sábado, 25 de agosto de 2018

Tigre foi “parar no hospital” em Maceió!!

Depois de ter sido, literalmente, “atropelado” no Estádio Rei Pelé, o Tigre teve que dar uma passada num hospital da capital alagoana pra receber atendimento de “primeiros socorros”!! Caramba...o Criciúma não viu a “cor da bola” e, com absoluta naturalidade e justiça, foi derrotado por 3 a 0 pelo CSA!! O jogo mostrado pelos comandados de Mazola Júnior voltou a ser abaixo da crítica! Pra se ter uma ideia, o lance de maior perigo complementado a gol pelo Criciúma se deu a 44 minutos da 2ª etapa em chute de Zé Carlos que bateu na trave e, no rebote, Joânderson concluiu pra fora!!
Com este resultado, o Criciúma atingiu 4 jogos no returno sem vitória: foram dois empates e duas derrotas! A situação, em termos de campeonato, se mantém. Ou seja, mesmo “raspando”, o Criciúma permanece fora da zona do descenso! E, como todos sabemos e temos absoluta consciência, este é o principal objetivo dos atuais dirigentes que não montaram uma equipe competitiva a ponto de almejar algo mais ousado!! Sem querer ser repetitivo e, já sendo, o “campeonato” do Criciúma é de luta por permanência na Série B! Qualquer coisa que vier acima da posição doze/dez na tabela, deverá ser muito comemorada!!
Sobre o jogo em si e a décima derrota do Criciúma no torneio, convenhamos que Belliato “colaborou” um pouco em dois dos três gols do adversário. Nem por isso deixa de ser bom goleiro e substituto à altura pro titular Luiz. Entre os dois laterais, Carlos Eduardo foi envolvido pela boa movimentação de Neto Berola; e, Marlon pouquíssimo produziu na parte ofensiva. Em relação aos dois zagueiros, Nino esteve mais seguro do que Liel. Quanto ao meio de campo, este “não jogou”! Jean Mangabeira falhou em alguns lances comprometendo todo o sistema de marcação! Luiz Fernando voltou a ser “auxiliar de lateral” pela esquerda; Élvis esteve “sumido”, sendo substituído no intervalo; e, Eduardo foi o menos improdutivo do setor! No ataque, Zé Carlos conseguiu aquele chute que me referi...a 44 do 2º...muito pouco pra um centroavante; e, Vítor Feijão que correu bastante e teve um gol mal anulado pela arbitragem quando a partida já estava com vitória definida pro time da casa! Dos que entraram, Marlon Freitas, Joânderson e Patrick... só o garoto emprestado pelo Grêmio deixou melhor impressão!! A luta e o drama continuam! Terça(28) tem o Guarani em casa...de novo em jogo de “vida ou vida”, entenderam bem??

quarta-feira, 22 de agosto de 2018

Criciúma jogou bem! Resultado de empate foi justo! E...não adianta reclamar da arbitragem!! Ela é corporativista, vingativa e intocável!!

Criciúma e Coritiba realizaram um bom jogo no estádio Heriberto Hülse! O placar de  2 a 2 acabou justificando a atuação de ambas as equipes! O Tigre foi superior na 1ª etapa, abriu 2 a 0...o Coxa “ganhou” um gol no último minuto, após sucessivas falhas em todos os setores do Criciúma; e, no tempo final, o maior volume de futebol mostrado foi dos paranaenses! Então, de modo geral, não há o que reclamar!! E, se o Criciúma cometeu falhas, o adversário também errou! Ambos tiveram chances desperdiçadas e, no caso do time da casa, dois contra-ataques não foram aproveitados quando havia vantagem no marcador!!
O técnico Mazola Júnior promoveu alterações no 2º tempo pra tentar melhorar o rendimento ofensivo e não obteve resultado esperado. Há de se levar em conta, também, que o visitante possui alguma qualidade e, a exemplo do Criciúma, tem objetivos na competição. Aliás, o Coritiba se considera time de Série A que está, momentaneamente, na B!! Lá a exigência é maior, há mais cobrança...enquanto por aqui a meta é permanecer!! Entenderam bem??
Na marcha do placar...pênalti bem marcado e convertido com sabedoria por Zé Carlos. Depois, Vítor Feijão estava bem posicionado pra fazer 2 a 0 pro Criciúma. Já, na primeira conquista dos paranaenses, o mesmo Vítor Feijão errou na frente e ninguém tricolor teve competência pra impedir que a bola fosse cruzada pra área do Criciúma e acabasse no fundo das redes de Belliato. Na volta do intervalo, o Coritiba demonstrou mais força ofensiva e conseguiu seu gol de empate, após penalidade que houve e foi bem batida!
Depois do jogo, muitas reclamações por parte do Criciúma quanto ao trabalho do trio gaúcho que apitou comandado por Daniel Nobre Bins. Insisto que não adianta nada ficar jogando a culpa na arbitragem! Se até na Copa da Rússia, com o mundo inteiro vendo, mais uma equipe para revisar lances através de vídeos, ocorreram erros absurdos...imagina numa Série B de Campeonato Brasileiro onde não há os mesmos recursos!! Claro que o tal de Daniel e, principalmente, o bandeirinha “2”, aquele que correu à frente das cabines, o Sr. Lúcio B. Flor, marcaram alguns lances duvidosos pró-Coritiba!! Só que não resolve nada reclamar da “raça”!! Insisto que eles são unidos, vingativos e muito raramente são penalizados por erros cometidos!! A notícia de que o Criciúma “berra” contra esse ou aquele árbitro corre rapidinho e, se “eles” quiserem, ferram com o Tigre...sem dó!!

domingo, 19 de agosto de 2018

Sem invenções...Mazola Júnior!!

Não discuto a qualidade técnica do lateral Suéliton!! Contudo, seu vigor físico há tempo não é mais o mesmo!! Outro dia, vendo um jogo no H. Hülse, até disse: “Óh...Suéliton e linha de fundo acabaram de ser apresentados!”. Assim, entendo que Carlos Eduardo deveria ser mantido na lateral-direita do Criciúma para o jogo contra o Coritiba, na próxima rodada do Campeonato Brasileiro! Só motivos relacionados à lesões ou suspensão, o que não é o caso, justificariam tal modificação!
Outras duas situações que não concordo...a saída de Marlon Freitas para a entrada de Luiz Fernando; e, Zé Carlos na vaga de Joânderson. Longe de ser brilhante e um primor no quesito técnico, Marlon Freitas tem mostrado futebol suficiente pra continuar sendo titular no “pobre” time do Criciúma!! Além do mais, Luiz Fernando em nenhum momento justificou preferência dada a ele tanto por Argel Fucks e, agora, com Mazola Júnior! Sobre Zé Carlos, razões idênticas às de Suéliton. Ou seja, ausência de melhor condição física e, por consequência, maior potencial de competitividade!!
De qualquer modo, há de se levar em conta que o treinador é quem trabalha no dia a dia com os atletas e, dentro do que ELE, Mazola, acredita...está escalando o que o plantel pode oferecer de melhor!! Por outro lado, nós estamos “de fora” e emitimos opinião cfe, o que vimos e observamos!! Além disso, quem acompanha futebol tem opinião própria e o assunto, em si, tradicionalmente gera polêmica!
Quanto à partida perante o Coritiba é mais uma daquelas em que há obrigatoriedade de vitória! Aliás, se formos analisar friamente, ambos precisam urgentemente dos 3 pontos! O Coxa não vence há 4 rodadas. E, o Criciúma perdeu invencibilidade de 5 jogos e voltou a ficar só um ponto em relação à zona do rebaixamento. Pra nós que estamos mais diretamente ligados ao Criciúma, temos a certeza de que ganhar do Coritiba é uma questão de continuar sobrevivendo numa “guerra” que só vai acabar em novembro!!

Passarinho Arrepiado acompanhou atentamente a última convocação da Seleção Brasileira. Depois do Mundial da Rússia, o Brasil volta a jogar mês que vem. Os amistosos contra Estados Unidos e El Salvador fazem parte da preparação para a Copa América no Brasil, que acontece nos meses de junho e julho do ano que vem. As próximas convocações já tem data para acontecer: dias 21 de setembro e 26 de outubro.
Confira a lista:
  • Goleiros: Alisson (Liverpool), Hugo (Flamengo), Neto (Valencia).
  • Defensores: Alex Sandro (Juventus), Dedé (Cruzeiro), Fabinho (Liverpool), Fagner (Corinthians), Felipe (Porto), Filipe Luís (Atlético de Madrid), Marquinhos (PSG), Thiago Silva (PSG).
  • Meio-campistas: Andreas Pereira (Manchester United), Arthur (Barcelona), Casemiro (Real Madrid), Fred (Manchester United), Lucas Paquetá (Flamengo), Philippe Coutinho (Barcelona), Renato Augusto (Beijing Guoan).
  • Atacantes: Douglas Costa (Juventus), Everton (Grêmio), Roberto Firmino (Liverpool), Neymar (PSG), Pedro (Fluminense), Willian (Chelsea).