sexta-feira, 3 de dezembro de 2021

O título do Galo e o drama do Grêmio.

O Atlético Mineiro é CAMPEÃO BRASILEIRO 2021! O título foi confirmado após a emocionante vitória por 3 a 2 sobre o Bahia, em jogo realizado na Fonte Nova, em Salvador (BA). Com o resultado, o Galo chegou a 81 pontos e não pode mais ser alcançado pelos adversários.

O próximo compromisso do alvinegro será no domingo, dia 5, às 16h, no Mineirão, contra o Bragantino. A equipe erguerá a taça de campeão diante da torcida mais engajada do Brasil, a mesma que registrou recordes de público nesta edição do torneio. O triunfo diante do tricolor baiano foi o 25° do Atlético no torneio e se tornou, ainda, o melhor visitante do Brasileirão, com 32 pontos conquistados fora de casa.

.

O Grêmio conseguiu uma vitória importante por 3 a 0, na Arena, sobre o São Paulo, na luta contra o rebaixamento à Série B. Com o resultado, o Tricolor chegou a 39 pontos e fica a três do Athletico-PR, primeiro time fora do Z-4, que tem 42 pontos. A derrota do Bahia, de virada, para o Atlético-MG — que conquistou o título brasileiro — deu um certo alento ao Grêmio. O time baiano se manteve em 17º, com 40 pontos, apenas um a mais do que o tricolor gaúcho e com o mesmo número de jogos.

O certo é que a vitória sobre o São Paulo melhorou o astral gremista. Se isso será suficiente, só saberemos depois das próximas partidas. Mas vale como alento: a possibilidade de evitar a queda existe.

quarta-feira, 1 de dezembro de 2021

Lucros e prejuízos do futebol de SC em 2.021.

O futebol de Santa Catarina está fechando o ano com ganhos e perdas, mais ou menos, na mesma proporção. Um rápido balanço indica que o Joinville foi quem sofreu maior prejuízo. Afinal, no ano que vem, só jogará o Campeonato Estadual! Perdeu a vaga na Série D do Brasileiro e não tem lugar na Copa do Brasil! Assim, teoricamente, o clube que já foi “todo poderoso” no passado, terá, apenas, pouco mais de dois meses de calendário!!

Por sua vez, a Chapecoense viva, talvez, o pior momento de sua história! Quando parecia que iria se firmar na Série A, onde ficou por seis anos consecutivos, caiu...foi campeã da B e, na atual temporada, cumpre campanha terrível no principal torneio nacional! É lanterna, já teve seu rebaixamento confirmado com antecedência e ainda possui muitos problemas de ordem financeira! Pessoal lá do Oeste terá que TRABALHAR MUITO pra recuperar o “Verdão”!!

Massss...quem mais obteve vantagens, sem dúvida, foi o Avaí! O Leão da Ilha, conquistou, de forma dramática, seu acesso pra Série A do Campeonato Brasileiro na última rodada e nos acréscimos do jogo contra o Sampaio Correa! Importante frisar, contudo, que o Clube deve “um bom bocado” pra atletas, funcionários e fornecedores! Obviamente que, a “bolada” que receberá da CBF, em razão de voltar à elite do futebol nacional, dará um bom alívio para os dirigentes avaianos!

Claro que o Criciúma, finalmente retornando pra Série B do Campeonato Brasileiro, também acabou saindo no lucro em 2.021! Até porque, tal conquista foi recente e, todos lembram, que o maior vexame da história do Clube, ocorreu ainda durante o primeiro semestre com a queda, até então inédita, da Série A pra B do Campeonato Estadual! De outro modo, vale frisar, positivamente, ainda, a boa campanha na última edição da Copa do Brasil quando chegou até às oitavas de final!

Quanto ao Brusque, entendo ter atingido seu objetivo! Afinal, era debutante na Série B e terminou a competição “no meio da tabela” ...em 13º lugar, com 48 pontos e 42,1% de aproveitamento. Um pouco à distância, tenho entendimento de que a administração do “Bruscão êô” não costuma dar o “passo maior do que a perna¨ e, com uma política de “pés no chão”, vem cumprindo seu papel no contexto do futebol catarinense.

E...sobre o Figueirense, os “manezinhosx do Esxtreito” devem estar “p da vida”, muito mais em razão do sucesso do maior rival, Avaí, do que pelo fracasso do time na Série C do Campeonato Brasileiro. Mas, se serve como consolo, o time ganhou, há pouco tempo a Copa SC e, com isso, assegurou sua participação na próxima Copa do Brasil. No entanto, assim como outros co-irmãos, o Figueirense também tem dívidas significativas e isso pode atrapalhar seus planos futuros.

domingo, 28 de novembro de 2021

O sucesso e a fama do Criciúma na final da Taça Libertadores!

Enquanto Gabigol comemora, ali está o criciumense Rafael Búrigo Locks com a sua camisa do Tigre (Foto: Fox Sports / Reprodução)

- Em todo lugar do mundo, sempre terá uma camisa do Criciúma -. Por essa e outras postagens, o Twitter registrou um fenômeno curioso no início da noite deste sábado (27). Nos trending topics, apareciam naturalmente o Palmeiras, recém campeão da Libertadores, o Flamengo e o Criciúma. O Criciúma?

Essa história começou há algumas semanas, no jantar de uma confraria de amigos em Criciúma, 1.079 quilômetros de distância do Estádio Centenário, em Montevidéu, onde a Copa Libertadores foi decidida com vitória palmeirense na prorrogação, 2 a 1 sobre os flamenguistas.

- A gente tem uma confraria no nosso prédio, a gente se juntou num dos jantares e levantamos a ideia dessa viagem. Eu e outro amigo fomos os últimos a entrar, quando vimos que tinham as últimas vagas, topamos - contou Rafael Búrigo Locks, que é otorrinolaringologista em Criciúma.

A turma de oito amigos embarcou em um motorhome na quinta (25) à noite, encararam a viagem e chegaram na sexta-feira (26) na capital uruguaia. Rafael mal podia esperar que, no jogo, a sua comemoração no gol de empate do Flamengo geraria tanta repercussão. É ele o torcedor que veste a camisa do Criciúma e veste a camisa do Criciúma em meio a tantos rubro-negros que comemoram com o atacante Gabigol o gol marcado no segundo tempo, e que levou a decisão para a prorrogação.

Sócio do Criciúma há mais de 20 anos, Rafael é fanático torcedor do Tigre, mas não esconde sua simpatia pelo Flamengo. 

- Dos oito amigos que viajaram, quatro tinham ingresso para o jogo, e quatro não tinham. Eu era um dos quatro que não tinham. A gente foi pro estádio sem muita pretensão. Fomos de camisa do Criciúma, daí a galera perguntava, a gente brincava que o Criciúma vai ganhar do Vasco ano que vem na Série B, daí os flamenguistas ali já adoraram - relatou.

A hora do jogo foi se aproximando, e a vontade de conseguir os ingressos para entrar no Centenário também. - Conseguimos até por um valor mais acessível, e acabamos entrando numa área privilegiada do estádio, e na hora do gol estávamos ali, para aparecer na TV - destacou, divertindo-se com a situação. - Só faltou a taça - emendou, não escondendo uma ponta de decepção. Mas tudo terminou em festa. - Está sendo uma viagem sensacional - disse.

Imagens mostraram um segundo torcedor do Criciúma com camisa do Tigre. É o Erik Fernando de Brito, mais um membro da confraria que encarou a longa viagem do Sul catarinense até Montevidéu em um motorhome. Na turma estão ainda outros cinco criciumenses: Eduardo Topanotti Tarabay, André De Luca dos Santos, Guilherme Zanela, Edair Rodrigues de Brito Jr e Victor Steiner, além de um carioca, Raphael Fonseca.

.

(Créditos de toda a reportagem e fotos para Denis Luciano/NSC TOTAL)