quinta-feira, 14 de junho de 2018

O Brasil continuará sendo o mesmo se você assistir ou não a Copa do Mundo!!

É o maior evento do futebol mundial, unindo e confraternizando povos em pouco mais de 30 dias! Situação idêntica se observa quando das Olimpíadas. Aliás, entendo que só acontecimentos como estes...e ligados ao esporte, conseguem prender a atenção de milhões de pessoas no mundo inteiro! Sou do tipo que “paro” pra ver Copa do Mundo desde 1.970...o primeiro torneio de futebol transmitido ao vivo pela TV para o Brasil inteiro. De lá pra cá tento “dirigir” meu cotidiano afim de acompanhar o máximo possível as partidas!! Quanta emoção...quantos jogos que marcaram a vida de uruguaios, italiano, alemães, ingleses, argentinos, franceses, espanhóis e, claro, de nós brasileiros!! Cito estes...os povos privilegiados que conseguiram conquistar pelo menos uma Copa do Mundo!! Nós...cinco, é verdade!!
Inclusive, sobre “parar pra ver a Copa”, é muito importante frisar que, independentemente dela, qualquer país não vai melhorar ou piorar sua situação porque as pessoas vão pra frente da televisão! Caramba...leio tanto absurdo a respeito disso que fico pasmo!! Tem gente dizendo que vai torcer contra a Seleção Brasileira porque o País vive uma fase de “m”, por causa das corrupções envolvendo a CBF...e blá, blá, blá...!! Pura hipocrisia!! Quer dizer que não ver a Copa significa “arrumar” tudo no Brasil?? Quanta ignorância!!
Os problemas envolvendo saúde, educação e segurança vão continuar existindo independentemente da audiência em relação à Copa! Aliás, até entendo que assistir e torcer nos jogos eleva nossa autoestima! Afinal, tem gente que pára pra ver Big Brother, novelas, Faustão, Sílvio Santos e demais “agregados”! Mesmo assim, o Brasil não muda!! E nem vai mudar por isso, óbvio!! Copa do Mundo só tem de 4 em 4 anos e trata-se de um acontecimento ímpar! Então, graças a Deus...vou continuar trabalhando, vivendo a vida com saúde e paz, saindo ou ficando em casa e...vendo a Copa, sim senhor! Com certeza, o Brasil e o mundo continuarão sendo os mesmos, com ou sem Copa!! Affff...teclariam os viciados em WhatsApp!!!

domingo, 10 de junho de 2018

Falhas na marcação, erros de arbitragem e pouca criação decretaram empate do Criciúma.


O goleiro Luiz falhou na bola chutada por Douglas Baggio, à média distância, no gol de empate do Boa Esporte. Contudo, é importante frisar que os volantes do Criciúma deram muuuuiiiitooo espaço pro atacante mineiro bater no canto do goleiro tricolor!! Isso há 15 minutos da 1ª etapa. Só que antes, aos nove...toda defesa adversária, inclusive o goleiro Fabrício, “comeram mosca” proporcionando a Fábio Ferreira fazer 1 a 0 para o Tigre! Tirando esses dois lances, nenhuma oportunidade clara de gol foi criada tanto pelo time como pelos visitantes!

É verdade, contudo, que ocorreram duas penalidades para o Criciúma que não foram marcadas pela arbitragem extremamente complacente do paulista Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral. Muito “bonzinho”...poupando cartões e, principalmente, não marcando os lances penais que poderiam ter mudado a história do jogo! Vai resolver ficar reclamando da arbitragem?? Claro que não!! E, se os árbitros de vídeo já tivessem sido inseridos nas competições nacionais, com certeza, tais problemas estariam resolvidos! É duro!! Mas a “raça” do meu amigo Marcelo Pacheco David é “insuportável”!

E...independentemente destas situações que só servem pra deixar os nervos do torcedor à flor da pele, o Criciúma teve tempo e volume de jogo suficientes pra buscar o gol da vitória. No 2º tempo, o time de Mazola Júnior ficou bem mais tempo com a bola “no pé” e no campo de ataque. Só que tal domínio, falso e improdutivo, não permitiu a criação de chances claras para que o Criciúma chegasse à vitória!! Pra mim, seu treinador errou ao insistir com a manutenção de Luiz Fernando, só o substituindo nos minutos finais! O garoto emprestado pelo Cruzeiro rendeu muito pouco e deveria ter saído já no intervalo!!

Além disso, a marcação do Criciúma esteve muito distante e, por sua vez, o Boa Esporte foi bem mais eficiente neste quesito! A equipe de Varginha veio a Criciúma com o intuito de não perder, levar pelo menos um ponto e conseguiu seu intento. O Tigre, por outro lado, foi frouxo na indispensável atenção que deveria dar ao oponente!! Não o fez e tomou o empate! Depois disso, faltou a tão rara qualidade para que a vitória fosse alcançada!! Pior que isso foi acompanhar, mais tarde, a vitória da Ponte Preta em Pelotas, diante do Brasil, resultado que ajudaria decisivamente o Criciúma a sair da zona do rebaixamento...caso ele, Criciúma, tivesse vencido o Boa!! Segue a luta...que tende a ser muito árdua até o fim da competição!! Que coisa, hein??!!