sexta-feira, 12 de junho de 2015

Duca mantém base de Moacir Júnior!!

Pra quem esperava um Criciúma diferente no jogo contra o Sampaio Corrêa terá de assistir um time com esquema tático idêntico ao que vinha sendo utilizado por Moacir Júnior. Conforme o que está sendo preparado pelo interino Eduardo Duca, o Tigre deverá ter basicamente os mesmos atletas que vinham jogando com o ex-treinador. A única ausência...Fábio Ferreira, este vetado por questões de ordem médica; e, pelo que se abe...Silvinho fica no banco e Jéfferson receberá oportunidade para ser titular.  Assim...Luiz; Ezequiel...nada de Arnaldo; Wânderson, Adalberto e Cristiano; Wéllington, Cléber Santana e Rodrigo Andrade...só 3 no meio, sendo apenas um de marcação; Juba, Paulo Sérgio e Jéfferson...insistindo com 3 atacantes!! Outro fato curioso é que para o banco estão relacionados o goleiro Édson, o lateral Arnaldo, o zagueiro Rafael Pereira, o volante Barreto, o meia Dôdi, e os atacantes Lucca e Neto Baiano, mais Silvinho que perde momentaneamente a posição para o garoto Jéfferson.

Caramba...as mesmas idéias, tudo a mesma coisa do que vinha sendo praticado por Moacir Júnior e que, inclusive, o Duca sabe que não estava dando certo!! Por que o Walfrido está fora? Nem relacionado para o banco foi! E a insistência com Ezequiel? Cadê a chance para Arnaldo? Qual o motivo de “barrar” Ruan? E por que um meio campo só com 3 jogadores, sendo apenas um volante que marca? E o Hégon? É meia de ofício...entretanto, nem “viu” a camisa do Criciúma, ainda!! Tem o Natan, também “riscado” do processo! Outros que estão “fora”...Róger Guedes, Marcão...que chegou recentemente, Maicon Silva, Maurinho, Bruno Lopes e Thiago Ádamm. Está claro, de outro modo, que não há como relacionar todo mundo! No entanto, eu imaginava que Duca pelo menos tentasse dispor em campo uma equipe com perspectivas de ser mais competitiva! Até porque, é sabido por todos que o que vinha sendo feito estava dando errado! Então...pra que e por que tanta teimosia???
Estádio Governador João Castelo, o "Castelão", palco de Sampaio x Criciúma.
...
A Seleção Brasileira estréia na Copa América no próximo domingo(14), diante do Perú. Claro que o favoritismo é todo brasileiro! As bolsas de apostas colocam o Brasil entre os 3 primeiros colocados do grupo C. A competição, que este ano será realizada no Chile, conta com 12 países participantes divididos em 3 grupos...4 de cada. Dando aquele costumeiro “pitáco”, entendo que Brasil e Colômbia não devem encontrar dificuldades extremas para conseguir as duas vagas da etapa seguinte. Os adversários, além dos peruanos, a Venezuela que não tem aqueeele futebol!! Não é mesmo? Na verdade, se analisarmos bem, notaremos que as outras duas chaves são mais complicadas para prognósticos! Vale destacar que, além dos dois primeiros de cada grupo se garantirem nas quartas de final, os dois melhores terceiros colocados, também seguem em frente!

No grupo A, a “briga” ocorre entre Bolívia, Equador, México e Chile. Este, não só pelo futebol, mas por ser o país sede, deve ficar com uma vaga. A outra...acho que será do México. Já, na chave B, os maiores problemas, com certeza, serão enfrentados pela Jamaica que jogará diante de argentinos, paraguaios e uruguaios. Difícil imaginar que a Argentina não classifique! Uruguai e Paraguai também devem passar de fase porque, na pior das hipóteses, um será 2º e o outro um “melhor” terceiro!! Também não acredito em zebras na Copa América deste ano. Masss...estou esperando grande equilíbrio em razão de que vários jogadores que atuam na vitrine européia estarão jogando por seus respectivos países!  Alguns? Do Chile...Valdívia, Alexis Sanchez e Vidal; do Uruguai, destaque maior para Cavani, uma vez que Suárez está suspenso pela FIFA por causa da mordida no italiano Chiellini, na Copa do Mundo do ano passado; da Colômbia...o muito bom James Rodriguez e Falcão Garcia; da Argentina...além de Méssi, tem Agüero, Di Maria, Higuaín...entre outros; e, o Brasil com Neymar, David Luiz, Robinho, Daniel Alves...e mais ...que vamos conferir na “telinha”!!
Méssi e Neymar, parceiros e amigos no Barcelona, podem “duelar” nesta Copa América. Já imaginaram uma final entre Brasil e Argentina??

quinta-feira, 11 de junho de 2015

A “gangorra” é normal!!

Esse sobe/desce...vai/vem do Criciúma, série A, série B, em toda a sua recente história... mesmo com toda a indignação e revolta de quem gosta do Clube, pode ser encarada com certa naturalidade! O histórico de participações do Criciúma em competições nacionais começou em 1.979, mas ainda numa espécie de 2ª divisão, da época. Depois disso vieram a Taça de Prata, também na “segunda linha” do futebol nacional em 1.980,81,82 e 83; o Torneio Paralelo de 86; a Copa União de 87 e 88; a 2ª Divisão de 89 a 91; a Intermediária de 92; de novo a “Segundona” de 1.993; e, o recorde em permanência na 1ª Divisão, de 94 a 97...4 anos! Após, o Criciúma foi rebaixado, quando mudou a nominata dos torneios. Série B...em 98 e 99. Em 2.000, o Módulo Amarelo da Copa João Havelange e, então, na sequência, um revezamento de disputas entre séries A, B e C. E, justamente aí começa a tal “gangorra” do Criciúma. Atentem bem...2.001 e 2.002, Série B; nos dois anos seguintes...Série A; 2.005, “B”; 2.006, “C”; Série B em 2.007/08; novamente “C” em 2.009 e 2.010; “B”, 2.011 e 2.012; a seguir dois anos na “A” e, por último, na atualidade, outra vez a Série B!

Observaram quanto rebaixamento...quanto acesso??!! Sem falar das viradas de mesa, convites e outras situações que envolveram as competições nacionais que o Criciúma, seja de azul ou amarelo, preto e branco...disputou! Masss...essa é a história e realidade da qual não podemos fugir!! Aliás, os outros catarinenses também são assim! A não ser o Figueirense que conseguiu se segurar na Série A de 2.002 a 2.008...7 anos!! Assim como também acho que o Tigre foi campeão da Copa do Brasil em 91 e também atingiu seu ápice!! Inclusive, imagino que no atual contexto e diante das atuais circunstâncias que envolvem o futebol do nosso Estado, dificilmente tais marcas sejam igualadas e muito menos ultrapassadas! Ou alguém acredita o contrário?? Dentro do que penso, acho que precisamos ser realistas e “calçar as sandálias da humildade”!! Criciúma, seus parceiros do interior e os dois da Capital são do mesmo tamanho, em termos abrangentes! Os objetivos são idênticos!

Sobre os 5 principais clubes do futebol catarinense vale à pena acrescentar que eles precisam continuar se reestruturando e se modernizando! Obrigatoriamente, uma garantia de estabilidade financeira passa pelo investimento em garotos. Não há como continuar contando só com investidores, patrocinadores e muito menos com o famoso “pires na mão”!! A saída está na revelação de novos jogadores, de preferência com 16, 17 ou 18 anos, conseguir bons negócios e assim ganhar boas quantias. Atingindo tal estágio, qualquer clube hoje em dia conquistará estabilidade necessária para chegar a resultados convincentes em campo...com títulos, que é o que o torcedor mais quer!!

quarta-feira, 10 de junho de 2015

Moacir Júnior sentiu pressão e pediu demissão!

Acompanhem o raciocínio e a cronologia da saída do técnico Moacir Júnior do Criciúma. Depois da derrota pro Macaé, torcida e imprensa cogitaram bastante uma possível demissão do profissional. A direção calou-se até na segunda-feira, pela manhã, quando o diretor executivo do Depto. de Futebol, Marcos Moura Teixeira, chamou a imprensa para uma coletiva...meio sem nexo...e garantiu que Moacir estava prestigiado, que tava tudo certo e haveria continuidade do trabalho. Os treinos aconteceram normalmente e, inclusive, nesta terça(09), Moacir Júnior comandou treino coletivo já projetando o que ele tinha como idéia para escalar o time que jogará em São Luiz do Maranhão, nesta sexta(12). Curiosamente, quase no meio da tarde, o próprio Moacir Júnior(foto abaixo) “mudou os planos” e pediu “as contas”! Alegou que não se sentia mais em condições de prosseguir na função, dentro do Criciúma, para tentar recuperar o time que cumpre campanha ruím no Campeonato Brasileiro da Série B.
Massss...ora bolas, ele chegou à esta conclusão depois de dar o treino da manhã? Ou estava meio que “empurrando com a barriga” uma situação que ele mesmo sabia, mais cedo ou mais tarde, teria desfecho com sua saída? Será, então, que Moacir foi “convencido” a pedir o “boné”? Ou sentiu a pressão...ouviu aqui e ali que já estavam procurando um outro profissional pro seu lugar e resolveu sair?? Fico com a última opção!! Entretanto, é apenas uma opinião preliminar sem ter maior conhecimento do que realmente ocorreu. Até porque, o Criciúma está MUITO fechado para informações e os verdadeiros motivos talvez sejam expostos com o tempo. E por que o Eduardo Duca, técnico do sub-20, para assumir interinamente o cargo? Ué...não tem Luizinho Vieira que era o técnico antes e está na função de auxiliar??? Sim, tem!! Entretanto, os dirigentes entendem que Luizinho é auxiliar e assim vai permanecer! Então, enquanto não vem o próximo treinador, o Tigre vai de Duca(foto a seguir) pra cima do Sampaio e do Luverdense!!
E quem será o novo técnico? Quantas vezes já falamos ou escrevemos sobre isso nos últimos anos, hein?? Moacir Júnior, por exemplo, ficou menos de dois meses no comando técnico do Cricúma. Dirigiu o time em sete partidas, ganhou 3 e perdeu 4. As vitória...sobre Bragantino, pela Copa do Brasil; e, duas pela Série B. Já, as derrotas, diante de Náutico, Vitória, ABC e Macaé, estas duas últimas no estádio Heriberto Hülse. Com Moacir Júnior, sai também seu auxiliar direto Altair Coímbra. Sobre o substituto efetivo de Moacir, sinceramente, não arrisco nenhum palpite! Não vou ficar “chutando” sobre este ou aquele nome! Só espero que o novo treinador tenha perfil de vencedor, seja experiente e do tipo aguerrido e lutador! Nada de passividade...aceitar tudo, sem reação, à beira do gramado!!! Entenderam bem???

E o Passarinho Arrepiado??? Ai, ai, ai!! Ele fica todo ouriçado quando surgem crises no Criciúma! Quer que tudo se resolva logo e a campanha do Tigre no Brasileiro passe a ser convincente! E...com razão demonstra indignação sobre outro assunto. Este diz respeito à faixa que usou na testa o atacante Neymar, após a conquista do Barcelona, na Liga dos Campeões da Europa. Estava escrito “100% Jesus”! Tanto o Passarinho como eu achamos muito legal...com demonstração de religiosidade!! Só que, “nem Cristo agradou a todo mundo”!! Então, alguns colegas de imprensa espalhados pelo País e pelo mundo, questionaram a atitude do craque brasileiro. Que coisa, hein?? Neymar expôs sua fé e devoção pelo Cristianismo!! Qual o problema nisso?? Poderia ser por outra crença...também! Mas, quanta estupidez de quem o contesta por tal atitude!!!

segunda-feira, 8 de junho de 2015

Decididamente...um time sem alma!!

Além de um técnico que, com o passar do tempo, está comprovando sua incompetência!! Sempre fui adepto à sequência do trabalho...dar continuidade e proporcionar condições para cada um desempenhar sua respectiva função. Mas, no caso do Criciúma de hoje, a situação está se tornando quase insustentável!! São seis jogos, quatro derrotas...das quais duas em casa, ABC...2 a 0, e Macaé...3 a 0. Claro que o mais correto, no momento, é trocar o comando! Moacir Júnior “bateu no fundo do poço”!! Suas atitudes em escalar só 3 jogadores no meio, substituições equivocadas e a inércia do time...tudo reflexo de quem está à beira do campo em treinos e jogos! O futebol é muito dinâmico e o tempo é curto! Algumas oportunidades...o resultado não aparece, troca!!
Macaé foi mais um que "deitou e rolou" no estádio Heriberto Hülse em 2.015!!
.
Sobre as análises individuais...o goleiro Luiz levou 3 gols e, sem culpa em nenhum, só pode assistir a facilidade com que o Macaé entrou na área pra fazer os 3 gols. Nota 6. Ezequiel, apesar de apoiar bastante no 1º tempo, caiu muito na 2ª etapa e foi driblado “à toa”...como quis o adversário nas jogadas que resultaram nos dois primeiros gols. Nota 3. Wânderson não teve atuação individual comprometida. Entretanto, sucumbiu juntamente com os demais...no aspecto coletivo. Nota 4. Quanto a Fábio Ferreira teve rendimento prejudicado pela falha no lance do 3º gol do Macaé. O lateral Henrique o driblou sem dificuldade e chutou pras redes do Tigre. Nos demais momentos do jogo, atuação idêntica a de seu parceiro de zaga. Nota 4. O lateral Cristiano teve atuação discretíssima! Várias vezes teve espaços para atacar e preferiu abdicar disso! Por que? Não sei! Talvez lhe falte maior orientação ou até mesmo iniciativa. Nota 4. Wéllington ficou sobrecarregado na marcação, pois foi o único volante de ofício escalado. Nota 5. Cléber Santana jogou um pouco mais atrás em relação a outros jogos. Entretanto, a produtividade foi a mesma! Ou seja, nada de acréscimos!! Nota 4. Rodrigo Andrade não fez bom jogo...como todos os demais! Só que, mesmo com toda pobreza técnica que vimos, ele não merecia substituição! Fez algumas jogadas ofensivas, algo raro no Criciúma de hoje. Erradamente, foi substituído pelo treinador! Nota 5. Sobre Juba...está jogando como atacante ou meia? Tenta fazer as duas e não consegue cumprir nenhuma coisa, nem outra. Mostra voluntariedade, apesar de tudo. Nota 4. Paulo Sérgio se movimentou bastante, procurou o jogo e perdeu dois gols que um atacante não pode perder...de dentro da pequena área! Nota 5. E, Silvinho, abusou de jogadas individuais que, desta vez, não deram resultado!! A exemplo de Paulo Sérgio quis resolver as coisas e acabou conseguindo quase nada! Nota 4. Ainda entraram no jogo, Lucca...sem muita objetividade, nota 3; Neto Baiano...”sumido”, nota 3; e, Jéfferson...conseguiu ser o melhor em campo com jogadas objetivas e comprometimento! Isso jogando só parte da 2ª etapa!! Nota 6.

Quero fazer ainda referências a duas pessoas que fazem parte da turma de quem manda no Criciúma. Primeiro, o técnico Moacir Júnior. Com tudo o que estamos notando, ele tem que sair! Insisto que gosto de continuidade...dar tempo ao tempo! No entanto, os jogos estão acontecendo e não observamos nenhuma arrumação no Criciúma...nenhum estilo de jogo!! Nota 2 pro “sêo” Moacir!! E...vale também algo em relação ao presidente Antenor Angeloni. Pegou seu carro e foi embora aos 13 minutos da 2ª etapa na partida contra o Macaé. Agiu errado!! O mais correto era descer até o vestiário e questionar o que está havendo. Além disso, como comandante maior do Clube e “trem pagador”...deveria cobrar e muito de seus contratados!! Nota 3 pro “sêo” Antenor!!