sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

Santo André 0 Criciúma 1. Tigre priorizou a Copa do Brasil e deu certo!!

A estratégia usada pela comissão técnica do Criciúma provocou resultado esperado. Afinal, não foi segredo pra ninguém que o técnico Deivid de Souza preferiu aprimorar o time principal para estrear na Copa do Brasil e mandar a Pelotas uma equipe considerada alternativa afim de enfrentar o Brasil, pela Primeira Liga. Tais opções acabaram por fazer com que o Criciúma atingisse alguns objetivos. Aliás, ainda sobre o jogo diante dos gaúchos, ficou bem claro que no grupo sub-20 há bons valores que devem continuar a ser lapidados e à curto/médio prazo serem aproveitados no Campeonato Catarinense e Campeonato Brasileiro ...ou até mesmo na Copa do Brasil! Inclusive, em relação à partida perante o Santo André, um gol de Alex Maranhão aos 38 minutos da etapa complementar definiu a classificação do Criciúma para pegar o tal de Altos, do Piauí, na próxima fase da competição. Quanto ao regulamento para o estágio seguinte do torneio, será somente um jogo...este no Heriberto Hülse em data ainda a ser definida pela CBF. Caso haja empate, a decisão da vaga para a terceira fase será através de cobranças de tiros livres da marca penal.

Dei uma observada na escala de arbitragem para a rodada 6 do Campeonato Catarinense e, pra minha satisfação, não vi os nomes do trio que trabalhou no jogo Figueirense 4 Criciúma 2, domingo passado(12): William Machado Steffen, Alex dos Santos e Henrique Neu Ribeiro. Afinal, esses nomes estiveram envolvidos numa arbitragem criticada pelos dois clubes, principalmente o Criciúma, e não seria nada justo que eles fossem para o sorteio novamente. A Federação agiu corretamente e, espero que a “geladeira” continue por, no mínimo, mais umas quatro, cinco, seis rodadas! Ou seja, punição merecida!! E, a título de informação, quem apita Criciúma x Almirante Barroso é Héber Roberto Lopes.

Com total concordância do técnico Deivid de Souza, o Criciúma está trazendo Diogo Mateus, lateral de 24 anos, destro, que segundo seu currículo começou a jogar futebol no Internacional e andou pelo Porto, de Portugal, mais Ponte Preta e Vitória. E, convenhamos, que o Criciúma precisa de mais um lateral pela direita em razão de que Maicon Silva tem seus limites técnicos! Outra notícia dá conta de que o garoto Marlon despertou interesse do Cruzeiro, assim como Barreto estaria sendo pretendido pelo Fluminense. Dentro do que penso...tirar não é “pecado”! Contudo, a reposição precisa ocorrer à altura!! Entenderam bem??!!

Olha o Passarinho Arrepiado copiando minha postagem no Facebook: “É com grande satisfação que começo uma nova fase em minha vida profissional! A convite do amigo Vanderlei Ricken estou ampliando minhas atividades na Rádio Onda Jovem FM – 107,5. Há seis anos tenho uma participação diária falando do futebol e de outros esportes em geral. A partir de agora, assumo a condição de Coordenador do Depto. Comercial da Onda Jovem e com toda a equipe de colaboradores vamos elevar cada vez mais o nome da emissora e fazê-la crescer, se solidificando no mercado como opção de entretenimento pra todos os gostos!! Vem com a gente, aqui na Rádio Onda Jovem que, com certeza, você terá tratamento diferenciado e sentirá o resultado de tal investimento!!” Com Deus no comando...tenho dito!!

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Resultado injusto para Brasil 2 Criciúma 1!

Mesmo com o fato de ter perdido por 2 a 1 para o Brasil, de Pelotas, o Criciúma não merecia tal revés no estádio Bento Freitas. A qualidade do futebol apresentado pelos garotos de Raphael Bahia, auxiliar de Deivid de Souza, chegou a surpreender positivamente! É muito importante frisar que, em razão das prioridades dadas à Copa do Brasil e ao Campeonato Catarinense, o Tigre enviou ao estado gaúcho um grupo basicamente formado por garotos da equipe júnior mais o atacante Hélio Paraíba que vem sendo usado com freqüência no time principal. Hélio Paraíba que, por sinal, perdeu os dois gols “mais feitos” em oportunidades criadas pelo Criciúma! Também vale destacar que o Brasil se utilizou do que eles lá têm de melhor. Todavia a garotada tricolor não se intimidou e até teve mais posse de bola durante a partida. Inclusive, o estilo de jogo...idêntico ao usado por Deivid de Souza no chamado “time A”! Perdeu...não merecia e, agora, há de se pensar mesmo na Copa do Brasil e este confronto de 5ª feira(16), em São Paulo, diante do Santo André!!
Gustavo Papa marcou os dois gols na vitória do Brasil.

"Virando a página e mudando o assunto"...o árbitro do jogo Figueirense 4 Criciúma 2, na rodada passada do Campeonato Catarinense, o cidadão Wílliam Machado Steffen, “carregou” na súmula ao descrever a revolta do técnico do Tigre,  Deivid de Souza, após a partida. Não estava perto pra ver e nem ouvir o que um ou outro falou ou a forma como ambos reagiram. O que sei é que o comandante tricolor dirigiu-se ao “homem do apito” reclamando bastante de sua atuação! Contudo, pelo que pude acompanhar, houve exageros das duas partes!! Deivid concedeu entrevistas após o jogo e, de cabeça quente, abusou nas palavras!! Com certeza, deverá ser punido!! Aliás, o Tribunal de Justiça Desportiva precisa demonstrar austeridade e realmente “castigar” o técnico do Criciúma!! Pra quem gosta de curiosidade, aqui está o relatório do árbitro ao descrever as agressões verbais de Deivid de Souza: 
"Expulsei após o término da partida o senhor Deivid de Souza, treinador da equipe do Criciúma E. C., por invadir o campo de jogo e ofender o trio de arbitragem com as seguintes palavras: "Seus merdas, ruim do caralho, bando de fraco, vou falar com o Rubinho e tu vai se foder". Em ato contínuo com o dedo em riste ao rosto do árbitro proferiu as seguintes palavras: "Safado, sempre armado contra a gente".
Expulsei após o término da partida o senhor Daniel Guimarães Félix da Silva, preparador físico da equipe do Criciúma E. C., por invadir o campo de jogo e ofender o trio de arbitragem com as seguintes palavras: "Seus merda, vocês são muito fraco, tu não apita porra nenhuma, bando de filho da puta, atos estes praticados com o dedo em riste ao rosto do árbitro".
Informo a quem interessar possa que após o término da partida o capitão da equipe do Criciúma E. C., senhor Luiz Silva Filho, recebeu a comunicação de penalidades, porém se recusou a assinar a via destinada a Federação Catarinense de Futebol."

Massss...e o Sr. Steffen (foto à dir.)?? Também receberá sanções?? A Comissão de Arbitragem vai dar uma “geladeira” pra ele?? Sim!! Porque o trio de árbitros composto por Wílliam, Alex dos Santos e Henrique Neu Ribeiro, também cometeu falhas graves! E tais prejuízos causados não foram só ao Criciúma! Afinal, se o Tigre reclama do gol de Raphael Silva anulado de forma incorreta, pois não havia impedimento no lance; o Figueirense também alega que teve uma penalidade a seu favor!! E, através da TV ficou claro que o gol do Criciúma deveria ter sido validado e que a penalidade cometida por Alex Maranhão também era pra ser confirmada!! Erros, amigos leitores e
blogueiros, sempre ocorreram na arbitragem e vão continuar acontecendo!! O que me intriga é a impunidade para com integrantes “do apito”!! Na maioria dos casos, cai no esquecimento e já, já...os mesmos voltam a trabalhar e inclusive, recebendo seus razoáveis valores de taxas cobradas!! Ou será que haverá denúncia e o TJD vai agir com extremo rigor??!! Huuuummmm...!!!

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Criciúma erra muito e perde pro Figueirense! Arbitragem também colaborou...!!

Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa!! Vamos separar as situações em relação a Figueirense 4 Criciúma 2, neste domingo(12), no estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis, pela 5ª rodada do Campeonato Catarinense/2.017. Mesmo com um futebol até certo ponto envolvente na 1ª etapa, do meio pra frente...é bom que se frise; o Criciúma errou MUITO durante todo o jogo, em seu sistema defensivo e de marcação, e acabou sendo derrotado por um placar relativamente elástico!! Pelo que vi e observei o Figueirense não jogou “isso tudo” pra fazer 4 gols no Criciúma!! Ocorre que falhas, nos respectivos lances, determinaram tal escore!! Pois vejamos que, na 1ª conquista do Figueirense, o zagueiro tricolor Raphael Silva “esticou” passe forçado pra Douglas Moreira que escorregou. Josa, meio-campo do adversário, se aproveitou...bateu pro gol e a bola desviou em Barreto, tirando completamente Luiz da jogada. No 2º gol, houve “moleza” de Alex Maranhão, cobrindo o 1º pau após escanteio que Hélder se antecipou e marcou de cabeça. No 3º, em bola jogada pra área a defesa do Criciúma não conseguiu tirar e o zagueiro Bruno Alves chutou pra gol com a colaboração do goleiro Luiz que deixou a bola escapar pras redes! E, no 4º, com o Criciúma tentando o empate, em contra-ataque o Figueirense definiu o jogo após chute de Hélder.
Não tenho nenhuma dúvida em afirmar que Diego Giaretta fez muita falta!! O sistema defensivo do Criciúma estando completo já não é lá grande coisa!! E o esforçado Ferron é nitidamente inferior aos demais!! Além das falhas na retaguarda, no 2º tempo o Criciúma permitiu muitos espaços ao Figueirense!! Pressionado pela situação ruím na tabela, o time da Capital foi pra cima e acabou levando a melhor perante o Tigre. Quanto aos erros da arbitragem, eles foram claríssimos!! Wílliam Machado Steffen demorou muito pra aplicar cartões mesmo com jogadas mais ríspidas de parte a parte. Seus auxiliares, Alex dos Santos e Henrique Ribeiro também erraram em lances capitais e prejudicaram mais o Criciúma ao não validar um gol legítimo de Raphael Silva, alegando impedimento! Em tal momento, a partida estava empatada em 1 a 1 e o desenrolar da mesma poderia ter sido diferente!! De qualquer modo, situações que já “cansamos” de constatar aqui em Santa Catarina e em vários outros estados do País!! Importante frisar, mais uma vez, que os equívocos do árbitro e de seus assistentes devem ser avaliados por quem é de dever na Federação Catarinense de Futebol!! Já as diversas falhas do Criciúma precisam ser corrigidas, sim, por Deivid de Souza e pelos próprios jogadores!!

Individualmente, no Criciúma:
O goleiro LUIZ errou em saídas de bolas e num dos gols. Apenas uma defesa com maior grau de dificuldade. Nota 4.

MAICON SILVA, comum e sem inspiração ofensiva. Nota 4.

RAPHAEL SILVA sentiu muito a ausência do companheiro Diego Giaretta. Também cometeu erros...no 1º gol do Figueirense e em outros lances na área do Criciúma. Nota 4.

FERRON é atleta que demonstra espírito de luta...se serve como consolo!! Contudo, há falta de ritmo de jogo e, tecnicamente, já se sabe que tem limitações! Nota 4.

MARLON, desta vez, foi o que menos errou no sistema defensivo do Criciúma! Mas, necessita ser mais competitivo...estar mais “aceso”! Nota 5.

No meio, com o sistema de jogo implantado pelo treinador em insistir sair jogando de trás sem dar chutões, os volantes acabam sobrecarregados! O Figueirense marcou muito a saída de bola do Criciúma! Por isso, BARRETO errou mais passes e arriscou bolas na frente da área. Nota 5.

DOUGLAS MOREIRA, novamente, foi o jogador mais lúcido do Criciúma nas duas etapas de partida! Mesmo com a queda de produção coletiva do time no 2º tempo, ele conseguiu manter média razoável de aproveitamento do meio pra frente. Nota 6.

ALEX MARANHÃO...atuação discreta e baixo rendimento como meia de criação! Nota 4.

Sobre o setor de frente, claro que os dois gols marcados por PITBUL pesam bastante para que ele seja destaque positivo! Pelo que vi até agora, foi seu melhor jogo com a camisa do Criciúma!! Além dos gols, procurou usar bastante sua velocidade! Nota 7.

JHÊIMY...fica muito preso entre os zagueiros e não consegue sair da marcação e nem chutes a gol!! Penso que vai perdendo seu espaço entre os titulares! Nota 4.

PIMENTINHA, razoável no 1º tempo e apagado no 2º. Convenhamos que, num time verdadeiramente competitivo ele não teria vez como titular! Nota 4.

Entraram CAÍQUE VALDÍVIA, CAIO RANGEL E JOÃO HENRIQUE. Estes dois últimos se movimentaram melhor do que Caíque que continua sendo jogador que joga muito pros lados! Então, nota 4 pra ele e 5 pra Caio e João Henrique.

Sobre DEIVID DE SOUZA, sua idéia de sair jogando com muitos toques, sempre com a bola no chão...evitando os chutões, é revolucionária no Criciúma! Entretanto, só com MUITO treino e mais entrosamento tal estratégia poderá proporcionar melhor resultado! Deivid é trabalhador, interessado em evoluir junto com seus comandados!! Só que os “4 a 2” foram doídos demais!! Nota 5.