sexta-feira, 30 de agosto de 2019

Foi pra empatar e conseguiu!!

O zero a zero, resultado de igualdade entre Cuiabá e Criciúma, na Arena Pantanal, foi um objetivo visado e alcançado pelo estreante técnico Waguinho Dias. A galera do dia a dia do Tigre foi pega de surpresa quando, depois da saída da delegação daqui, ficou sabendo que o goleiro Luiz, o lateral Maicon, além dos meio-campistas Wesley e Foguinho, sequer haviam viajado! Acumula-se a estes desfalques, o atacante Leo Gamalho, que teria de cumprir suspensão automática. Inclusive, é importante frisar que Foguinho ficará ausente por quase 40 dias por causa de lesão muscular. De qualquer modo, no jogo do Mato Grosso, o Criciúma se armou, taticamente, pra tentar não deixar o adversário jogar e ele, Criciúma, buscar o contra-ataque ou segurando, o máximo, a bola na frente. Planejamento teórico posto em prática e meta conquistada!!

Importante frisar que, mesmo com um só treino, Waguinho Dias mudou o jeito do time jogar. Afinal, optou por um esquema com três atacantes: Reinaldo e Vinícius “abrindo” pelos lados e Julimar mais centralizado. Outra mudança significativa...a troca de Thales por Sandro. Particularmente, não gostei de nenhuma dessas mexidas do novo técnico tricolor! Entendo que Thales tem “mais bola” pra ser titular e, quanto à opção tática, prefiro o velho e eficiente, 4-4-2!! Contudo, mesmo sem realizar grande jogo, o Criciúma conseguiu um ponto que deixa o time fora da zona do rebaixamento!! E, também vale frisar que o Cuiabá tem um bom time, joga muito ofensivamente e pressionando a saída de bola do adversário, além de sonhar em brigar, até o final da competição, por uma vaga no G-4.

Valeu bastante, claro, pelo ponto fora de casa, estreia do novo treinador sem maior prejuízo e um time mais aguerrido...de certa forma, continuando com o mesmo comportamento observado quando Wílson Vaterkemper ainda comandava a equipe na interinidade. Só que, pra querer brigar na parte de cima da tabela, pensar em “vôos mais altos”, a G. A. precisará dar mais opções a Waguinho Dias. Com o que há no plantel, entendo assim, o Criciúma não correrá grandes riscos quanto ao descenso. Só que é time pra meio de tabela, no máximo!! E, já que houve uma boa economia trazendo um técnico mais barato, que seja investido um pouquinho mais na qualificação do grupo de jogadores!!
(Fotos: cuiabamt300.com.br e 4oito.com.br)

quarta-feira, 28 de agosto de 2019

Missão cumprida, Wilsão!!

O técnico interino “pegou” o Criciúma com 13 pontos e está “entregando” com 21 pontos, após 5 jogos e, muito mais do que isso: fora da zona do rebaixamento no Campeonato Brasileiro da Série B!! Desta forma, é possível afirmar que Wílson Vaterkemper cumpriu com absoluta competência o que lhe havia sido determinado!! E olha que o Criciúma chegou a ser “lanterna” do torneio!! Wilsão volta à sua condição de auxiliar e o time passa a ser comandado por Waguinho Dias. E, não há como deixar de reverenciar o bom trabalho desenvolvido pelo ex-zagueiro tricolor!! Sua entrega, dedicação e elevado grau de profissionalismo foram fatores decisivos para que o Criciúma deixasse a “degola” nesta reta final de 1º turno!! Inclusive, a mudança no comando técnico refletiu positivamente dentro de campo com um visível maior empenho do grupo de atletas!! Assim, todos de parabéns!!

Sobre o jogo em que o Criciúma bateu o Oeste, 3 a 1, vitória justa e merecida! Muito embora, é bom frisar, que o time foi muito mal na 1ª etapa! Erros coletivos e individuais contribuíram bastante para que o Oeste chegasse a marcação do seu gol. Wesley errou passe, voltou pra marcar...só que a bola bateu em sua mão, dentro da área. Falta penal convertida pelo bom meia Mazinho. Mas, o Oeste também errou no lance em que originou o gol de empate do Criciúma, já quase nos acréscimos do tempo inicial. No escanteio batido por Daniel Costa, houve sobra de bola na área para Foguinho, livre de marcação, “encher o pé” e decretar igualdade no placar.

Intervalo, vestiário, muito papo e as coisas ajustadas. O Criciúma retornou diferente e o Oeste acabou sendo acuado em seu campo defensivo, ficando a opção de contra-ataques pra tentar surpreender. As coisas foram, aos poucos, se ajeitando para o Tigre que chegou a virar o placar com Léo Gamalho, batendo penalidade que ele mesmo sofreu. O lance do pênalti foi muito contestado pelos jogadores do Oeste. E, mantendo o bom ritmo empregado na 2ª metade da partida, Carlos Eduardo arrancou em jogada individual pela direita, usou de velocidade, cruzou e, após desvio da zaga, a bola foi pras redes do time paulista. Três a um muito mais em razão do que o Criciúma jogou no 2º tempo e por causa da fragilidade do adversário que, pra mim, é sério candidato ao descenso, caso continue jogando assim...com pouco futebol!

Quanto à chegada de Waguinho Dias, sem dúvida, é o maior desafio de sua carreira! Está no “trecho” desde 1.999, passando por Rio Branco, de Americana, e Guarani, 4 vezes cada um desses clubes; além de um verdadeira “penca” de outros times de São Paulo, Paraná e Santa Catarina. Títulos? A Copa Santa Catarina, de 2,017, com o Tubarão; e, o mais recente, com o Brusque, na Série D do Campeonato Brasileiro. Com certeza, terá muito trabalho pra implantar seu estilo aguerrido de dispor o time pra jogar! Afinal, o Criciúma de hoje, não é raçudo, pois a maioria dos jogadores não possui tal característica!! A não ser que venham contratações a pedido da nova comissão técnica que conta, ainda, com o auxiliar Fernando Gil. Boa sorte a ambos!!
(Fotos: DN Sul, Gazeta Esportiva, Globo Esporte e O Município)


terça-feira, 27 de agosto de 2019

E DEU WAGUINHO DIAS!!

Criciúma concretizou na tarde desta terça-feira (27/08) a contratação de seu novo técnico. Waguinho Dias chegou a um acordo com o Tigre em contrato até o dia 30 de novembro de 2020. Acompanha o novo técnico o auxiliar Fernando Gil.
Waguinho Dias chega a Criciúma nesta terça-feira e irá assistir a partida contra o Oeste às 20h30min no estádio Heriberto Hülse.
Waguinho Dias trabalhou em Santa Catarina no Internacional de Lages, Atlético Tubarão, Marcílio Dias e recentemente foi campeão da Série D do Brasileiro com o Brusque.
(Fonte: Site oficial do Criciúma E. C.)