duas vezes, Róger Guedes e Gustavo. Olha lá hein!! O lateral Maicon Silva fez dois gols!! Os escolhidos para o treino foram Édson; Maicon Silva, Wânderson, Rafael Pereira e Danilo Tarracha; Ruan, Barreto, Dôdi e Róger Guedes (Gustavo); Lucca(Maurinho) e Paulo Sérgio.
.
E o Arrepiado? Meu fiel escudeiro, o Passarinho Arrepiado acompanhou de perto os catarinenses na Série A do Campeonato Brasileiro. Convenhamos, normais as derrotas do Joinville para o São Paulo, 3 a 0; e, a do Figueirense para o Grêmio, 1 a 0. Os dois são os últimos colocados na tabela! Huummm...!! E, de outro modo, muito bem a Chapecoense que ganhou do Santos, 1 a 0, e é 6ª colocada; além do Avaí, que venceu o Flamengo na Ressacada por 2 a 1. Se bem que, no lance do 2º gol a bola recuperada e que resultou o tento da vitória, havia ultrapassado a linha de fundo. O Avaí é 9º na tabela.