sexta-feira, 13 de junho de 2014

Estréia tensa e com futebol abaixo do esperado!

Assim, mancheteando, defino em palavras rápidas o que vimos no jogo inaugural da Copa do Mundo. A Seleção Brasileira ficou devendo e muito em relação ao que se espera dela para que possa conquistar o hexa! A Croácia surpreendeu positivamente. Nada de especial...mas um futebol de certa consistência e muita...mas muita marcação! Sem qualquer dúvida o Brasil sentiu o peso da estréia. Como já havíamos previsto, jogar uma Copa em casa provoca mais reações emocionais do que o considerado normal. Massss... a vitória por 3 a 1 foi injusta, então?! Não, em absoluto! O Brasil teve maior percentual em relação a posse de bola, jogou bem mais no campo do adversário, principalmente na 1ª etapa e mereceu ganhar. Sobre os lances capitais da partida...a defesa brasileira foi frouxa no lance que culminou com o toque de Marcelo, contra; Neymar acertou chute no cantinho em jogada individual para empatar; Fred foi tocado dentro da área mas não para ser derrubado e se caracterizar o pênalte; foi falta, sim, em Julio César na bola do 2º gol da Croácia, corretamente anulado pela arbitragem; e Oscar acabou premiado com um biquinho no 3º gol pra matar a partida. Sobre as atuações individuais do Brasil, Julio Cesar correspondeu quando exigido. Daniel Alves não jogou bem. O mesmo aconteceu com Marcelo, o outro lateral, que ainda teve o azar de marcar contra. Os dois zagueiros, Thiago Silva e David Luiz não mostraram a mesma segurança de outros jogos. Em relação aos dois volantes, Luiz Gustavo esteve bem melhor do que Paulinho. O ex-corinthiano não se comportou bem taticamente, atrapalhando o parceiro de posição e talvez tenha sentido bastante a estréia em casa. Quanto a Oscar, fez muito boa partida! Com dribles e passes precisos, foi destaque na atuação do Brasil. Dividiu o conceito de ter feito bom jogo com Neymar, que também contribuiu bastante para a vitória brasileira com dois gols. No ataque, Hulk teve uma atuação muito ruím...produziu pouquíssimo! O mesmo pode se dizer sobre Fred que, pelo menos, teve o “mérito” de “cavar” a penalidade. Entraram Hernanes, Ramires e Barnard que pouco acrescentaram. Valeu pela vitória! Entretanto, insisto que pra “chegar lá” tem de melhorar bastante!!
Jogadores croatas reclamaram muito(e com razão!) do árbitro japonês Yuichi Nishimura.
.
A solenidade de abertura da Copa do Mundo, no Itaquerão em São Paulo, não foi recheada de tecnologia e efeitos especiais. Bem ao estilo brasileiro...muita dança, apresentações artísticas e culturais. Bonita a abertura? Sim, foi! Mas nada de exuberante!! Torcida e atletas cantaram com muita vontade o Hino Nacional. A presidenta Dilma Rousseff foi vaiada em alguns momentos. Sobre a líder do governo brasileiro, lamentável o fato de ter se “escondido”. Afinal, preferiu não discursar com medo de vaias. No meu entendimento, uma atitude vergonhosa e que prova que ela tem “culpa no cartório”. Pois, se tivesse certeza de sua “inocência”...agiria como uma estadista, o que convenhamos, ela nunca foi e não é!!
Passarinho arrepiado observou “de rabo de olho” a vitória do Brasil sobre a Croácia. Mesmo que o placar tenha sido com folga, as circunstâncias do jogo não confirmaram a vantagem numérica. Preocupante? Sim, sem dúvida! Masss...cá entre nós, melhor que tenha sido assim! Ganhou sem convencer...e vai ter de jogar BEM mais pra ser campeão!

quarta-feira, 11 de junho de 2014

Só maluco torce contra!

Me refiro a Seleção Brasileira. Já há algum tempo...Copa do Mundo batendo às portas e com a expansão cada vez mais acelerada das redes sociais, os mais variados tipos de manifestações se observam a cada instante. Pois tem gente que não vai torcer para o Brasil na Copa do Mundo!!! Que coisa! Ouvi outro dia de um cidadão comum: “Mas...o que eu vou ganhar se o Brasil ganhar a Copa?” Respondi o seguinte: “O mesmo se eles perderem!” A vida da gente segue normalmente independentemente da conquista ou não da Seleção Brasileira. As contas têm de ser pagas e ninguém vai morrer ou prolongar a vida caso haja vitória de A ou de B! Na minha maneira de pensar, é uma disputa que envolve 32 países e tal torneio será jogado no país onde nasci, me criei e moro! Os jogadores convocados por Luiz Felipe Scolari vão representar o Brasil numa competição de uma modalidade que sempre mexeu com o povo brasileiro, no caso o futebol. Mas, em outros esportes, há também uma certa mobilização nacional que também une as pessoas em torno do vôlei, por exemplo, da Fórmula Um, do Guga quando o tínhamos jogando tênis. Todos sabemos, entretanto, das diversas irregularidades e desvios de dinheiro público por ocasião da organização do Mundial no Brasil. Mas, o futebol, na sua essência, não tem nada a ver com as falcatruas e o mundo corrupto que vivencia nossa classe política. Não sou daqueles que pensa que o resultado das eleições de outubro passa pela conquista do hexa! Já ouvi até que...”Ah...a Globo que se f..., então vou torcer pra cair logo na primeira fase!” Gostaria de saber o que a Globo tem a ver com os jogadores da Seleção que vão praticar sua atividade profissional convocados que foram pela entidade que comanda o futebol, no caso, a CBF? Ah...mas a CBF e a FIFA são órgãos que também vivem mergulhados em corrupção. E daí? O que o Thiago Silva, o Oscar, o Felipão, o Fred têm a ver com isso? Eles vão estar lá pra jogar e buscar um título que, caso fique no Brasil, todos serão devidamente recompensados, ponto! Bato no peito e sou torcedor, sim, do Brasil em qualquer circunstância! Já expus meu pensamento sobre bairrismo em outras postagens. JAMAIS vou querer o insucesso de alguém que me representa! Pra mim, é uma questão de inteligência...!!!
Nasci e me criei assim...não consigo torcer ou ir contra quem usa ou representa essa bandeira. É patriotismo puro...sim! Com muito orgulho!


Criciúma recorre e pode não perder 3 pontos!

As decisões estão tomadas! Ou seja, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva julgou o caso Cristiano Lopes e o Criciúma está punido com a perda de três pontos no Campeonato Brasileiro em razão de ter escalado o atleta diante do Goiás de forma irregular. Ponto? Sim! Mas, não ponto final! O Depto. Jurídico do Criciúma está optando por tomar dois caminhos. Um deles é entrar com solicitação de efeito suspensivo em relação à pena para que os pontos sejam mantidos na tabela de classificação. O outro é recorrer ao Tribunal Pleno do S. T. J. D. e aguardar nova decisão. Em razão da Copa do Mundo, as atividades jurídicas no referido órgão só retornam à normalidade na segunda quinzena de julho. Até lá, como já era esperado, o Criciúma terá de aguardar! Em primeira instância, o Tigre perdeu por unanimidade. No Pleno, há esperança de reversão do quadro.
Mas independentemente de qualquer coisa, o Criciúma precisa se preparar para já contra o Fluminense conseguir uma vitória afim de amenizar os prejuízos em razão das questões jurídicas. Quem sabe já com Zé Carlos...o técnico Wagner Lopes possa fortalecer o setor de frente e este sendo abastecido pelo meio campo com Paulo Báier jogando mais!! Sei que o clima...o ambiente agora é quase todo em função da Copa do Mundo. Mas, na volta aos treinos, o Criciúma precisa ser muito bem planejado para, nos 29 jogos que faltam, confirmar sua permanência na Série A para 2.015! A luta é árdua, os caminhos extremamente complicados! E, portanto, mãos à obra!!
Ele se chama Yuichi Nishimura(foto abaixo). É japonês e tem 42 anos de idade. Trata-se do árbitro indicado pela FIFA para apitar o jogo de estréia do Brasil na Copa do Mundo, diante da Croácia, na próxima 5ª feira(12), no Itaquerão, em São Paulo. Por ironia do destino ou não, trata-se do mesmo árbitro que apitou a última partida da Seleção numa Copa do Mundo: em 2.010, quando o Brasil foi eliminado pela Holanda nas quartas de final, por 2 a 1. Naquele jogo Nishimura expulsou Felipe Melo, volante brasileiro. Ainda no mesmo ano, o referido árbitro apitou a final do Mundial de Clubes, entre Inter de Milão e Mazembe. O nipônico está no quadro da FIFA desde 2.004 e, em 2.012, foi eleito o melhor árbitro daÁsia. Boa sorte e bom trabalho pra ele!
.
“Giba...já pensou se fosse a Seleção Brasileira?”. A pergunta foi feita pelo Passarinho Arrepiado sobre o fato de duas seleções que já chegaram ao Brasil estarem treinando pouco e se divertindo mais do que o considerado normal para quem vai jogar uma Copa do Mundo. Os alemães, hospedados no sul da Bahia, já tiveram encontro festivo com índios pataxós(foto abaixo) e até passearam de escuna observando as belíssimas paisagens de Porto Seguro e proximidades. Jogadores da Holanda, por sua vez, andam curtindo a praia de Ipanema, no Rio de Janeiro, e também se arriscaram a dar voltinhas na noite do badalado Leblon. Tem razão o Arrepiado pois se fossem os jogadores do Brasil fazendo essas coisas às vésperas de uma Copa em qualquer país do mundo...o “pau” pegaria por aqui!!! Huummm...!!!

terça-feira, 10 de junho de 2014

“Nova” direção da F. C. F. está eleita!

A entidade que determina os destinos do futebol de Santa Catarina tem novos nomes em seu corpo diretivo. Uma Assembléia Geral Eletiva realizada na sede do órgão, em Balneário Camboriú, nesta 2ª(09), serviu para aclamar a chapa comandada pelo atual presidente, Delfim Pádua Peixoto Filho. Aliás, pra quem não sabe, Delfim está na direção da Federação desde o segundo semestre de 1.985. São 80 membros com direito a voto. Destes, 27 são clubes profissionais, 43 ligas não-profissionais, além de outras 10 corporações. O nome da chapa ora encabeçada por Delfim Peixoto: “Futebol Catarinense Mais Forte!” Além de Delfim, a composição de dirigentes tem: Ericson Henrique Luef, empresário, como representante da região do Vale do Itajaí; João Nílson Zunino, ex-presidente do Avaí e defendendo os interesses da Grande Florianópolis; Laudir Zermiani, presidente da Liga Joinvilense de Futebol; Nei Roque Mohr, do Oeste, ex-presidente da Chapecoense: e, Rubens Renato Angelotti, representando o Sul do Estado, indicado pelo presidente do Criciúma, Antenor Angeloni. Toda a nominata da chapa é composta por Fernando Deichmann Pereira, Renato Heusi de Almeida e Sérgio Carriço de Oliveira, membros efetivos do Conselho Fiscal; e os suplentes, Carlos Fernando Crispim, Nádia S. Câmara Bastos e Rodrigo Vieira Galloti Nunes. Na prática, Delfim vai para seu sétimo mandato à frente da Federação Catarinense. Vale explicar que o atual acaba no fim deste ano e somente depois, então, passa a valer o que vai de 2.015 até 2.019! Como integrante da imprensa há mais de 27 anos nos estádios, acompanhando jogos e vivenciando o futebol estadual desde que me entendo por gente...gostaria que o Campeonato Catarinense pudesse receber mais valorização e impulso financeiro para que os clubes participantes não ficassem mendigando dinheiro da televisão. Claro que Criciúma, Chapecoense, Joinville e os dois de Florianópolis não passam grandes dificuldades. Mas os clubes de menor projeção, as vezes, continuam fazendo futebol de teimosos que são! Na minha opinião, a melhor solução passa por ações da F. C. F. com apoio de investidores. Da forma como está, é uma questão de tempo para que mais clubes desapareçam do cenário!
Rubinho Angelotti, ex-dirigente do Criciúma, indicado por Antenor Angeloni...agora na administração da FCF e parceiro de Delfim Peixoto.
.
Pode ser cedo...mas já é bom que todos no Criciúma estejam bastante conscientes de que o próximo adversário  a ser enfrentado no Campeonato Brasileiro é um dos times que tem melhor aproveitamento em posse de bola e menor percentual de erros de passes. O Fluminense, que foi observado nas 9 rodadas iniciais da competição e mais um amistoso contra a seleção da Itália, por certo causará grandes dificuldades ao Tigre...mesmo que o jogo seja no estádio Heriberto Hülse! O Flu acaba de trazer de volta o bom meia Cícero, que estava no Santos, além de estar contratando o polivalente Richarlyson. O time base do Fluminense, hoje, tem Diego Cavaliéri; Bruno, Gum, Elivélton ou Fabrício e Carlinhos; Jean, Diguinho, Conca e Wágner; Rafael Sóbis e Wálter. Seria muito interessante que o Criciúma pudesse logo confirmar a vinda de Zé Carlos e prepará-lo para estrear justamente nesse jogo! A partida ganharia em atrativos e expectativa!
Passarinho arrepiado não conseguiu sobrevoar ainda a Granja Comary, concentração da Seleção Brasileira. Mas, através de informantes, garante que Luiz Felipe Scolari está em dúvida quanto à titularidade do 3º homem do meio, no caso Oscar ou Wílliam. No restante das posições, ta “tudo dominado”! Nós, aqui de Criciúma, ainda estamos torcendo muito pelo reaproveitamento de Máicon, hoje na reserva de Daniel Alves. Uma “brecha” do lateral catalão, e o filho do Manéca agarra a posição e não larga mais!!

segunda-feira, 9 de junho de 2014

O artigo 214 do CBJD que pode tirar 3 pontos do Criciúma.

A redação é de 2.009 e consta do Código Brasileiro de Justiça Desportiva. Me refiro ao item ou artigo 214 que tem o seguinte texto:
Art. 214. Incluir na equipe, ou fazer constar da súmula ou documento equivalente, atleta em situação irregular para participar de partida, prova ou equivalente. (Redação dada pela Resolução CNE nº 29 de 2009).
PENA: perda do número máximo de pontos atribuídos a uma vitória no regulamento da competição, independentemente do resultado da partida, prova ou equivalente, e multa de R$ 100,00 (cem reais) a R$ 100.000,00 (cem mil reais). (NR).
§ 1º Para os fins deste artigo, não serão computados os pontos eventualmente obtidos pelo infrator. (NR).
§ 2º O resultado da partida, prova ou equivalente será mantido, mas à entidade infratora não serão computados eventuais critérios de desempate que lhe beneficiem, constantes do regulamento da competição, como, entre outros, o registro da vitória ou de pontos marcados. (NR).
§ 3º A entidade de prática desportiva que ainda não tiver obtido pontos suficientes ficará com pontos negativos.
§ 4º Não sendo possível aplicar-se a regra prevista neste artigo em face da forma de disputa da competição, o infrator será excluído da competição. (NR).
Minha opinião é de que, dificilmente, o Criciúma obterá êxito no julgamento da próxima terça-feira(10), as 17 horas, no STJD, no Rio de Janeiro. As palavras do artigo 214, acima, são bem claras! Não há qualquer dúvida em relação a sua interpretação! Os integrantes da 2ª Comissão Disciplinar, por certo, não irão absolver o Criciúma. O Depto. Jurídico do Tigre, com o comando do Dr. Albert Zilli dos Santos, garante ter uma “carta na manga” e apresentá-la como forma de trunfo para tentar livrar o Criciúma da perda de pontos. Vamos aguardar com expectativa e, à distância, torcer! Diante do exposto...é o que nos resta!
A bruxa anda a solta hein? Já pararam pra observar quantas”feras” do futebol mundial não estarão jogando a Copa? Talvez uma das ausências mais sentidas...Ibrahimovic, até porque a Suécia não conseguiu classificação. Mas, sobre a “bruxa”...Falcão Garcia, craque colombiano; Van Der Vaart, meia da Holanda; e, Franck Ribéry, atacante francês...todos não vão estar no Brasil por causa de lesões sofridas recentemente. Há ainda a situação envolvendo Cristiano Ronaldo que não está no melhor de seu condicionamento e é bem provável que fique fora da primeira partida pela seleção portuguesa. Os meias Podolski  e Marco Réus também se machucaram e preocupam os alemães. Menos mal que, no Brasil, ta todo mundo a disposição!
Passarinho arrepiado não gostou do que viu em relação ao último amistoso da Seleção Brasileira. Bem diferente do jogo com o Panamá, o Brasil encontrou muitas dificuldades para ganhar da Sérvia por 1 a 0, gol meio que “chorado”, no 2º tempo, marcado por Fred. Os sérvios marcaram muito forte, as vezes jogaram duro e os comandados de Felipão não conseguiram se desvencilhar do eficiente sistema de marcação adversário. E, tecnicamente, não foi uma boa atuação brasileira mas que, no meu entendimento, serviu pra que, diante da Croácia, na estréia da Copa, ninguém entre em campo “se achando”...com confiança exagerada e o chamado “sapato alto”!