sábado, 23 de abril de 2016

Vai dar Fla-Flu ou Vasco x Botafogo? A dupla Gre-Nal corre “perigo? Quem decide com o Corínthians?

Reta final dos campeonatos estaduais e em algumas regiões situações bastante peculiares. No mais charmoso deles, semifinais em partidas sem “volta”. Ou seja, só “mata”...não “mata-mata”! Me refiro ao Carioca onde Vasco e Fluminense têm vantagem do empate nos confrontos contra Flamengo e Botafogo, respectivamente. O Vasco ainda está motivado pela conquista da Taça Guanabara e, o Fluminense, embalado pelo título da Primeira Liga. É muito difícil apostar nesse ou naquele!! São os 4 “grandes” do Rio de Janeiro e jogos de prognósticos absolutamente imprevisíveis, mesmo com tais prerrogativas pró Vasco e Flu! No chute?? Acho que dá Fla-Flu! Mas é só no “achômetro”...rs!! Em São Paulo, o tricolor foi eliminado pelo surpreendente Audax, do técnico Fernando Diniz...lembram dele? Quando atleta jogou em várias equipes “de ponta” do País e, desde 2.009, trabalha como treinador. Masss...terá o Corínthians pela frente...pra mim, o melhor time do Brasil, no momento! Claro que Tite, Lucca(foto a seguir) e cia. são favoritos!! Na outra “semi”, lutarão por vaga na final, Santos e Palmeiras. Os dois reeditarão a meio que turbulenta decisão da Copa do Brasil do ano passado, vencida pelos palmeirenses. Como joga em casa e acho, também, que vive melhor momento, vou de Santos!!

No Rio Grande...”tchê”...me chamou atenção a derrota sofrida em Caxias do Sul pelo Grêmio para o Juventude durante o meio de semana, em partida de ida da fase semifinal. Na “volta”, em Porto Alegre, os gremistas precisarão fazer 3 gols de diferença pra chegar à decisão sem precisar das penalidades!! Cá entre nós...uma grande vantagem construiu o Juventude!! No outro jogo das semifinais do Campeonato Gaúcho, São José e Internacional se enfrentam “na casa” do São José...campo de grama sintética!! No confronto de ida deu 0 a 0. Será que não vamos ter Gre-Nal na finalíssima dos “Pampas”??? Huuummm...vale a pena conferir!! Pra quem gosta de curiosidade, o técnico do Juventude é Antônio Carlos Zago, 46 anos, que já foi zagueiro dos quatro principais times de São Paulo e de vários outros. Teve até passagens por Seleção Brasileira e, desde 2.009, virou treinador. E...o comandante do “Zequinha” é China Balbino(foto abaixo), ex-jogador de clubes do interior gaúcho. Frisando que, apesar da discreta aparência física, não é o China, aquele volante que jogou no Grêmio! Sobre tentar “advinhar” quem vai à final?? Olha...Juventude e Inter!!

Nas “Araucárias”, Coritiba e Atlético venceram suas partidas de ida contra PSTC e Paraná Cube. Pois entendo que ambos vão ratificar, cada um, sua passagem pra decidir o título. Em Minas Gerais...o América ganhou o jogo de ida contra o Cruzeiro: 2 a 0 e, claro...tem boa vantagem. Masss...o Cruzeiro é bastante forte e pode, sim, desbancar o adversário. Na outra semifinal, URT e Atlético empataram o primeiro confronto: 2 a 2, em Patos de Minas. A partida de volta é no Estádio Independência e, se não der “zebra”, dá Galo!! Imagino um Cruzeiro x Atlético na briga pelo título!! Na Bahia, sem surpresas...dois jogos “Ba-Vi” pra ver quem é o melhor da “Boa Terra”!! Em Pernambuco...ainda estão lutando nas semifinais Náutico, Sport, Santa Cruz e Salgueiro.

Sobre o Campeonato Catarinense...deixo pro “mô quirido” Passarinho Arrepiado dar seus pitácos!! Diga aí meu mascote predileto!! “Pois bem...todo mundo sabe que a rodada que fecha o returno, neste fim de semana, é meramente amistosa! Os 10 participantes vão a campo só pra cumprir tabela. Afinal, já se sabe que Chapecoense e Joinville decidirão o título; e que Guarani e Camboriú são os rebaixados pra Série B do Estadual de 2.017. No Tigre, Roberto Cavalo vai procurar dar ritmo a um time que em raríssimos momentos passou, pelo menos, discreta confiança ao longo da competição. O jogo é no Heriberto Hülse e, mesmo que o adversário seja a Chapecoense, o Criciúma tem obrigação de vencer! Lembro que, na quinta-feira(28), tem Copa do Brasil e o Tigre vai precisar ganhar do Operário pra seguir em frente na competição!!”  Tá dito...Arrepiado!!

sexta-feira, 22 de abril de 2016

Sem empolgar...Tigre começou a contratar!!

Nenhum dos nomes cogitados e, segundo informações extra-oficiais, praticamente acertados com o Criciúma, causam grande empolgação ao torcedor. Me refiro aos atletas que estão sendo citados como “reforços” para a sequência da temporada com a Copa do Brasil e, principalmente, o Campeonato Brasileiro. Quem são? Pois bem...dentre uma verdadeira enxurrada de jogadores que são oferecidos ou procurados pelos dirigentes tricolores vêm sendo citados o lateral Lucas Taylor, do Palmeiras, tem 21 anos...e com participação em 3 jogos no time principal em 2.015. Uma delas...na final da Copa do Brasil diante do Santos, vencida pelo time palmeirense. Massss...com certeza chega pra compor o grupo porque, no meu entendimento, e até prova em contrário...Ezequiel é titular e só perderá posição caso Lucas Taylor seja “o cara”...!!

Sobre Roberto, atacante de 30 anos(foto acima com a camisa do Novorizontino), que vem do futebol paulista...tenho boas lembranças dele de quando passou por Figueirense e Avaí. No time da Ressacada, inclusive, foi ídolo da torcida participando de campanhas envolvendo acesso e com gols importantes. Este ano, fez só 3 gols pelo Novorizontino...onde estava até aceitar proposta pra voltar à Santa Catarina. Ainda há mais dois jogadores que estão chegando do rebaixado Guarani, de Palhoça: Hélio Paraíba e Alex Maranhão. O primeiro é centroavante; o segundo, meia. Se é verdade que estiveram no time que caiu pra Série B do Catarinense, também preciso reconhecer que foram os dois melhores na equipe treinada por Sérgio Ramirez. Alex Maranhão, inclusive, tem uma boa “bola parada”...jogada que decide partidas com freqüência no futebol de hoje. Com expectativa... aguardemos!!

Com méritos e “nova cara”, o Fluminense é o primeiro campeão do Brasil em 2.016! Por ironia do destino ou não, como convidado, o “Flu” acaba de ganhar a Copa Sul/Minas/Rio ou Primeira Liga. Claro que a chegada de Levir Culpi teve influência positiva direta na conquista tricolor! Mas, chamo atenção pra destacar tal assunto porque sou fã de quem prestigia e dá prioridades às suas categorias de base. Assim é com o Fluminense, com o Santos, São Paulo, Internacional, Cruzeiro e outros dos principais clubes do Brasil. No caso do Fluminense, que tem “feras” bastante experientes como Fred, o goleiro Diego Cavaliéri, os meio-campistas Cícero e Pierre, além dos atacantes Osvaldo e Mágno Alves, conta também com vários jogadores formados em Xerém, local no estado do Rio de Janeiro onde há um centro de formação de atletas. E eles participaram ativamente da campanha na Primeira Liga e, da mesma forma, fazem parte do grupo que está na fase semifinal do Campeonato Carioca. No caso, os zagueiros Marlon e Nogueira; o lateral Léo; os meio-campistas Gérson, Douglas, Daniel, Eduardo e o polivalente Gustavo Scarpa; e, o atacante Pedro. Todos estes citados ganharam seu primeiro título como profissionais. Há ainda Marcos Júnior(foto a seguir), autor do gol da conquista contra o Atlético Paranaense, que também foi formado nas categorias de base do Fluminense. Assim ocorre com quem dá tempo ao tempo e dá grande apoio aos chamados “meninos da casa”!! Exemplo que precisa e deve ser seguido...não é mesmo, Criciúma???!!!

quinta-feira, 21 de abril de 2016

Bahhh...que fim de feira, hein??!!

Assim, no dito popular, dá pra definir o que vi de Metropolitano 2 Criciúma 1, jogo realizado nesta quarta-feira(20), em Jaraguá do Sul. Que coisa!! Depois da partida o próprio treinador Roberto Cavalo reconheceu a inércia de seu time! Na verdade, o Criciúma jogou muito mal!! Foi mais uma lastimável apresentação da equipe que caiu muito de produção neste returno do Campeonato Estadual. Aliás, foram poucos os momentos durante a competição que o grupo usado pela Comissão Técnica passou discreta credibilidade à sua torcida!! Como costumo citar...raramente o Tigre foi tigre no Catarinense 2.016!! Nos lances decisivos da partida com o Metropolitano...o 1º gol do time “da casa” saiu depois de pênalte duvidoso marcado pela arbitragem. Raphael Silva teria puxado o atacante Luiz Ricardo dentro da área, massss...o tal “puxão” não ficou claro, pela TV. O meia Ramon bateu, deslocando o goleiro Luiz. Isso a 23 minutos da 1ª etapa. Aos 26, Gustavo empatou, de cabeça, após boa combinação entre Barreto e Marlon pela esquerda. Jogo “morno” e, já no 2º tempo, o Criciúma esboçou reação!! Entretanto, ficou só no esboço!! Como em outros jogos, a marcação do time foi muito frouxa...falha e, entrando pela área o Metropolitano chegou ao gol da vitória, a 28 minutos. Conquista de Pêu: 2 a 1 que decretou a sexta derrota do Criciúma na competição!

Luiz fez uma boa defesa...chute “à queima roupa”, ainda no 1º tempo, e nos gols não teve culpa. O que tenho notado de Luiz é que faz tempo que não o escolho o melhor em campo!! Ou seja, os “milagres” não aconteceram mais!! Entretanto, faça-se justiça à liderança e segurança, sempre demonstradas em suas atuações! Nota 6. Nino “quebrou o galho” na lateral em substituição a Ezequiel, suspenso. Pouco apareceu e acabou substituído no intervalo. Nota 4. Raphael Silva, de novo, inseguro e sem confiança...uma atuação com erros de posicionamento e sem se impôr como zagueiro de área que é!! Nota 4. Quanto a seu parceiro de setor, Diego Giaretta errou menos e do que Raphael. Só que, a exemplo do restante do time, também decaiu bastante nos últimos jogos! Nota 5. Márlon, à exceção da jogada do gol do Criciúma, pouco apareceu com eficiência no ataque. Nota 5. Barreto mostrou voluntariedade e evoluiu, pelo menos um pouquinho, comparando com suas próprias atuações mais recentes. Nota 6. Ricardinho...jogou como volante no 1º tempo e como lateral, no 2º. Não agradou em nenhuma das duas posições!! Jogador frio...parece “sem sangue”!! Nota 4. Élvis, como de costume, com momentos de maior destaque e...noutros, “sumido”! Nota 5. Crispim pediu oportunidade, ganhou e não correspondeu!! Também não “apareceu” pra jogar ...nem como meia, tão pouco como atacante!! Nota 3. No ataque, Andrew foi bem “vigiado” e pouco fez pra tentar sair dessa marcação!! Nota 4. E, Gustavo que continua sendo, de forma surpreendente, o que o Criciúma tem apresentado de melhor!!  Nos últimos 4 jogos...fez 5 gols!! Nota 7. Foram utilizados, ainda, Jean, menino da base, que é volante; Jéfferson e Flávio... estes dois atacantes. Jéfferson merece melhor avaliação. Criou algumas jogadas e concluiu a gol! Nota 6.
Sobre Roberto Cavalo,  me dá a impressão de que, às vezes, fica entre a “cruz e a espada”! Quer que sua equipe marque bem, saia pro jogo com qualidade e crie oportunidades de gol. Entretanto, o grupo que ele tem na mão...todos sabemos, não possui atributos necessários pra que o Criciúma mostre tudo isso!! Então, com claras limitações, o técnico do Criciúma prefere armar seu time com maiores cuidados defensivos!! Particularmente, eu gostaria e ver um Criciúma mais ousado...mais ofensivo!! Quem sabe no Brasileiro!!! Huummm...!!!

quarta-feira, 20 de abril de 2016

Metropolitano x Criciúma; Criciúma x Chapecoense...dois jogos “sem graça”!!

Pra efeito de competição não valerão absolutamente nada as duas partidas restantes do Criciúma neste Campeonato Catarinense. Afinal, o Tigre, que nem foi tão tigre assim, joga com o Metropolitano e diante da Chapecoense...dois jogos meramente amistosos!! Nem pros adversários será interessante! Com campanha bem abaixo do projetado, o “Metrô” chegou a correr riscos de rebaixamento. Mas, tudo não passou de um susto! Quanto à Chapecoense, deixou escapar a conquista antecipada do título do campeonato em casa, quando perdeu pro Joinville, no último fim de semana, e vem a Criciúma só pra cumprir tabela. Depois disso é que voltará suas atenções maiores para a decisão em Chapecó, contra o Joinville. Sobre o Criciúma, com certeza Roberto Cavalo está com sua cabeça voltada para colocar em prática o que foi e está sendo planejado para a campanha do time na Série B do Campeonato Brasileiro. As contratações estão sendo aguardadas e uma MUITO NECESSÁRIA qualificação do elenco, que começa sua participação no Brasileiro dia 13 de maio, uma sexta-feira, no aniversário do Clube, em casa, contra o Náutico.

Numa hora dessas alguém pode questionar a fórmula de disputa escolhida para o Catarinense que privilegia os pontos corridos. Particularmente, eu gostaria que fosse sem decisão!! Ou seja, somada a pontuação depois de turno e returno, quem chegasse na frente seria o legítimo Campeão Estadual!! Masss...alguns dirigentes de clubes preferem que haja decisão até pra abrir mais possibilidade de se conseguir uma boa arrecadação financeira. Aliás, é o que vai ocorrer, com certeza, quando se enfrentarem Chapecoense e Joinville, na Arena Condá. Só que o aspecto técnico precisa ser levado em conta com seriedade por quem administra ou gerencia o certame e os próprios times participantes. Afinal, quando não ganha...técnicos e jogadores pagam preço alto...às vezes até sendo demitidos! Contudo, como o futebol é também um negócio...claro que as questões financeiras acabam sendo priorizadas!!

E o Avaí, hein?? Que coisa!! Olhem a foto acima e a comemoração do gol que salvou o tradicional time da Ilha de cair pra “segundona”!!Pois o Leão, que também não foi “nada leão” durante todo o Estadual, só conseguiu escapar do risco de descenso na penúltima rodada. Vitória “suada” pra cima do Guarani, de Palhoça, na Ressacada: 1 a 0. Rebaixou o Guarani...algo meio que já esperado! Aliás, convenhamos...o descenso do Camboriú também, de certa forma, foi apostado por muitos. Em 17 jogos, o time de Palhoça somou 14 pontos e o Camboriú, 15. E, pra “coroar” o péssimo desempenho de ambos...eles se enfrentam na última rodada!! À exceção do Avaí, os outros participantes estão confirmando rendimento conforme o que cada um conseguiu “se arrumar” pro torneio. Ou seja, a Chapecoense está acima dos demais porque manteve base do ano passado e trouxe mais gente que dá resposta dentro de campo!! Já, Joinville, Criciúma e Figueirense...respectivamente 2º, 3º e 4º colocados, situação de relativa igualdade!

Passarinho Arrepiado chega ofegante e diz que deu uma passada pelo estádio Mário Balsini, o “próprio” do Esporte Clube Próspera. Pois o “Prospinha” já está se preparando pra jogar a 3ª Divisão ou Série C do Campeonato Catarinense. Serão sete clubes envolvidos na disputa jogando em turno e returno a partir do dia 12 de junho. Os dois primeiros disputam o título e só o campeão ascende à Série B de 2.017. Os adversários do Próspera serão o C. A. Itajaí, da cidade do mesmo nome; Curitibanos...ídem; Maga, de Indaial; Imbituba...; Fluminense, de Joinville; e, Santa Catarina, de Blumenau. Desde já...toda a torcida do “Arrepiado” e da turma do criciumanews para que o Próspera cumpra boa campanha, quem sabe...sendo premiado com o acesso, ao fim da competição!! A foto abaixo é dos bons tempos da mais recente história do Próspera...meados da década de 80.

terça-feira, 19 de abril de 2016

Do elenco atual, quem será aproveitado no Brasileiro?

Numa primeira análise, entendo que grande parte do atual grupo vá continuar recebendo oportunidades do técnico Roberto Cavalo. Claro que, quando se cita “aproveitamento” não implica em titularidade!! Aliás, que isso fique bem claro!! Até porque, dentro do que penso sobre futebol, do grupo que está acabando uma competição regional com campanha bem abaixo do que imaginávamos pro tamanho do Clube, poucas peças devem fazer parte dos planos de time base ou titular!! Há de se levar em conta que Roberto Cavalo conseguiu “arrancar” o que pode de um plantel com reduzidos recursos técnicos!! Sempre defendo a tese de que o Criciúma, por sua história de conquistas e representatividade no contexto do futebol catarinense e até do País, precisa e deve estar constantemente na busca de vitórias e títulos. Não abro mão de que um time de futebol...clube que se preza, OBRIGATORIAMENTE, vive de glórias, triunfos e objetivos alcançados!!

Hoje, o Criciúma dispõe de quatro goleiros: Luiz, o titular absoluto(foto acima); mais David...seria o substituto imediato; Bryan e Ronaldo Zílio. Número razoável e, digamos, suficiente pra jogar uma competição. Masss...se Luiz tiver uma lesão de maior gravidade que o afaste por um bom tempo?? David “daria conta do recado”?? Tenho minhas dúvidas!! Por isso, entendo que se faz necessária a vinda de um outro goleiro com mais experiência...e que possa ser usado com total confiança como ocorria com Edson, na temporada passada. Pras laterais, Márlon e Rômulo...na esquerda; Ezequiel e o polivalente Ricardinho, pra direita. Os dois titulares, Márlon e Ezequiel têm correspondido...pelo menos em termos gerais. Nenhum dos dois estão jogando pra encher os olhos de quem vê! Entretanto, principalmente o garoto de Treze de Maio, realizou algumas boas partidas...melhor do que Márlon, colega de posição, só que do “outro lado”! Aliás, sobre Márlon, depois que ficou 10 dias treinando na Granja Comary, pensando numa possível convocação pra Seleção Brasileira Sub-20, ainda não conseguiu fazer boas partidas como no começo da temporada. Considerando-se que o Criciúma não dispõe de muito dinheiro pra efetuar grandes aquisições...dá pra “se virar” com o que tem!!

Na zaga, Raphael Silva e Diego Giaretta estão jogando e recebendo a confiança do treinador. Pelo “andar da carruagem” vão continuar sendo os preferidos de Roberto Cavalo. Até porque, Nino, Iânson e Heitor tiveram já oportunidades e, nenhum deles, conseguiu sequência de bons jogos!! Na minha opinião, o Criciúma precisa trazer mais DOIS zagueiros que venham afim de disputar posição com os atuais titulares que demonstraram muita instabilidade nas partidas jogadas!! Sobre os volantes, Barreto precisa voltar a jogar o que jogava ano passado, na reta final do Brasileiro, quando Roberto Cavalo chegou! Douglas Moreira(foto abaixo) é titular...com méritos! João Afonso é o chamado volante moderno que só necessita recuperar-se de lesão e ter continuidade pra mostrar seu real valor! Ainda há Ricardinho, Jean e Carlos Eduardo, o trio...como se diz comumente no futebol, “pra grupo”!! Contudo, em razão de a Série B ser um torneio de longa duração, considero imprescindível a contratação de mais um ou até dois volantes que tenham mais qualificação técnica!

Sobre o setor de armação e auxílio ao ataque, os meias, o Criciúma só tem Élvis e Lucas Crispim!! E...convenhamos, com tal escassez, os dirigentes têm que agir rápido e com sabedoria pra trazer atletas comprometidos e com virtudes!! Meia que não sabe “pifar” um companheiro, não dribla e não chuta a gol...pouco serve no futebol de hoje! Mas há carência de jogadores com tais virtudes por todo o País!! No mínimo...dois BONS meias e com urgência!! E, no ataque, claro que é preciso trazer dois...NO MÍNIMO!! Jéfferson, Jheimy, Andrew e Gustavo, com certeza, é pouco em quantidade e qualidade!! Então...da mesma forma, que os dirigentes tenham perspicácia, agilidade e sabedoria afim de fazer um Criciúma BEM mais forte pra Série B!! Tenho dito...!!