sábado, 11 de fevereiro de 2017

Primeira Liga tende a sucumbir!!

Pelo “andar da carruagem” a competição recriada ano passado com o nome de Copa Sul/Minas/Rio e agora batizada de Primeira Liga, não deve ter muito “tempo de vida”! Pra quem gosta de lembranças, o chamado “embrião” do torneio se deu em 1.999 com a Copa Sul envolvendo times do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. No ano seguinte, houve a inclusão de clubes de Minas Gerais. Foram quatro campeonatos, sendo que o Grêmio ganhou o primeiro, América Mineiro o segundo, e o Cruzeiro as duas edições seguintes. Passaram-se anos até que, em 2.015, dirigentes de alguns clubes do Sul do País idealizaram um certame a ser realizado em 2.016 convidando a dupla carioca Flamengo e Fluminense E...o Tricolor do Rio de Janeiro levou o título!

No modelo atual, agora em 2.017, o Ceará também está participando juntamente com a maioria dos principais clubes da Região Sul. Ocorre que fatores extra-campo acabaram por influenciar no calendário da atual temporada e está havendo uma verdadeira sobrecarga...atropelo mesmo, em relação aos campeonatos em disputa, no caso, Primeira Liga, Copa do Brasil e os regionais. No caso aqui de Santa Catarina, Chapecoense e Joinville estiveram jogando em “duas frentes” diferentes...competições distintas! O JEC fez uma mescla de reservas e juniores pra encarar o Atlético, em Belo Horizonte, depois de usar sua “melhor” formação diante do Metropolitano, pelo Catarinense. A Chapecoense, por sua vez, estava em Floripa na quarta(08) onde atuou contra o Avaí e o time sub-23, 24 horas depois, enfrentou o Cruzeiro, também em B. H., pela Primeira Liga.
Os treinadores e demais integrantes de comissões técnicas estão, literalmente, “berrando” contra essa sequência de partidas que, na maioria das vezes, acaba prejudicando bastante o trabalho de cada uma das equipes envolvidas. Importante frisar que, em razão do atraso no término do Campeonato Brasileiro de 2.016 por causa da tragédia com a Chapecoense, os atletas ganharam uma semana a mais de folga e os campeonatos mantém suas datas previamente programadas. Além disso, a Taça Libertadores e a Copa do Brasil tiveram fórmula de disputa modificadas e aumentaram o número de participantes, prolongando ainda o tempo de competição. Assim, a Primeira Liga fica como última opção em termos de prioridade! Temos observado que os envolvidos estão dando preferência para o respectivo regional, a Copa do Brasil e a Libertadores. Mais tarde vem a Copa Sul-Americana e o Campeonato Brasileiro...e a Primeira Liga vai, gradativamente, perdendo “espaço”, importância...até que seja extinta!! É o que penso!!

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Com mais “baixos” do que “altos”, Criciúma fica só no empate em Lages!

O Tigre demonstrou ligeira instabilidade no jogo desta quinta-feira (09) quando só empatou com o Internacional, em Lages, pela 4ª rodada do Campeonato Catarinense. Aquele futebol mais volumoso observado no jogo diante do Brusque, o último fora de casa, não constatamos diante do Colorado Serrano. O resultado de 1 a 1 acabou sendo justo se refletirmos sobre o que apresentaram as duas equipes. Ambas tiveram chances de marcar mais gols...contudo a falta de pontaria aliada à ausência de melhor qualificação técnica impediram que Criciúma e Inter chegassem à vitória! Insisto que continua faltando maior gabarito do meio pra frente no time treinado por Deivid de Souza. E, desta feita, a defesa também cometeu falhas que ajudaram a comprometer a atuação tricolor! Permanece clara e evidente carência de maior inspiração e categoria para que o Criciúma atinja uma regularidade aceitável e desponte como real candidato ao título estadual! Nos gols do jogo, o atacante Parrudo tirou proveito de uma frouxa marcação para bater sem chances ao goleiro Luiz. Eram 11 minutos da 1ª etapa: 1 a 0 Inter. O Criciúma só foi conseguir seu empate a 36 minutos após escanteio que Caíque Valdívia bateu e Diego Giaretta, de cabeça, marcou: 1 a 1! Nenhum dos dois times jogou mais a ponto de merecer a vitória! No final das contas, o empate foi ruím para o Criciúma que acabou a rodada cinco pontos atrás do líder Avaí!!
                                    (Foto: Diário Catarinense)

Atuações individuais do Criciúma:
LUIZ levou o gol por culpa do sistema de marcação. Não sua! E... mesmo sem brilhantismo, fez algumas boas defesas. Nota 6.

MAICON SILVA foi ofensivo, sem conseguir grandes jogadas! Nota 5.

RAPHAEL SILVA não esteve seguro como em outros jogos. Nota 5.

DIEGO GIARETTA demonstrou alguma qualidade ao sair jogando e teve o mérito do gol que evitou a derrota. Foi expulso porque impediu o avanço do adversário em direção à área já no finalzinho de partida. No lance, se não faz a falta, o atacante do Inter ficaria cara a cara com o goleiro Luiz! Nota 7.

MARLON foi mais efetivo e ousado que em atuações anteriores. Nota 6.

No meio de campo, BARRETO errou passes em lances perto da área defensiva. Nota 5.

DOUGLAS MOREIRA não mostrou a objetividade de jogos recentes. Carregava a bola e parecia não saber o que fazia com ela!! Nota 5.

ALEX MARANHÃO, “sumidaço” em campo! Rendimento pífio pra um camisa 10! Nota 3.

No ataque, PIMENTINHA, de novo...com baixa produtividade, à exceção de um lance individual em que chutou contra a trave adversária. Nota 5.

JHEIMY, centroavante que luta muito e produz pouco! Nota 4.

PITBUL...corre bastante, volta pra marcar! Masss...não cria jogadas e nem consegue chegar na área pra finalizar! Nota 5.

Entraram CAÍQUE VALDÍVIA, de razoável movimentação...nota 6; CAIO RANGEL, que procurou ter a bola dominada pra jogadas de velocidade...nota 7; e, HÉLIO PARAÍBA que, a seu “costume” desperdiçou oportunidade clara de virar o placar para o Criciúma cabeceando uma bola “fácil” pra fora...nota 4.

Para o técnico DEIVID DE SOUZA, nota 5! Continua tentando impôr seu ritmo de trabalho. Contudo, um dos grandes desafios seus, no momento, é fazer o meio de campo criar mais, aprimorar as finalizações e o time, em si, demonstrar maior regularidade!!

terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

Quatro jogos em oito dias...cinco em onze!!

Uma verdadeira maratona de jogos é o que tem o Criciúma pra fazer nos próximos dias! O técnico Deivid de Souza, em combinação com sua comissão técnica e dirigentes, acabou optando por colocar em campo uma mescla de jogadores reservas e do time sub-20 em pelo menos um desses compromissos. Atentem para o que consta do calendário do Criciúma até dia 19, em razão de jogos envolvendo o Campeonato Estadual, a Primeira Liga e a Copa do Brasil. Pois bem ...nesta 5ª(09), 20:30, Internacional x Criciúma, em Lages; domingo, dia 12, 19:30, em Florianópolis, Figueirense x Criciúma; depois, dia 14(terça -feira), 21:30, Brasil x Criciúma, em Pelotas; Sto. André x Criciúma, quinta-feira, dia 16, as 16 horas, na Grande São Paulo; e, Criciúma x Almirante Barroso, no domingo(19), 19:30, no estádio Heriberto Hülse.
Reparem que as próximas quatro partidas serão fora de casa em cidades nada próximas, uma da outra!! Vai até Lages, “desce” pra Capital, viaja pro extremo sul do País...até Pelotas, após...ida a Santo André; e, retorno pra Criciúma. Pelo que está pré-programado, o Criciúma usará o que tem de “melhor” nos jogos pelo Catarinense, no caso Inter e Figueirense; e mandará uma equipe alternativa pra enfrentar o Brasil, enquanto os “titulares” ficarão treinando pro jogo diante do Santo André. Para o confronto perante o Almirante Barroso, o último desta série meio que “atropelada” de jogos, Deivid de Souza observará bem a questão física dos atletas pra escolher a formação mais viável!! Dentro do que penso, está correto o pensamento do treinador tricolor uma vez que as prioridades devem ser dadas para a competição regional e para a Copa do Brasil. Já, a Primeira Liga, o Tigre já perdeu um jogo numa chave onde têm quatro times. Só restam duas partidas: Brasil, em Pelotas; Internacional, em Criciúma.

Passarinho Arrepiado andou sobrevoando Palhoça, no Clube Sete de Setembro, segunda-feira(06) última, quando pode acompanhar a festa que homenageou pessoas que, ao longo dos anos, prestaram serviços relevantes ao esporte de Santa Catarina. Além disso, o "bichinho" deu seu abraço muito especial!! Todo ano há sempre o reconhecimento por parte do Governo Estadual e, desta feita, o Sr. Odilon Linhares, criciumense e com vários préstimos em favor do esporte local e estadual, foi condecorado com a Comenda do Mérito Esportivo, honraria outorgada pelo Conselho Estadual de Esporte, antes chamado de Conselho Estadual do Desporto. Em nome do www.gilbertocustodio.blogspot.com.br, o reconhecimento ao Professor Odilon que já demonstrou toda sua competência junto ao Voleibol de Criciúma e dedicação extrema para com a Fundação Municipal de Esportes!! Parabéns!! Merece...!!!

domingo, 5 de fevereiro de 2017

Criciúma 1 Joinville 0 com calor “ensurdecedor”!!

Certa vez, não lembro onde exatamente e nem quando, um narrador de rádio, querendo passar pro ouvinte a sufocante temperatura no local da realização de um jogo, soltou tal pérola: “Um verdadeiro calor “ensurdecedor” podemos sentir aqui...!!”. Fico imaginando o “barulho” dessa quentura toda!! Aliás, sensação térmica elevadíssima foi o que não faltou pros atletas de Criciúma e Joinville que se enfrentaram neste domingo(05) no estádio Heriberto Hülse, pela 3ª rodada do Campeonato Catarinense. Partida em que os donos da casa tiveram maior volume de jogo na 1ª etapa, com bom toque de bola saindo de trás e algumas oportunidades criadas. Numa delas, o atacante Jhêimy desencantou ao se aproveitar de um chute do “meio da rua” de Diego Giaretta. A bola desviou num adversário e sobrou pro centroavante do Criciúma que bateu no canto direito da meta adversária. A foto de Jhêimy comemorando o gol está logo abaixo. Eram 29 minutos da 1ª etapa e foi só!! O forte calor contribuiu para que os dois times não conseguissem um ritmo mais forte. Já, no 2º tempo, o Joinville marcou mais a saída de bola do Criciúma, pressionou um pouco e o jogo cresceu em movimentação. Algumas chances foram criadas de parte a parte, mas o 1 a 0 para o Tigre acabou prevalecendo num confronto marcado pela igualdade!

Atuações individuais do Criciúma:
LUIZ...defesas seguras e, quando a marcação do Joinville não era “alta”, conseguia sair jogando com os pés. Nota 7.

O lateral MAICON SILVA foi bastante ofensivo. Contudo, continua lhe faltando mais qualificação na hora de cruzamentos e passes! Nota 6.

Na zaga, RAPHAEL SILVA foi soberano, sem dar “moleza” pros atacantes do Joinville. Nota 7.

O mesmo ocorreu com DIEGO GIARETTA. O camisa “4” do Criciúma voltou a demonstrar tranqüilidade e boa qualidade na saída de bola e ao fazer coberturas. Nota 7.

Quanto ao lateral MARLON, muita vontade e pouca produtividade! O garoto da base precisa ter melhor sequência e passar a tão desejada confiança! Nota 6.

No meio, BARRETO não repetiu o bom futebol de Brusque! Embora, num contexto geral tivesse dado conta do recado, marcando e passando, quase “entregou o ouro” numa bola perdida na frente da área! Nota 6.

Por sua vez, DOUGLAS MOREIRA consegue ser bastante regular e manter bom nível de rendimento na grande maioria de suas apresentações! Nota 7.

ALEX MARANHÃO tem sido mais razoável...se comparando com atuações vistas ano passado. Tem suas limitações e, de outro modo, é aplicado taticamente! Nota 7.

No ataque, PITBUL é esforçado!! Mas, bom futebol ainda não vimos!! Nota 6.

JHÊIMY se “salvou” pelo gol! Teve outra oportunidade, no finalzinho de jogo pra fazer o 2º e desperdiçou!! Também demonstra espírito de luta e pouca técnica! Então...pelo gol, nota 7!

PIMENTINHA fica preso na marcação e não consegue sair dela! Pra continuar sendo titular, vai precisar jogar mais...!! Nota 6.

Entraram JOÃO HENRIQUE...que arriscou uma “meia puxeta”, da entrada da área, exigindo boa defesa do goleiro do Joinville, nota 6; o estreante CAIO RANGEL, com alguns dribles, firulas e uma finalização, nota 6; e, ANDREW...de participação discreta, nota 6.

Aos poucos, o técnico DEIVID DE SOUZA vai impondo sua maneira de trabalhar e mostrando seu estilo de dispor o time taticamente. Até agora o saldo é positivo! Nota 7.