Antes mesmo de Vilmar Guedes anunciar, oficialmente, sua renúncia, conversei bastante com ele. Quis tentar entender os reais motivos para tão inesperada e radical decisão. Guedes se mostrou muito chateado...abalado mesmo com a derrocada do Criciúma, no Campeonato Brasileiro. E, mais do que isso, ainda, as ofensas que recebeu, de tudo que é lado, pelo insucesso do Clube, agora, no final da temporada. Senti que o comandante do Criciúma não tinha estrutura emocional, necessária, para sofrer tal golpe e absorver as consequências dele. Lamentei, ponderei e confesso, tentei demovê-lo de tal ideia. Sem sucesso!
Também conversei com Alexandre Farias, atual vice-administrativo. Ele ficará responsável por assumir em lugar de Guedes e conduzir, juntamente com o Conselho Deliberativo, o processo de transição até uma nova eleição. Esta, por sinal, deve ser marcada para o mais breve possível!! Farias seria excelente opção pra dirigir o Criciúma! Mas, recentemente, foi eleito presidente da Confederação Brasileira de Tênis, esporte no qual tem raízes e ligações há muitos anos, e me disse não ter tempo para fazer as duas coisas... cumprir obrigações com os dois cargos, ao mesmo tempo.
Outro consultado pelo "Arrepiado, aqui do Blog, foi Anselmo Freitas. Este mais da "velha guarda" e que tem enorme identificação com a instituição! A exemplo de Alexandre Farias, seria e pode ser um GRANDE NOME pra comandar o Criciúma E. C.! É inteligente, arrojado e com pique pra encarar uma função tão importante no contexto do futebol catarinense! Contudo, Anselmo prefere adotar a linha mais "cautelosa"! Citou outros nomes e garantiu que o Conselho Deliberativo é quem vai decidir, democraticamente, o futuro do Clube.
Também foi ouvido alguém que falasse como torcedor. O Passarinho Arrepiado conhece a "massa" que vai pra arquibancada e conversou com Luciano Fernandes, professor universitário e analista de sistemas. A "fala" dele foi a seguinte: "Eu como torcedor, sócio patrimonial e conselheiro (atuante) do Criciúma E.C. acredito que a saída do Guedes foi muito precipitada e mais uma vez de forma errada do agora ex-Presidente. Quanto ao futuro, penso que está em boas mãos! Alexandre Farias tem total condição de fazer transição e conduzir o clube a um novo presidente. Penso, tbm, que o Clube e tão somente o Clube, tem que conduzir! O processo que a impressa está fazendo cogitando nomes está errado (mais uma vez)! Ficam criando clima onde não precisa, especulação de nomes onde não devia ter. Repito o que penso: quem deve conduzir e tem competência de sobra pra isso é o senhor Alexandre Farias, o atual presidente do Criciúma. A instituição está bem, muito bem! Deixem as coisas fluírem naturalmente."