sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Há 34 anos...Criciúma 4 Flamengo 2!! Lembram disso??

Eu estava no estádio Heriberto Hülse como expectador e, confesso a vocês, nem pensava que quatro anos mais tarde estaria na “pista” fazendo reportagens. O dia 25 de fevereiro de 1.982 caiu numa quinta-feira, dois dias depois de acabar o Carnaval daquele ano. Lembro bem que o Criciúma havia se preparado com treinamentos fortes e concentração rígida para um mero jogo amistoso! Só que o adversário viria a ser o “todo poderoso” Clube de Regatas Flamengo que, na oportunidade, ainda vivia seus momentos de glória pelo fato de ter conquistado o Mundial de Clubes em Tóquio, no dia 13 de dezembro de 1.981...pouco mais de dois meses antes. A foto abaixo trás lembranças desta data. Me recordo como se fosse hoje: a cidade parou! Era tudo diferente dos dias atuais!! A começar pelo próprio Criciúma que ainda vestia a camisa azul e branca e não tinha havia conseguido tal projeção em nível estadual...muito menos nacional como ocorreria algum tempo depois!!

O presidente do Clube era Domerval Zanatta, hoje já falecido, e que prometia a montagem de um time bastante competitivo com o intuito de, finalmente, derrubar a hegemonia do Joinville no Campeonato Estadual! O jogo foi tão aguardado que horas antes já se observava filas no entorno do estádio Heriberto Hülse que não era todo coberto como atualmente, não tinha fosso , mas um alambrado que separava o gramado das arquibancadas. Naquele tempo, existia a “geral”...hoje a mesma parte do estádio onde ficam as cabines de imprensa. Quanto ao Flamengo, dos titulares só não vieram o goleiro Raúl e o atacante Tita. Desfalques que, convenhamos, não foram decisivos para a derrota do campeão do mundo no Majestoso!! As torcidas ficaram misturadas e notava-se que camisas azuis estavam praticamente juntas às rubro-negras por toda a arquibancada! Vivíamos um tempo em que os clubes cariocas tinham apelo popular muito grande e as coisas funcionavam desta forma: se torcia pro Flamengo, Vasco... principalmente estes, e, depois, o Criciúma. Claro que o estádio ficou dividido!! Veio flamenguista de tudo quanto foi parte do Estado! A então RCE/TV gravou o jogo e, assim que a partida terminou, pôs no ar o VT...na íntegra!! Saí tão alegre e satisfeito do estádio que corri pra casa afim de ver tudo de novo a inesquecível jornada do Criciúma!!

Bola rolando e há 9 minutos e meio da 1ª etapa, Luiz Freire, meia do Criciúma avançou em direção ao campo adversário e arriscou chute de longa distância. A bola bateu no travessão superior, nas costas do goleiro flamenguista e foi pro fundo das redes...no “gol do Colegião”! Imaginem a festa feita pelo torcedor do Criciúma!! Alguns não acreditavam!! Afinal, o “Azulão” estava ganhando do recém campeão mundial de clubes!! Tinha gente no estádio que apostava numa virada flamenguista em questão de minutos! Ledo engano!! O Criciúma abriu 3 a 0...com mais dois gols do atacante Vargas. Só que o Flamengo encostou...3 a 2 com Zico marcando ambos os gols. E, já quase no fim da partida, Naldo encarregou-se de “matar” os cariocas!! Quase 15 mil torcedores se amontoaram  no Heriberto Hülse(naqueles dias não cabia mais!) e aplaudiram de pé o feito do Criciúma pra cima de Leandro, Andrade, Zico e cia.!!!

Detalhes técnicos? Pois bem...Dalmo Bozzano apitou o jogo. O Criciúma, do técnico Lori Sandri,  jogou com Zé Carlos; Assis, Larry, Eduardo e Álvaro; Edmar, Paulinho Criciúma e Luiz Freire; Mica(Naldo), Vargas(Dagoberto) e Anchieta(Rodrigues). O Flamengo, treinado por Paulo César Carpegiani, teve Cantarélli; Leandro, Figueiredo, Marinho(Môzer) e Júnior; Vítor, Adílio e Zico; Popéia(Andrade), Nunes e Lico. Na foto abaixo aparecem Nunes e Larry. Muito boas lembranças!!


quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

O desvio de Raphael Silva foi fatal!!

O lance que definiu o jogo com placar de um a zero para o Atlético Paranaense aconteceu aos 42 minutos do 2º tempo. O melhor da partida, o atacante Wálter, dominou a bola na intermediária ofensiva, pelo lado esquerdo e cruzou pra área. Houve descuido da defesa do Criciúma porque 3 jogadores do adversário trocaram passes até a conclusão do volante Otávio, da entrada da grande área...pelo meio. A bola chutada pelo “7” do Atlético desviou na altura do quadril de Raphael Silva e tirou completamente o goleiro Luiz da jogada: 1 a 0 pra “eles” e a confirmação de que o Criciúma não tem mais chances de classificação na Primeira Liga! Claramente o Criciúma foi pra Curitiba com intenções de se defender e, dependendo das circunstâncias do jogo, arriscar um contra-ataque pra surpreender o Atlético. Covarde a proposta de jogo? Não considero desta forma!! Todos sabemos que o Criciúma não tem um time pronto e muito menos com qualificações à altura de enfrentar o Atlético, em sua temida Arena da Baixada, de igual pra igual!!
O técnico Roberto Cavalo sabe até onde pode ir e colocou em prática uma idéia tática conforme os limites que ele possui em seu plantel. O Criciúma precisa e ainda vai continuar necessitando de correções por toda a temporada! Então ...sem demonstrar passividade, precisamos entender que as coisas podem melhorar de forma gradativa!! Me arrisco a afirmar que o Criciúma não jogou mal...deu vexame ou coisa parecida! Todos nós que acompanhamos e gostamos do Criciúma sabemos das deficiências e fragilidades do time como um todo. O próprio Roberto Cavalo e sua comissão técnica também têm sua limitações!! Então...amigo leitor, só com muita superação e trabalho o Criciúma poderá jogar mais e melhorar sua performance nas competições que disputa e as que estão por vir! A não ser que haja contratações de vulto e de grande qualidade, com maior custo financeiro ...o que, particularmente, não creio que ocorra, pelo menos por enquanto!
Individualmente, Luiz foi um dos melhores do Tigre! Fez defesas importantes e, no gol que tomou, foi “traído” pelo desvio de Raphael Silva. Nota 7. Ezequiel realizou bom jogo com boas investidas no ataque e trabalho razoável, defensivamente. Nota 7. Raphael Silva teve muito trabalho pra marcar o atacante Wálter e, na maioria das vezes, ficou em desvantagem! Nota 5. Já, seu parceiro, Diego Giaretta, se confundiu com Marlon no lance que originou o gol do Atlético. Além disso, em outros lances, tanto um quanto outro se mostraram inseguros!! Nota 4 pra ambos! No meio, Barreto e Douglas Moreira se preocuparam mais em marcar do que em sair pro jogo. Lembro a quem nos acompanha que o gol do Atlético foi marcado por um volante que chegou à frente da área do Criciúma para finalizar! Nota 5 tanto pra Barreto quanto pra Douglas Moreira. Élvis teve altos e baixos na partida. Vontade não lhe faltou...só que seu futebol, objetivamente, precisa aparecer mais! Nota 5. Na frente, Róger Guedes foi o melhor com dribles, combinações pela direita e chutes contra a meta adversária. Nota 7. Jhêimy , desta vez, estava apático e, ainda no 1º tempo, sentiu lesão muscular e acabou substituído. Nota 4. Sobre Bruno Lopes...avaliação com nota 5 pela sua entrega e participação. Masss... com muito pouco rendimento ofensivo! Dos que entraram, Ricardinho, Jéfferson e Natân... apenas Ricardinho teve mais tempo de mostrar algo. Jogador que é voluntarioso, mas rendimento mesmo, efetivo...se viu muito pouco! Nota 5. Ainda como observações sobre o jogo, Roberto Cavalo merece nota 6...e nota 10 pra grama sintética que realmente possibilita um jogo mais rápido, assim como também para o público: 35.746 expectadores que proporcionaram uma renda de 546 mil reais!! 

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

De olho na Sul/Minas/Rio...de olho no Catarinense!!

É o que vai vivenciar o torcedor do Criciúma nesta quarta-feira(24). Ocorre que o Tigre estará na Arena da Baixada, em Curitiba, pra cumprir seu segundo compromisso pela Copa Sul/Minas /Rio. As atenções para com o Campeonato Estadual se fazem necessárias porque o Criciúma pode perder a vice-liderança da competição e se complicar nas duas últimas rodadas...contra Metropolitano, em casa, e Chapecoense, no Oeste. É só observar a tabela de classificação e perceber que no jogo Internacional x Joinville, em Lages, havendo vitória dos donos da casa, o Tigre será ultrapassado pelo colorado serrano. Além disso, seria bom dar uma “secada” na Chapecoense que enfrenta o Metropolitano, em Chapecó. Assim...que tal o Metrô “aprontar” no Índio Condá e o Joinville “brecar” o bom momento do Inter?? Caso isso ocorra, o Criciúma estará “vivinho da silva” nas duas últimas rodadas para ainda tentar sonhar com o título do turno!
Sobre a Copa Sul/Minas/Rio...o único jogo deste meio de semana ocorrerá em Curitiba no novo piso, agora de grama sintética, estádio do Atlético(foto acima). Importante frisar que não é o mesmo tipo de gramado que se vê por aí em campos de futebol suíço ou futebol sete. A preparação e a qualidade são diferentes...tudo com o objetivo de haver mais semelhança com o chão comum  e sua grama natural! Depois de pronto, a FIFA inspeciona e aprova ou não o novo piso. Já se sabe que a bola fica mais rápida e, por conseqüência, há maior probabilidade de o jogo ser mais corrido! O Criciúma vai encontrar dificuldades pra se adaptar? Talvez! Masss...é bom lembrar que, se o Tigre não está acostumado a jogar em grama sintética, o Atlético também não!! Afinal, a inauguração ocorrerá, justamente, nessa partida entre Atlético e Criciúma!! Que a novidade não seja desculpa por eventuais falhas ou “furadas” de quem estiver em campo!!

Criciúma treinou no Ginásio Colombo Salles...experimentando a grama sintética!

Quanto às questões técnicas, está claro que o Criciúma é franco atirador diante do “Furacão”! Ele, Atlético, tem o favoritismo pra si...o que é absolutamente natural! Quem sair vencedor irá pra rodada final podendo até empatar pra se garantir na próxima fase do torneio. Na classificação, o Atlético tem 3 pontos, Fluminense também 3, Criciúma e Cruzeiro...um ponto cada. Só que cariocas e mineiros já tem dois jogos. Portanto, boas chances pro ganhador do embate na Arena, nesta quarta! Ambos os treinadores pretendem colocar em campo o que cada um tem de melhor! Cristóvão Borges deve mandar a campo o seguinte time: Wéverton; Eduardo...aquele que jogou no Criciúma e no Jonville, Christián Vilches, Paulo André e Sidcley; Deivid, Otávio e Vinícius; Marcos Guilherme, Ânderson Lopes e o “gordinho” Wálter. Já, Roberto Cavalo, no Criciúma...a mesma formação que começou o jogo contra o Guarani, no último fim de semana pelo Catarinense: Luiz; Ezequiel, Raphael Silva, Diego Giaretta e Márlon; Barreto, Douglas Moreira e Élvis; Bruno Lopes, Jheimy e Róger Guedes. 

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Criciúma jogou pouco e não mereceu melhor sorte contra o Guarani!

Foi uma apresentação abaixo da média que vinha sendo mostrada pelo Criciúma dentro de casa! Literalmente o Tigre foi “engolido” pelo bom sistema de marcação do time adversário. O volante Jáckson, ex-Criciúma, inclusive, ganhou quase todas as jogadas de “segunda bola” no meio campo. Em alguns momentos a partida foi meio que sonolenta por parte do time de Roberto Cavalo. Pra quem não viu o jogo...o Criciúma teve mais tempo de posse de bola só que não criou oportunidades claras pra furar o bloqueio da equipe de Sérgio Ramirez. Este, por sinal, soube armar seu time pra tirar os espaços do Criciúma. Faltou poder de criação e imposição a Élvis, Roger Guedes e cia. Vale frisar que o Criciúma conseguiu só uma possibilidade mais escancarada de gol com Élvis que chutou e o zagueiro tirou quase em cima da linha...após a bola passar pelo goleiro Tiago Rodrigues. Isso foi no 1º tempo. Já, no 2º, as duas melhores chances foram do Guarani... e não do Criciúma que jogava em casa e ainda briga pelo título do turno!! Uma aconteceu aos 4 minutos do 2º tempo quando o atacante Adriel conseguiu ficar cara a cara com o goleiro Luiz e desperdiçou oportunidade. Na outra, já se encaminhando pro fim de jogo, a 35 minutos, com Alex Maranhão que se aproveitou de uma indecisão da zaga pra chutar e exigir boa defesa do goleiro tricolor. Assim, um Criciúma sem inspiração...bem longe do que havíamos visto nas partidas anteriores no Heriberto Hülse, este ano, e o “insonso” zero a zero!!
Quanto às análises individuais...Luiz saiu meio que atrapalhado gol em duas oportunidades. Masss...de outro modo, fez duas boas defesas nas raras vezes em que o Guarani “chegou” na área do Tigre. Nota 6. Ezequiel trabalhou bastante na parte ofensiva, mas lhe faltou maior objetividade pra definir as jogadas ...afim de cruzar ou entrar em diagonal. Nota 6. Do outro lado, Marlon novamente foi bastante discreto. Lá se vão dois jogos consecutivos e ele anda “sumido”...sem a força e a efetividade de jornadas anteriores! Nota 5. Quanto aos dois zagueiros do Criciúma, desta feita Raphael Silva jogou melhor do que Diego Giaretta. Este, por sinal, andou falhando e, num lance isolado, permitiu finalização que levou perigo à meta de Luiz. Nota 6 pra Raphael Silva e 5 pra Giaretta. No meio, Barreto entendo ter sido o melhor em campo. Supriu bem a deficiência em razão da ausência de João Afonso, vetado pelo Depto. Médico. O volante do Tigre marcou, foi à frente e arriscou chutes a gol. É o único que merece nota 7! Douglas Moreira correu bastante e, como sempre, marcou bem! Entretanto, o “motorzinho” do time de Roberto Cavalo não mostrou o mesmo rendimento ofensivo das últimas partidas. Notei que “Dôdi” se “enroscou” no bom sistema de marcação do adversário. Nota 6. Sobre o meia Élvis, seu 1º tempo foi de razoável participação coletiva. Procurava espaços pra jogar a todo momento. Só que, na 2ª metade do jogo caiu de rendimento. Poderia, inclusive, ter sido substituído! Nota 6...pelo que fez na etapa inicial. Outro que merecia ter saído...e até poderia ter sido no intervalo, o atacante Róger Guedes...esteve numa noite em que nada deu certo! Errou muitos passes e “reencarnou” aquele atleta que, no ano passado, parecia que as vezes entrava em campo por entrar... entenderam?? Nota 4. Jheimy, a exemplo de Élvis, também iniciou bem o jogo! Fez algumas tabelas e se mexeu muito pra fugir da marcação acirrada dos zagueiros adversários. Massss... foi outro que “desapareceu” no 2º tempo! Nota 5. E...Bruno Lopes que acompanhou a baixa produção dos demais colegas. Assim como Róger Guedes jogou pouco!! Nota 4. Foram usados também Alex Santana, Gustavo e Natân. Sobre o ex-Inter, pelo que sei veio pro Criciúma como meia e volta muito pra buscar o jogo!! Alex Santana chuta bem à mèdia/longa distância e não arriscou uma sequer!! Nota 5. Quanto a Gustavo, já se sabe de suas limitações! Nota 4. Em relação a Natân...entrou aos 43 do 2º tempo e, claro, sem avaliação! Enfim...um Criciúma cujo seu técnico ainda não conseguiu proporcionar aquela estabilidade desejada!! Tal segurança será fundamental para que o trabalho de Roberto Cavalo proporcione o efeito desejado. No jogo...nota 5 pro treinador tricolor!