quinta-feira, 18 de abril de 2019

As decisões dos estaduais pelo País!!


Quem vence? Avaí ou Chapecoense? Não há favoritismo de nenhum dos dois!! Os “manezinhos” encontraram muitas dificuldades pra eliminar o Criciúma na semifinal, embora tenham feito a melhor campanha durante toda a fase de classificação! E, foram sete pontos a mais do que o 2º colocado, no caso, a própria Chapecoense! Numa competição de muita rivalidade...“tiro curto”, conseguir tal diferença, mostra que o Avaí chega com bastante força pra essa grande final!! Mas, a “leitura” é idêntica em relação ao representante do Oeste. O time de Nei Franco vem em ascensão no torneio e até mesmo na Copa do Brasil, quando tirou o Criciúma e, mais recentemente, ganhou do Corínthians, no primeiro confronto entre os dois, pela 4ª fase. Portanto, sem vantagem pra qualquer um dos lados!! Masssss...é pra palpitar?? Acho que dá Chapecoense!!

Passarinho Arrepiado e sua análise em relação a outros estaduais pelo País que serão decididos neste fim de semana do feriadão de Páscoa. Carioca?? Dificilmente o Flamengo vai deixar escapar o título! Afinal, ganhou o primeiro jogo, 2 a 0, e poderá perder até por diferença de um gol que, ainda assim, será campeão! Investiu mais o Flamengo e, com um plantel nitidamente melhor qualificado que os demais do Rio de Janeiro, deve confirmar tal conquista!!

O Campeonato Paulista apresentou igualdade no confronto inicial...0 a 0 pra Corínthians e São Paulo. Se der empate de novo, pênaltis! O goleiro Cássio, ídolo corinthiano, está em grande fase! Pra mim, divide o “título” de melhor da posição em atividade no País com Fábio, do Cruzeiro. De qualquer modo, vou na “contramão” e boto fé no São Paulo!!

Nas Minas Gerais, o Cruzeiro levou a melhor na partida de ida: 2 a 1 sobre o rival Atlético. Fred, atacante cruzeirense, voltou a fazer gols de “penca”!! A “Raposa” joga pelo empate!! Pra mim, palpite “azul” na decisão que acontecerá no Estádio Independência!! Lembrando que o "Galo" cumpre uma temporada de altos e baixos com campanha ruim na Taça Libertadores!!

No Paraná, a briga pela hegemonia no “Campeonato das Araucárias” está entre Athlético e Toledo. Primeiro jogo? Deu Toledo 1 a 0. O empate basta pra equipe do interior ser campeã. Ao Athlético, resta a opção da vitória mínima pra levar tudo às penalidades. Mesmo assim, jogando na Baixada e, provavelmente, com estádio lotado, deve dar rubro-negro!!

Indo pro Nordeste...não é Ba-Vi a final do Campeonato Baiano! Vamos de “Ba-Ba” pois surgiu o Bahia, de Feira de Santana, pra tentar “roubar” a cena! O jogo decisivo será contra o tradicional Bahia, de Salvador. E, na Fonte Nova, deverá prevalecer a maior força do time casa! Impressionante, sob o ponto de vista negativo, o ano ruim que atravessa o Vitória!!

No Ceará, o Fortaleza ganhou o primeiro embate decisivo do Ceará: 2 a 0. Duelo entre Rogério Ceni e Lisca, este ex-Criciúma, hoje no “Vovô” cearense. Aliás, pro Ceará ficar com o título, necessitará ganhar por dois ou mais gols de diferença! Então, imagino que vá dar Ceni e o seu Fortaleza!!

E, em Pernambuco, Sport e Náutico são os protagonistas. No jogo de ida, o Sport ganhou: 1 a 0. Joga pelo empate pra ser campeão. O Náutico só leva o título no tempo normal se vencer por dois ou mais gols de diferença. Acho que dá Leão da Ilha do Retiro!

Ah...vale a pena lembrar que, no Campeonato Gaúcho, deu Grêmio: bicampeão! No meio desta semana, ganhou nas penalidades do Internacional por 3 a 2, depois de 0 a 0 no Beira-Rio e na Arena. Diz o Renato Gaúcho, técnico gremista, que “está cansado de dar volta olímpica”! Huummm...tirou sua casquinha!!

terça-feira, 16 de abril de 2019

Blog de “cara nova”!!


Muita gratidão aos parceiros da Uniprint e Spillere Sports, Fernando David, com a colaboração do Gediel de S. da Paixão, que possibilitaram essa repaginada que vocês estão observando no Blog. A página está mais ampla e com visual mais “aberto” pros amigos leitores! Da mesma forma, agradecimentos aos demais colaboradores que seguem com a gente...Construtora Casagrande (Sr. Vilmar Casagrande e Daniela); SIECESC-Carvão Mineral(Márcio José Cabral); Júner Joalheiro(Gilson-Júner da Silva); LG Transportes(Giovani Lazzarin); e, Marka Multiesporte(Dani Warmeling). Continuamos parceiros!! Vou tentar retribuir a confiança que permanece no trabalho deste blogueiro e do Passarinho Arrepiado!!
Já que o Criciúma não está na final do Estadual...dando uma diversificada nos assuntos. Pois bem...o Prefeito de Criciúma, Clesio Salvaro, quer porque quer “rebaixar” a Avenida Centenário em 4,6 metros em frente à Rodoviária. Motivo? Facilitar a passagem de pedestres. Caramba...não seria melhor fazer uma passarela por cima da via?? Com certeza sairia mais barato e seguiria padrão bem mais adequado para uma situação como esta!! Quem defende a ideia do Executivo Municipal alega que o andante, mesmo com passarela, continuaria se arriscando! Ou seja, ignoraria o elevado por ser uma questão “cultural”!! Ora bolas...que se coloque grades nas proximidades para obrigar o pedestre a subir ou descer pelo viaduto!! Ah...e quem conhece a área central de Criciúma sabe que ali é uma região mais baixa e enche com facilidade com eventuais chuvas intensas!! Pois...que o bom senso prevaleça!!
Ainda sobre a Administração Municipal, depois de inaugurar o Parque dos Imigrantes, em Rio Maina, Salvaro pretende revitalizar o Parque Centenário, atrás do Paço Municipal, para que seja disponibilizado à população mais um local de prática esportiva, de caminhada e lazer! Muito boa iniciativa e com certeza, estas e mais outras ações do Prefeito, vão ajudar a popularizar ainda mais o atual mandatário da cidade!! Aliás, dando um pitaco na política...tem gente que pretende ser prefeito em Criciúma, mas admite que, no momento e atuais circunstâncias, é impossível “bater” Clesio Salvaro! Alguém tem dúvida??? Eu não!!!

domingo, 14 de abril de 2019

O melhor futebol na final do Catarinense!

Com méritos Avaí e Chapecoense chegam pra decisão do Campeonato Estadual neste ano. Eles fizeram, respectivamente, a melhor e segunda melhor campanha na fase anterior!! Claro que o Criciúma até merecia melhor sorte no jogo da Ressacada! Durante o tempo normal, após estabelecido o 1 a 1, quem esteve mais próximo do gol foi o Criciúma! O atacante Vinícius realizou grande jogo e se constituiu no principal jogador da equipe de Gilson Kleina! Dos pés dele, sempre pelos lados do campo, saíram as jogadas mais ousadas do Tigre. Em pelo menos duas delas, Reis e Wésley desperdiçaram lances em que, claramente, a bola ficou à feição pra uma boa conclusão!! Sobre as penalidades, vitória avaiana por 4 a 2, não dá pra culpar os atletas que bateram pra defesa do goleiro adversário! Circunstâncias de uma partida decisiva e com vários ingredientes de emoção!!

A verdade é que o Criciúma reagiu bem e em tempo na competição! O time estava MUITO desacreditado e, após a chegada de Kleina e Maringá, houve mudança de comportamento. O Criciúma passou a ser mais competitivo, melhor posicionado taticamente nos jogos e os resultados positivos e necessários foram alcançados. Quando conquistou nove pontos nas três últimas rodadas da etapa de classificação, o Tigre se credenciou pra estar na semifinal. E, perante o favoritismo do adversário, o Criciúma esteve até melhor em alguns momentos! Tanto que somente as cobranças de tiros livres da marca penal acabaram por definir o resultado em favor do Avaí!

Entendo que o Criciúma encerra sua participação no Campeonato Catarinense em processo de crescimento! Até mesmo na derrota pra Chapecoense, pela Copa do Brasil, deu pra ver um time mais organizado e, não há dúvida, de que a chegada de alguns jogadores também está ajudando a fazer com que o Criciúma continue melhorando sua performance na temporada! Vem aí o Campeonato Brasileiro e já está criada uma expectativa bastante grande para que a campanha possa ser bem mais promissora do que a do ano passado! Isso não quer dizer, entretanto, que está tudo certo..tudo bem e o time pronto pra brigar na parte de cima na tabela da Série B!! Não!! Em absoluto!! É preciso trazer mais jogadores pra zaga, lateral-esquerda, meias e atacantes. O Brasileiro é longo e, quem quer “chegar”, necessita, além de quantidade...também qualidade!!