sexta-feira, 30 de junho de 2017

Confronto de “Tigres” com resultado justo em Goiânia.

O zero a zero que observamos quando da partida entre Vila Nova e Criciúma, nesta sexta-feira(30), acabou “premiando” o que fizeram as duas equipes no estádio Pedro Ludovico, em Goiânia. O Tigre “de lá” realizou bom 1º tempo e o Tigre “de cá” respondeu na etapa final com algumas chances criadas...inclusive com uma bola na trave chutada pelo atacante Lucão. Em termos de volume de jogo, o Vila teve mais na fase inicial e o Criciúma ficou mais com a bola no campo adversário, durante o 2º tempo. Ninguém no Criciúma esteve mal! Lá se vão seis jogos sem derrota e uma considerável ascensão na tabela de classificação!! Hoje dá pra dizer que a “casa está arrumada” e as projeções futuras são otimistas!! No entanto, nunca é demais lembrar que o Brasileiro da Série B está, praticamente, na “metade da metade”! Então, como sempre frisamos, manter uma boa regularidade poderá ser fundamental para que o objetivo de estar entre os primeiros colocados ao fim da competição, seja alcançado!!

Atuações individuais do Criciúma:
LUIZ, atuação segura...sem passar por situações de maior perigo. Na verdade, nem precisou ser muito exigido! Nota 7.

DIOGO MATHEUS fez bom jogo! Atacou e defendeu com segurança! Depois da chegada de Luís Carlos Winck até quem pouco havia mostrado, cresceu um pouco de produção. É o caso do lateral e também de Ricardinho, jogadores que, na minha opinião, tem limitações técnicas! Nota 7.

A dupla de zaga do Criciúma, novamente, esteve firme e demonstra evolução no quesito entrosamento! Foram raríssimos os momentos em que os atacantes do Vila Nova levaram vantagem contra os defensores de área RAPHAEL SILVA e EDSON BORGES. Por cima, então...os dois tricolores sempre foram melhores!! Nota 8 pra ambos!!

DIEGO GIARETTA, bem a seu estilo...sem se arriscar muito em jogadas ofensivas e resguardando posição, se preocupando mais com a marcação, tem dado conta do recado!! Tem sido útil, dentro do que pode e sabe fazer! Nota 7.

No meio, JONATAN LIMA está jogando de 1º volante por pura vontade e opção de Luís Carlos Winck! Pra mim, o dono da posição continua sendo BARRETO! Lima foi indicado pelo treinador e é uma espécie de “guardião” do sistema defensivo! Barreto jogou mais avançado e rendeu mais na 2ª etapa. Nota 6 pros dois!

Quanto a DOUGLAS MOREIRA, um 1º tempo meio que discreto. No 2º, apareceu mais na frente e foi mais efetivo! Nota 6.

CAIO RANGEL, outra vez, com muito bom rendimento! Comprometido, foi participativo na frente e ainda teve fôlego pra ajudar na recomposição de marcação! Nota 7.

Novamente, o centroavante LUCÃO jogou muito bem!! A trave “não deixou” que ele marcasse seu gol em lance aos 36 minutos da 2ª fase de jogo! Mesmo assim, voltou a se movimentar bastante...levando a melhor em vários lances contra a zaga adversária! Nota 8.

Outro que também merece boa avaliação é SILVINHO. Conseguiu dribles e jogadas objetivas em direção à área do Vila Nova. Nota 8.

Dos que entraram, ALISSON FARIAS, meia que estreou, deixou boa impressão! Pelo pouco tempo em campo...futebol de objetividade e com bom passe! Nota 7. Os demais, RICARDINHO e MARLON... deixemos sem avaliação.

Sobre o treinador LUÍS CARLOS WINCK, não há a menor dúvida de que o Criciúma vem progredindo de forma gradual! Depois que ele chegou a equipe tem mostrado mais futebol...não há falta de espírito de luta e a qualidade da “bola jogada” tem sido bem melhor! Por isso, o crescimento em termos numéricos na campanha! Nota 7.

quarta-feira, 28 de junho de 2017

Prefeitura alega que não há recursos e, sem dinheiro, FME só falta fazer “milagre”!! E...pra Festa das Etnias têm???

Com pouco mais de 66 mil reais por mês os “novos” comandantes da Fundação Municipal de Esportes, Sandro Araújo, presidente, e Odilon Linhares, diretor-técnico, precisam de muita habilidade para driblar as dificuldades e manter “de pé” a entidade que é responsável por movimentar o esporte amador de nosso município. Ao ler e analisar essa primeira parte da postagem, alguém pode fazer a seguinte pergunta: “Mas, em tempos de tanta crise e de outras prioridades, é necessário fazer repasse financeiro pra F. M. E. ??”. Sim! Com certeza, é!! Obviamente que, “à essa altura do campeonato”, saúde, segurança e educação devem receber maior atenção!! Mas, os projetos sociais que incluem a prática do desporto também educam as pessoas!! Não esqueçam disso!!

Quando cito a quantia mensal de 66 mil reais, isto pra pagar despesas com técnicos/professores, alimentação em competições, transporte e mais folhas de pagamento, inclusive as de estagiários... esta, aliás, uma marca já registrada da atual administração!! Afinal, quem faz estágio mais do que ninguém está começando uma carreira, busca espaços e é submetido a salário BEM MENOR do que o realmente merecido!! Importante frisar que várias das diversas modalidades esportivas colocadas em prática pra disputas em nome do município só são viabilizadas graças à parcerias com clubes e alguns colaboradores através de empresas privadas! Infelizmente, a grande maioria dos governantes pouco entende que tirar a criança ou o adolescente da rua e colocar num lugar pra estudar e praticar esporte quase que obrigatoriamente o livra de ter tempo pra uso de drogas e, consequentemente, envolvimento com o crime e demais “itens” do gênero!!

Recentemente, Sergio Luiz Zappelini(foto) foi convidado para retornar ao comando da Fundação Cultural. Massss...vai ter dinheiro pra Festa das Etnias 2.017?? Ou Serginho foi “recontratado” apenas para gerenciar o que pouco há na nossa “cultura”?? Pelo menos há uma boa informação, em nível de “promessa”, de que o Centro Cultural Jorge Zanatta deverá ser restaurado! Quanto à Festa das Etnias, também é evento importante e que merece consideração do poder público municipal! Em suma, esporte e cultura meio que caminham juntos!! Colocando à disposição das crianças e jovens aulas de dança, pintura, artes e outras atividades artísticas...com certeza, vamos ter menos gente se ocupando com o que não presta!! Deu pra entender bem???

De qualquer modo, tenho quase certeza de que, servindo como consolo ou não, vamos ter um Paço Municipal totalmente reformado ...bem mais vistoso e bonito do que o anterior(foto), misteriosamente “queimado”! Além disso, imagino que nossas ruas não vão continuar tão esburacadas por muito tempo! E, mais algumas ações na área social e de segurança! Talvez os últimos dois anos de gestão tenham de exigir mais agilidade de quem administra o município!! Até porque, logo em seguida vem aí novas eleições e a população precisa muito de benfeitorias...esxtão compreendendo??????????

segunda-feira, 26 de junho de 2017

Girando, observando e analisando...!!

É muito cedo para se fazer qualquer previsão, independentemente da euforia ou do pessimismo de cada um, em relação aos times de Santa Catarina nas três primeiras divisões do Campeonato Brasileiro. 
Na Série C, o Joinville vive dias terríveis com a momentânea lanterna no grupo B da competição. Está trocando de técnico e Pingo chega pra tentar ser o “salvador da pátria”! Lá se foram sete rodadas e o JEC é lanterna em sua chave...por isso a demissão de Fabinho Santos. Sem resultados que alimentem esperanças a dirigentes e torcida, o caminho foi dar uma “mexida”, como se diz popularmente no futebol! Importante frisar, no entanto, que ainda restam 11 jogos para que seja “selada” a sorte do Joinville na Série C. Lembrando que os quatro primeiros passarão de fase e os dois últimos serão rebaixados...isso, em cada um dos dois grupos!! Convenhamos, ainda tem tempo pra que o time consiga sua recuperação!!

Na Série B, a situação que mais preocupa é do Figueirense! Gradativamente, seu rendimento foi caindo na competição e, hoje, está na zona do descenso! Da mesma forma que o Joinville, na Série C, tem condições de reabilitação, considero o mesmo para os “manezinhos do Estreito”! Afinal, ainda ficam faltando 28 rodadas pra definição de quem sobe, cai ou fica pelo caminho...!


Quanto ao Criciúma, sinceramente é preciso ter muita cautela com o bom momento vivido por Luís Carlos Winck e comandados! É natural que o torcedor fique empolgado e já falando em acesso, etc...etc. Contudo, quem está no comando e, principalmente quem joga, necessita ter os “pés no chão”! Claro que o segredo para a continuidade de uma boa campanha passa pela manutenção da regularidade!! E, não tenho nenhuma dúvida de que quem conseguir se manter estável...pontuando constantemente, tende a acabar o torneio nas primeiras colocações e com chances reais de acesso!!

Em relação à “elite”, o Avaí, de certa forma, “acompanha” seu maior rival, pois ambos estão entre os quatro últimos!! 
Já imaginaram quanta decepção em “Floripa” se o Avai cair da A pra B e o Figueirense da B pra C??? Na Série A, com 1/3 do Campeonato disputado o “buraco” é bem mais em baixo!! O elevado nível técnico não permite tantas chances de recuperação como na B ou na C. Além de muita superação, é essencial qualificação e tal virtude não se encontra tão facilmente pra disputas de igual pra igual com as consideradas grandes forças do nosso futebol!

E a Chapecoense?? Perdeu os últimos três jogos e despencou na tabela!! Preocupante tal situação?? Com certeza!! Mesmo que haja tempo ainda, é bom que Vagner Mancini(foto em destaque) encontre uma saída para que a equipe volte a pontuar afim de não correr riscos com a parte “inferior” da tabela...!!