sábado, 21 de março de 2015

Por que Rampinélli não volta ao Criciúma?

Respondo a vocês, leitores, que talvez estejam fazendo tal indagação. Pois bem...Waldeci Rampinélli exigiu que Cláudio Gomes deixe o Clube. Da mesma forma, pediu para trazer de volta Rodrigo Pastana que saiu do Criciúma depois de várias animosidades criadas com funcionários e, principalmente, o pessoal da área médica. Lembro que os médicos José Carlos Guedin, Marcelo Beirão e Manoel Cardoso queriam deixar o Criciúma justamente pelas intransigências do então gerente de futebol. Pastana quis “tomar conta” do Criciúma, mandar em tudo, e, seu jeito de ser e agir acabou causando problemas!

Fiquei sabendo que Lédio Daltoé, superintendente da Gestão de Ativos, tomou a liberdade de conversar com Rampinélli há alguns dias atrás, tentando convencê-lo a retornar ao Depto. de Futebol do Criciúma. As primeiras conversas, pelo que pude apurar, foram amistosas e até houve aproximação entre as partes. Já haviam falado até em nomes de possíveis novos treinadores a serem cogitados...procurados! Preliminarmente, foram citados os profissionais Claudinei Oliveira, que acabou acertando seu ingresso no Vitória-BA, e, Geninho, recentemente desligado do Avaí. No último encontro, entretanto, Rampinélli “deu as cartas”! Ou seja: “Quero o Pastana de volta, pra ser o gerente e o Cláudio tem que sair...do Clube!”. Tais exigências, entretanto, não foram aceitas pela G. A. e, assim, não tem “novo casamento” entre Criciúma e Waldeci Rampinélli!

Sobre Cláudio Gomes, a não ser que haja uma mudança radical de pensamento, massss...ele é de TOTAL confiança do presidente Antenor Angeloni. Sem querer aqui justificar nada...lembro que a instituição Criciúma Esporte Clube é dirigida por uma empresa! Esta empresa tem dois sócios, os irmãos Antenor e Arnaldo Angeloni. E ambos têm suas pessoas de extrema confiabilidade junto ao Clube. Pois, apesar de não ter dado certo no futebol, Cláudio é bom de marketing e uma das pessoas em quem os donos da G. A. apostam e acreditam! Então, mesmo que haja quase que um clamor popular junto à boa parte da torcida, Cláudio Gomes vai continuar no Criciúma e fazendo aquilo que os irmãos Angeloni mandam! Entenderam?

Em relação a Raimundo Queiroz(foto abaixo), tenho o sentimento de que ele não está seguro no cargo de diretor executivo do Depto. de Futebol. Raimundo veio pra cá no fim do ano passado e fez parte do projeto que priorizou a promoção de garotos da base e indicou alguns atletas que ainda não mostraram bom futebol! Os 3 que Raimundo trouxe, o lateral Danilo Tarracha, o meia Natan e o atacante Rafael Rodrigues continuam mostrando muito pouco! O centroavante, apelidado de “Tanque”, inclusive, foi dispensado nesta sexta(20). Pelo que a coluna apurou, o diretor executivo não anda executando da melhor forma sua função. Nas palavras, parece entender do assunto e ter ciência de suas atribuições. Entretanto, na prática, está deixando a desejar! Particularmente, esperava mais de Queiroz! Como homem de vestiário e comandando o setor mais importante de um clube como o Criciúma, deveria ser mais incisivo, firme nas decisões e cobrando melhores resultados e maior empenho de todos! Quem acompanha de fora tem a impressão de que Raimundo é tão passivo nas suas ações quanto o time dentro de campo!!

Paralelamente a tudo isso, e sob os olhos atentos do Passarinho Arrepiado, o técnico Luizinho Vieira prepara o time que joga contra o Figueirense, neste domingo(22), as 18:30, no estádio Orlando Scarpélli, pela penúltima rodada do turno no hexagonal final do Campeonato Catarinense. Claro que o favoritismo é todo do time da casa! É só olhar pra tabela...líder contra lanterna, sendo 77,8% de aproveitamento contra 11,1!! Alguma dúvida? Só que ser favorito não dá certeza de vitória!! Insisto que o Criciúma precisa e deve tirar partido do jogo lá de Águia Branca-ES, quando ganhou do Real Noroeste, 4 a 1, pela Copa do Brasil. O motivacional está em alta e o Criciúma pode “ressuscitar” no Estadual!!

sexta-feira, 20 de março de 2015

Waldeci Rampinélli e Rodrigo Pastana...novamente no Criciúma??

A informação estourou no início da noite desta quinta-feira(19): Waldeci Rampinélli foi convidado para voltar ao Criciúma E. C.!! Segundo o que se sabe, preliminarmente, Rampinélli seria diretor de futebol e levaria consigo Rodrigo Pastana, hoje comandando o futebol do ABC, em Natal. Rampinélli teria exigido a saída de Cláudio Gomes! Convite feito...condições impostas e nenhuma resposta concreta!! Masss...e quanto a Raimundo Queiroz? Tá “fritado”?? Pelo que se observa, sim!! O que acontecerá? Aguardemos próximos capítulos desta novela que promete esquentar os noticiários e opiniões!!!

Sobre o Criciúma, em campo? Bem...não acontece em toda rodada, dentro de uma competição, fazer quatro gols. Por isso, entendo que o aspecto motivacional dos jogadores do Criciúma precisa e deve estar bastante elevado! Os 4 a 1 aplicados diante do modesto Real Noroeste, lá no Espírito Santo, pela Copa do Brasil, podem estimular os atletas do Criciúma a mudar o comportamento nos próximos jogos do Campeonato Catarinense. Ainda faltam sete partidas pra acabar o hexagonal. Não vamos nos encher de otimismo e imaginar que, a partir de agora, tudo será diferente e o Criciúma vai atropelar os adversários. Pela ordem, neste turno, o Criciúma ainda pega o Figueirense, fora, e Joinville, em casa.

Com apenas um ponto conquistado, o Criciúma necessita urgentemente dar uma resposta a seu torcedor. E, a goleada pra cima do Real Noroeste, espero assim, poderá influenciar no estado anímico para que o Criciúma, pelo menos, seja mais competitivo e demonstre maior espírito de luta! O zagueiro Joílson fez dois gols e não marcou nenhum contra! Sem dúvida que tal detalhe deve estar mexendo positivamente com a cabeça do jogador para que aumente a auto-confiança. Lucca, da mesma forma, deixou dois nas redes capixabas e ele também precisa tirar vantagem disso!

Entretanto, se sentir melhor em relação à auto-estima e questões de incentivo não pode e não deve ser confundido com desempenho técnico. Não é porque o Criciúma foi à Águia Branca e meteu 4 que todos aprenderam a jogar em alto nível! Claro que isso não acontece da noite pro dia...ou de um jogo pra outro! De qualquer modo, como no futebol de hoje estar bem fisicamente, sempre atento, ser competitivo e não ter medo de jogar, as vezes, decidem partidas...dá pra acreditar que Luizinho Vieira e cia. possam, finalmente, superar suas próprias deficiências e o Criciúma melhorar de rendimento.

Já se fala, e nem poderia ser diferente, sobre a montagem do time para o Campeonato Brasileiro da Série B. Competição começa em maio e o Criciúma, obviamente, vai precisar fazer quase todo um time novo! Insisto nisso porque, por mais que o Criciúma apresente melhorias ainda no Campeonato Catarinense, o plantel terá de receber acréscimos técnicos... obrigatoriamente! Lembro ao leitor e quem nos acompanha que, este ano, o Campeonato Brasileiro da Série B tende a ser mais difícil do que os últimos disputados. Na competição que começa em maio, estarão, entre outros, o Botafogo do Rio, candidatíssimo ao acesso; o Santa Cruz...que sempre é uma força do Nordeste até por sua fanática torcida e vem embalado por ter subido da Série C; além de Bahia, Vitória, América Mineiro, Náutico, Boa Esporte e Ceará...estes dois últimos que quase “chegaram” na edição de 2.014!! Ah...e nunca é demais deixar bem claro que, quatro sobem e outros quatro caem pra 3ª divisão!!!

quinta-feira, 19 de março de 2015

Criciúma aplica goleada e se classifica pra 2ª fase da Copa do Brasil.

Passarinho Arrepiado acompanhou no interior do Espírito Santo, no estádio José Olímpio da Rocha, em Águia Branca, o jogo que classificou o Criciúma para a 2ª fase da Copa do Brasil, sem necessidade da partida de volta que estava marcada pra dia 16 de abril. Conforme o “Arrepiado”, sem apresentar futebol de “encher os olhos”, o Criciúma fez 4 a 1 ao natural e com a colaboração da baixa qualificação do adversário, o Real Noroeste. Pela ordem, os gols do Criciúma foram assinalados por Joílson, aos 18, e Lucca, aos 22 minutos do 1º tempo; Joílson, 14 minutos, e Lucca...de novo...aos 27 da 2ª etapa...todos para o Criciúma; e, Íverson, aos 44:30...finalzinho de jogo, para o Real Noroeste. O resultado e o placar fazem com que o Criciúma já se considere moralmente recuperado? Não! Em absoluto! Claro que dá uma elevada no moral! Massss...tal recuperação poderá ocorrer, sim, se o Criciúma ganhar do Figueirense, no próximo domingo(22). Aí a coisa poderá mudar e o time encaminhar outro rumo ainda no Campeonato Catarinense que volta a ser nossa realidade até o início do Brasileiro, em maio. Sigamos...!!
Na foto aparecem Maicon Silva, Joílson, Lucca, Bruno Lopes e Róger Guedes. Criciúma "passeou" em campo contra o Real Noroeste.
.
Os atos de indisciplina cometidos por Fábio Ferreira e Maurinho devem ser punidos com severidade pela direção do Criciúma! O zagueiro não compareceu no fim de semana, no Depto. Médico do Clube, pra realizar tratamento no tornozelo machucado. Pior do que isso...teria viajado para São Paulo e desligou o celular!! O que foi fazer? Até agora ninguém sabe! Quanto ao atacante, chegou atrasado para a viagem até o Espírito Santo alegando desconhecer o horário correto de saída. Na minha opinião, ambos precisam receber pesada multa por tais atitudes de rebeldia! Inclusive, espero que o diretor executivo do Depto. de Futebol, Raimundo Queiroz, tome à frente e faça valer seu direito e até sua obrigação para aplicar aos dois, merecida punição!

Duas das competições envolvendo as categorias de base, em nível estadual, já têm tudo definido pela Federação Catarinense de Futebol...tabela, regulamento e data pra começar. Me refiro ao Campeonato de Juvenis e de Juniores. O linguajar mudou pra sub-17 e sub-20, conforme o que preconiza a C. B. F. Pra facilitar, os jogos serão “casados”...na mesma tabela. Ou seja, os juvenis jogam sempre na preliminar dos juniores, independentemente, de o confronto ser em casa ou fora. A estréia do Criciúma será contra o Internacional de Lages, dia 25 de abril, um sábado, com os jogos iniciando as 13:30. Como já aconteceu em outras oportunidades, o C. T. será usado pelos Tigrinhos para sediar os jogos da base no Estadual. A fórmula de disputa indica que os 10 clubes se enfrentam em turno e returno, classificando os 4 primeiros para duas semifinais e os vencedores, obviamente, disputando o título. Luiz Gonzaga Milioli treina o juvenil e Duca é o técnico do sub-20 do Criciúma.

Antes, porém, o Criciúma tem o Grêmio pela frente. Sim! Já neste sábado, dia 21, começa a Copa do Brasil Sub-17 e o Criciúma atua no Heriberto Hülse, as 16 horas, contra o tricolor gaúcho. Partida de volta ocorre no sábado seguinte, dia 28, 15 horas, em Gravataí, Grande Porto Alegre, no estádio Antônio Vieira Ramos. Como é primeira etapa da competição, vale o item do regulamento que, em caso de vitória dos visitantes por dois ou mais gols de diferença, não há necessidade do jogo da volta. Com o fato de, recentemente, o Depto. Amador do Criciúma ter passado por mudanças e agora, transição, há previsão de dificuldades para avançar de fase!!

quarta-feira, 18 de março de 2015

Em condições normais, o Criciúma seria favorito. Mas, não é o caso!!

Se formos comparar a história de cada um dos dois(Real Noroeste e Criciúma)que se enfrentam nesta quarta-feira(18), pela 1ª fase da Copa do Brasil, claro que o mais adequado seria apontar o Criciúma com melhores condições pra vencer o jogo. Vou mais longe e afirmo que, se não fosse a má fase que atravessa o Criciúma, ele seria candidato, inclusive, a vencer por dois ou mais gols de diferença e eliminar o jogo da volta, no Heriberto Hülse, previsto para 16 de abril. Entretanto, a bola que está jogando o Criciúma não permite que tenhamos tal confiança. E...aposto que teremos as duas partidas entre o representante capixaba e o catarinense!
Informações dão conta de que estádio José Olímpio da Rocha, em Águia Branca-ES, tem gramado esburacado!
.
Mas ainda sobre o jogo, não trata-se de nenhum drama, não! O Criciúma “se arrasta” nas competições que tem disputado desde 2.013! A última sequência de bons resultados ocorreu ainda no Campeonato Estadual daquele ano, quando chegou ao título! De lá pra cá, uma participação discreta no Brasileiro...quando passou “aranhando” e escapou do rebaixamento! Depois, em 2.014, outra campanha sem causar qualquer empolgação no Catarinense e, posteriormente, “aquilo” que vimos no segundo semestre quando a “morte anunciada” do descenso acabou se confirmando! Veio 2.015...e estamos observando um Criciúma sem “alma, garra e coração”... contrariando uma das frases do hino do Clube usadas como lema, lembram?:  “Nosso clube de amor, alma garra e coração!”.

De outro modo, o Criciúma vai estar meio que isolado em Águia Branca. Sim...entendo desta forma! Queiram ou não, comissão técnica e jogadores estarão longe da pressão habitual do Campeonato Catarinense. Serão poucos os integrantes da mídia que acompanharão o jogo que não será transmitido por nenhuma rede de TV. Apenas as rádios de Criciúma e região enviaram profissionais para a cobertura da estréia do Tricolor na Copa do Brasil. Por certo, alguns torcedores do Criciúma vão assistir a partida, massss...o ambiente, o clima, o estádio, o adversário...tudo diferente do que Luizinho, Luiz, Bruno Lopes e cia. estão acostumados a enfrentar.

Já, o Real Noroeste que tem em Stênio Garcia, atacante, uma de suas principais figuras, é treinado por Wagner Oliveira. Quem acompanha a historia do futebol de Santa Catarina deve lembrar dele. Foi um bom centroavante do Joinville em 1.985/86. Como técnico, por aqui, trabalhou também no Joinville em 2.006/07 e no Atlético de Ibirama, em 2.010. Já foi empresário de jogadores, tem 55 anos e sempre treinou times sem conquistar grandes resultados! Por sua vez, a cidade de Águia Branca, que fica a 250 quilômetros a noroeste da capital, Vitória, e quase na divisa com Minas Gerais, tem 9 mil e 500 habitantes. Em população, menor que Nova Veneza e até do que o recém criado...Balneário Rincão!! Dizem, por lá, que um terço da população vai ao jogo. O estádio José Olímpio da Rocha tem capacidade para 7.500 pessoas e os dirigentes do Real esperam 6 mil torcedores!!

Passarinho Arrepiado, enviado da coluna para ficar de olho no Criciúma e seu “debut” na Copa do Brasil 2.015, em terras capixabas, garante que Luizinho Vieira não se assustou com o prazo dado por Raimundo Queiroz para que o Criciúma “se arrume” neste início de temporada. Particularmente, considero um equívoco do diretor executivo em externar a decisão que tomou sobre o treinador tricolor. Pra quem não sabe, Queiroz já deixou bem claro em “alto e bom som” que Luizinho Vieira tem até o fim do Catarinense pra dar um jeito e padrão de jogo no Criciúma. Caso contrário, será demitido! Agir assim, mas internamente, correto! O erro está em expôr Luizinho...abrindo o jogo pra imprensa e torcida! Entenderam?

terça-feira, 17 de março de 2015

O clube é grande! Mas, em campo...um “timinho”!!

Assim, defino este momento que vive o Criciúma dentro de sua rica história. Que é um clube de projeção em nível nacional, por conquistas e participações em edições anteriores de Copa do Brasil e até Campeonato Brasileiro, independentemente de divisão...disso ninguém tem qualquer dúvida!! O que o Criciúma Esporte Clube já fez não tem como tirar ou apagar!! Elevou como ninguém o futebol de Santa Catarina pro resto do País ver!! Até no exterior já falaram e bem do Criciúma!! As campanhas envolvendo o título da Copa do Brasil, mais o belo feito na Taça Libertadores...respectivamente em 1.991/92; além de outras conquistas em nível nacional e regional, fizeram do Criciúma uma força respeitável e temida, principalmente quando essas atuações ocorriam no estádio Heriberto Hülse!!

Massss...ninguém vive de nostalgia! O que passou fica pra história contar e na memória de quem vivenciou toda uma época inesquecível do futebol de Criciúma. Hoje as coisas são bem diferentes! Há alguns anos que o “Tigre não é mais tigre”...seja dentro ou fora do seu reduto!! Quase todos vêm a Criciúma e “deitam e rolam”! Longe de casa, então...nem se fala!! Se tornou presa fácil! Ninguém mais respeita ou teme a camisa amarela, preta e branca, vestida com tanto orgulho pela sua torcida. Ao longo do tempo o Criciúma foi perdendo suas principais virtudes de time guerreiro e competitivo, que impunha apreensão quando enfrentado por qualquer adversário de Santa Catarina. Lembro que até o mestre Telê Santana alertou o então timaço do São Paulo, em 1.992, sobre os “perigos” de jogar no estádio Heriberto Hülse...lembram?? Teve uma época que alguns colegas da Capital se indignavam porque até o Orlando Scarpélli tinha virado “salão de festas” do Criciúma!! Quanta saudade!! Nos dias atuais, infelizmente, aquele baita time passou a ser timinho...e o Tigre virou gatinho!!

Quais os motivos pra decair tanto? Pelo que pude constatar, a Gestão de Ativos fez um bem enorme ao Criciúma, por um lado! Afinal, não há como discutir as questões estruturais, administrativas, patrimoniais e financeiras que foram muito bem resolvidas em 2.010 quando se oficializou a parceria entre Clube e investidores. De outro modo, a maneira de “fazer futebol” no Criciúma, daquele ano pra cá, não tem sido com a mesma competência observada nas outras áreas. Vários diretores foram contratados, além de técnicos e atletas profissionais das mais diversas características e perfis. Pouquíssimos deram certo!! Importante frisar, ainda, que dinheiro nunca faltou para que os melhores, em cada uma de suas funções, fossem trazidos pra trabalhar aqui. Temos de reconhecer que a G. A., pelo menos até o fim do ano passado, nunca “fechou a torneira”! Sempre procurou colocar a disposição do Depto. de Futebol o que o mercado ofereceu de melhor, dentro de parâmetros que o tamanho do Criciúma exigiu.

Assim, está provado, mais uma vez, que futebol é pra quem sabe! Só ter dinheiro não resolve! Há necessidade de conhecimento do assunto...da matéria! E outra situação que, mais uma vez exponho, é o fato de o presidente Antenor Angeloni conduzir tudo à distância. Ele não aparece muito, não tem aquele contato diário com o grupo de jogadores, não é chegado ao ambiente de vestiário, não acompanha o time nas viagens e, sabemos, administra por telefone! O “sêo” Antenor paga(e bem!) pessoas de sua extrema confiança para as atribuições que ele mesmo deveria cumprir! Massss...é sabido por todos que tanto Antenor quanto seu irmão Arnaldo, os donos da G. A., agem diferente! E assim vamos “levando” e observando o que acontece! E...não esqueçam que a Copa do Brasil começa já nesta quarta-feira(18) e estamos praticamente às portas do Campeonato Brasileiro!!

segunda-feira, 16 de março de 2015

Vergonha com time sem vergonha...de novo!!

Até o momento, é uma das piores campanhas do Criciúma na história de todas as edições do Campeonato Catarinense! Perder, todos sabem, faz parte do jogo!! Só que é inadmissível ver um time com tanta passividade e aceitar o adversário, como o Internacional de Lages, que é bem treinado por Marcelo Mabília e tem no veterano Marcelinho Paraíba a principal figura. Quem foi ao estádio Heriberto Hülse na tarde deste sábado(14) pra ver o Tigre jogar, com certeza sentiu vergonha do que acabou assistindo! No 1º tempo, o Inter fez o que quis e o Criciúma só observou!! Não houve nenhuma reação, inclusive no aspecto anímico!! O Tigre acabou sucumbindo perante o Leão Baio e o resultado de 2 a 0 foi justíssimo!! Na 2ª etapa, com o adversário mais recuado, o Criciúma tentou ir um pouco mais à frente e se impôr. Pouco conseguiu! Algumas chances criadas que pararam no bom goleiro Fernando Henrique.

Sobre as atuações individuais do Criciúma...Luiz realizou bom jogo e, ao sair no intervalo, “colocou o dedo na ferida” ao dizer que “nós estamos assistindo o Inter jogar!!”. Os gols que levou, méritos dos atletas que chutaram! Nota 6. Ezequiel apareceu bastante, mas pouco produziu ofensivamente. Em quase todas as jogadas preferiu trazer pro meio e a coisa não fluiu! Merece referência positiva por demonstrar um pouquinho mais de vontade do que os demais. Nota 6. Iago Maidana realizou péssima partida! Voltou a cometer falhas e novamente mostrou total insegurança! Nota 3. Rafael Pereira não jogou muito mais do que seu parceiro! Pelo contrário! Também estava intranqüilo e errou infantilmente da mesma forma que Maidana. Nota 3. Danilo Tarracha, novamente, ficou devendo! Seu futebol continua sendo de baixíssima qualidade e, pelo visto, ainda não merece ser titular no Criciúma. Nota 3. Ruan, incumbido de marcar Marcelinho Paraíba, só “cercou” o 10 colorado. A marcação não foi incisiva, como deveria ser! Resultado...Paraíba jogou como quis! Nota 4. Barreto, correu...correu e pouco rendeu! Vontade sim...nada de bom futebol! Nota 4. Ainda no meio, até Cléber Santana esteve abaixo do que pode produzir...mesmo que continue faltando “gente” pra jogar com ele. Vale destacar, entretanto, que o ex-Avaí continua sendo o que tem de melhor o Criciúma, no quesito técnico! Nota 5. Natân, que veio pra ser o meia de chegada ao ataque, com dribles e chute a gol, também foi inerte e quase desaparecido em campo. Nota 4. Lucca, foi acionado em várias oportunidades, mas não conseguiu completar, com sucesso, as jogadas individuais. A bola parada, uma de suas virtudes, também não funcionou! Nota 4. Sobre Bruno Lopes...se repetiu a situação de vê-lo totalmente dominado pelos zagueiros do Internacional. Como atacante que é, precisa mostrar muito mais! Nota 4. Ainda entraram Joílson, Róger Guedes...este no intervalo; além de Dudú Figueiredo. O ex-Coritiba teve, de novo, pouco tempo pra jogar e não merece avaliação. Quanto ao zagueiro Joílson, acabou tendo pouco trabalho em razão do Inter ter baixado o ritmo no 2º tempo. O Inter pouco atacou no 2º período. Nota 5. E...Róger Guedes, que entrou pra fazer jogadas pela direita, cumpriu o que foi determinado pelo técnico. Só que tais jogadas não resultaram em perigo para a meta adversária! Nota 5.

O Passarinho Arrepiado analisa comigo o trabalho do técnico Luizinho Vieira. Novamente o comandante do Criciúma deixou a desejar! Por que escalar Ezequiel como titular se Maicon Silva vinha bem? Por que demorou tanto pra mexer no time que fazia partida horrorosa na 1ª etapa. Por que aceita a passividade e a inoperância dos jogadores em campo durante a maioria dos jogos já realizados? Por que de algumas invenções? Perguntas, até agora, sem respostas convincentes!! Tanto eu quanto o Arrepiado apoiamos o projeto de utilização dos garotos e promoção do pessoal da base. Tempo está sendo dado! Oportunidades então...nem se fala!! Quem não aproveitar, depois, não pode reclamar!!