sexta-feira, 22 de julho de 2016

Futebol de compra e venda.

Puxo o assunto novamente pra expressar mais o que penso sobre alguns atletas que são revelados pelo Criciúma e que, mais cedo ou mais tarde, acabam deixando o Clube em busca de novos “ares”. A Lei Pelé, que entrou em vigor no mês de março de 1.998, literalmente “ferrou” com os clubes de futebol! Eles não têm mais como segurar jogadores se estes não quiserem ficar! Os atravessadores, ditos empresários(não todos, é bom que se diga) ficaram com a “faca e o queijo na mão”!! Um exemplo bem recente foi o caso do lateral Ezequiel, negociado com o Cruzeiro. O jogador teria seu contrato encerrado no fim deste ano e ficaria livre...sem que o Criciúma pudesse tirar alguma vantagem no investimento feito desde as categorias de base. E isso aconteceu graças a alguém do Cruzeiro que se dispôs a fazer um negócio mais sério com o Criciúma. Assim, os dois clubes entraram em acordo que resultou em quantia financeira para o Tigre e o empréstimo de jogadores que poderão ajudar Roberto Cavalo na campanha do Camp. Brasileiro. Se tal transação não fosse realizada, Ezequiel sairia em dezembro com o Criciúma ficando “a ver navios”!!
 

Mas, a situação de Ezequiel é apenas um exemplo no meio de tantos outros que acontecem quase que diariamente no mundo do futebol. E isso ocorre, principalmente, com clubes de menor porte. Tipo...Criciúma, Avaí, Joinville, Figueirense, Ponte Preta, Santa Cruz, Vitória, América Mineiro...e mais outros espalhados pelo País que revelam atletas, só podem pagar “X” e vem um investidor, empresário ou diretor deste ou daquele clube que “vai no ouvido” do jogador e diz: “Lá você vai ganhar 3 vezes mais do que aqui!!”. Qual profissional em qualquer área não ficaria com a cabeça vislumbrando um futuro melhor pra si e pros seus?? Ora bolas...não vamos ser hipócritas!! O atacante Gustavo tem sido assediado e o presidente Jaime Dal Farra já disse que a multa é 12 milhões de reais! Quem pagar, leva!! Corre risco, entretanto, de acontecer algo parecido com o goleiro Marcelo Lomba. Ele estava no Bahia, recebeu “convite” pra jogar no Internacional e foi embora!! Vale lembrar que o clube de Salvador não queria liberá-lo, pois havia um contrato em vigor, e estranhamente Marcelo Lomba alegou dores no tórax...ficando dois jogos sem atuar pelo Bahia. Tão logo os baianos cederam à pressão, Marcelo Lomba seguiu pra Porto Alegre, foi apresentado no sábado passado e, no domingo, já estava em campo diante do Palmeiras!! E as dores? Curadas de um dia pro outro? Entenderam bem como funcionam as coisas???!!!

O Passarinho Arrepiado sobrevoou o C. T. do Bairro Cristo Redentor e o estádio Heriberto Hülse acompanhando os últimos preparativos de Roberto Cavalo e cia. pra partida desta sexta-feira(22), contra o Paraná. Fazendo contas aqui e ali, como sempre, o “bichinho” chegou à conclusão de que, dificilmente, o Criciúma fechará o turno no G-4! Na situação atual, são seis pontos que separam o Tigre do 4º colocado. E...faltam só três rodadas pra terminar a primeira metade da competição. O Criciúma tem dois jogos em casa, Paraná e Payssandu; e, no meio destes...o Vasco, em São Januário. Vamos ser otimistas e projetar 7 pontos!! Huuummm...bota otimismo nisso!! Assim, o Criciúma iria a 30 e teria que torcer pelo insucesso de concorrentes. Então...que a torcida se conforme e se conscientize...G-4 é bem melhor no fim dos dois turnos e não só de um!! Sobre o time projetado pelo treinador tricolor, duas ausências por suspensão: Élvis e Alex Maranhão. Claro que o ex-Botafogo fará falta!! Mesmo ainda não sendo o “10” que todos queremos ver, trata-se de jogador com alguma qualidade, o que é bastante raro no atual Criciúma. Não gosto de Diego Giaretta na lateral-esquerda e entendo que Ricardinho não tem bola pra ser titular no Criciúma. Masss...quem manda e trabalha todos os dias com os caras é Roberto Cavalo! Então...a responsabilidade é dele!! Sigamos, torcemos e...oremos!!

quinta-feira, 21 de julho de 2016

Roberto Cavalo e Grizzo juntos...de novo!!


Olha gente...se a parceria der certo agora como deu nos anos dourados da história do Criciúma Esporte Clube(foto de ambos acima), com certeza, a torcida vai vibrar muito! Claro que é uma situação bem diferente daquela que vivenciamos nos início dos anos 90! Até porque não era só por causa de Roberto Cavalo e Grizzo que o time dentro de campo correspondia. Todos os envolvidos naquela fase histórica eram, pras circunstâncias da época, perfeitos!! E outra ainda...por mais que os senhores Roberto Fernando e Vitalino Adolfo queiram, eles não jogam!! Então, o máximo que pode acontecer, é... no papo, na conversa, na forma de trabalhar e liderar o grupo de jogadores e, principalmente, nos treinos, fazer com que o Tigre tenha melhorias em todos os aspectos!! Afinal, o Criciúma já esteve no G-4 do Brasileiro/Série B e todos nós criamos expectativa de que pudesse permanecer por lá e aspirar um acesso ao fim da competição! Contudo, tudo não passou de algo momentâneo, massss...que pode ser repetido!!


Essa quem me contou foi o Émerson Almeida! Todos sabem que Grizzo treinava as equipes de base do Criciúma, antes de assumir a função de auxiliar de Roberto Cavalo no time principal. Eis que o trabalho transcorria normalmente, no time sub-20...começo da temporada, alguns jogadores em testes. Grizzo comandando e apitando um coletivo. Conheço o “Barzotto” e sei o quanto é e sempre foi perfeccionista!! Vendo tanta bola na canela, domínio e passes errados, conclusões pra fora...enfim, um coletivo “pelada”...Grizzo entrega o apito pra um companheiro de comissão técnica e diz o seguinte pra todos os jogadores: “Ei...o que é isso, gente? Pô...vocês não acertam um passe!! Seguinte...vou “pro jogo” a partir de agora!! Pode tocar em mim que vocês vão ver!!”. Pois, os garotos procuravam mesmo tocar a bola pra ver se Grizzo ainda sabia jogar. E...tiveram uma grande surpresa constatando que o ex-atleta, hoje com 53 anos de idade, dominava a bola com facilidade, tocava de primeira, não errava passes e ainda fazia lançamentos em profundidade!! Obviamente, que sem o pique e o condicionamento físico de um garoto de 18, 19 ou 20 anos!! De qualquer modo, os presentes ainda puderam ver o quanto sabia e ainda sabe de futebol o melhor “10” da história do Criciúma!!

Passarinho Arrepiado acompanha o texto da postagem e noto em seu olhar um brilho diferente!! Ou seja...passa um filme na cabeça do “bichinho”, relembrando o quanto os caras daquele time de 91 jogaram!! Em maio deste ano, quando da comemoração dos 69 anos de história do Comerciário/Criciúma E. C., através deste espaço, realizamos uma escolha, votação ou enquete pra sabermos a opinião dos leitores sobre o “Criciúma de todos os tempos”. Internautas opinaram e conforme a preferência da maioria...esses são os “caras”: Alexandre; Paulo Baier, Vilmar, Luciano e Itá; Roberto Cavalo, Mabília e Grizzo; Vanderlei, Soares e Jairo Lenzi. Ainda o melhor técnico... Levir Culpi, e o melhor presidente, Moacir Fernandes. Notem que dentre os selecionados,no time em campo, de onze, oito são da equipe campeã do Brasil!! Além deles, o treinador e o mandatário também estavam naquele período que, sem dúvida alguma, foi o mais soberano em 69 anos de vida!!

quarta-feira, 20 de julho de 2016

Criciúma ainda não mostrou padrão de jogo no Brasileiro!!

E, no meu entendimento, há necessidade de que isso fique bem visível o mais urgente possível!! Não vamos aqui discutir a questão da falta de maior qualificação técnica do plantel. Aliás, já disse neste espaço que o Criciúma, como um todo, tem seus limites...desde o presidente até o grupo de jogadores. Aliás, por sua vez, o próprio presidente Jaime Dal Farra jamais pode expôr, publicamente, que o trabalho ora sendo feito é pra “só” permanecer na Série B e que o acesso, se vier, “será bem vindo”!! Ora bolas...o mandatário tricolor e seus pares de diretoria podem até ter essa opinião. Masss... jamais alguém com palavra de peso junto ao Clube deve colocar isso para o associado e, principalmente, pro torcedor!! Caramba...o Criciúma quer porque quer mais colaboradores, fica se lamentando por tudo quanto é canto que falta apoio...que o as arrecadações diminuíram, que a torcida comparece em pouco número no estádio e que há alta taxa de inadimplência no quadro associativo! Só que, pro sócio retornar ele precisa estar MOTIVADO!!

Respeito e acompanho de perto o trabalho do presidente Jaime Dal Farra. Entretanto, ele não pode ir pra mídia e dizer que “está bom ficar na Série B”, que “o clube precisa se estruturar pra depois pensar em acesso”!! E, não se trata de mentir pro público!! Um clube do tamanho do Criciúma tem que SEMPRE pensar grande!! Mesmo que, “nas internas” o discurso seja outro...mas o marketing a ser feito, a propaganda e as idéias colocadas pra torcida, obrigatoriamente, precisam ser de otimismo e grandeza!! Campanha de manutenção, sim....numa Série A, como faz a Chapecoense há 3 anos e o Figueirense, que já jogou a “elite” do futebol nacional mais vezes do que todos os outros!! Ora bolas, presidente!! O Criciúma merece mais!! E outra ainda é que os próprios jogadores ao ouvirem da autoridade máxima do Clube que permanecer na Série B...”ta bom”, eles mesmos podem se desmotivar e o rendimento dentro de campo que já não é lá essas coisas...corre risco de ficar ainda pior!! Eitaaaa...!!!
E, sobre o título da postagem...”mancheteado” lá em cima, é algo que o técnico Roberto Cavalo(foto acima) precisa providenciar o mais breve possível!! Faltam três rodadas pra acabar o 1º turno do Campeonato Brasileiro e o Criciúma ainda não tem uma forma de jogar definida!! Inclusive, às vezes, há certa desorganização tática, mais notada quando o time está perdendo...algo costumeiro fora de casa!! No Heriberto Hülse já se sabe que o adversário será pressionado, que os laterais vão apoiar, os meias chegam à frente com mais freqüência e todos jogam mais adiantados...pra tentar “encurralar” a equipe contrária. Mesmo assim, está claro que o Criciúma precisa ter um substituto à altura pra vaga de Ezequiel, negociado com o Cruzeiro. Na lateral-esquerda, Márlon ainda não voltou a atuar bem depois da lesão sofrida no começo da competição. E, um volante que tenha mais qualidade...uma vez que nem Barreto, nem João Afonso se firmaram na posição! Entre os meias, Élvis precisa ter mais estabilidade...e, Juninho e Alex Maranhão têm de jogar mais do que estão jogando. Na frente, Niltinho se mexe bastante e, objetivamente, produz muito pouco!! O técnico do Tigre também necessita encontrar o parceiro ideal pra Gustavo. Enfim... trabalho, treino, discutir internamente os motivos da falta de melhor futebol! É tudo contigo...Sr. Roberto Fernando Schneiger!!

segunda-feira, 18 de julho de 2016

Criciúma jogou fora de casa. Adivinhem quem perdeu?!

Bingooo...pra quem disse: “o Criciúma”!! Lá se vão cinco partidas sem que o Tigre sinta o gosto da vitória na Série B do Campeonato Brasileiro. No meu entendimento, Roberto Cavalo e comandados vivem seu pior momento na competição!! Rememorando...o Criciúma andou por algumas rodadas no meio da tabela, cresceu até chegar no G-4 e vem caindo gradativamente rodada à rodada até voltar pra parte intermediária na classificação! Preocupante? Com certeza!! Masss...se jogadores e comissão técnica falam em acesso, o presidente Jaime Dal Farra, por sua vez, se mostra satisfeito com os números da campanha do Criciúma até o momento! Em Fortaleza, vitória do Ceará por 1 a 0, o Tigre não foi mais, nem menos do que já havíamos visto em outros jogos longe do Heriberto Hülse. Voltou aquela situação de “passar da Polícia Rodoviária de Içara e não ganha de ninguém!”. Que coisa!! Novamente o time foi medroso e todo desarticulado, principalmente na 2ª etapa! Depois de um 1º tempo onde poucas chances foram criadas por ambas as equipes, o Ceará se impôs mais na fase final, pressionou até que chegou ao gol. Troca de passes na entrada da área, o zagueiro Nathân deu “bote” errado e o atacante Bill chutou sem defesa pro goleiro Luiz. Observei um Ceará sem brilhantismo ou algo que possa considerá-lo como melhor do que o Criciúma e, em contrapartida, um Tigre que se defendeu o tempo todo! Apertado pelo adversário, “entregou-se” em campo!! Vale frisar que o goleiro Éverson, do Ceará, não fez sequer UMA só defesa de alto grau de dificuldade!! Chance clara mesmo do Criciúma...só uma cabeçada na trave de Raphael Silva, após bola levantada na área por Élvis. Assim, vai ficar difícil pelo menos encostar no G-4!!!

Sobre as atuações individuais dos atletas do Criciúma...Luiz foi o melhor! Completou 100 jogos com a camisa tricolor e, com algumas boas intervenções, evitou uma derrota por placar maior! Nota 7. Sobre o lateral Lucas Taylor...não podemos compará-lo com Ezequiel! Foi poucas vezes à frente e, pelo menos defensivamente, não comprometeu. Nota 6. Raphael Silva cumpriu seu papel de zagueiro rebatedor de bolas. Quando foi à área adversária, aproveitou uma cabeçada em que a bola bateu na trave! Nota 6. Nathân não realizou bom jogo. Errou o tempo de marcação no lance do gol do Ceará. Nota 4. Diego Giaretta foi, novamente, escalado na lateral-esquerda e só defendeu! Até porque, não tem características de apoiador! Nota 5. No meio-campo, ninguém se destacou positivamente! Até Douglas Moreira jogou mal...errando passes e fazendo faltas desnecessárias!! Nota 4. Em relação a João Afonso, é jogador que costuma sair pro jogo e chegar mais à frente pra ajudar os meias. Pois, diante do Ceará não fez isso e ainda parecia estar perdido na marcação! Nota 4. Alex Maranhão ganhou nova oportunidade como titular e não correspondeu. Suas qualidades de jogador que chuta de longa e média distâncias e bom na bola parada...ainda não vimos no Criciúma! Nota 4. Sobre Élvis, um 1º tempo razoável e, no 2º, exagerando nas jogadas individuais e nervoso! Tomou cartão amarelo e até poderia ter sido expulso em razão de exagerar nas faltas. Nota 5. No ataque, Gustavo “fez número”!! Seu rendimento vem caindo bastante nos últimos jogos. Por outro lado, isolado...fica difícil resolver “sozinho”!! Nota 4. E, Niltinho, que se mexe bastante e produz muito pouco!! Nota 4. Entraram...Pitbul, pouco apareceu ...nota 3; Juninho, sem inspiração...nota 4; e, Jhêimy...pra tentar algo mais objetivo em lugar de Gustavo, sem sucesso...nota 3. Quanto ao técnico Roberto Cavalo...nota 5 em razão do baixo rendimento de todo o time, mais ainda na 2ª etapa, e a continuidade de um Criciúma que, quando sai do Heriberto Hülse, não é nada ousado...ficando sempre com a “bunda lá atrás”!! 

domingo, 17 de julho de 2016

Essa lei “dos faróis acesos” é mais um absurdo tupiniquim!!

Saio um pouco do futebol pra abordar o tema que há algum tempo vem me intrigando. Ora bolas...trafegar pelas vias estaduais e federais, DE NOITE, com os faróis ligados é argumento óbvio...obrigatório, até por uma questão de segurança!! Massss...DE DIA??? E o pior ainda...ou seja, nem a tal “lanterna” ou meia-luz é permitida por lei. Lei que, na minha opinião, é mais um das tantas situações ridículas que se observa a todo momento no Brasil! Autor do projeto de lei? Um deputado paranaense de nome Rubens Bueno. O partido? Pouco importa...massss é do PPS. Ele ganhou apoio do relator José Medeiros, deputado do PSD mato-grossense. Segundo o “figura” que propôs tal norma, a medida “vai contribuir para a redução do número de acidentes nas estradas”. Ao invés de procurar formas de educar melhor o nosso desleixado e desobediente motorista, “inventam” essa de ter que usar os faróis acesos durante o dia!! Que coisa “linda”!! Já imaginaram a BR-101, trânsito intenso durante fins de semana, feriados, verão, etc..., um céu azul, sol escaldante, e...todo mundo com os faróis “ligadaços”??!!
Opinião é opinião!! E, dentro do que penso, é coisa de país subdesenvolvido, atrasado em cultura e educação!! É mais uma forma de, descaradamente, botar a mão no bolso de uma grande parcela da população que se utiliza das rodovias em todo o território nacional! A multa rende aos cofres públicos R$85,13 e ainda 4 pontos na carteira de habilitação, ao infrator!! Sou a favor de que haja um movimento nacional, mobilização mesmo para que se derrube essa lei!! Tem um monte de gente que às vezes promove desordens, depredações e badernas por interesses insólitos...por que não se manifestar contra mais essa lei que é ilógica e paradoxal??!! Particularmente...apoio a idéia de buscar meios pra derrubar essa lei!! Com certeza, os maiores problemas que causam acidentes nas rodovias estão relacionados à imprudência do motorista, questões de álcool e drogas, carros que andam sem as devidas condições de segurança, falar ao celular, e o mau estado de conservação em que se encontram várias e diversas estradas...!!! Então...benefício maior com referência à lei que já está em vigor terão oficinas de auto-elétrica e fábricas de faróis, lâmpadas e baterias!! Proveito pro motorista em si...na prática? Não creio!!