sexta-feira, 10 de junho de 2016

Será desta vez???

A pergunta se refere à primeira vitória do Criciúma fora de casa neste Campeonato Brasileiro da Série B. Ou seja, finalmente, tal feito nós veremos diante do Sampaio Corrêa?? Bem...resposta mesmo só nesta sexta depois das 22:30 quando o jogo já tiver acabado. Sobre projeções...fico imaginando um time em 5º lugar na tabela e praticamente 62% de aproveitamento contra outro que é último colocado...com menos de 5% em sua campanha!! Ressalto que o Sampaio é o único que, até aqui, não ganhou nenhum jogo, empatou um e perdeu seis nas sete rodadas já disputadas! O time maranhense é dono da pior defesa...18 gols sofridos; e tem um ataque que, juntamente com Joinville e Bragantino, marcou só 4 vezes!! O Sampaio Corrêa é treinado por Wagner Lopes, que já trabalhou no Criciúma, em 2.014, e tem no seu plantel alguns poucos jogadores mais conhecidos como o lateral Guilherme Santos, outro que já jogou no Tigre, além do volante Leo Gago, ex-Avaí e Vasco, e do zagueiro Rodrigo Arroz...que iniciou carreira no Flamengo. No mais, um grupo comum...e que, à distância, me parece ter como prioridade no torneio permanecer na Série B pra 2.017.
Em relação ao Criciúma, como destaque positivo...sua defesa que levou apenas 4 gols. Inclusive, está entre as menos vazadas da Série B ao lado de Vasco e Atlético (GO). Pesa contra si, entretanto, o fraco desempenho nas partidas realizadas fora de casa! Até agora...nas três vezes em que atuou longe do Heriberto Hülse, o Tigre só conquistou um ponto...aquele diante do Joinville! Nas outras duas partidas...derrotas pra CRB e Oeste. Já destacamos em outras postagens que o Criciúma não consegue se comportar de forma ousada e corajosa quando o palco não é o Majestoso!! Por que?? Pergunta, por enquanto, sem resposta convincente!! Sei que há necessidade de maiores cuidados quando os jogos ocorrem no campo adversário. No caso do Criciúma, contudo, há exagero nas precauções!! E...convenhamos que, nesta sexta-feira(10), no Castelão há certa obrigação do Criciúma em vencer!! Pra mim, arrisco a dizer que se há favoritismo, este pertence ao Tigre!! É uma questão de superioridade técnica, objetivos na competição e imposição do “mais forte”!! Alguma dúvida?? Não tenho!!

Passarinho Arrepiado me revela algumas informações sobre a recente transação que mexeu com o mercado da bola nas últimas horas. Ele jogou durante 7 anos e três meses no mesmo clube. Foi uma relação de muito mais “amor” do que problemas ou desilusões! Me refiro a Frederico Chaves Guedes, o Fred, atacante de 32 anos, que acaba de trocar o Fluminense pelo Atlético Mineiro. Jogou 288 jogos pelo Flu e marcou 172 gols. Ganhou quatro títulos pelo clube carioca, entre os quais, duas vezes o de campeão brasileiro! Foi referência e ídolo da torcida ...bastante respeitado até por adversários! Ganhava 800 mil reais por mês e os dirigentes do Fluminense, sem a verba da Unimed que praticamente sustentou o Clube durante alguns anos, se viram obrigados a reduzir custos! Fred tinha contrato com o Fluminense até 2.018 e, durante este período, estava previsto reajustes em seus vencimentos!! Ora bolas...NENHUM clube no Brasil de hoje tem condições de pagar tal quantia pra qualquer jogador seja ele goleador ou craque!! A realidade financeira é outra...pra grandes e pequenos!! Mesmo assim, o Galo se propõe a pagar 300 mil pra Fred e o restante, até chegar o que ele faturava no Flu, ficará por conta de parceiros comerciais. Então ta!!

quinta-feira, 9 de junho de 2016

Passeando pelo que acontece no futebol...!

Estamos numa semana “gelada” e sem jogos da Série A do Campeonato Brasileiro ou da Copa do Brasil. Mesmo assim, o que não falta é futebol pra ver na televisão! Afinal, com prosseguimento normal, temos a Série B, a Copa América e na próxima sexta-feira(10) o início da Eurocopa. Assim, dá pra analisar muito sobre o futebol que é jogado aqui, lá e acolá...!! Ah...tem ainda o Brasileiro da Série C, já em andamento, e a Série D, a quarta divisão nacional, que começa no próximo domingo(12). Inclusive, serão três clubes catarinenses na disputa: Brusque, Internacional e Metropolitano. Pra quem gosta de ficar por dentro do assunto...o Brusque está no grupo A-15 juntamente com J.Malucelli(PR), Madureira(RJ) e Novo Hamburgo(RS). Já o “Colorado Serrano”, do grupo A-16, terá pela frente o Linense(SP), mais PSTC(PR) e São Paulo(RS); e, o Metropolitano...que está no A-17, adversários...Caxias(RS), Ituano(SP) e Maringá(PR). São 68 clubes divididos em 17 grupos...com 4 cada. Passam à segunda fase do torneio o 1º colocado de cada chave e os 15 melhores segundo colocados. Na sequência...é “mata-mata”!! Boa sorte aos “catarinas”!!


Lembro, ainda, que este ano o Estado não tem nenhum representante na Série C. Então...as atenções se voltam pra D, B e A. Por enquanto, só o Vasco está “dando as cartas” na mesma disputa em que estão Criciúma, Avaí e Joinville. Foram apenas 7 rodadas...mais ou menos 1/5, 1/6 do Campeonato. A possibilidade que os jogadores têm de sair e ir jogar num clube de Série A e a janela de transferências ainda irão proporcionar algumas modificações nas equipes que pretendem alcançar objetivos mais ambiciosos! De qualquer modo, o Vasco já está acumulando alguma “gordura” pra não se incomodar lá na frente, caso haja queda de produtividade! Depois do Vasco, que tem 19 pontos...do 2º até o 11º...há uma diferença de apenas 6 pontos: 16 do Atlético(GO) e o Paraná...10!!  O Criciúma está no meio desse “bolo”. É o quinto na tabela com 13 e joga, na sequência, contra Sampaio Corrêa, fora, e Bahia e Tupi, no Heriberto Hülse. Destes, maranhenses e mineiros estão na zona do descenso. E...os baianos são adversários diretos na briga por um possível acesso. Se fizer 9 pontos contra esses três adversários...com certeza vai estar no G-4 se solidificando na tabela!! Entenderam bem??!!

Na Série A do Campeonato Brasileiro, destaque para os três primeiros colocados que estão igualados em quase todos os critérios de desempate! Corínthians, Grêmio e Internacional têm 13 pontos cada e a vantagem dos paulistas está no número de cartões vermelhos recebidos: 0 contra 1 do tricolor gaúcho! Já, o Inter, possui menos saldo de gols do que o rival “dos pampas” e, então, está em 3º. Isso não quer dizer, entretanto, que há elevada superioridade do “trio” em relação aos demais. Há e vai continuar existindo muitas oscilações e quem conseguir, pelo menos discreta estabilidade, pode se dar melhor na competição. Só pra se ter idéia, o Santa Cruz já foi líder, freqüentou o G-4 na maioria das rodadas e, hoje, está em 9º lugar!! Lá na “ponta de baixo” da tabela, imagino que o Cruzeiro vá conseguir melhorar sua campanha e deixar logo...logo o perigo das últimas colocações! No mais...tem um monte de “japonês”...!!

quarta-feira, 8 de junho de 2016

Criciúma 3 Brasil 0...ao natural!!

Jogando em casa...o Criciúma fez o que tinha de fazer!! Ou seja, aproveitou as oportunidades que foram criadas e, como manda o “figurino”, aplicou goleada pra cima do Brasil, de Pelotas, em uma noite de muito frio...nesta terça-feira(07). Já se sabe que, atuando em seu estádio o Tigre tem sido tigre e os adversários encontram poucos espaços e não conseguem obter volume de jogo pra poder “furar” a defesa tricolor. Pelo menos neste Campeonato Brasileiro tem sido assim. Afinal, jogando no seu campo o Criciúma tem 100% de aproveitamento!! Pelo que vi do jogo e a vitória com autoridade pra cima dos gaúchos, achei que o Brasil “bateu” demais! Exagerou nas faltas!! Outra situação que influenciou no baixo rendimento da equipe pelotense, o fato de ter uma equipe com média de idade superior a 30 anos. O Criciúma, por sua vez, a média é pouco mais de 20!! As ausências de Barreto e Raphael Silva não foram sentidas. Mesmo que não tenha jogado o “fino da bola”, como costumo me referir, mas os jogadores escalados por Roberto Cavalo demonstraram empenho, razoável qualidade...para as circunstâncias de uma Série B, e...aplicaram 3 a 0 sem qualquer contestação!!
No placar construído, o Criciúma fez 1 a 0 logo a 45 segundos de jogo! Pra mim, cochilo da defesa do Brasil...Élvis “enfiou” uma bola entre os zagueiros do adversário e Roberto bateu cruzado, vencendo o goleiro Eduardo Martini. O 2º gol do Criciúma aconteceu no finalzinho da 1ª etapa. Olhem só...Gustavo estava auxiliando a defesa e arrancou em contra-ataque usando o que ele tem pouco: velocidade! Avançou do campo de retaguarda do Criciúma e, já de dentro da área do Brasil, bateu cruzado. Roberto dividiu com o goleiro e, na sobra, Juninho ficou com o gol escancarado pra decretar 2 a 0. No 2º tempo, mesmo com algumas alterações efetuadas pelo seu treinador, Rogério Zímermann, o Brasil continuou sem muita inspiração e o Tigre ampliou após cobrança de escanteio da direita. Alex Maranhão bateu no 1º pau, Roberto desviou de cabeça e, na 2ª trave estava o zagueiro Nathân que bateu de cabeça pro fundo das redes. Três a zero...sim, ao natural!!

Luiz não teve muito trabalho pois o Brasil criou pouco. Uma defesa ou outra sem grandes dificuldades. Errou numa saída de bola que acabou “abafada” pela defesa do Criciúma. Nota 6. Ezequiel voltou depois de suspensão e jogou bom futebol! Sempre se utilizando do que tem de melhor: a facilidade em apoiar e ajudar o sistema ofensivo. Nota 7. Na zaga, a estréia de Ferron foi tranqüila. Nota 7. Outro que vem jogando bem e passando cada vez mais confiança a quem o acompanha é o bom Nathân! Além disso, foi premiado com um gol...o que fechou o placar! Nota 8. Com o passar dos jogos, Niltinho está sendo muito útil na lateral e, imagino, Roberto Cavalo nem pensa mais em fazer retorná-lo para o ataque! Marlon continua machucado e Niltinho está se adonando da posição!! Andou se estranhando com alguns atletas do Brasil e, pra se “vingar” quis fazer firulas quando a vitória já estava garantida. Nota 7. No meio, João Afonso realizou bom jogo...firmeza na marcação e sentido preciso de cobertura! Um dos melhores do Criciúma em campo! Nota 8. Olha...acho que Barreto, quando estiver recuperado de lesão, vai “curtir” um banco, hein?! Douglas Moreira apareceu bastante nas jogadas de armação do meio e parece ter “casado” bem com João Afonso. Nota 7. Outro “7” pro garoto Juninho. Fez gol e jogou mais próximo da área adversária. Gradativamente...vai crescendo seu desempenho! O rendimento mais baixo do meio campo foi de Élvis. O camisa dez do Tigre errou passes e suas jogadas de bola parada não tiveram a mesma eficácia de outros jogos. Verdade seja dita...a assistência para o gol de Roberto foi sua!! Nota 6. No setor de frente, Roberto fez seu melhor jogo depois que chegou ao Criciúma. O gol...as jogadas de velocidade e as bolas de linha de fundo foram seus principais méritos! Nota 8. Sobre Gustavo, atuação bastante participativa no aspecto coletivo. Só lhe faltou o gol!! Nota 7. Foram usados também Alex Maranhão em lugar de Élvis...nota 6; Diego Giaretta...6...substituindo a Niltinho que saiu por cansaço; e, Gabriel Leite...na vaga de Juninho, mas sem tempo pra mostrar algo. E...o técnico Roberto Cavalo que merece nota 8 por ter escalado um time ofensivo e comprometido, na busca da vitória!! 

terça-feira, 7 de junho de 2016

Jogou até quando as pernas suportaram...!!

Foi num jogo contra o União Frederiquense, da cidade de Frederico Westphalen, que Paulo César Baier resolveu encerrar sua longa carreira de atleta profissional de futebol. Baier escolheu o São Luiz, da sua cidade natal, Ijuí, pra se “despedir da bola”! A partida acabou empatada em 0 a 0...mas, o que mais importou foi o fim de uma trajetória irreparável que começou e terminou lá mesmo, no São Luiz! Isso...em 1.995 chegando até o último fim de semana. Pela ordem cronológica foram 21 anos atuando por, então, São Luiz, Criciúma, Atlético Mineiro, Botafogo, Vasco, América Mineiro, Santos, Pelotas, de novo o Criciúma, Goiás, Palmeiras, retornou pro Goiás, Sport, Atlético Paranaense, outra vez no Tigre, Ypiranga, Juventude e o São Luiz...pra fechar o ciclo. Ostenta a marca de ter sido o segundo maior goleador da história dos pontos corridos no Campeonato Brasileiro: 106 gols. Só Fred, do Fluminense, o supera com 114 gols.
Títulos e conquistas não faltaram a Paulo Baier! Entre os principais...o de campeão do Torneio Rio-São Paulo, pelo Vasco; da Copa Sul-Minas e estadual mineiro, respectivamente em 2.000 e 2.001, pelo América; em 2.009, com o Sport, no Campeonato Pernambucano; e vice-campeão da Copa do Brasil, pelo Atlético Paranaense, em 2.013. Claro que, para a torcida do Criciúma, ficou “carimbada” sua passagem pelo Clube em 1.998, quando ajudou a ganhar o Campeonato Catarinense e, obviamente, em 2.002 como uma das principais “armas” da equipe que foi campeã no Brasileiro da Série B. O acompanhei de perto nas suas três passagens pelo Criciúma e em todas mostrou ser atleta dedicado e comprometido com os objetivos traçados. Sem dúvida alguma...qualidade técnica de muito bom nível e, convenhamos, jogou até enquanto o seu corpo suportou!! Talvez siga a carreira de técnico. Vou torcer pra isso, pois se trata de alguém que conviveu vestiário e o mundo do futebol por vários anos com elevado grau de profissionalismo. Além disso, aprendeu muito e, com certeza, saberá ensinar...!!
Meio que desiludido com o futebol, Paulo Baier quase abandonou o futebol no começo de 2.002. Pois...foi numa partida pela Copa Sul-Minas daquele ano que Paulo Baier deu uma “guinada” na sua carreira. O confronto reuniu Pelotas e Criciúma...4 a 4 o placar final, com atuação impecável de Baier. Ele, inclusive, fez um dos gols da equipe pelotense. O então presidente Moacir Fernandes usou de sua costumeira habilidade e, mais do que rapidamente, viabilizou a vinda do atleta para o Criciúma. Naquele ano, com Edson Gaúcho no comando do Tigre, Paulo Baier teve que rever conceitos em relação à sua posição tática. O treinador queria que Baier tivesse maior liberdade pra entrar em diagonal e jogar sempre apoiando. O jogador, por sua vez, ficou temeroso quanto à tal mudança...questionando Édson Gaúcho. Este, entretanto, foi bem claro: “Ou faz assim ou eu peço pro Cléber Gaúcho jogar na direita e você vai pro banco de reservas!!”. Assunto encerrado!! Paulo Baier aceitou as determinações do técnico e foi um dos destaques naquela temporada! E...quem tem boa memória lembra que, justamente, por jogar como queria Édson Gaúcho, foi que Baier, dentre outras atuações, foi peça-chave na decisão do título da Série B, contra o Fortaleza, marcando três gols na vitória do Criciúma por 4 a 1!! Como é bom recordar o que é bom...hein??!!

segunda-feira, 6 de junho de 2016

Criciúma tem comportamento diferente em jogos fora de casa.

Por que? Entendo que seja um mau costume de muitos times do futebol brasileiro! As vezes o próprio treinador é quem determina tal postura. Em alguns casos, entretanto, há uma retração meio que ao natural dos jogadores dentro de campo. No caso do Criciúma, há MUITO tempo é assim!! Joga em casa...na grande maioria das oportunidades é um verdadeiro Tigre! Fora, contudo, vira um “gatinho”!! Masss ...no jogo de Osasco em que perdeu pro Oeste por 1 a 0, o campo bastante molhado atrapalhou, pois choveu muito antes de a bola rolar. O Criciúma saiu reclamando também da arbitragem. E, pelo que pudemos constatar, o tal de Eduardo Tomás de Aquino Valadão, cidadão de Goiás, errou ao não validar um gol legítimo do Criciúma, numa cabeçada de Nathan. Só o juiz viu falta no lance! Da mesma forma, o “sêo” Eduardo Tomás se equivocou ao não dar uma penalidade clara de Felipe Rodrigues, defensor paulista, que puxou Raphael Silva dentro da área. Dois “pecados” do “cara do apito” que acabaram influenciando decisivamente no resultado final!! Reclamar? Não adianta!! Lembram que já coloquei em outras postagens que os árbitros são “intocáveis”??!

Ainda sobre a atuação do time dentro de campo, a responsabilidade recai sempre sobre o comandante técnico!! É claro e evidente que, longe do Heriberto Hülse, o Criciúma fica esperando o adversário em seu campo, demonstrando que prefere adotar uma postura mais defensiva...abdicando de marcação mais firme à frente... perto dos zagueiros oponentes! Enquanto não corrigir isso ou rever conceitos, Roberto Cavalo e seus pupilos vão continuar oscilando na Série B do Campeonato Brasileiro! Assim, já se sabe que, diante do Brasil, de Pelotas, em casa, na próxima terça-feira(07), o Criciúma vai jogar pressionando o rival; e...depois, contra o Sampaio Corrêa, no Maranhão, de novo...aquela forma mais recuada de jogar!!  Que dificuldade, hein?? Vale frisar, ainda, que tanto Ezequiel quanto Barreto fizeram falta e, a ausência de ambos, acabou também por contribuir com problemas de marcação e cobertura que o Criciúma apresentou perante o Oeste. Nota pra Roberto Cavalo? Vamos de “5”!! Ah...também é preciso destacar que, na 2ª etapa, o Criciúma atacou mais e ficou mais com a bola. No entanto, criou MUITO pouco em termos de “perigo” à meta inimiga!!

Luiz voltou a ter atuação mais abalizada! Defendeu uma penalidade e realizou, pelo menos, mais duas defesas de elevado grau de dificuldade! Nota 7. O lateral Lucas Taylor foi extremamente infeliz em sua estréia com a camisa do Criciúma. Teve culpa, sim senhor, no gol do Oeste! De forma ingênua marcou a bola e descuidou do atacante Léo Artur que ficou à vontade pra marcar o tento da vitória da equipe paulista! (Comemoração na foto acima.) Além disso, tímido e inseguro, Lucas Taylor rendeu muito pouco na parte ofensiva. Nota 3. Saiu pra entrada de João Afonso, este no meio-campo e deu provas que, recondicionando-se física e tecnicamente, vai “brigar” pra ser titular! Nota 6. Por sua vez, Raphael Silva, novamente, foi eficaz na marcação e firme nas bolas aéreas! Nota 7. Nathan acompanhou o bom futebol de seu parceiro de setor. Até marcou um gol legal, mas que foi injustamente anulado pela arbitragem! Nota 7. Talvez a forma mais recuada de o Criciúma jogar fez com que o lateral Niltinho tivesse aparecido menos nas jogadas de apoio. Mesmo assim, foi ele quem sofreu a penalidade desperdiçada por Élvis. Nota 6. Ricardinho, com seu “feijão com arroz”, continua sendo jogador sem muito “sal”!! Seu rendimento é sempre de muitos toques pro lado, sem maior eficiência seja pra defender e marcar...ou atacar!! Nota 5. Curiosamente, desta feita, Douglas Moreira não reeditou outras boas apresentações! Foi substituído no intervalo porque esteve “sumido” na etapa inicial!! Nota 4. Entrou em seu lugar Alex Maranhão que pouco produziu...também! Continuo esperando mais do seu futebol! Nota 5. Juninho, novamente, foi discreto...sem arrancadas ou dribles, características  sua! Nota 5. Em seu lugar foi usado Hélio Paraíba, atacante de área que dividiu espaços com Gustavo. Alteração que não surtiu efeito desejado. Nota 4 pro ex-centroavante do Guarani, de Palhoça. Outro “5” pra Élvis por errar tantas jogadas de bola parada....inclusive o pênalte, defendido pelo goleiro Felipe Alves, do Oeste. No ataque, Roberto Lutou muito, correu e...só!! Nota 5 também pra ele e pra Gustavo, este preso entre os zagueiros, sem chances pra concluir a gol!