sábado, 5 de julho de 2014

Mais um drama...Brasil classificado! Ufa!!

Coletivamente foi a apresentação mais consistente da Seleção Brasileira! Nada de brilhantismo...muito longe disso! Mas o Brasil foi competitivo, bem posicionado e compacto no sistema de marcação, dominou o 1º tempo e com merecimento conquistou a tão sonhada vaga à fase semi-final da Copa do Mundo com vitória de 2 a 1 sobre a Colômbia. Na 2ª etapa, os colombianos cresceram bastante e, novamente, a torcida brasileira viveu um drama danado! O que mudou no comportamento do Brasil para ter melhorado a produtividade? Entendo que tais avanços foram observados no setor defensivo e de meio campo. Aliás, é importante frisar que Luiz Felipe Scolari orientou os jogadores para também marcar a Colômbia. As principais peças do adversário, como Cuadrado, James Rodriguez, Quintero e Armero receberam atenção toda especial do Brasil. Reitero que a Seleção Brasileira melhorou no aspecto coletivo...ficou mais com a bola. Entretanto, individualmente, alguns continuam devendo! Júlio César teve boa atuação. Cometeu o pênalte sobre Bacca pra tentar evitar o gol da Colômbia, num primeiro momento. Penalidade que, aliás, foi muito bem batida por James Rodriguez. Maicon, escalado de última hora, jogou bem. A recomposição da marcação ficou mais rápida e eficiente com a entrada do ex-Criciúma. Thiago Silva e David Luiz fizeram excelente partida. Acabaram premiados com um gol de cada para selar a vitória brasileira! Marcelo também evoluiu em relação a jogos anteriores. Apareceu bem mais no ataque e, quem sabe, cresça na reta final. Fernandinho foi o melhor do Brasil! Marcou bem o bom “10” da Colômbia e ainda apareceu para armar jogadas. Paulinho voltou ao time titular e substituiu bem a Luiz Gustavo. Oscar se mostrou mais “ligado”! Cumpriu função tática para ajudar na marcação e ainda teve liberdade para ir à frente. Diferentemente das outras partidas, Hulk fez muito bom jogo...mas só na 1ª etapa! Na 2ª caiu de produção e saiu. Vale frisar que Hulk jogou mais no ataque e pelo lado esquerdo, não pela direita como vimos nos outros jogos. Fred, muito embora tivesse sido mais participativo, continua muito longe de ser o finalizador que a Seleção precisa. Sobre Neymar, em alguns momentos esteve “sumido” do jogo. Em outros...foi “fominha” demais! Masss...outra vez não deixou de ser importante por atrair muito a marcação as vezes desleal do adversário! Entraram ainda Henrique, Hernânes e Ramires...alterações muito mais com a intenção de “dar uma segurada” uma vez que a Colômbia estava crescendo no jogo. Ah...Copa do Mundo...o que tem de melhor no futebol! Mas a arbitragem do espanhol Carlos Velasco Carballo foi uma lástima! Nitidamente, quis evitar mostrar cartões para talvez não desfalcar essa ou aquela equipe na etapa seguinte do Mundial. Mas foi complacente demais e acabou comprometendo muito seu trabalho!!
E a classificação da Alemanha? Ela foi justa! O time treinado por Joachim Löw foi mais consistente do que o adversário, firme na marcação...teve mais posse de bola e presença ofensiva. A França se resumiu a poucas jogadas protagonizadas por Benzema e Valbuena. Os alemães, além das virtudes citadas, possui um grande goleiro...pra mim o melhor da Copa até agora: Manuel Neuer. Os franceses insistiram muito em bolas aéreas na área alemã. A zaga germânica tem boa estatura e o sistema defensivo é muito bem posicionado. Nessa disputa, passou quem foi mais competente e mostrou melhor futebol também nos jogos anteriores.
Enquanto tudo isso acontecia, o Passarinho Arrepiado também estava de olho em Michael Vinícius Silva de Moraes. Mas quem é o dito cidadão? Trata-se do mais novo contratado do Criciúma. É atacante, 20 anos, emprestado pelo Fluminense. No futebol é conhecido como “Máicol” e que em 2.013 se envolveu em caso de doping por causa do uso de cocaína. Foi suspenso pelo STJD, cumpriu pena, e retornou este ano. Atuou em algumas partidas pelo Flu sempre como opção de banco. Seu último jogo pelo Tricolor das Laranjeiras foi contra o Atlético Mineiro em 28 de maio. Entrou e em seguida, por causa de jogada violenta, acabou expulso. Processo julgado, punição cumprida...e o atleta chega para conquistar seu espaço no Criciúma. Que assim seja...mas com sucesso e resultados práticos para o Tigre!

quinta-feira, 3 de julho de 2014

Questionamentos e reflexões sobre o Criciúma.

Daqui há pouco termina a Copa e vamos voltar a nossa realidade com o futebol doméstico e o Campeonato Brasileiro. Jogos as quartas e finais de semana...num ritmo bastante acelerado! Nunca é demais lembrar que o Criciúma é 14º na tabela, só um ponto a mais em relação ao primeiro que cai, no caso o Coritiba, e na relargada da competição enfrentará o vice-líder Fluminense. E recomeçar uma disputa como a Série A com uma vitória deve ser prioridade e assunto tratado com muito carinho e atenção por parte de todos no Heriberto Hülse. Mas nos dias atuais se sabe muito pouco sobre o Criciúma como clube e time de futebol. As notícias não fluem como antes! Não se sabe o real motivo da não assinatura, ainda, do contrato de Zé Carlos com o Criciúma. Também não se tem conhecimento sobre os critérios adotados pelo Depto. de Futebol para trazer, por exemplo, Ronaldo Mendes, Rafael Costa, Danilo Alves e Douglas Tanque!! Sobre este último, por sinal, passou como um meteoro no Clube. Só treinou, nem estreou e já foi embora. Não houve acerto com a empresa que administra a carreira do atleta. Que coisa! Alguns treinamentos são com portões fechados. Por que? Não sei! Ninguém justificou nada nesse sentido e não se sabe também quem determinou! Júlio Rondinelli, hoje, é o “cara” do Futebol uma vez que Cláudio Gomes saiu um pouco de cena. As críticas, por parte de alguns, foram duras e as vezes cruéis e covardes! Minha opinião é de que as coisas deveriam ser mais às claras...melhor explicadas! Entretanto, não aprovo em qualquer circunstância a agressividade e o “bater por bater”! Há necessidade de equilíbrio e, principalmente, respeito...de lá e de cá! Um dado curioso é que Higor, meia trazido por empréstimo do Fluminense, e Danilo Alves, atacante que veio do Bragantino, já atuaram ano passado no Avaí justamente quando Rondinelli estava lá! Nada contra, por exemplo, o menino Danilo Alves que, como qualquer um da sua idade(23 anos) quer buscar espaço e vencer na carreira. Masss...Gustavo, aquele que a bola batia na canela, lembram?...está jogando e bem no time júnior, inclusive fazendo gols! Por que, então, não reaproveitá-lo? E os reforços de qualidade? Por que o Criciúma não faz investimento afim de realmente qualificar seu plantel? Ninguém fala sobre isso! Poucos são os dirigentes que concedem entrevistas ou passam informações precisas! O que é do conhecimento de todos é que o Criciúma fez uma reforma necessária e proveitosa na área do estádio destinada às cadeiras; que alguns jogadores sem expressão chegam e outros saem; que o time vem treinando e Wagner Lopes tem ensaiado um esquema diferente...este com 3 homens de frente e, por último, mudou pra 2; que Zé Carlos não assinou; que o Criciúma espera sua liberação do futebol árabe; e, que, mesmo estando “livre” ainda tem os problemas de ordem física para que Zé do Gol faça sua reestréia dia 16, diante do Flu.
Este é o “preço” pelo fato de o Criciúma Esporte Clube estar sendo administrado por uma empresa privada. Fazendo uma co-relação é como se a Gestão de Ativos, a G. A., usasse a camisa do Criciúma para participar das competições. Tal entidade que comanda o Tigre, por ser “de dono”, talvez prefira agir como uma organização fechada e acabe filtrando o que pode ser noticiado ou não! Ou seja, o que é de interesse dos que estão comandando a instituição, a torcida e o público em geral ficam sabendo. O que não é...não é externado! Esxtão compreendendo???

E o Passarinho Arrepiado considera Neymar e Messi como os melhores da Copa do Mundo, até agora. Particularmente, entendo que Robben, o meia atacante holandês tem jogado mais que os dois sugeridos pelo Arrepiado. Mas ainda faltam três fases para que o Mundial do Brasil seja concluído e poderemos ter outros nomes ainda merecendo destaque. Só que, conforme avaliações da FIFA, o melhor jogador da Copa nas duas etapas já realizadas foi David Luiz. A FIFA indica, em cada jogo, uma comissão que dá notas e a melhor média foi do zagueiro brasileiro: 9,79. Depois aparecem o colombiano James Rodríguez, meia da Colômbia, 9,74; Benzema, atacante francês,9,7; Robben, meia da Holanda, 9,66; Vertonghen, lateral da Bégica, 9,62; e, Neymar, atacante “canarinho”, 9,59. Critérios da FIFA... não meus, nem do Passarinho!!

quarta-feira, 2 de julho de 2014

Não teve moleza pra ninguém!

Os favoritos...aqueles declarados nas oitavas de final da Copa do Mundo...não tiveram nenhum “refresco” durante a fase terminada nesta 3ª(01). Quem eram eles? Na minha opinião, Holanda, França, Alemanha e Argentina. Os adversários destas seleções dificultaram bastante e, alguns, quase provocaram “zebra”! A última disputa que era considerada “favas contadas”...a Argentina diante da Suiça. Praticamente todos apostavam em poucas dificuldades para os “hermanos” passarem pelo time de Shaqiri e cia. Não foi o que acabamos presenciando. Pelo contrário! A Suiça surpreendeu positivamente e, a exemplo do que já havia feito a Argélia contra a Alemanha, por detalhes a Argentina não foi eliminada! Mais uma vez neste Mundial, Messi fez boa jogada individual e serviu Di Maria para a conclusão fatal aos 14 minutos da 2ª etapa da prorrogação, depois de um 0 a 0 no tempo normal. No outro jogo...em Salvador, a Bélgica foi superior ao time norte-americano mas precisou da prorrogação para confirmar sua melhor condição e fazer 2 a 1. Só que antes, no tempo normal, a equipe dos Estados Unidos também teve chances de gol e não soube aproveitá-las. Projeções para a próxima fase, quartas de final, indicam jogos de maior dificuldade para qualquer um dos participantes. Tudo começa na sexta(04), no Maracanã, para França x Alemanha. Até agora quem jogou mais...os alemães, sem dúvida! Mas, tratando-se de duas grandes seleções, ambos os países já campeões do mundo, é muito difícil apontar prognóstico favorável a esse ou aquele! Depois, também na sexta-feira, o esperado Brasil e Colômbia, no Castelão, em Fortaleza. Analisando friamente...a Seleção Brasileira tem mais time...é melhor tecnicamente. Só que, por sua vez, a Colômbia foi quem teve menos complicações para conseguir classificação diante do Uruguai...lembram? Jogo de extremo perigo para o Brasil! Sábado(05) mais dois jogos para que conheçamos os semifinalistas: Argentina x Bélgica, na Arena Mané Garrincha, em Brasília; Holanda x Costa Rica, em Salvador. Os belgas não apresentaram nesta Copa, ainda, o futebol que se espera deles. Messi, obviamente, pode fazer a diferença para os sul americanos. E...na Baía de Todos os Santos...claro que fica fácil apontar os holandeses com maiores chances. Entretanto, a Costa Rica foi sensação da primeira fase e pode surpreender! Palpitando: as semifinais terão Brasil x Alemanha; Holanda x Argentina.
Impressionante como o Criciúma não pára de contratar! Nesta 3ª(01) foi a vez da chegada de Danilo Alves. Quem é? Tenho pouca lembrança dele atuando no Avaí durante o Campeonato Catarinense do ano passado. Mas, trata-se de um atacante que se utiliza da velocidade como principal “arma” para chegar ao gol adversário. Tem 23 anos, começou na Portuguesa de Desportos, e na atual temporada defendeu o Atlético Sorocaba, onde marcou 6 gols no Camp. Paulista, e o por último o Bragantino. Por sua vez, o Criciúma continua trazendo atletas com a intenção de reforçar seu elenco. Até o momento, em termos de nomes, só Zé Carlos causou certo impacto junto à torcida. Os outros...não!
Seleção da Colômbia terá que ser bastante "policiada" pelo time brasileiro. Destaque para o "10" James Rodríguez e o "4", Cuadrado.
.
Passarinho Arrepiado fazendo seu vôo habitual pela linda Florianópolis...descobriu que o volante França foi perdoado pela direção alvinegra e está reintegrado, trabalhando normalmente no Figueirense. O jogador, que já passou pelo Criciúma, capotou seu carro semana passada após festinha numa conhecida casa noturna da Capital. Conhecido por ser um atleta com comportamento extra campo duvidoso, França veio do Palmeiras para o Figueirense prometendo ser “bom menino”. Não resistiu às tentações noturnas de Floripa, deu com a “cara na parede” e agora vai tentar recomeçar tudo de novo!

terça-feira, 1 de julho de 2014

Oitavas da Copa sem grandes surpresas até agora!

São seis disputas já realizadas nas oitavas de final da Copa do Mundo. Até agora, nenhuma surpresa! Mesmo que tenha sido de forma dramática, o Brasil levou a melhor sobre o Chile; e a Colômbia diante do Uruguai. Nas três partidas seguintes, a Holanda bateu o México. Lembro que os mexicanos tinham o jogo “na mão” até os 42 minutos do 2º tempo!! Mas, seu treinador, Miguel Herrera, “puxou” o time pra trás...a Holanda cresceu e acabou virando o placar pra 2 a 1. Na briga entre Costa Rica e Grécia, jogo de baixo nível técnico! Empate em um gol no tempo normal, 0 a 0 na prorrogação e 5 a 3 para os costa-riquenhos nas penalidades. Sobre os jogos desta segunda-feira(30), a França mereceu passar pela Nigéria. Os africanos até que “endureceram o caldo” na 1ª etapa, mas na 2ª a França impôs sua melhor condição técnica e com alguns jogadores mais qualificados, como Benzemá e Valbuena, ganhou de 2 a 0. No outro confronto, a Alemanha passou um trabalho danado, mas conseguiu sua classificação ao bater a Argélia por 2 a 0...na prorrogação...depois de empate em 0 x 0 no tempo normal! Os africanos perderam vááárias chances e acabaram levando dois gols de quem tem, reconhecidamente, melhor qualificação técnica. O placar foi de 2 a 1 para os germânicos. Assim, vamos ter França x Alemanha em um dos embates das quartas. Interessante dizer que, pelo menos até o momento, nenhuma seleção mostrou aquele futebol de causar impacto positivo. Bons jogadores e alguma qualidade têm sido observados. Entretanto, nada parecido como, por exemplo, Paolo Rossi, Zico e Sócrates em 82, Maradona em 86, Romário em 94, Zidane em 98, os “Ronaldinhos” de 2.002...!! Por hora, Robben, o melhor holandês desta Copa, é o principal candidato a craque! Ou será que ainda dá pra acreditar que o argentino Méssi ou até mesmo Neymar vá superá-lo? Sim...talvez! Só que o Brasil, como um todo, tem de melhorar bastante! O aspecto coletivo tem influenciado bastante. O emocional também! Nitidamente, os jogadores estão sentindo muito o peso de jogar um Mundial no Brasil. Outra situação é que o técnico Luiz Felipe Scolari precisa alterar a formação do time e mudar o jeito de jogar. Senão...vamos continuar “vivendo um drama, amigo!”.
O uruguaio Luis Suárez, através de redes sociais, pediu desculpas pela agressão, através de uma mordida, no zagueiro italiano Chiellini, em jogo recente da Copa do Mundo. A atitude resultou no afastamento do atacante do Uruguai doMundial, como forma de punição. O jogador da Itália, por sinal, aceitou a solicitação de perdão dizendo que: “Está tudo esquecido!”. Há quem diga que a atitude de Suárez indica intenção de sensibilizar a FIFA para uma possível diminuição da pena. Não creio que os auditores do Tribunal de Lausanne, na Suiça, se comovam!
O Passarinho Arrepiado está em polvorosa! Ouviu que existe a possibilidade de o Brasil disponibilizar sua estrutura para sediar a Copa de 2.022!!! Sim...o Arrepiado não ta maluco, não!!! Acontece que, conforme a última escolha da FIFA, a sede é o Qatar. Entretanto, a própria entidade estaria repensando tal situação em razão das altas temperaturas que habitualmente são registradas por aquelas bandas do planeta. Devido a tais empecilhos, Joseph Blatter e cia. poderiam mudar de idéia e optar por outro país. Aí...pasmem...a presidenta Dilma Rousseff teria, então, sugerido que o Brasil seja novamente candidato!!! Será??!! Não acredito!! Massss...já imaginaram?? Huummmm...!! 

segunda-feira, 30 de junho de 2014

Sobrou emoção...faltou melhor futebol, Brasil!

Claro que valeu pela classificação às quartas de finais da Copa do Mundo. Mas a apresentação da Seleção Brasileira foi uma das piores na recente história dos mundiais. Acompanho jogos de Copa, ao vivo, desde 1.970 e por seu um apaixonado por futebol já vi “trocentas” vezes os vídeos de torneios anteriores. Do que vi e revi...a apresentação do Brasil contra o Chile foi a pior que já presenciei em copas, principalmente no 2º tempo! Os chilenos, mesmo sem apresentar “lá grande coisa” conseguiram ser melhores do que os brasileiros. Dentro do que penso sobre futebol, inadmissível uma atuação como a que vimos do Brasil. O começo até que foi animador! Então...numa bola parada, cruzada na área, os zagueiros Jara e David Luiz dividiram o lance. Gol do Brasil! As imagens indicaram que o último toque foi do defensor chileno. Mas, a FIFA confirmou o gol para David Luiz. Depois disso, o Chile cresceu...cresceu...e chegou ao gol de empate. Marcelo cobrou lateral, Hulk devolveu mal, houve a roubada de bola e o gol de Alexis Sánchez. A partir daí só deu Chile, inclusive na prorrogação quando uma bola, no finalzinho, foi chutada contra a trave do Brasil. As questões emocionais também influenciaram no comportamento da Seleção Brasileira e do jogo em si. O time do capitão Thiago Silva sentiu muito a pressão de jogar um mata-mata de copa em casa! Individualmente, o goleiro Júlio César teve grande atuação. Defendeu uma bola de Aránguiz, ainda no tempo normal, quase a queima roupa, e pegou duas bolas nas cobranças de tiro livre da marca penal. Teve sorte também...é importante frisar! A bola na trave, no último pênalte chutada por Jara, classificou o Brasil com o placar de 3 a 2. Os laterais do Brasil, outra vez, não jogaram bem. Daniel Alves...então, abusou de errar passes e, novamente, foi muito pouco ao ataque. Marcelo tenta ser efetivo e útil...mas está muito longe de mostrar o que já vimos dele próprio! Os dois zagueiros do Brasil, defensivamente, estavam desatentos no gol do Chile e, principalmente, David Luiz rifou muitas bolas para o ataque, sem noção do fundamento de passes. Entre os dois volantes, Luiz Gustavo voltou a mostrar boa regularidade e Fernandinho teve maior liberdade pra sair pro jogo. O meia Oscar também ficou devendo. Sua função tática de meia não foi executada...talvez por opção de Felipão que exige do atleta recomposição do sistema de marcação. O mesmo se diz em relação a Hulk. Como se fala popularmente...joga pro técnico! Ou seja, cumpre determinações do treinador e tem de voltar pra ajudar a marcar. Convenhamos...já não é grande coisa e ainda o esquema de jogo não o ajuda...!! Sobre Fred, continua sem corresponder. É verdade, entretanto, que as chances não são tantas assim. Mas, as poucas que aparecem, ele não aproveita!! Quanto a Neymar, foi quase que totalmente anulado pela forma de marcar do Chile. Além disso, exagerou nos dribles e jogadas individuais que, na sua grande maioria, não resultaram em perigo ao gol adversário.
Último pênalte batido pelo Chile. Bola bate na trave e o Brasil se classifica...no sufoco!!
.
O técnico da Seleção Brasileira, Luiz Felipe Scolari, precisa parar de ser teimoso! Algumas alterações no time estão “caindo de maduro”! Por favor...o futebol que está jogando Daniel Alves não o credencia para continuar na titularidade. Luiz Gustavo, pelo 2º cartão, não poderá ser usado contra a Colômbia. É mais provável que Paulinho retorne ao time, com Fernandinho fazendo a função de 1º volante. Mas há outros problemas para Felipão resolver...como fazer Oscar, Hulk e Fred renderem mais ofensivamente!!
O Passarinho Arrepiado assistiu com atenção a outra partida deste sábado(28), quando a Colômbia despachou o Uruguai, no Maracanã. Fez dois a zero ao natural. Os uruguaios sentiram muito a falta do atacante Suárez, suspenso pela FIFA. O toque de bola colombiano se sobrepôs ao adversário e, com merecimento, o time do bom James Rodriguez será adversário do Brasil na próxima fase da Copa do Mundo. James Rodriguez que, por sinal, protagonizou o gol mais bonito do Mundial, até agora, o 1º na vitória de 2 a 0. Ele também fez o 2º e, com 5 gols, é o novo artilheiro! Tende a ser um jogo diferente... Brasil x Colômbia. Ambos jogam e deixam jogar. Assim, imagino que quem for melhor na parte técnica e tática sai de Fortaleza, na próxima sexta-feira(04), classificado para a fase semi-final.