sábado, 2 de janeiro de 2016

Ano pra esquecer? Em alguns setores...sim!! Masss...sempre renovando esperanças!!

Por exemplo...nas questões envolvendo saúde. Não faz muito tempo vivenciei uma situação que indignaria qualquer um!! Grávida, minha filha precisou de UTI Neonatal, recurso que, infelizmente, dispõe de poucos leitos em Criciúma. Um convênio com o plano de saúde procurou em todo o Sul do Estado e...nada disponível! Nem em Tubarão...tão pouco em Florianópolis!! Resultado...minha neta acabou nascendo em Balneário Camboriú!! Ora bolas... pra que expôr isso aqui? Trata-se apenas de um exemplo e que, imagino, leitores que nos acompanham na mídia já experimentaram tal circunstância ou sabem de caso parecido!! Criciúma tem uma UTI Neonatal com 10 leitos, Tubarão...12, Florianópolis 30...e nenhum deles atende a demanda!! Senti “na carne” a urgência que o caso exigiu e, ao mesmo tempo, um misto de revolta e vergonha...de quem é governante e tem a caneta na mão!!

Da mesma forma, um 2.015 em que a Via “Rápida” esteve muito lenta!! O prédio da Prefeitura de Criciúma queimou duas vezes!!! Ei...digitei DUAS VEZES!!! Buraco nas ruas centrais e dos bairros...ôôôô mas tem!! Violência? Aqui e no Brasil inteiro!! Insegurança? Aqui e no Brasil inteiro!! E a “caneta”?? Aquela que assina documentos pra liberar verbas?? Sim...foi bastante usada!! Massss...pro Planalto Central, pro Oeste, também pras regiões da Capital e Balneário Camboriú onde o turismo é intenso! Afinal, turista traz dinheiro...não é mesmo?! Ei... Gilberto...e o Sul?? Ah...depois do “c.” do cachorro!! O vice-governador é nascido em Laguna e tem base política em Criciúma! Entretanto, pouco faz pra justificar a credibilidade e os votos recebidos por aqui!! Esperança? Sempre há!! Afinal...quem é brasileiro não desiste nunca!! Ficamos na expectativa de que os caras que mandam no Estado dêem um pouquinho mais de atenção para o tão esquecido Sul do Estado!! Caso contrário...uma boa resposta deve ser dada quando das próximas eleições!! Ah...com certeza!

No futebol...e nos reportando ao Criciúma...claro que temos reparos a fazer!! Ainda no primeiro semestre, o sexto lugar obtido no Campeonato Catarinense foi vergonhoso!! Prometeram time competitivo e até o acesso da Série B pra Série A do Campeonato Brasileiro!! Nada disso...”neca de pitibiriba”!! Nós e toda a torcida acabamos vivendo o drama do risco de descenso!! Contrataram errado...dirigentes e jogadores!! Jogaram dinheiro pela janela!! Tanto que o “sêo” Antenor desistiu!! Depois de fazer MUITO pelo Clube “pediu água” e foi embora! Entregou o “bolim” pra Jaime Dalfarra que, esperamos nós, faça tudo diferente...no futebol!


Assim, a equipe da coluna, formada pelo Passarinho Arrepiado e eu...agradecemos muito a todos vocês que nos acompanharam neste espaço e na mídia em geral!! Foi muito legal estar por aqui no criciumanews...tudo capitaneado pela dupla Eloísa/Beto Spíllere!! E...desta forma, esperamos estar juntos em 2.016 e continuar esta parceria de sucesso...o leitor e blogueiro mais a nossa “turma” aqui!!
FORTE ABRAÇO E, SEMPRE COM DEUS, UM ANO CHEIO DE PAZ, SAÚDE E BÊNÇÃOS!!

quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

A continuidade no poder.

O assunto é bastante polêmico e, trazendo pra nossa “seara”, no caso, os temas relacionados ao esporte em geral...mas principalmente, o futebol. Dizem que Delfim Peixoto “se perpetua no poder”! Está na direção da Federação Catarinense de Futebol desde 1.986 e não “larga o bolim” de jeito nenhum!! Mais recentemente sonhou com “vôos mais altos” e tentou chegar à presidência da Confederação Brasileira de Futebol. Em hipótese alguma saio aqui como “advogado de defesa” de Delfim! Durante o período em que administra o futebol de Santa Catarina, claro...ocorreram erros, equívocos, as vezes coisas absurdas!! Afinal, pra quem está no comando há quase 30 anos...seria impossível não cometer falhas!!

Entretanto, entendo que, de modo geral, não há nada que desabone o aspecto moral ou legal de Delfim Peixoto. Já conversei com ele váááárias vezes!! O entrevistei, falei com pessoas amigas suas e desafetos declarados também! Muito se comentou, fofocou e deu indiretas sobre isso ou aquilo. Entretanto, ninguém, ainda, veio a público “dedurar” Delfim por causa disso ou daquilo, comprovando falcatruas ou atos ilícitos!! Prestaram bem atenção no termo que usei? Repito: “comprovando”!! O que sai da boca pra fora?? Fácil, fácil!! Quero ver afirmar, legitimar...atestando, de fato e de direito, que tem provas documentais ou é testemunha contra algo que o “da barba” lá de Itajaí tenha feito!! Gente...falar...todo mundo fala!! Masss...assinar em baixo o que diz é ooouutra coisa!!!
Isso quer dizer então, que Delfim(foto acima) é “santo”??? Ora bolas...claro que não!! Muito pelo contrário!! De santo o presidente da Federação não tem nada!! Só que todas as suas reeleições foram dentro da legalidade!! Ah...Gilberto, ele cria ligas pra que os presidentes das mesmas votem nele!! Pois, pelo que me consta, não é proibida a criação de ligas e ter seus dirigentes como aliados políticos!! Aliás, nas questões políticas envolvendo partidos e correntes é assim também!! As leis brasileiras permitem tais atitudes!! Assim, vereadores, deputados, prefeitos, governadores, presidentes...etc...ajudam determinada comunidade, associação de moradores, creches, entidades civis...e esperam, láááá na frente uma recompensa na urna!! Entenderam bem??

Certa vez alguém que conhecia bem os bastidores da F. C. F., depois de tomar umas e outras, me perguntou o seguinte: “Gilberto... quantos títulos do Catarinense o Criciúma tem?”. Respondi prontamente: “Contando com o do Comerciário são 10”. Com o “veneno escorrendo”, a “pessoa” retrucou: “Olha...era pra ter mais uns 3, no mínimo!”. Verdade? Fofoca? Essa “dita cuja” sabia de algo? Não sei!! Assim como vocês que me acompanham na mídia, também ouvi MUITA coisa!! Talvez desse até pra escrever um livro!! Valeria a pena... desde que com fatos verídicos...concretos!! Não com mexericos ou especulações!!

terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Bom papo com Roberto Cavalo!!

Tenho conversado com o técnico do Criciúma(foto abaixo) e sentido nele uma confiança muito grande em conseguir montar um bom time...com jogadores realmente comprometidos e competitivos, projetando o novo ano que se avizinha. A qualquer momento o Criciúma poderá anunciar um zagueiro e um atacante...posições consideradas de certa carência, hoje, no plantel. O tal de Gustavo Bastos, importante frisar, o pessoal do Criciúma não o procurou!! E, sim, ele foi oferecido!! O referido profissional tem 32 anos, mesma idade de Diego Giaretta, outro que foi recentemente contratado...também para a zaga. Pra quem não sabe, Gustavo Bastos já passou pelo Avaí, aqui em Santa Catarina e, na atual temporada conquistou com o Vila Nova, de Goiás,o título de Campeão Brasileiro da Série C!

Outro “Gustavo”...este que pode estar sendo “repatriado” pelo Criciúma, é aquele que foi descoberto na edição passada da Copa São Paulo de Juniores, numa equipe de Taboão da Serra, grande São Paulo, e que por aqui pouco foi usado...além de reconhecidas deficiências técnicas. É do tipo “grandalhão”, magro, e andou emprestado no Atlético Tubarão, no Resende-RJ e no Nacional, da Ilha da Madeira, Portugal. Roberto Cavalo me perguntou sobre suas características e fui absolutamente sincero, como sempre faço com quem me acompanha na mídia!! O leitor deve estar se perguntando do real motivo para que Gustavo volte para o Criciúma. Pois bem...a justificativa é que ele tem contrato até 2.017, comprado que foi pela G. A. na gestão passada, dizem...por 1 milhão de reais!!!

Aliás, sobre centroavante, Roberto Cavalo continua “sonhando” com Marcão(foto acima). O jogador tem 30 anos de idade, está vinculado ao Atlético Paranaense...só que emprestado ao Figueirense. Ocorre que o clube paranaense quer usá-lo como uma espécie de “moeda de troca” para continuar a ter o futebol de Eduardo, este pertencente ao Criciúma. Assim, Eduardo permaneceria no Atlético e Marcão viria para o Tigre. Entretanto, o Figueirense tem preferência na negociação porque já contou com o atleta este ano. Além disso, o jogador ficou mais valorizado porque marcou o gol da vitória do Figueirense diante do Fluminense, 1 a 0, na última rodada do Campeonato Brasileiro, resultado que acabou salvando o alvinegro do Estreito do rebaixamento para a Série B!!

Questionei o treinador do Criciúma sobre o meio de campo. Afinal, além de Ruan, Barreto, Douglas Moreira e Natan...este com contrato renovado há pouco; o Criciúma trouxe João Afonso, Lucas Crispim, Alex Santana e Elvis. Além destes, há ainda Wéllington Saci, que nos últimos campeonatos tem jogado como meia...embora seja, originariamente, lateral-esquerdo. Como Roberto Cavalo irá fazer pra botar todo mundo a jogar?? Este me respondeu dizendo que “quanto mais opções...melhor”!!! Está com a razão o “douto” Cavalo!! Afinal, se nenhum dos citados acima decepcionar, o Criciúma terá boas opções pra formar o setor de meio campo com razoável qualidade! Não tem nenhum craque ou até mesmo um grande jogador que se destaque consideravelmente! Masss...pelo menos, os indicativos são de que o trio formado pelo presidente Jaime Dalfarra, o diretor de futebol Émerson Almeida e o técnico Roberto Cavalo, está sabendo...a seu jeito, organizar o Tigre pra 2.016. Que assim seja!!