sábado, 19 de maio de 2012

Vitória com atuação acima da expectativa!

Jogo com uma atuação além do que se esperava. Os 4 à 1 pra cima do Guaratinguetá que o Criciúma impôs na tarde deste sábado(19), a forma como o Tigre conduziu tal vitória, deixa a melhor expectativa possível em relação à sua participação no Campeonato Brasileiro. Entendo, entretanto, que não deve haver empolgação! Foi apenas a primeira rodada e uma vitória convincente. Lembro que serão mais de 6 meses de competição e ainda 37 jogos! Mas há de se ressaltar o bom futebol mostrado pelo Criciúma mesmo que o adversário não tenha exigido muito. Douglas Leite, o goleiro estreante, não teve culpa no gol mas precisa ser mais seguro. Ezequiel, o menino da casa, fez um bom jogo e mostrou que tem totais condições de titularidade. Mateus Ferraz e Nirley, os dois zagueiros, estiveram bem e não encontraram grandes dificuldades contra o ataque do Guará. O lateral Márlon, dos estreantes, talvez tenha sido o menos produtivo. No meio, Elias foi eficiente como volante marcador; Fransérgio, mostrou que marca e joga...e joga bem! Além destes, Kléber me pareceu ser um bom armador; e, Lucca...com dois gols e boas jogadas... se constituiu no melhor em campo. Entre os atacantes, Gilmar e Zé Carlos foram extremamente úteis com maior destaque para o "camisa 9" que, inclusive, fez os outros dois gols do Criciúma. A vitória e a atuação agradaram. Mas foi só o primeiro jogo e contra um adversário que, devemos reconhecer, não tem grande qualificação! A próxima é em Bragança Paulista...sábado que vem, dia 26.
(Abaixo, Lucca comemorando o 1º gol do Tigre contra o Guará.)

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Tigre inicia caminhada na Série B.

Informativo do Criciúma E. C./Colaboração e foto: Fernando Ribeiro. A caminhada do Criciúma rumo a Série A do Campeonato Brasileiro começa neste sábado. O Tigre terá pela frente, a partir das 16h20min, no estádio Heriberto Hülse, o Guaratinguetá. A Série B levará os quatro primeiros colocados para a elite do futebol nacional em 2013. O grupo de atletas do Criciúma passou por uma reformulação após as eliminações no Campeonato Catarinense da Divisão Principal e na Copa do Brasil. Alguns jogadores foram contratados e outros foram liberados. O técnico Paulo Comelli fará a reestreia pelo Tigre. Em 2002 ele foi um dos responsáveis pela montagem do time campeão da Série B.
Paulo Comelli está animado em levar o Criciúma a bons resultados. “O Campeonato exige vitórias dentro de casa. Vamos lutar pelos três pontos. Contamos com a colaboração da torcida. Pedimos um pouco de paciência, mas vamos buscar a vitória”, aponta o treinador. “A Série B é uma competição dificílima. Não vai ter jogo fácil. Temos que nos preparar para fazer uma boa campanha”, complementa. A equipe contará com algumas estreias e também um atleta fará o primeiro jogo como profissional. O lateral direito Ezequiel, natural de Treze de Maio e revelado nas divisões de base do clube, será o titular da posição neste sábado. “Desde criança sonhei com isso. Trabalhei da melhor forma possível”, revela. “A Série B é um campeonato forte, mas o Criciúma tem a missão de lutar para subir”, completa.


quinta-feira, 17 de maio de 2012

Quem tem mais condições de fazer bonito no Brasileiro?

Bem...serão sete representantes de Santa Catarina nas quatro divisões do Campeonato Brasileiro: Metropolitano e Marcílio Dias na Série D; Chapecoense na C; Criciúma, Avaí e Joinville na B; e, Figueirense na Série A. Entendo que os representantes das 3ª e 4ª divisões ainda estão em fase inicial de preparação uma vez que as referidas competições começam um pouco mais à frente. Já, quem jogará a 1ª, caso do Figueirense, e a 2ª, Tigre, Leão e Jec...estes com grande expectativa porque atuarão já neste fim de semana. Analisando friamente, penso que o Figueirense continua com melhores condições justamente por ter estrutura mais sólida em todas as áreas que envolvem um clube de futebol. Vale ressaltar, entretanto, que os adversários do Figueirense fazem parte da elite do futebol brasileiro e, portanto, o grau de dificuldade aumenta consideravelmente. Em relação aos da Série B, o desafio maior é do Avaí que caiu de divisão em relação ao ano passado. O Joinville, por sua vez, vem de alguns acessos em poucos anos e tenta reconquistar espaço. E por fim, o Criciúma que também tem desafios pela frente e metas à cumprir. Projetar uma campanha bastante razoável? Sim! Subir pra "A"? Talvez o andamento da competição proporcione tal projeção. Descenso? Nem pensar...claro que não!!!

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Outra vez um bom público...

...prestigiou o treinamento do Criciúma na tarde desta 4ª feira(16) no estádio Heriberto Hülse. Muita gente quis, mais uma vez, conferir o futebol do meia Giovâne Augusto. Mas ele não participou da atividade por causa de problemas musculares. Num todo...gostei do que vi, mesmo com algumas observações em relação à zaga. Ainda estão meio que inseguros os jogadores de defesa. No entanto, os volantes saem p/ o jogo e marcam com eficiência. Os meias atuam ofensivamente e o setor de ataque com um atleta de velocidade, no caso Gilmar, e, Zé Carlos, o chamado "homem de referência", têm feito gols nos treinos. Os atletas usados, em termos de titularidade, foram Douglas Leite; Ezequiel, Mateus, Raúl (Nirley) e Márlon; Elias, Fransérgio (Diego Felipe), Kléber e André Gava (Lucca); Gilmar e Zé Carlos. Puxei pela memória e, sinceramente, não lembro de outra oportunidade em que tivéssemos no Criciúma uma mudança tão radical de atletas, de uma competição ou temporada pra outra. E as análises são apenas superficiais. Afinal, quase todos estes que estão sendo pré-escalados no time principal são desconhecidos nossos. Particularmente, já vi o Douglas Leite, no Coritiba; Fransérgio, no Atlético-PR e no Paraná; além de Kléber, no São Caetano. E ainda há o fato de o Criciúma não ter feito nenhum amistoso depois do Camp. Estadual. O sentimento que tenho em relação à campanha que pode fazer o Tigre neste começo de Brasileiro? Pois bem...uma mescla de otimismo e perplexidade...!

terça-feira, 15 de maio de 2012

A festa do Top da Bola 2.012.

Estive em Florianópolis, no Teatro Pedro Ivo Campos, nesta 2ª feira(14), e acompanhei a festa de encerramento do Campeonato Estadual 2.012. Quase todo o "mundo" do futebol em Sta. Catarina estava lá. Digo "quase" porque o pessoal do Figueirense não compareceu, boicotando o evento. A exceção
foi o goleiro Wilson que mostrou sentido de desportividade, contrariou seus superiores e prestigiou a premiação. Para o Criciúma ficou de bom tamanho o troféu de jogador revelação do meia Lucca. Afinal...o Tigre foi SÉTIMO num campeonato de dez participantes! Sobre a festa em si, embora com requintes de alto nível, poderia ser melhor conduzida e com menos atraso...pois começou quase uma hora depois do horário marcado.
A seleção do Catarinense ficou composta pelos seguintes atletas: o goleiro Wilson (Figueirense); o lateral-direito Eduardo (Joinville); os zagueiros Renato Santos (Avaí) e Leandro Silva (Avaí); o lateral-esquerdo Guilherme Santos (Figueirense); os volantes Túlio (Figueirense) e Ygor (Figueirense); os meias Cléber Santana (Avaí) e Roni (Figueirense); e, os atacantes Aloísio (Figueirense) e Lima (Joinville).

Confira todos os premiados no Top da Bola 2.012:
Craque do campeonato
1. Cléber Santana (Avaí)
2. Aloísio (Figueirense)
3.Túlio (Figueirense)
Revelação
1. Lucca (Criciúma)









2. Fabiano (Chapecoense)
3. Jean Deretti (Figueirense)
Goleiros
1. Wilson (Figueirense)
2. Diego (Avaí)
3. Ivan (Joinville)
Zagueiros
1. Leandro Silva (Avaí)/Renato Santos (Avaí)
2. Canuto (Figueirense)/Fabiano (Chapecoense)
3. Anderson Conceição (Criciúma)/Leonardo (Chapecoense)
Laterais-direitos
1. Eduardo (Joinville)
2. Nequinha (Metropolitano)
3. Pablo (Figueirense)
Laterais-esquerdos
1. Guilherme Santos (Figueirense)
2. Santos (Atlético-IB)
3. Esquerdinha (Chapecoense)
Volantes
1. Túlio (Figueirense)/Ygor (Figueirense)
2. Fabiano Silva (Joinville)/Glaydson (Joinville)
3. Bruno (Avaí)/Pirão (Avaí)
Meias
1. Cleber Santana (Avaí)/Roni (Figueirense)
2. Athos (Chapecoense)/Lucca (Criciúma)
3. Neném (Chapecoense)Ricardinho (Joinville)
Atacantes
1. Aloísio (Figueirense)/Lima (Joinville)
2. Júlio César (Figueirense)/Rafael Costa (Metropolitano)
3. Felipe Alves (Avaí)/Zé Carlos (Criciúma)
Técnicos
1.Hemerson Maria (Avaí)
2. Branco (Figueirense)
3. Argel Fucks (Joinville)
Preparador Físico
1. José Rodrigues (Avaí)
2. Reverson Pimentel (Joinville)
3. Anderson Paixão (Chapecoense)
Dirigente
1. Nestor Lodetti (Figueirense)
2. João Nilson Zunino (Avaí)
3. Márcio Volgensanger (Joinville)
Árbitros
1. Paulo Henrique Bezerra
2. Célio Amorim
3. Bráulio Machado

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Tigre promove o Dia do Acerto

(Informativo do Criciúma E. C.)
O torcedor do Criciúma que não está em dia com a mensalidade de sócio agora tem uma oportunidade única de voltar a colaborar e estar junto com o Tigre nesse início de Campeonato Brasileiro da Série B. Na próxima sexta-feira (dia 18/05), ocorrerá o Dia do Acerto. Quem não estiver em dia, terá uma ótima chance de ficar adimplente com o clube. Todos os torcedores que quiserem regularizar a situação, independente do tempo de inadimplência, junto ao Criciúma pagará a taxa de R$ 100,00 à vista das 8 às 22 horas na secretaria do estádio Heriberto Hülse. Ao pagar a taxa o associado irá reativar a adesão ao Tigre, necessitando pagar o mês de maio e mais a taxa de confecção da carteirinha, caso o mesmo não a possua mais. Uma nova carteira terá o valor de R$ 20,00. Assim que reativar o cadastro, o torcedor assinará um documento em que concorda em pagar as mensalidades em dia, pois caso contrário o clube poderá cadastrá-lo no Sistema de Proteção ao Crédito. Os sócios reativados nas modalidades estudante, aposentado e portador de necessidades especiais terão de apresentar alguns comprovantes. O estudante terá de comprovar a matrícula do primeiro semestre de 2012 e Carteira de Estudante pela instituição de ensino. Não será válida a carteirinha de ônibus e biblioteca. Esses estudantes terão que estar matriculados nos ensinos fundamental e médio, técnico profissionalizante e graduação. Entre os aposentados será necessário o comprovante do último mês de recebimento do benefício do INSS. Se for direto em conta, será preciso a apresentação do extrato bancário. Para os sócios beneficiados com o Dia do Acerto, as mensalidades também serão reajustadas a partir de julho. O novo valor de sócio torcedor e patrimonial arquibancada passam a ser de R$ 60,00. O sócio cadeira paga R$ 130,00 e o patrimonial cadeira R$ 110,00. O associado estudante, aposentados e portadores de necessidades especiais de arquibancada passarão a pagar R$ 40,00.
 

domingo, 13 de maio de 2012

No dia dos parabéns ao Criciúma E. C....

...assistimos o Avaí fazer 2 à 1 no Figueirense, em pleno estádio Orlando Scarpelli, e ficar com o título do Campeonato Catarinense de 2.012. Merecida a conquista? Se observarmos o que aconteceu durante toda a competição, claro que o mais justo seria o Figueirense vencer. Num todo tem melhor estrutura e entendo um plantel mais completo e qualificado, além de ter vencido as duas fases anteriores. Mas, como todos sabem, um torneio nem sempre é vencido pelo melhor. E também me pareceu que o Figueirense menosprezou o adversário no primeiro jogo quando levou 3 à 0 na Ressacada. Há de se reconhecer ainda que o Avaí mostrou mais dedicação nas duas partidas decisivas e tem totais méritos por tal comportamento. Pra nós que gostamos do futebol competitivo e de raça, sem precisar dar espetáculo...parabéns também ao Avaí!
Torcida do Avaí fez festa no O. Scarpelli.