sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Tiago Dutra, o 8º volante.


As fotos acima são da apresentação de Tiago Dutra, mais um contratado do Criciúma E. C. O diretor de futebol, Rubens Angelotti, confirmou então o oitavo volante para o atual plantel. O jogador começou profissionalmente no Grêmio de Porto Alegre em 2008. No mesmo ano, foi para o Villarreal, da Espanha, onde ficou até o fim da temporada passada. Agora chega para conseguir o seu lugar no time comandado pelo técnico Márcio Goiano. Tiago destacou a importância de voltar a jogar no futebol brasileiro dentro de um clube com tradição e pretensões de chegar à Série A do Brasileirão no ano que vem.
.
O 1º jogo do Tigre em 2.012 -  Vai ser um amistoso. Neste sábado(14), Cerâmica e Criciúma, em Gravataí, na grande P. Alegre, 17 horas. Aliás, sobre o adversário, trata-se do Cerâmica Atlético Clube, entidade que existe há 61 anos. No profissionalismo, entretanto, somente à partir de 2.007. Ano passado ficou com o vice-campeonato da segunda divisão gaúcha perdendo o título para o Avenida, de Sta. Cruz do Sul. Em 2.012, portanto, jogará na elite do RS tendo o privilégio de enfrentar os vizinhos e "primos ricos", Grêmio e Internacional. Como curiosidade, o técnico é Lico que, enquanto atleta, jogou pelo Joinville no começo da década passada. O time conta c/ algumas "caras" nem tão conhecidas. Em relação ao Criciúma, que é o que mais interessa pra nós, anote aí você que nos acompanha neste espaço a provável formação: Andrei; Fabinho Capixába, Rodrigo, Nirley e João Vítor; Jáckson, Diogo Kachuba, Mateus e Lucca; Valdo e Ânderson Costa. Tenho visto os treinos do Criciúma e entendo que ainda há muito o que fazer. Márcio Goiano vai precisar dar padrão de jogo...um sistema tático com a disciplina que se exige de um time que busca ser vencedor. Tenho também notado que os dirigentes estão muito cuidadosos pra que erros não sejam repetidos. Se estou otimista? Sim! Mas sem deixar a razão de lado!!!

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Uma forma consistente de jogar futebol.

Isso é o que, no mínimo, espero do Criciúma para o início do Campeonato Estadual. Não estou querendo dizer com isso que, contra o Atlético, dia 21, Márcio Goiano tenha que dispor um "timaço" em campo. Nem perto disso! O que imagino é um grupo com jeito de jogar...compacto nos três setores...com toques curtos pra minimizar a falta de entrosamento, típica de um começo de temporada...sem "rifar" bolas para qualquer sorte dos homens de frente...com laterais que saibam os momentos de apoio e recuo...enfim, um Criciúma bem melhor do que em 2.011. Aliás, foi ainda durante o Campeonato Catarinense do ano passado que o Criciúma mostrou algo convincente. Lá se vai quase um ano que o Tigre não dá uma de Tigre, verdadeiramente! O torcedor não é bobo e sabe disso. As reformas no Heriberto Hülse e a G. A. ganharam maior repercussão na mídia. Assim, o futebol na sua essência ficou meio que de lado. Ou podemos entender que os fatos extracampo encobriram os erros de um time que foi pouco planejado. Também é preciso lembrar que muito dinheiro foi gasto no Depto. de Futebol e pouco retorno obtido. Sobraram condições e estrutura mas faltou competência! Em termos de resultados práticos dentro de campo repetir este ano o que fez em 2.011? Nem pensar!!! Não é mesmo presidente A. Angeloni???!!! 

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

O técnico Wílson Waterkemper...

...da equipe sub-18 do Criciúma E. C. ficou indignadíssimo com a forma de como seu time foi desclassificado da Copa São Paulo. Em entrevista à Rádio Eldorado, Wilsão disparou: "Eu sozinho na zaga não tomaria esses gols!!!". Ele se referiu aos erros individuais do sistema defensivo que permitiram o CRB fazer 4 gols e mesmo fazendo 5, o Tigre não conseguiu passar a 2ª fase da competição. E, pelo segundo ano consecutivo o Criciúma sai da "Copinha" invícto e sem passar de fase. Mas entendo que, num todo, o papel foi cumprido pelos "Tigrinhos" no referido torneio. Além disso, é importante destacar que o Criciúma da Copa São Paulo não foi o mesmo que ganhou o Estadual de Juniores. Aqui o campeonato é sub-20, lá é sub-18. Assim, somente 3 jogadores da campanha regional puderam jogar em Porto Feliz. E também há a qualidade técnica da garotada que, convenhamos, não é tão grande assim! De qualquer modo ficou um saldo positivo em relação ao garoto Jean Mozer(foto abaixo) que teve atuações bastante razoáveis, inclusive fazendo gols. Particularmente minha torcida é grande pelo aproveitamento da meninada da Base. Entretanto, é preciso reconhecer que só garotos nunca foi solução pra qualquer time de futebol. Já escrevi sobre isso e insisto novamente que jogadores experientes e de qualidade mais volúpia e vitalidade dos mais novos, é uma mescla bastante interessante e viável para a busca mais rápida de vitórias e conquistas!

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Eduardo Uram e seus investimentos.

O maior parceiro do pres. A. Angeloni em 2.012 começa a sofrer certa hostilidade de alguns torcedores do Criciúma. Uma situação bem recente foi esta envolvendo a possibilidade do meia-atacante Rôni jogar no Figueirense. É importante deixar bem claro que Rôni foi negociado com um grupo de empresários que, posteriormente, disponibilizou o atleta para Uram. Este por sua vez coloca o jogador em qualquer clube conforme seus interesses de investidor no futebol. Assim, entendo que isso precisa ser absorvido por quem acompanha e torce para o Tigre. Eduardo Uram é empresário ou proprietário de um grupo de investimentos e não torcedor do Criciúma, do Figueirense, do Flamengo ou do Íbis...!!! E, como tal sempre vai agir com interesses financeiros e econômicos. Além disso, é óbvio que os ditos melhores negócios privilegiam os clubes de maior projeção. No nosso chão estadual o Figueirense é clube de Série A do Camp. Brasileiro e o Criciúma de Série B. Sendo assim, que o Criciúma trate de "urgentemente" retornar à 1ª Divisão e então poder exigir investimentos com jogadores de maior qualidade por aqui. Pra quem já foi o que foi é "duro" para o torcedor do Tigre aceitar algumas situações. Mas o que é...é! E pra mudar esse quadro depende só daqui!!! Entenderam???
Abaixo os dois parceiros diretamente responsáveis pelo Criciúma em 2.012:
Antenor Angeloni
  
  

  









Eduardo Uram
                                                                              

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Quem foi o melhor jogador do Criciúma em toda sua história?

Mas, me refiro à época contemporânea do Clube. Ou seja, desde 1.978 quando o então Comerciário passou a se chamar Criciúma. Não posso, entretanto, esquecer dos bons tempos do Metropol com um time que encantou por onde passou. Nem do próprio "Bacharel da Pelota"...do Atlético...do Próspera. Mas minha curiosidade se refere ao Criciúma de Ademir Patrício; dos goleiros Alexandre e Luís Henrique; do meia Paulo Luciano(um baixinho entroncado que passou no começo dos anos 80 e jogou uma bola redondíssima); do Máhicon Librelato(que saudade!!!); do Douglas; do P. C. Báyer; do Edmílson; do Paulinho Criciúma; do Jorge Veras; do Grizzo; do Roberto Cavalo... Enfim, de uma série de jogadores que marcaram seus nomes na história do Criciúma E. C. E jogos inesquecíveis? Você leitor também exercite sua memória! Teria sido o da 1ª conquista estadual em 1.986? Ou as finais da Copa do Brasil contra o Grêmio?Mas em P. Alegre ou aqui? E aquele jogo contra o São Paulo pela Libertadores...3 à 0, lembram? Assim também são inesquecíveis 3 vitórias sobre o Flamengo: o amistoso de 82(4 à 2), uma com Romário e cia.(2 à 0) e aquela de 4 à 3 em que o zagueiro Léo Oliveira fez 3 gols!!! Insisto para que pense bastante antes de chegar a uma conclusão. E... não tenha dúvida você que acompanha o blog: os melhores jogadores e os jogos inesquecíveis são de alguns anos atrás. Isso porque a história mais recente não alimenta nossas memórias...!!!
No línck abaixo, através da colaboração do torcedor Felipe Feliciano, você pode relembrar o jogo de 30/05/91, em P. Alegre, Grêmio 1 x 1 Criciúma. o 1º da final da Copa do Brasil, com imagens da então RCE TV e narração de Clésio Búrigo. Quanta saudade, hein???
http://www.ogol.com.br/video.php?id=27560