sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

O Criciúma não pode viver só do passado!! Vamos acordar...!!!

Na postagem anterior relembrei uma pesquisa que fiz em maio deste ano querendo saber de amigos, leitores e internautas sobre o melhor Criciúma de todos os tempos. Ei...gente!! Vamos acordar!! Chega de ficar só relembrando coisas da Copa do Brasil, da Libertadores de 92, do Brasileiro de 2.002...enfim, das grandes conquistas que o Tigre teve em épocas que muitos já nem lembram mais e outros sequer haviam nascido!! Foi inédito? Sensacional? Contagiou a todos? Nos encheu de orgulho e alegria? Tivemos reconhecimento em todo o País e fora dele? Sim pra todas as perguntas!! Masss... passou!! Fica na lembrança e nos arquivos dos maiores feitos do futebol catarinense e...deu! Bola pra frente!!
Observe o leitor que, no “Criciúma de todos os tempos” só tem gente bem das antigas!! O presidente mais votado foi Moacir Fernandes, o técnico...Levir Culpi. Gente...o Levir passou aqui em 1.992, há 24 anos!! Quanto a Moacir, a última vez que ele foi dirigente do Clube em 2.007...nove anos atrás!! Sobre os jogadores mais “badalados”...os melhores da história: Alexandre; Paulo Baier, Vilmar, Luciano e Itá; Roberto Cavalo, Mabília e Grizzo; Vanderlei, Soares e Jairo Lenzi. Destes jogadores, só o Luciano, zagueiro, que tem 38 anos e encerrou 2.016 atuando pelo Goianésia, do interior de Goiás, ainda está na ativa! O restante já se aposentou!! Exceção feita ao goleiro Alexandre que, infelizmente, já faleceu!!
Assim, de 2.007 pra cá fica constatado que ninguém mais “encantou” a ponto de fazer história com a camisa do Criciúma!! Claro que podemos lembrar a última passagem de Paulo Baier, em 2.014, mas considerando que seu destaque mesmo se deu em 2.002! Vale também destacar o goleiro Agenor, o atacante Zé Carlos? Talvez! Mas, com certeza longe de qualquer comparação com os citados anteriormente!! Faça-se uma ressalva ao trabalho social, patrimonial e estrutural que proporcionou o ex-presidente Antenor Angeloni ao Criciúma!! Massss...bola rolando, alegrias pra torcida, títulos, conquistas?? Ah...faz muito tempo que não sentimos aquele “gostinho” tão prazeroso! Por isso, insisto na tese de buscar vitórias...ganhar, sob qualquer pretexto!! E, pra isso, há necessidade de se olhar pra frente objetivando sempre glórias e triunfos!!
Reitero minhas idéias em relação à necessidade que o Criciúma tem de voltar a crescer!! Está claro que há alguns anos perdemos espaços no cenário estadual e nacional para clubes como Figueirense, Avaí e, principalmente, Chapecoense! Faz tempo que o Tigre não ruge alto... dentro e fora de sua casa!! Sou “cinqüentão” e do tempo em que os caras vinham jogar no Heriberto Hülse e muitos chegavam “tremendo”!! Da mesma forma, longe de seu chão, o Criciúma era MUITO respeitado!! Hoje...ou melhor, há anos já que a camisa preta, amarela e branca não é temida como antes!! Tudo mudou e há incondicional imposição de uma união entre clube, torcida e mídia para que o Criciúma volte a ser grande!! Caso contrário, temo pela mesmice!! Ou seja...série B, as vezes com risco de cair pra C; jogar Copa do Brasil querendo ganhar um “dinheirinho” por passar uma ou duas fases; Catarinense...se der pra chegar, tudo bem, caso contrário...fica em 3º, 4º ou 5º lugar que ta bom assim!! Não!! Decididamente não!! O Criciúma que eu vi nascer e chegar onde chegou, com certeza, não é esse...!!!

BOM NATAL A TODOS!!

quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

A pedidos, postagem retrô: Finalizado o “Criciúma de todos os tempos”...nos 69 anos do Clube!!

Algumas pessoas me pediram pra postar novamente o que foi publicado em maio deste ano, mais precisamente dia 13, justamente na data de aniversário dos 69 anos do Criciúma E. C. Tinha resolvido fazer uma pesquisa junto a leitores, blogueiros e internautas sobre a opinião de cada um em relação ao que seria o "Criciúma de todos os tempos!". Ou seja, uma forma de opinar e saber dos amigos colaboradores e de quem acompanha o Blog do Gilberto Custódio, opiniões sobre quais personagens teriam marcado mais na história do Clube. Pois bem...na íntegra, aqui está a referida postagem.

A idéia do Passarinho Arrepiado acabou se transformando numa escolha e votação daqueles que melhor “escreveram” a história do Criciúma...este com 69 anos de vida!! Tudo começou em 13 de maio de 1.947 quando alguns amigos do centro da cidade resolveram criar um time de futebol. Bem...de lá pra cá, somados os anos do Comerciário e do Criciúma o ex “Bacharel”, hoje Tigre, é quase “setentão”!! Muitas glórias, vitórias, conquistas, derrotas, decepções... enfim, tudo o que “tem direito” o Criciúma já fez!! Como se fosse alguém que chega a essa idade com bastante experiência depois de vivenciar várias situações durante anos passados. Tive o prazer de acompanhar bem de perto praticamente tudo que envolveu o Comerciário e o Criciúma, de 1.968 até hoje. O empate com o Caxias, em Florianópolis...proporcionando o primeiro título estadual; os anos de recessão...com a licença solicitada depois de 1.969 até 76. A volta ao profissionalismo, os inesquecíveis 9 a 0 pra cima do Operário, de Mafra, em 77. Lembro que “pulei a cerca”, perto do Colegião, pra ver os 6 gols de Ademir Patrício, 2 do Laerte e outro do Dirceu...numa quarta-feira a tarde.

A mudança de nome...de cores e dois objetivos bem claros. Um deles, agregar as forças da cidade e região em torno de um clube pra tentar conquistar “vôos” mais altos. E...após se solidificar como destaque do Sul, empenhar-se com todas as garras afim de “brigar olho no olho” contra o Joinville que, na época, era o “bicho-papão” do Estado. Tais metas demoraram um pouco, mas acabaram sendo alcançadas! Depois de algumas “sofrências”...o título de 86, o bom Torneio Paralelo, competição nacional da época; o “début” na 1ª Divisão, hoje Série A do Campeonato Brasileiro; o “tri” catarinense; a Copa do Brasil; a Taça Libertadores; o jogo que não acabou, em Florianópolis; os triunfos seguintes em nível regional; os acessos e descensos nos torneios nacionais; os mandos e os desmandos administrativos; e...uma torcida apaixonadíssima!! A recepção pros campeões de 2.013...inesquecível!! PARABÉNS CRICIÚMA!!  Sem “usar” meu reconhecido bairrismo, podem ter certeza de que NINGUÉM em Santa Catarina fez mais pelo futebol do Estado do que o Criciúma Esporte Clube!!

Masss...e o Criciúma de todos os tempos?? Tema anunciado no início da postagem. Pois bem... como já destacamos, a formação escolhida por quem se propôs a participar com suas opiniões é de Alexandre; Paulo Baier, Vilmar, Luciano e Itá; Roberto Cavalo, Mabília e Grizzo; Vanderlei, Soares e Jairo Lenzi. E...quem seria o técnico desse imaginário time?? Deu, com folga....Levir Culpi. Escolha justíssima, é bom que se frise!! Luiz Felipe Scolari também foi lembrado até porque, com ele, o Tigre ganhou a Copa do Brasil, feito que nenhum outro barriga-verde conseguiu, até hoje! Quanto ao presidente...uma boa “disputa” entre Moacir Fernandes e Antenor Angeloni. Não se trata de monopolizar a preferência dos torcedores entre eles. Só que, em hipótese alguma, os outros comandantes também fizeram história no Comerciário e no Criciúma, cada um a seu modo!! Moacir Fernandes realmente foi o melhor dentre todos! Com ele, o Criciúma obteve resultados que jamais se imaginou um dia...fossem alcançados!! Sendo assim, o “Arrepiado” e eu, agradecemos a participação de todos que se envolveram de uma forma absolutamente descontraída. Tudo com o intuito de saber o que cada um dos amigos e internautas pensam a respeito do Criciúma!! Muito bom!! Obrigado, mesmo!!
Levir-Culpi-280x173
soares 2alexandre 2paulo baier 2vilmar xluciano 2itá 2roberto cavalo 2mabíliafgrizzovanderlei 2 

segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

A pressa no futebol.

Justificativas não faltam pra tentar explicar motivos! Lááááá atrás o futebol era uma diversão de fins de semana e os bons jogadores recebiam pequenas e, alguns, apenas razoáveis quantias pra poder defender seu clube. Me refiro à uma fase, já, do profissional de “carteira assinada”! Além disso, havia vínculo total do atleta para com a instituição desportiva. Assim, conforme o “tamanho da bola” do jogador, este era negociado ou não por quantias um pouco mais significativas. Quem definia tudo eram os dirigentes, às vezes em combinação com o próprio atleta. Claro que havia um controle absoluto do clube dono do “passe” do atleta e não era raro observar que este ou aquele jogador acabava indo jogar meio que “forçado” em determinado time por instransigência de seu “superior”!! As coisas foram mudando...evoluindo e surgiu a Lei Zico, mais tarde transformada em Lei Pelé, promulgada em março de 1.998.
Pois, a partir de então, tudo mudou!! Conforme nova legislação não há mais como estipular preço de qualquer jogador de futebol se não for dentro de parâmetros jurídicos! Pra pedir um preço lá em cima é necessário já estar pagando um muito bom salário para o referido “produto”!! E, a grande maioria dos clubes brasileiros vive na penúria financeira! Uns mais...outros menos, é verdade! Por outro lado, empresários e procuradores descobriram um mercado que, se bem explorado, é altamente rentável! Eles são os “corretores” e podem levantar valores que “resolvem a vida”! Enquanto isso, os clubes que formam o atleta já têm que proporcionar toda uma condição estrutural para que o garoto, ainda pré-adolescente, possa se desenvolver, quem sabe ser um craque para que láááá na frente haja recompensa financeira que justifique tal investimento!!
Na prática tudo dentro dos “conformes”!! Afinal, se o menino ou até a menina souber jogar bola precisa ser bem remunerado(a) e, mais cedo ou mais tarde, o ressarcimento virá! Ocorre, amigos leitores, que são raríssimos os clubes que trabalham o futebol profissional no Brasil com estrutura adequada para seguir, ao pé da letra, a Lei Pelé! E, conforme seus artigos, parágrafos e itens atingir o ponto ideal para tornar o futebol um produto rentável e com retorno adequado afim de que uma instituição se auto-sustente!! Além disso, o imediatismo prejudica bastante até quem trabalha nas categorias de base. Há exigências para que este ou aquele ainda “projeto de jogador” seja lapidado para, o mais breve possível, ser usado na equipe principal!! Sim! Porque é preciso colocar os garotos na “vitrine” e, quem sabe, fazer um bom negócio o quanto antes!!
Masssss...a realidade é absolutamente outra! Os professores de escolinhas e formadores de atletas não têm tempo para aprimorar o domínio de bola dos meninos(as), o passe, o cruzamento, a finalização...enfim, as necessidades básicas para que se deixe pronto um atleta de futebol e este se tornar um profissional de “mãos ou pés cheios”!! Assim, cada vez mais é cena rara ver jogadas como as de Cristiano Ronaldo, Messi, Neymar, Griezmann e cia. Ah...sobre lances geniais que tive o prazer de ver...de Pelé, dos Ronaldinho’s, Platini, Maradona, Romário e outros..então, tenho dúvidas se testemunharemos novamente...!!