sábado, 8 de novembro de 2014

Como ganhar do Cruzeiro?

A receita talvez possa ser dada só por quatro times neste Campeonato Brasileiro. O Cruzeiro sofreu apenas seis derrotas na competição. Os jogos foram contra Atlético Mineiro, duas vezes: na 4ª rodada, 1 a 0; e 3 a 2, na rodada 23. Depois diante do Corínthians, também nos dois jogos: pelas 8ª e 27ª rodadas, ambos 1 a 0. E, um 2 a 0 para o São Paulo, na rodada 21; e, para o Flamengo, 28ª rodada...3 a 0. À exceção destes ninguém mais conseguiu ganhar dos cruzeirenses.

E a tabela é bastante clara...sem deixar qualquer dúvida! Em 32 jogos, o time treinado por Marcelo Oliveira chegou aos 66,7% de aproveitamento, sendo que o 2º colocado, o São Paulo, tem 61,5. O Cruzeiro tem dado mostras de sua superioridade sobre os demais desde o início do Brasileiro. A pior posição do Cruzeiro no torneio foi um 5º lugar na 4ª rodada. Desde a 6ª rodada, a Raposa “pegou o bastão” e não largou mais!! A classificação para a final da Copa do Brasil contra o rival Atlético só fortaleceu ainda mais um time que tem jogadores de qualidade técnica superior a grande maioria dos demais 19 participantes. Quem pode bater o Cruzeiro? Sob o ponto de vista teórico, aqueles que estão numa posição de luta por vaga na Libertadores: São Paulo, Internacional, Fluminense, Atlético Mineiro, Grêmio e Corínthians. Mesmo assim, considero que, faltando seis rodadas, dificilmente alguém alcançará o líder que, inclusive, deve confirmar o título com uma ou até duas rodadas de antecedência!

E o jogo deste domingo(09) entre o 1º colocado e o último? Nem dá pra gente comparar as campanhas de Cruzeiro e de Criciúma. Fico até sem graça olhando os números do que fez um e o que não fez o outro! Entretanto, existe chance de surpresa no resultado? O futebol proporciona tal possibilidade. São pouquíssimos os esportes em que o melhor não vence. Pois o futebol é um deles! E não há o que esconder! Afinal, se o Criciúma ganhar do Cruzeiro em pleno Mineirão, nas atuais circunstâncias, será a maior zebra desse Campeonato Brasileiro!!

Mas, Gilberto Custódio...como então se armar pra um jogo como esse? Entendo que o Criciúma deve tomar todos os cuidados para não dar vexame, não ser goleado ou até mesmo humilhado no Mineirão. O técnico Toninho Cecilio está projetando formatação tática bem parecida com um 4-5-1: Bruno; Luiz Felipe, Joílson, Fábio Ferreira e Giovânni; Rafael Pereira, Serginho, Martinêz, Cléber Santana e Cortêz; e, Lucca. Diante do que foi visto nos poucos treinamentos realizados, Rafael Pereira fará função de primeiro homem de marcação no meio e as vezes auxiliando a zaga, configurando uma disposição com três zagueiros. Serginho...o costumeiro trabalho de volante. Martinêz e Cléber Santana responsáveis por tentar ajudar na armação do que o Criciúma conseguir construir em termos de jogadas. E...Cortêz com Lucca para explorar possíveis contra-ataques. Aliás, a velocidade pode ser uma arma a ser usada pelo Criciúma neste complicadíssimo jogo contra o Cruzeiro. Outra jogada que pode ser bastante usada pelo Criciúma é a tal bola parada. Ela decide jogos e pode fazer com que o Tigre encontre um caminho para pelo menos “assustar” a Raposa!!

Passarinho Arrepiado, aqui do lado enquanto faço a coluna, me cutuca: “Não te esquece de escrever sobre o jogo de Floripa!”. Então ta...é Figueirense e Chapecoense que se enfrentam no estádio Orlando Scarpélli, neste domingo(09), as cinco da tarde. Quem perder pode se complicar no restante da competição. Ambos têm 36 pontos e só dois a mais de quem abre a zona do rebaixamento. O empate não é bom pra nenhum dos dois e, portanto, deveremos ter um jogo bastante aberto com as duas equipes procurando a vitória! Emoções não vão faltar!!

sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Torcida show!!

Todos estamos chateados com o momento que atravessa o Criciúma no Campeonato Brasileiro e o risco bastante grande de ser rebaixado para a Série B. Massss...se o time em campo não corresponde, de outro modo o comportamento da torcida do Criciúma precisa ser exaltado, mais uma vez! E torcedor de verdade é aquele que não abandona o Clube, independentemente de estar na 1ª ou na 2ª divisão! Essa história que ouço as vezes de rasgar carteirinha, deixar de ser sócio, só ir ao estádio quando estiver na Série A...considero atitudes repugnantes! Quem age assim é porque prefere ver só os grandes times de fora e o Criciúma, que é nosso, fica meio que de lado!! Assim, a turma da barra Os Tigres e a rapaziada da Guerrilha Jovem precisam ser reverenciadas! Aqueles 8 mil sócios...fiéis desde a Série C, também merecem elogios. Enfim...de torcida o Criciúma está muito bem servido!!
Torcida do Criciúma tem sido cada vez mais participativa em jogos no Heriberto Hülse.
.
Aliás, é importante frisar que tudo no Criciúma, à exceção do futebol, vai muito bem obrigado! Contas em dia, administração do Clube competente, estádio...“um brinco”, estrutura oferecida adequada para um bom andamento da instituição, condições de trabalho...ou seja, todas as outras coisas “fora futebol”...nota 10! Infelizmente, por causa dos “pecados” cometidos, todo o Criciúma Esporte Clube, seus sócios e torcedores, além da própria cidade...todo mundo que se beneficia direta ou indiretamente dele, sofrerá algum prejuízo, por menor que seja, caso se confirme a queda para a Série B! Eitaaaa...!!

Vamos ter uma final mineira na Copa do Brasil. Primeiro jogo com mando de campo do Atlético...segundo, do Cruzeiro. Partida de ida dia 12...a final dia 26. Favoritismo? Pra ninguém, claro! Mas o que não dá pra contestar é o mérito do futebol de Minas Gerais. Lembro que o Atlético ganhou a Taça Libertadores do ano passado e o Cruzeiro está na iminência de ser bi-campeão brasileiro! Não há o que contestar em relação à competência da dupla de Belo Horizonte em fazer futebol. O Cruzeiro não tem só um time. Na verdade, é um plantel onde sobra qualidade! Se observarmos bem, o “Cruzeiro B” estaria também brigando pelas primeiras posições na Série A. No Galo, além de qualificação técnica, há, também, muita competitividade e uma torcida extremamente participativa! A virada história pra cima do Flamengo, no jogo da volta em uma das semifinais, provou que o Atlético não sentiu a saída de Ronaldinho Gaúcho e que o atacante Jô, afastado recentemente por indisciplina, também é “dispensável”! Por certo serão dois grandes jogos!!

Passarinho Arrepiado me faz lembrar há 15 anos atrás quando perdíamos Clesio Búrigo. Foi na primeira semana de novembro de 1.999, mais precisamente dia 4. Que coisa! Na época, por uma contingência profissional, estava eu na função de supervisor no Criciúma Esporte Clube. Alguém me chamou no pátio e alertou: “Gilberto...a Adilamar deu agora na Eldorado...o Clesio Búrigo morreu!”. Um corre-corre danado e aos poucos fiquei sabendo de detalhes do ocorrido. Aprendi muito com o “Capela”...apelido que poucos ousavam chamá-lo! Ouvi e aprendi muito com o Clesio. Seriedade e profissionalismo eram marcas registradas de sua conduta. Fazia o rádio que eu, particularmente, gostava e admirava! Sempre com opiniões firmes...sem ser espalhafatoso e sem nunca agredir pessoalmente ninguém! Foi professor de grande parte da atual “velha guarda” do rádio e da tv de todo o Estado. Muito bom recordar quem foi bom!!
O colunista, na época repórter da Radio Eldorado, entrevistando o treinador de futebol de salão, Clesio Búrigo, em um jogo do Regional da L. A. C., em 1.994, no ginásio Colombo Salles. Bons tempos!!

quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Criciúma rebaixando...quem errou?

Todos que fizeram parte das áreas administrativa e do futebol! Nomes? O leitor...o torcedor sabe, a começar pelo presidente Antenor Angeloni! Entendo que quando algo que comando vai mal...eu sou o maior culpado! Se o estabelecimento que você tem apresenta defeitos a responsabilidade é do dono. Ou...se na sua casa as coisas estão em desordem, o “chefe” é quem deve resolver todos os problemas. A analogia está clara! No Criciúma, muita gente errou. Mas, todos sabemos que o Clube é gerido pela Gestão de Ativos. A empresa criada pelos irmãos Antenor e Arnaldo Angeloni é a responsável pelas glórias ou insucessos do Criciúma. E...quem manda no Criciúma? O presidente! Então, a ele os louros da vitória e os amargos de uma derrota!

Mais um ano está terminando...outro campeonato findando e o Criciúma ainda não atingiu aquela maturidade necessária. A tão sonhada estabilidade para que uma permanência na Série A do Campeonato Brasileiro se estenda por 4 ou 5 anos ainda não foi alcançada. A estrutura oferecida para que tal objetivo seja alcançado foi dada. Entretanto, a execução do que foi pensado ou, se, projetado...não correspondeu ao esperado. No futebol, Antenor e Arnaldo entregaram a “boléia” para Cláudio Gomes. Ele tentou mas não atingiu expectativa positiva. É importante frisar, contudo, que Cláudio Gomes trouxe vários jogadores que foram aprovados pela grande maioria dos torcedores e da mídia que acompanha o dia a dia do Clube. A maior parte que foi trazida para o Heriberto Hülse o torcedor deu aval! Talvez outros dirigentes também trariam se estivessem em lugar de Gomes. De outro modo, alguns que vieram pra cá nem de longe queríamos! Isso, entre técnicos e atletas. Se o Criciúma confirmar queda pra Série B, todo o Depto. de Futebol ficará marcado negativamente!

Só que, a partir de agora, não adianta ficar remoendo o passado! Segue a vida! Ainda há um fiozinho de esperança...matemática, é claro! E, independentemente da divisão em que vai estar o Criciúma...os erros cometidos este ano não poderão ser repetidos em 2.015 sob risco de acontecer o mesmo que aconteceu com a Portuguesa. A Lusa caiu em 2.013 pra B e, agora, pra Série C!! O próprio Criciúma viveu situação idêntica em 2.004. Ou seja, queda pra B e no ano seguinte, pra C.

A administração do futebol é de suma importância para o sucesso do time em qualquer competição! Já que o presidente Antenor Angeloni não é afeito a estar junto ao vestiário, aos atletas...também não gosta de viajar com a delegação...que dê poderes pra quem tem conhecimento adequado do futebol, na sua essência! O comando de vestiário é outro fator preponderante para que os resultados em campo apareçam! Sem autoridade e disciplina o caminho para o insucesso fica bem mais curto!!

Outra coisa que não consigo digerir muito bem é a falta de maior ritmo de treinos para os jogadores do Criciúma. Caramba...estamos numa reta final de competição, faltam 6 jogos, e o Criciúma continua treinando pouco! Pela enésima vez digo que não sou formado em preparação física ou fisiologia. Aliás, ninguém que atua na imprensa é! Masss...faltando 6 partidas, 3 em casa e outras 3 fora, de que vai adiantar ficar poupando os caras? O Criciúma está na zona do rebaixamento numa penúria técnica vista poucas vezes e não se nota, pelo menos, qualquer tentativa mais incisiva de aperfeiçoar ou ensaiar jogadas. O Criciúma jogou domingo contra o São Paulo. Pois bem...os atletas que atuaram folgaram na segunda, fizeram musculação na terça pela manhã, folgaram a tarde, mais academia na quarta pela manhã, bola a tarde, quinta...previsão de atividade tática, mais uma na manhã de sexta e viagem para Belo Horizonte. Aí...mais um treino no sábado pela manhã e o jogo domingo a noite, contra o Cruzeiro. Muito pouco pra quem está quase “enforcado”!!

quarta-feira, 5 de novembro de 2014

O Tigre “comeu” a Raposa em pleno Mineirão!

Isso aconteceu em 17 de março de 2.002. Faz tempo, hein?! Sim...muito! Cruzeiro e Criciúma se enfrentaram, naquela data, pela então Copa Sul-Minas. Paulo César de Oliveira apitou aquela partida que foi surpreendentemente vencida pelos catarinenses. Dois a um, gols de Jéfferson Feijão para o Criciúma; e, Joãozinho para o Cruzeiro. Cuca era o técnico do Tigre e Marco Aurélio o comandante cruzeirense. O Criciúma se utilizou de um esquema com três zagueiros e o time atuou com: Roberto, hoje capitão e líder na Ponte Preta; Luciano, André Turatto e Cametá; Luciano Martins, Cléber Monteiro, Paulo César, Juca e Alonso; Ânderson Lobão e Jéfferson Feijão. Entraram Edinho, Bruno e Carlos Henrique. Atentem que o jogo foi no começo do ano, antes do Campeonato Estadual, e ali já estava se formando a equipe que, na mesma temporada, seria campeão brasileiro da Série B...lembram?!

No Cruzeiro, algumas “peças” bastante conhecidas: Jéfferson, hoje no Botafogo; Maicon, o mesmo que está na Roma, da Itália, e que, na época havia recém se transferido do Criciúma para o Cruzeiro; Luizão...ainda joga no futebol português, Marcelo Batatais e Sorin, hoje comentarista de uma rede de tv; Fernando Miguel depois Leonardo, Ricardinho...que depois virou treinador, Ruy, Jussiê, Joãozinho...filho do Joãozinho, famoso ponta do Cruzeiro na década de 70, e, Lúcio. Lembro, ainda, que Cruzeiro e Criciúma já duelaram em 15 oportunidades. O Criciúma só ganhou esse jogo, que acabamos de recordar, e outro em 94, pelo Campeonato Brasileiro daquele ano, só que no Heriberto Hülse com gol de Jairo Lenzi. No mais, são 9 derrotas e 4 empates, com 18 gols a favor do Criciúma e 32 contra.
Jéfferson Feijão, hoje jogando showbol, passou pelo Criciúma e saiu pela "porta de trás"! Quem lembra sabe a que me refiro.
Bem...os tempos são outros! Entendo que o Criciúma deve assumir a postura de time inferior que é e jogar fechadinho no próximo domingo(09). Ora bolas...o Criciúma vem com sequência de derrotas e não pode, nem deve, se meter de “pato a ganso”!! Gente...será o jogo do melhor time do campeonato contra o pior...o líder diante do lanterna! Então, pra que se arriscar a dar vexame??!! O plano de jogo do Criciúma tem que ser com postura de muita luta, mas sem se assanhar e querer se atirar pra cima do adversário que, todos sabemos, é imensamente superior ao Criciúma!

Vou torcer muito para que o Cruzeiro se dê bem no jogo da volta por uma das semifinais da Copa do Brasil, nesta quarta(05), contra o Santos. Dizem lá em Minas que, se o Cruzeiro classificar, poderá usar um time misto contra o Criciúma. Só que mesmo um possível “mistão” do Cruzeiro é tão bom quanto o time titular! Aqui vai uma amostragem do que pode ser essa equipe reserva do Cruzeiro: Rafael; Ceará, Bruno Rodrigo, Manoel e Samúdio; Tinga, Nílton, Marlone e Júlio Baptista; Borges e Marquinhos. Vale ressaltar que todos esses já foram titulares na atual temporada. Então...até no banco do Cruzeiro há qualidade de sobra pra ganhar do Criciúma!!

Passarinho Arrepiado concorda comigo quanto à idéia que tenho em relação ao Criciúma que já deveria estar sendo projetado e preparado para 2.015. Afinal...da Série A ou da B, o Criciúma vai participar! E, obrigatoriamente, o Criciúma do ano que vem precisa ser melhor e mais competente do que o de 2.014. Não consigo imaginar que o presidente Antenor Angeloni vá permitir tantos erros...tantas contratações equivocadas como se viu na atual temporada. O torcedor, por sua vez, também tem de participar e cobrar atitudes mais profissionais por parte dos dirigentes! O Criciúma não é só um time ou um clube. É, também, uma marca que precisa resgatar seu prestígio e moral abalados!!

terça-feira, 4 de novembro de 2014

Chapecoense e Figueirense também correm perigo!

Não nas mesmas circunstâncias que estão sendo vivenciadas pelo Criciúma. Mas, os outros dois representantes do futebol catarinense na Série A do Campeonato Brasileiro podem perder da mesma forma que o Criciúma, suas vagas na elite pra 2.015. Acompanhem o raciocínio e tirem suas conclusões. A Chapecoense é 15ª colocada na tabela, com 36 pontos, só 2 a mais do primeiro que está na zona do descenso. Os próximos adversários da equipe do Oeste são, pela ordem: Figueirense, fora; Vitória em casa; Fluminense no Rio de Janeiro; Botafogo e Cruzeiro...duas seguidas em Chapecó; e, Goiás, no Serra Dourada. Já, o Figueirense, 14º também com 36 pontos, enfrenta a Chapecoense, no Scarpélli; depois duas fora de casa...Atlético Mineiro e Botafogo; Vitória, em Florianópolis; São Paulo, no Morumbi; e, Internacional...no Estreito.

Os dois companheiros do Criciúma na atual competição também não terão “vida fácil”! A projeção de ambos é se livrar do risco de rebaixamento...o mesmo que quer o Tigre. A vantagem, entretanto, de Índio e Manezinhos, é que eles estão fora do Z-4 e podem fazer uma campanha de manutenção! Mesmo assim, entendo que tanto um como outro vão encontrar dificuldades pra atingir seus objetivos. Dentro do que penso, a Chapecoense precisa se preocupar mais do que o Figueirense. As maiores “pedreiras” do time de Jorginho...o Figueirense...confronto direto, fora de casa; o Cruzeiro...mesmo que seja no Índio Condá; além de fechar sua participação diante do Goiás, em Goiânia. Por sua vez, o Figueirense não fica muito atrás em termos de jogos mais complicados. A turma de Argel Fucks ainda terá que jogar dois jogos consecutivos fora...e isso pesa muito numa reta final! De outro modo, o fato de encerrar o campeonato no Orlando Scarpélli, mesmo que seja contra o Inter, pode ser fator favorável ao Figueirense.

Quanto ao Criciúma, reitero o que penso. O esperado milagre ainda não aconteceu e parece que nem vai dar as caras! Como acreditar num time que jogou 32 rodadas e perdeu 16?? Vem de 4 derrotas consecutivas e não passou, ainda, nenhuma confiança a quem o acompanha! Masss...contudo, no entanto, pois pois...se a zebra rondar o Mineirão no próximo domingo(09), a partir das 19:30, o Criciúma vai ter uma sobrevida! Se eu acredito nisso? Não, não!! Entretanto, o futebol é um dos raríssimos esportes onde o menos qualificado pode ganhar do melhor! Então, se vencer do Cruzeiro, o Criciúma pode “dar uma ressuscitada” e vir pra dois jogos em casa, contra Grêmio e Bahia...ainda sonhando!

Sobre a Série B do Campeonato Brasileiro, está claro que o Joinville já tem seu acesso garantido! Atingiu os 63 pontos e, faltando 5 rodadas ocupando a 2ª colocação, ninguém tem dúvida de que estará na Série A ano que vem. Quanto ao Avaí...sua situação já esteve bem mais tranqüila do que agora. Ficou no G-4 por 17 rodadas e, depois da derrota por 3 a 1 para o Luverdense, semana passada, perdeu seu lugar para o Atlético de Goiás, treinado...olhem só... por Wagner Lopes!! Assim, o momento indica que o Avaí já não depende mais só de si para garantir seu retorno à elite do futebol brasileiro. Dizem que o Cléber Santana anda fazendo falta por lá e mesmo tendo no comando técnico o bom Geninho, mais a experiência de Marquinhos...virtudes que podem não ser suficientes para que o Leão venha a “rugir alto” na Ressacada!! 

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

O Criciúma chegou no seu limite!

Não tem mais o que tirar! Cada um desses atletas que faz parte do atual plantel do Criciúma...cada um já deu o que tinha que dar nesta temporada. O nível da qualidade do grupo é bastante duvidosa. Muito embora na montagem do que conseguiu ser planejado para que o Criciúma jogasse a Série A do Campeonato Brasileiro...nós mesmos demos mais crédito. Ou seja, esperávamos mais da grande maioria desses jogadores. Contra o São Paulo, o Criciúma deu mostras, novamente, de que cada um rendeu o que podia render! Talvez um “algo mais” de João Vítor e Cléber Santana tivesse ajudado. Mas, o que me refiro, é a capacidade, num todo, do time montado. O que se viu, mais recentemente, contra Atlético Mineiro e Santos foi além da expectativa.

Bruno fez boas defesas mas, outra vez, falhou em um lance capital! No lance do 1º gol... escanteio contra e o goleiro chegou atrasado pra soquear a bola. O zagueiro Édson, de dentro da pequena área, conseguiu o cabeceio pro fundo das redes. Nota 4. Eduardo jogou razoável partida. Melhor no 1º do que no 2º tempo. Teve mais liberdade para atacar e o fez com certa freqüência. Nota 5. Joílson me pareceu estar mais tenso do que o normal. Os atacantes do São Paulo o assustaram! Tecnicamente, não foi tão eficiente como em outros jogos anteriores. Nota 4. Fábio Ferreira, por sua vez, não comprometeu. Retornou ao time titular com a habitual tranqüilidade. Nota 6. Giovânni realizou muito bom jogo e se destacou em relação aos demais, principalmente na 1ª etapa. Fugiu das suas características...que são mais defensivas e foi várias vezes a frente, auxiliando o ataque. Nota 6. Rodrigo Souza fazia seu trabalho de costume...de proteção a defesa e ajudando a marcar os bons meias e atacantes do adversário. Erradamente foi substituído por Toninho Cecílio. Depois da sua saída, o São Paulo encontrou maior liberdade para atacar e fazer jogadas na frente e dentro da área do Criciúma. Nota 6. João Vítor não jogou bem. Disperso...apareceu pouco e talvez já esteja sentindo que não dá mais pra se livrar do descenso!! Nota 4. Atuação parecida teve Cléber Santana. Abaixo do que já mostrou...não foi participativo e sua participação também foi discreta. Isso...comparando o seu futebol com que o que conhecemos e sabemos o que ele pode apresentar! Nota 5. Róger Gaúcho começou jogando mas teve de ser substituído logo a 12 minutos de partida e não merece avaliação. Entrou Paulo Baier que realizou algumas boas jogadas. Embora sua qualidade técnica seja indiscutível...nitidamente, a idade pesa e a mobilidade não é mais a mesma! Nota 5. Lucca, pela voluntariedade e disposição, merece referência positiva. Nota 6. Em relação ao atacante Souza, lutou muito! Continua mostrando muita disposição e teve o mérito do gol marcado. Nota 6. Ainda foram utilizados Martinêz e Maurinho. O primeiro entrou para reparar o “buraco” com a substituição errada de Rodrigo Souza. Nota 4. E... Maurinho, a seu estilo, correu muito e produziu algumas boas jogadas pela direita...em velocidade. Nota 5.
Criciúma e São Paulo fizeram bom jogo. Prevaleceu a maior qualidade dos visitantes.
.
A estréia do técnico Toninho Cecílio merece algumas observações. Taticamente, optou em recuar um pouco Rodrigo Souza para liberar os laterais. Num primeiro momento deu certo e o Criciúma ficou mais com a bola no campo de ataque. Mas, reitero que se equivocou ao tirar Rodrigo Souza que fazia bom jogo. O mais correto era sair João Vítor. Todos nós sabemos, entretanto, que, quando veio pra cá...Toninho Cecílio já sabia que o “barco estava afundando”!! Nota 5.

E o Passarinho Arrepiado? Ficou de olho também na qualidade do São Paulo. Impressionante como há disparidade numa comparação com o Criciúma. Não dá nem pra pesar na balança qualquer um de lá com os de cá! Jogadores como Michel Bastos, Paulo H. Ganso, Alan Kardec, Luiz Fabiano e cia. são de qualificação irreparável! Assim...o Criciúma estava na dependência de muita luta e superação. Conseguiu ser competitivo...mas lhe faltou competência!!

domingo, 2 de novembro de 2014

Um milagre diante do São Paulo!

Quem observa e analisa a tabela de classificação do Campeonato Brasileiro chega facilmente à conclusão de que o São Paulo é favorito e somente muita superação poderá fazer com que o Criciúma impeça uma vitória dos visitantes! Sei que é duro para o torcedor do Tigre, mas é uma realidade da qual não podemos fugir! As campanhas de ambos que se enfrentam as 17 horas de domingo(02) são bastante distintas...diferentes uma da outra. O São Paulo é vice-líder e o Criciúma, lanterna; um tem 16 vitórias e outro, 7; o Criciúma levou 42 gols e o São Paulo já fez 50...!! Enfim, são apenas alguns dados que indicam a superioridade absoluta dos paulistas.

Michel Bastos é, hoje, o principal jogador do São Paulo! Digo isso em razão do momento que vive o grupo comandado por Muricy Ramalho.E olha que Michel não é titular absoluto no São Paulo! Mas, seu futebol de muita ofensividade o credencia para que ele continue sendo usado na equipe principal. Pra quem não lembra, Michel Bastos já passou pelo Figueirense e sempre foi lateral pela esquerda. Ultimamente tem sido usado como meia avançado no São Paulo e mostrado crescimento acentuado em relação a seu rendimento. Michel Bastos tem as características ideais de um atleta moderno, pois consegue unir força e velocidade, além de certa habilidade com a bola.

Só que o São Paulo não tem só Michel Bastos...claro!! Rogério Ceni, Álvaro Pereira, Denílson, Paulo Henrique Ganso, Luiz Fabiano, Alan Kardec e cia. fazem parte de uma relação que poderá estar no Heriberto Hülse. E, convenhamos, qualidade não falta a um time que está brigando para encostar no Cruzeiro. Na tabela, a Raposa tem 61 e o São Paulo 56 pontos. Qualquer tropeço dos mineiros, aliado a uma vitória sãopaulina poderá ser fatal para as pretensões cruzeirenses. Lembro que, na rodada deste fim de semana, o Cruzeiro joga em casa contra o Botafogo que, por sua vez, luta contra o descenso.

Mas, o maior milagre para o Criciúma neste restante de Campeonato Brasileiro será conseguir sua permanência na Série A pra 2.015. Ganhar do São Paulo significará “apenas” uma complicadíssima batalha vencida! E, mesmo que passe pelo tricolor paulista, o Tigre ainda vai “dormir” mais alguns dias na zona do rebaixamento. Terá de esperar pelo confronto com o Cruzeiro, no outro domingo(09), para tentar sair da degola. Vida dura? Duríssima! Só que não dá pra reclamar! O Criciúma está nesta situação porque ele, Criciúma, não conseguiu a competência necessária afim de evitar o caos! Agora...é lutar muito e, com garra e sair desta!!

O Passarinho Arrepiado é meu companheiro de todos os dias e me mantém informado sobre o que acontece no Criciúma. Toninho Cecílio, o novo técnico, chegou e quer mudar a “cara”...o jeito do Criciúma jogar. Ousadia? Talvez...um pouco! Entretanto, imagino que o principal objetivo é tentar encontrar uma forma de atuar que ainda não foi usada por nenhum dos outros 5 treinadores que passaram este ano. O sistema com 3 zagueiros é uma boa opção. Parece ter ficado só no ensaio. O treinador tem conversado bastante com todos os jogadores. Na conversa? Também ajuda! De qualquer modo, pra mim, o mais importante é o Criciúma ter atitudes diferentes daquelas que já notamos em vários outros jogos neste Campeonato Brasileiro. Ser passivo e esperar que as coisas aconteçam...assistindo a tudo, não é o melhor caminho. O Tigre precisa voltar a ser tigre...não o gatinho que temos visto!!
Novamente, apoio da torcida será fundamental para que o Criciúma se supere diante do São Paulo.