sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Faz mal ver o Criciúma jogar!!

É triste tal constatação. Mas ela espelha um sentimento que passei a ter este ano depois de tanta coisa horrorosa observada no Campeonato Brasileiro. No começo não estava tão preocupado assim! Estávamos no período pré-Copa e eu imaginava que, depois do Mundial, haveria um crescimento natural dos times participantes, inclusive o Criciúma! Veio o jogo com o Fluminense e aquela vitória de 3 a 2, com um futebol competitivo e de melhor consistência, me fez crer que o Tigre teria um segundo semestre com menos problemas pra se manter numa posição razoável dentro da tabela de classificação. Ledo engano!! Alguns dos jogos seguintes... contra Atlético Paranaense, Vitória, Flamengo, Sport, Palmeiras, Goiás, Botafogo, Internacional e Coritiba mostraram um Criciúma abaixo da linha de mediocridade.

O comportamento nesse jogo do meio de semana em Curitiba... é como se algo estivesse “atravessado”...entenderam? Você pode morrer...porque ninguém é imortal ou invencível! E, convenhamos, o Criciúma está MUITO longe de se considerar imbatível! Mas, que morra lutando!! A passividade que notamos diante dos adversários acima citados é de deixar qualquer um com altíssimo grau de indignação! Por que tal comportamento? Não sei! Ninguém sabe ou ninguém se manifesta a respeito com respostas convincentes. O Criciúma continua apanhando “que nem mulher de malandro” e não reage! Aceita o golpe, o tapa...e não demonstra qualquer reação!

As questões físicas podem estar influenciando negativamente para o péssimo desempenho verificado. Só que, contra o Coritiba, o Criciúma já começou “morto”!! Em nenhum momento do jogo, o time correspondeu a qualquer expectativa para tentar reverter o placar. Começou o jogo, esqueminha de jogo bem atrás...rifando bolas pra tentativas isoladas do atacante Souza e...”vâmu que vâmu”!! Toma o gol e continua “tudo bem”! Se der pra empatar...melhor! Se não, ah...dia 5 tá no banco mesmo! Pra que vou me “matar”?!

Olha gente...causa um mal estar ver esse Criciúma jogando! É deprimente assistir a comportamentos como o que vimos no Couto Pereira. O presidente Antenor Angeloni  e seu irmão Arnaldo, os comandantes da G. A., não merecem tanta bestialidade cometida por alguns de seus comandados! Aliás, o associado...a torcida, em geral, enfim...ninguém que realmente gosta do Criciúma merece esses jogadores e profissionais técnicos...um time com desempenho tão pífio!!

Quem viu o time de 91...jogadores com nível técnico diferenciado, Alexandre, Roberto Cavalo, Grizzo e cia. Ou o de 2.002, verdadeiramente comandado por Édson Gaúcho! Os de 2.005 e 2.006, um Campeão Estadual e o outro que levou o título brasileiro da Série C. E outros que ganharam aqui e ali, perderam lá e acolá...mas venciam ou eram derrotados com “vergonha na cara”! Lutando sempre e não desistindo ou se entregando...nunca!!

O Passarinho Arrepiado, aqui junto comigo e acompanhando a postagem, diz que tudo muda se ganhar do Santos. Discordo...afinal não é bem assim! Uma vitória, na maioria das vezes, ameniza problemas. Entretanto, no caso do Criciúma, nada ainda fica resolvido! Insisto o que tenho colocado em outras oportunidades, ou seja, de que se não houver uma sequência de bons resultados, o Tigre vai continuar sofrendo bastante para tentar se manter vivo em termos de permanência na Série A. Só pra lembrar...11 jogos, 6 em casa e 5 fora do Heriberto Hülse.

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Uma verdadeira “pelada!!

Foi sofrível o nível do futebol apresentado por Coritiba e Criciúma no jogo desta 4ª(08) no estádio Couto Pereira, vitória do time da casa por 1 a 0. O único gol do jogo ocorreu depois de uma falha do goleiro Bruno que saiu pra pegar a bola e acabou afastando mal, na sequência Lucca fez falta desnecessária e, na cobrança de Alex, a conclusão de cabeça do zagueiro Lucas Claro. Os dois times jogaram muito mal! Ambos com baixíssimo nível técnico, rendimento depois da linha de mediocridade...e um gol foi marcado porque houve falha. Na verdade, ninguém teve mérito pra conquistar vitória! Ganhou o Coxa e, para o Criciúma, volta a situação daquela partida de sábado passado contra o Atlético Mineiro. Ou seja, diante do Santos o Tigre terá obrigação, de novo, de ganhar! Continua o drama!!

Sobre as atuações individuais...Bruno fez boas defesas, mas cometeu o “pecado” de sair mal numa bola cruzada em lance anterior que acabou originando, depois, o gol do Coritiba. Nota 5. Eduardo teve rendimento um pouco melhor do que os demais. As raríssimas jogadas ofensivas do Criciúma tiveram sua contribuição. Nota 6. Como marcadores a dupla de zaga, com Joílson e Ronaldo Alves, não chegou a comprometer. Mas a produção em termos de qualidade técnica acompanhou o baixo ritmo dos demais. Nota 5 pra ambos. O lateral Giovânni não repetiu o que fez diante do Galo quando foi com freqüência ao ataque. Desta feita, praticamente abdicou de apoiar...além de ser pouco efetivo na marcação. Nota 4. Rodrigo Souza, o bom volante do Tigre, realizou péssimo jogo! Contradição? Não! É que trata-se de um jogador bastante útil...mas, diante do Coritiba, jogou muito mal! Disperso e lento, não merece mais do que uma nota 3! João Vítor e seu “feijãozinho com arroz” sem muito sal! Nota 4. O setor de meio campo trabalhou muito pouco e Cléber Santana acabou sentindo isso. Foi bem menos participativo do que em jogos anteriores. Nota 4 pra ele também. Lucca, correu muito e rendeu pouco...situação já observada em outros jogos. Nota 4. Bruno Lopes marcou mais do que atacou. Fez o conhecido trabalho tático de recomposição. Nota 5. Quanto a Souza...lutou, ganhou algumas bolas de cabeça da zaga adversária, mas pouco conseguiu. Nota 5. Entraram Paulo Báier, Gustavo e Ricardinho. Báier se junto a Souza no ataque e tentou algumas tabelinhas e conclusões a gol. Nota 5. Gustavo...nota 4, pouco acrescentou; e, Ricardinho, que entrou no finalzinho, não há necessidade de nota.

O técnico Gilmar Dal Pozzo não conseguiu fazer com que a equipe repetisse o mesmo futebol visto contra o Atlético. Se diante do Galo...na vitória, ele teve sua parcela de contribuição, desta feita tudo deu errado. Preferiu manter o time com 3 jogadores no meio campo e mais 3 no ataque, assim como havia feito sábado. Mas ele não contava com a apatia que dominou o Criciúma durante todo o jogo. Há de se destacar, ainda, que o time marcou o Coritiba de longe, deixou Alex, o principal jogador “deles” solto e não esboçou nenhuma reação após sofrer o gol. Nota 4.

E o Passarinho Arrepiado me tráz alguns dados e questionamentos sobre o momento atual do Criciúma. Pois bem...mesmo que vença o Santos, o Criciúma não sai da zona do rebaixamento. Vai ter de continuar a luta pra sair da degola na rodada seguinte contra o Fluminense, fora de casa. Que time será usado domingo(12)? O mesmo que jogou bem contra o Atlético e que, basicamente foi repetido diante do Coritiba, mas que não se deu bem em Curitiba? E o caso Fábio Ferreira? Realmente ele terá sua situação definida, será dispensado em breve ou vai ficar trabalhando em separado?  Ah...o Arrepiado pede pra ninguém esquecer de rezar! E muito!!

quarta-feira, 8 de outubro de 2014

MUITO OBRIGADO!

LÁ SE FORAM 40 MESES DESDE 03/05/2.011 COM 1.060 POSTAGENS.ACABAMOS DE ULTRAPASSAR 100 MIL VISUALIZAÇÕES, OU, 2.500 POR MÊS, NA MÉDIA!


AGRADECIMENTOS...DE CORAÇÃO, A TODOS!!

Nem Criciúma, nem Coritiba venceram duas seguidas!

Os dois se enfrentam na noite desta quarta(08) pela rodada 27, a oitava do returno do Campeonato Brasileiro, com objetivos bastante parecidos. Tanto um quanto outro estão na zona do rebaixamento e nem Coxa...tampouco o Tigre, conseguiram vencer duas partidas de forma consecutiva na Série A deste ano. O desafio se torna ainda mais interessante pelo fato de que a dupla está vendo “a água subir”...as rodadas vão passando e o risco de descenso continua atormentando alviverdes e tricolores. É importante lembrar ao leitor que em termos comparativos, as campanhas de Criciúma e Coritiba têm algumas peculiaridades com discretíssima vantagem dos catarinenses. Em números, o percentual de aproveitamento do Criciúma é melhor: 34,6 contra 33,3. O Tigre tem um ponto a mais...27 a 26; é 18º e o adversário, lanterna. O Coritiba “conseguiu” perder mais do que o Criciúma! Foram 12 derrotas do Coxa e 11 do Tigre. Mas o Coritiba fez mais gols e sofreu menos do que o Criciúma! E...cada um, ganhou 6 vezes na competição. Se observarmos com atenção tais dados e números, chegaremos a conclusão...meio que óbvia...de que Coritiba e Criciúma fazem campanhas bem parecidas e querem o mesmo, ou seja, permanecer na elite!!

Sobre o Criciúma e o que pode dispor em campo o técnico Gilmar Dal Pozzo, ficamos em dúvida quanto ao aproveitamento de Bruno Lopes no ataque. O garoto entrou muito bem no jogo diante do Atlético Mineiro, foi utilíssimo no ataque e fez bom trabalho de recomposição na marcação. Ele e Lucca realizaram excelente jogo e, juntamente com Souza, foram os principais responsáveis pelos melhores lances de ataque naquela partida. Massss...e Rodrigo Souza? Penso que tem vaga garantida! Trata-se de um jogador com forte poder de marcação e, pra mim, deve retornar normalmente depois de suspensão. Quanto a Rafael Pereira, que estreou diante do Galo, agradou a todos, embora com alguns altos e baixos no sábado passado. Time provável? Bruno; Eduardo, Joílson e Ronaldo Alves na zaga mantidos e com absoluto merecimento e Giovânni; Rafael Pereira, Rodrigo Souza, João Vítor e Cléber Santana; Lucca e Souza. Só que é bom não esquecer que Serginho está relacionado. Também é opção para o meio campo. Quanto a Ricardinho, não acredito que seja escalado como titular. Assim... continuamos a especular e aguardemos!!

No que se refere ao Coritiba...os “coxa”(assim são chamados em Curitiba, seus torcedores), a motivação é redobrada por causa da vitória no clássico diante do Atlético por 1 a 0. Também há uma tendência de que o técnico Marquinhos Santos mantenha a base do time que ganhou o Atle-tiba. Então...Vanderlei, Norberto, Lucas Claro, Leandro Almeida e Carlinhos; Hélder, Gil ou Martinúccio, Robinho e Alex; Joel e Zé Love. No papel, é um bom time? Sim...com jogadores de boa qualidade técnica. Mas nada de exuberante! A exemplo do Criciúma, o Coritiba também é meio que “sobe e desce” em relação as suas participações na 1ª Divisão do futebol brasileiro. Então...diante de tantas semelhanças...técnicas e históricas, confronto de igual prognóstico!
Estádio Couto Pereira, após recente reforma, recebe Coritiba x Criciúma, nesta quarta(08).
.
Passarinho Arrepiado e seu “bolão” ou “chutômetro”...como queiram definir. Conforme o que ele pensa...o Botafogo ganha do Palmeiras; o São Paulo passa pelo Atlético Paranaense; no jogo do Couto Pereira dá empate; outro resultado igual para Vitória x Goiás; o Cruzeiro se impõe perante o Corínthians; Grêmio x Sport, dá os gaúchos; o Flamengo ganha do Figueirense em Floripa; Fluminense e Atlético Mineiro...outro empate; Santos e Bahia, dá Santos; e, o Inter, fora de casa, ganha dos chapecoenses. Tá bom! Como chuta em Passarinho...??!!

terça-feira, 7 de outubro de 2014

Liberdade de opinar...direitos e deveres.

O Criciúma está por lançar a TV Tigre, mais um canal oficial do Clube, com o intuito de levar a seus torcedores todas as informações referentes à instituição. Portanto...não só do futebol! Muito boa iniciativa! Entretanto, funcionando como meio de comunicação comandado pelo próprio Criciúma, imagino que seja no estilo ufanista. Ou seja, sempre com informações mostrando o que o Tigre tem e oferece de bom . Perfeito! Afinal, é como se fosse um instrumento de marketing. Até aí não vejo nenhum problema! Aliás, os clubes já fazem isso em seus sites oficiais. Só sai o que é bom! Apenas conteúdos que exaltam os feitos são divulgados.

Mas a liberdade de opinião precisa, deve e será mantida nos órgãos de imprensa que cobrem o dia a dia do Criciúma. É publicado o que se colhe de informação...seja bom ou ruím! A verdade não pode ser escondida ou deixada de lado! Por isso que, às vezes, surgem divergências e até polêmicas com forte contestação geralmente dos dirigentes, técnicos e até de jogadores. Geralmente, quem está no Clube fica contrariado quando vaza alguma informação que estava sendo mantida em sigilo. Só que o futebol é assim! Os repórteres e setoristas querem noticiar o que ocorre nos bastidores. É a essência do jornalismo! Assim é também em outros setores que, da mesma forma, são “observados” de perto pela imprensa, como a política e a polícia.

Sobre as opiniões, elas se diferem a toda hora...a todo momento e em diversos assuntos. Sou do tempo em que a cidade parava pra ouvir o comentário de Clésio Búrigo, pontualmente ao meio-dia. Hoje tudo mudou em nome da dita evolução e diversificação de idéias, além da ampliação do ramo de atividade. São vários profissionais da área com os mais diferentes conceitos...o que é bastante proveitoso, dentro do que penso. Afinal...cada um pensa de uma forma! Em outros tempos, só havia uma emissora de rádio que cobria de forma incisiva o então Comerciário, antes ainda Próspera e Metropol. Hoje, além das rádios, tem as tv’s, os jornais e os canais da internet! Dessa forma, há bastante gente informando, especulando e opinando! E...viva a liberdade de expressão!!

O Criciúma joga em Curitiba, quarta-feira(08), e o Zé Carlos nem viajou! Pelo que ficamos sabendo...o atleta conversou com o técnico Gilmar Dal Pozzo e não foi relacionado para a partida contra o Coxa. Depois surgiu a informação que Zé Carlos sentiu desconforto muscular num treinamento realizado sábado pela manhã e acabou vetado pelo Depto. Médico. Bom...se ele acusou tal problema na manhã de sábado, foi antes do jogo com o Atlético Mineiro. Ou seja, sem saber que Souza iria marcar dois gols fazendo com que ele, Zé, fosse preterido por Dal Pozzo. Alguém poderia levantar a hipótese de “migué”!! Ora...Zé Carlos é profissional! Não acredito nisso! Esxtão compreendendo?!

Passarinho Arrepiado se mostrou, pra variar, intrigado com alguns números das últimas eleições. Em São Paulo, o segundo candidato a deputado federal mais votado foi o ex-“cantor” e “humorista” Tiririca: mais de um milhão de votos! Paulo Maluf, no mesmo estado, foi o oitavo candidato mais votado...mais de 240 mil votos. Até aí...normal! O problema é que Paulo Maluf teve sua candidatura cassada e está brigando na Justiça para que o STF torne os votos válidos! O Arrepiado também ficou indignado com o fato de a ex-BBB, Cida, ter recebido só 167 votos como candidata à Câmara Federal pelo Rio de Janeiro e, segundo ela, “nem a família votou em mim!! Que coisa, hein?!

segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Grande jogo...vitória maiúscula!!

Assim dá pra definir o resultado obtido pelo Criciúma no jogo contra o Atlético Mineiro, na noite deste sábado(04), no estádio Heriberto Hülse. Desde aquele jogo com o Fluminense, em 16 de julho, o primeiro pós-Copa, o Tigre não fazia 3 gols! Da mesma forma, a contar do dia 26 de fevereiro, ainda pelo Estadual, um centroavante do time não fazia gol na casa tricolor. Mas, o Criciúma foi superior ao adversário e, com absoluto merecimento ganhou por 3 a 1. E olha que poderia ter sido mais, hein?! Com Souza e João Vítor...foram mais dois chutes contra a trave! Desta feita, o predomínio do Criciúma foi traduzido em gols. Além disso, a atuação individual dos atletas do Tigre é bastante elogiável!

Bruno estava mais ligado...percebi isso. Fez uma defesa “à queima roupa”, já quase no fim do jogo, em cabeçada de Jô. Nota 7. Eduardo, num todo mostrou bom futebol. Entretanto, o erro cometido no gol do Atlético quase compromete sua atuação. Merece um puxão de orelha por tentar sair driblando pelo meio no campo de defesa! Nota 6. Joílson também esteve muito bem! Não sentiu a responsabilidade de ter de marcar o atacante Jô e merece continuar na titularidade. Nota 8. Da mesma forma, Ronaldo Alves jogou sério e com muita raça...referência positiva a ele. Nota 7. Giovânni, dentro do que penso, realizou sua melhor partida pelo Criciúma. Defendeu com raça e ainda foi a frente várias vezes...fugindo um pouco das suas próprias características que são mais defensivas. Muito bem o lateral esquerdo do Tigre! Nota 8. Rafael Pereira, muito embora tenha errado alguns passes em situações com risco de comprometimento do setor de defesa, teve o mérito de estar na área e feito o 1º gol! Nota 7. João Vítor cresceu no 2º tempo. Continua sendo o jogador com o ponto de equilíbrio adequado para fazer cobertura e proteger o sistema de marcação. Nota 7. Sobre Cléber Santana...está crescendo de produtividade jogo a jogo. Dá o toque de qualidade diferenciado ao time. Nota 8. Sobre Róger Gaúcho...vou preferir emitir opinião sobre seu futebol quando vê-lo por mais tempo em campo. Teve de sair antes dos 10 minutos da 1ª etapa. Lucca, pelo que pude observar, foi o melhor jogador do Criciúma. Além de ter mostrado o que ainda não havia apresentado, depois da sua volta, teve participação direta em dois dos três gols. No 1º, bateu bem o escanteio para Cléber Santana desviar de cabeça e Rafael Pereira complementar a gol; e, no 2º...fez lançamento de qualidade para Bruno Lopes encobrir o goleiro Vítor e Souza finalizar. Nota 8. Em relação ao atacante Souza, os dois gols que marcou, mais a bola na trave e sua atuação...como um todo, merecem destaque especial! Há muito tempo não víamos um atacante de área jogar o que jogou Souza. Nota 8 pra ele! Foram utilizados, ainda, Bruno Lopes, Luiz Felipe e Gualberto. O atacante entrou em lugar de Róger Gaúcho no começo da partida e fez muito bom jogo. Sua principal característica, a velocidade, esteve em alta! Nota 7. Por sua vez, o lateral teve rendimento discreto...nota 6; e o zagueiro entrou já no final do jogo pra reforçar a marcação em razão das câimbras de Rafael Pereira. Sem nota.
Souza foi eficiente, fez dois gols e o Tigre "comeu" o Galo, sábado a noite, no H. Hülse.
.
O técnico Gilmar Dal Pozzo tem muito crédito e responsabilidade sobre o que vimos nesta grande vitória diante do Galo mineiro. Queria porque queria tempo para treinar, mudou o time, afastou Fábio Ferreira...mesmo que este, até então, fosse o jogador mais regular da defesa do Criciúma, e elevou consideravelmente o estado anímico do grupo de jogadores. Desta feita...seu trabalho foi com altíssimo grau de eficiência! Nota 8.

Passarinho Arrepiado anotou e coloca aqui os números de Criciúma 3 Atlético 1. Foram 8.468 torcedores que proporcionaram uma renda de R$101.540,00. O Criciúma cometeu 14 faltas, o Atlético 15. Conclusões a gol...5 do Tigre, 4 do Galo. Pra fora...7 finalizações do Tricolor e 6 dos mineiros. Escanteios...8 a 6 pró Atlético e, impedimentos, só um no ataque do Criciúma. O Passarinho também destaca que, conforme suas observações vendo os lances pela TV, houve sim senhor, o escanteio que originou o 1º gol. Só que na 2ª conquista do Tigre, Souza estava realmente em impedimento!