sábado, 26 de novembro de 2022

Seguimos acompanhando o que acontece no Criciúma.

O Criciúma definiu o seu novo gerente de futebol para a temporada 2023. Alex Brasil, que esteve à frente do Confiança durante este ano, assinou com o Tigre!! O profissional trabalhou com o técnico Cláudio Tencati no Londrina, em 2015. Juntos, eles conquistaram o título do Campeonato Paranaense e os acessos para a Série C e Série B do Brasileiro. Alex Rodrigues Brasil tem 45 anos e é natural de São Paulo (SP). O novo gerente do Tigre é graduado em educação física e se especializou em gestão de futebol, com certificado da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Ele também é integrante da Associação Brasileira dos Executivos de Futebol (Abex). A trajetória de Alex Brasil no futebol começou como avaliador da Traffic. Depois, trabalhou como scout técnico do Parma no Brasil, entre 2009 e 2011. O profissional também atuou no Paraná, Londrina, Coritiba, Paysandu, Portimonense (Portugal), Ponte Preta e Vitória, conquistando títulos de campeão paranaense com Londrina (2014, e acesso para a Série C e Série B do Brasileiro) e Coritiba (2017), e paraenses com o Paysandu (2016, pelo estadual e Copa Verde).

Sobre atletas, a direção tricolor anunciou as primeiras contratações para a próxima temporada. O meia-atacante Marcinho, que atuou no Guarani na Série B deste ano, e o meia Crystopher, que estava no São José (RS), chegam ao Tigre para disputar as competições de 2023. 

Marcio Barbosa Vieira Júnior é meia ofensivo e tem 27 anos. Natural de Londrina (PR), o atleta se profissionalizou na equipe da cidade, onde trabalhou com o técnico Cláudio Tencati e foi campeão da Primeira Liga, em 2017. Marcinho ainda atuou no Operário-PR, Oeste, Brasil de Pelotas, Sampaio Corrêa, Novorizontino e Cruzeiro, onde jogou a Série B de 2021.

Crystopher Ribeiro Oliveira, de 24 anos, é gaúcho de Porto Alegre (RS). Outro recentemente contratado é o meia atua no São José (RS) em seis temporadas. Neste ano, entre o Campeonato Gaúcho e o Campeonato Brasileiro da Série C, Crystopher entrou em campo em 27 jogos e marcou cinco gols.

O Criciúma também confirmou o retorno do atacante João Carlos, que foi revelado no clube. João Carlos Barros Lopes tem 21 anos e é natural de Campo Erê, no oeste de Santa Catarina. Nesta temporada o atleta esteve no Marcílio Dias e anotou 4 gols, sendo um deles o do título da Copa Santa Catarina em cima do Hercílio Luz. 


No comando do técnico Cláudio Tencati e do auxiliar Aléssio Antunes, o Tigre renovou com o goleiro Gustavo, os zagueiros Rodrigo e Rayan, o meia Fellipe Mateus, o atacante Lohan, os laterais Helder e Cristovam e com o volante Léo Costa. Além do volante Arilson e do lateral-esquerdo Marcelo Hermes, que renovaram em setembro, o lateral-direito Claudinho, o atacante Alexandre Tam e o goleiro Alisson estão com contrato com o clube para as competições de 2023. A reapresentação do elenco para a pré-temporada preparatória para o Campeonato Catarinense ocorre no dia 7 de dezembro.mpo em 27 jogos e marcou cinco gols.


quarta-feira, 23 de novembro de 2022

O Tigre e a estreia do Brasil, na Copa do Qatar.

O presidente do Criciúma, Vilmar Guedes, e seus vices, Alexandre Farias e Válter Minotto, estiveram conversando com o prefeito Clesio Salvaro. Entre os assuntos abordados, algumas obras no entorno do Estádio Heriberto Hülse, em parceria com o Poder Público; e, situações relacionadas ao IPTU de toda a área da "Casa Tricolor" e do Centro de Treinamentos. Clesio sempre se mostrou um parceiro do Clube e há reciprocidade entre as partes. Afinal, o Criciúma E. C. permanece sendo a principal "marca" da cidade! Então...nada mais justo e viável que todos continuem caminhando juntos!! (A foto acima é ilustrativa.)

Sobre o futebol, em si, depois da saída de Juliano Camargo, o Criciúma começou a especular alguns nomes para o cargo de gerente de futebol. Um dos nomes cotados e que já trabalhou com o técnico Claudio Tencati é Alex Brasil(foto ao lado), formado em educação física e que se especializou em gestão de futebol, com certificado da CBF. Brasil também é integrante da Associação Brasileira dos Executivos de Futebol (Abex). Brasil também tem trabalhos no Paraná, Londrina, Coritiba, Paysandu, Portinense-POR, Ponte Preta, Confiança e Vitória.

Quanto a nomes de atletas, o Criciúma está com negociações avançadas para a contratação do meia Marcinho, de 27 anos. O atleta está de saída do Guarani, e deve ser o primeiro reforço do tigre para a temporada de 2023. O jogador de 1,74m de altura, já trabalhou com técnico Cláudio Tencati no Londrina e com o ex-dirigente Juliano Camargo, no Sampaio Corrêa. De acordo com informações, o atleta que atua de forma mais avançada em campo, chegará em definitivo para o clube carvoeiro.

Em relação à Copa do Mundo, claro que temos expectativa positiva quanto à estreia da Seleção Brasileira. Aliás, esse otimismo domina, pelo menos eu, em qualquer participação que envolva o futebol com a camisa amarela. Sérvia, Suiça e Camarões...os adversários da primeira fase. A gente sempre acha q passa em primeiro lugar, no grupo, e que, depois, o "buraco é mais em baixo" por causa das etapas de mata-mata. Masss...prefiro segfuir acreditando que, desta vez, o hexa vem!!

segunda-feira, 21 de novembro de 2022

Mais algumas das "últimas" do fim de semana.

Dizem que a proposta do Ceará foi TRÊS VEZES maior do que o Criciúma pode pagar! Tipo assim...30 mil aqui, 90 mil/mensais lá! Claro, isso é no sentido figurativo, pro leitor e blogueiro entender. Pois, então, Juliano Camargo está saindo do Tigre pra trabalhar no Ceará. Sendo assim, o Criciúma Esporte Cube teve de anunciar, em suas redes sociais, o encerramento das atividades profissionais, em comum acordo, do seu executivo de futebol. Juliano Camargo foi responsável pela montagem do elenco do acesso da Série C para a Série B do Brasileiro, em 2021, e do título e do acesso do Catarinense e da boa campanha no Campeonato Brasileiro da Série B, neste ano. Em nota o clube disse: “Agradecemos pelo profissionalismo neste um ano e meio de dedicação ao Criciúma e desejamos sucesso no próximo desafio”. O vice administrativo, Alexandre Farias, garante que o Criciúma vai na busca de um profissional com o mesmo perfil de Juliano Camargo. Boa sorte pra ele! Merece!!

O presidente do Criciúma, Vilmar Guedes, esteve reunido com o atacante Eder, durante o fim de semana, na casa do atacante, em Lauro Müller. O encontro teve o objetivo de tratar do futuro do atleta, que possui uma “divida de gratidão” com o clube. “Tivemos uma ótima conversa com o Eder, onde fizemos uma proposta a ele. O atleta deixou bem claro que a situação não envolve dinheiro, e sim a gratidão que ele possui com o Criciúma. Certamente seria um atacante que nos ajudaria nessa ascensão no futebol catarinense e nacional. Propusemos algo para o futuro dele e ele recebeu muito bem a ideia. O clube procura profissionais com esse perfil para criar um canal direto com equipes europeias e o Eder se encaixa perfeitamente na função de diretor comercial internacional”, explicou o mandatário do Tigre. Ainda segundo o presidente Guedes, o clube quer contar com Eder no elenco de 2023, já que o atleta está em um momento muito bom da carreira, tanto física quanto mentalmente. O atacante não definiu o seu futuro para a temporada 2023, mas promete avaliar a proposta do Tigre durante suas férias na Itália, onde atuou na seleção daquele país. Eder deve retornar ao Brasil no final da primeira quinzena de dezembro.


Passarinho Arrepiado visitou Nova Veneza no fim de semana. Acompanhou a decisão do Campeonato da LARM/2.022. O Metropolitano é heptacampeão! A equipe conquistou o título contra o Cocal do Sul na tarde de sábado(19), no estádio Darci Marini, em Nova Veneza. O jogo acabou 2×1. O primeiro gol do Metropolitano foi marcado aos 13 minutos do tempo inicial pelo camisa número 10, Andrei. O segundo também foi marcado pelo jogador aos 33 minutos ainda do primeiro tempo. O time de Cocal do Sul foi fazer o seu único gol no segundo tempo, aos 14 minutos. Quem encaixou a bola na trave foi o camisa 18, Igor Nobre. Parabéns aos atletas, dirigentes e ao técnico Luiz Gonzaga Milioli que, pra quem não sabe, já foi treinador da Seleção do Qatar, em 1.998.

.

(Fontes de informação: sites oficial do Criciúma, Portal Litoral Sul, TN Sul e pesquisas do autor)