sexta-feira, 14 de junho de 2019

Está mais do que na hora de o Criciúma fazer justa e merecida homenagem a Moacir Fernandes!!

Foi o maior e melhor presidente da história do Criciúma E. C. e a instituição AINDA não o condecorou da forma que ele merece!! Na época em que houve opção por conceder a Antenor Angeloni o nome do Centro de Treinamentos do Bairro Cristo Redentor, não seria nada injusto se tal honra fosse dada a Moacir Fernandes!! Sem desmerecer, em absoluto, o que fizeram os outros mandatários do então Comerciário e do, hoje, Criciúma, massss...Moacir e Antenor foram imbatíveis! Claro que, pela forma de administrar e pelos resultados obtidos dentro de campo, não há como contestar o popular “Saddam”! Se com Antenor Angeloni o Criciúma ganhou muito nas questões físicas e estruturais, com Moacir o Clube conquistou a maioria dos títulos obtidos. Se não, vejamos: o primeiro certame estadual, em 1.986; o único “tri” da história tricolor, em 1.989, 90 e 91; outro regional, em 2.005; e, claro, os três campeonatos em nível nacional, Copa do Brasil e o Brasileiro, Série B e C! (Foto acima: 4oito)

De que forma homenagear Moacir Fernandes?? Olha...o estádio é Heriberto Hülse que, na época, como governador “presenteou” o Clube com um transformador; o C. T. levou o nome do “Sêo” Antenor; tem a sala de imprensa...uma justa homenagem pro amigo Clesio Búrigo; e, ainda, algumas cabines de rádio que possuem os nomes de Darcioni Silva, Ronaldo Fernandes e Mahicon Librelato, apenas como exemplos! Mudar o que já está feito, não entendo ser o caminho mais justo!! Mas, que tal fazer um busto de Moacir Fernandes no pátio do Estádio?? Também...colocar o seu nome no vestiário do time principal!! São apenas sugestões que me vem à cabeça, observando de fora!! Contudo, tenho certeza de que tais reverências seriam o MÍNIMO que o Clube poderia fazer “em vida” a Moacir Fernandes!! E não me venham com aquela pompa toda de tributos e agraciamentos depois...!! Entenderam?? Pena que o povo, de modo geral, tenha MEMÓRIA CURTA!!

Passarinho Arrepiado acaba de me apoiar em tal comentário!! E está todo feliz porque passa o fim de semana observando as semifinais da Copa Sul dos Campeões. Competição começa a ser decidida, domingo, com o chamado “Clássico da Polenta”: Caravággio e Metropolitano!! Ambos vão brigar pelo título do torneio, mas já estão classificados pro Campeonato Estadual de Amadores!! Favoritismo? Não há! Tanto os “azuis” como os “vermelhos” possuem estruturas que muitos clubes profissionais “por aí” não têm! Assim, o Arrepiado e eu, torcemos pelo bom futebol e pela alegria que sempre é ver Nova Veneza em festa por tal motivo!!

terça-feira, 11 de junho de 2019

Finalmente...um time guerreiro e com intensidade de jogo!!!


É o tipo da frase que resume o que vi na partida em que o Criciúma ganhou do Brasil, em Pelotas. Arrisco a afirmar que foi o melhor  jogo do Criciúma no atual Campeonato Brasileiro! Tudo aquilo que faltou nos sete jogos anteriores, os comandados de Gilson Kleina conseguiram realizar no Estádio Bento Freitas. Os planos...o que projetou o técnico Rogério Zimmermann pra sua equipe, nada deu certo! O Criciúma se apresentou com uma autoridade e domínio de jogo...situações que, até então, não haviam sido observadas na Série B deste ano!

Segredo? Especificamente, nenhum!! Mas, com certeza, o papo “olho no olho” que Gilson Kleina e João Carlos Maringá tiveram com o grupo de atletas na concentração; um jornal lá de Pelotas que estampou na capa que seria a vitória de número 200 do treinador do Brasil; e, claro, as alterações promovidas pelo treinador, foram fatores decisivos para que o Criciúma mudasse seu comportamento e, por consequência, tivesse capacidade necessária pra alcançar os três pontos!! Aliás, uma vitória que garante ao Criciúma estar fora da zona do descenso durante a parada pra Copa América!! E isso, com certeza, torna-se fator motivacional e que deixa todos na casa tricolor suspirando mais aliviados!!

Lendo tal postagem, alguém deve estar se “beliscando” ao imaginar que o Criciúma jogou o “fino da bola” e que todos os problemas estão resolvidos!! Não!! Obviamente que não!! Claro que a vitória foi incontestável!! O Criciúma jogou melhor, o Brasil até “incomodou” o goleiro Luiz nos primeiros minutos. Contudo, de modo geral, a atuação do Tigre foi superior a do adversário!! E, o resultado precisa e deve ser bastante valorizado!! Ganhar do Brasil, em Pelotas, sempre foi tarefa complicada pra qualquer adversário!! Só que, merecidamente, o Criciúma venceu!! Parabéns aos torcedores da Guerrilha Jovem que lá estiveram!!

Sobre as alterações promovidas por Gilson Kleina, a principal delas, envolveu a entrada de Liel pra saída de Adílson Goiano do time titular. Liel “tomou conta” do setor de meio-campo, Wesley jogou mais liberado e considero ambos os melhores do Criciúma em Pelotas. Não posso deixar de reconhecer que Reis, jogando como meia avançado, rendeu melhor do que em jogos anteriores!! Até Federico Platero “ganhou todas” na zaga!! Ou seja, quando há mais consistência na disposição tática e os jogadores conseguem entender e obedecer as orientações do técnico, existe maior tendência para que as coisas deem certo!