sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Criciúma e uma possível volta à Libertadores.

É o que projeto para o Criciúma neste 2.014. Insisto numa situação que, para o torcedor menos otimista pode até parecer como algo fora da nossa realidade. Pensar ou até mesmo planejar uma classificação à Taça Libertadores da América, entretanto, não considero apenas um sonho! Mesmo com todas as dificuldades encontradas no Brasileiro do ano passado, o Tigre conquistou vitórias importantes...duas em cima do Grêmio, que acabou como vice-campeão; mais dois resultados positivos diante do São Paulo com Rogério Ceni e cia.; vitória sobre o Vitória lá; Vasco no H. Hülse...enfim, entendo que com mais uma “pitadinha” aqui e ali o Criciúma conseguiria até uma Sul-Americana em 2.013. O presidente Antenor Angeloni tem se mostrado otimista e dinâmico quanto a G. A. Da mesma forma, a galera que manda no futebol é ativa e o time que está sendo formado pode se transformar numa sensação já no Campeonato Catarinense! Ei...peraí, Giba! Nada de “ufanismo”! Vamos devagar!! Mas o que custa pelo menos tentar preparar algo pensando lá na frente?! Sobre o torneio regional, que começa dia 26, toda a imprensa do Estado aponta favoritismo do Criciúma. E nem precisa ser especialista no assunto para chegar a tal conclusão! Pelo menos até agora, as melhores contratações foram efetuadas por aqui e há perspectiva de renovação com outros bons valores. A teoria indica isso. Na prática? Só o tempo dirá!!
Paulo Báier já treinou com bola. Torcida está ansiosa pra vê-lo com a “10”! Não sei como alguém ainda foi contra a vinda do jogador?! Báier tem bola pra jogar com “um pé só” no Criciúma! Lança  bem, seu percentual de erro de passes é baixíssimo, “pifa” companheiro na cara do gol com facilidade, chuta bem à longa, média e curta distância, sua bola parada é uma das melhores do futebol brasileiro...e ainda ajuda a marcar!! Querem mais????

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

O triunvirato do futebol no Criciúma.

Ele é formado por dois cidadãos radicados em Criciúma há muitos anos...digamos que criciumenses de corpo e alma, no caso Cláudio Gomes e Guto Silva; mais Carlos Kila. Mesmo sendo o mais velho de clube, Cláudio Gomes é o menos experiente no Depto. de Futebol. É diretor remunerado indicado por Antenor Angeloni, presidente da Gestão de Ativos que administra o Criciúma. Portanto, respaldo não lhe falta! Cláudio é dinâmico e um vencedor na vida profissional como homem de marketing. Seu trabalho é reconhecido por todos e, na área esportiva propriamente dita, precisava de alguém para ajudá-lo na montagem de toda a estrutura necessária afim de alcançar o mesmo êxito obtido no campo comercial. Vieram Guto Silva e Carlos Kila. No futebol, Guto já foi investidor, empresário, agente e procurador. Por certo, recebe grande oportunidade e ao mesmo tempo o maior desafio de sua vida. Conhece o “meio” e, com certeza, será muito importante para que o planejamento tenha efeito desejado. Mas, na área gerencial, sem dúvida, a maior vivência é de Carlos Kila. Exerceu cargos ligados ao futebol, no Grêmio, de 1.991 a 2.000, e passou por outros clubes de menor expressão até ser convidado para fazer parte do atual projeto do Criciúma. A responsabilidade dos três é bastante grande e as cobranças serão muitas! Outros comandantes recentes do Depto. de Futebol do Tigre cometeram muitos erros. O time dentro de campo pagou caro e a torcida viveu um verdadeiro drama até a última rodada do Camp. Brasileiro. Nunca é demais lembrar que os equívocos cometidos, em hipótese alguma, poderão ser repetidos!!!

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Criciúma E. C., o campeão da era Delfim!!

Desde que assumiu a presidência da Federação Catarinense de Futebol, em 1.985, já foram realizadas 29 edições do Campeonato Catarinense. Uma foi vencida pelo Brusque, 3 pela Chapecoense, 4 títulos do Joinville, 5 do Avaí, 7 do Figueirense e em 9 anos o campeão foi o Criciúma! Mas peraí Sr. Gilberto Custódio...então os méritos são todos da F. C. F. e seu principal dirigente? Não, em absoluto! Os respectivos vencedores foram competentes e assim, conquistaram os torneios disputados. Não tenho nada contra o presidente da Federação. Muito pelo contrário...o respeito e tenho certa admiração por seus feitos e contribuições! Em alguns estádios do nosso futebol o “da barba” não é muito bem recebido por torcedores. Aqui em Criciúma, na Ressacada, em Chapecó...já ouvi “cantos”(do verbo cantar) com palavras ofensivas à Delfim. Particularmente, acho desrespeitoso! Massss...como estamos vivendo uma democracia com extrema liberdade de opinião e expressão, cada um fala o que pensa e age da forma que bem entende. Houve crescimento do nosso futebol com a atual administração. Ele foi uma peça da engrenagem que aumentou o prestígio de Santa Catarina no contexto nacional, mas os clubes têm maior mérito! Para os filiados à Federação é contraproducente brigar ou até mesmo lutar contra quem tem o poder...entenderam bem???!!! 
Delfim Peixoto completou 73 anos de vida, semana passada. Com ele na F. C. F. ninguém ganhou mais títulos do que o Criciúma!!