sábado, 22 de setembro de 2018

Paysandu 1 x 1 Criciúma...invencibilidade mantida!!

Há cinco jogos que o Criciúma não perde no Campeonato Brasileiro! Não há a menor dúvida de que Mazola Júnior conseguiu “arrumar” um time que se mostrou bastante atrapalhado e fazendo campanha muito ruim no 1º turno da competição! Sem as tão sonhadas “peças” de qualidade solicitadas por ele e por qualquer técnico que almeje um mínimo planejamento, o comandante tricolor foi, aos poucos, colocando seu padrão de jogo em prática. Desde o fim da primeira metade do torneio o Criciúma vem demonstrando crescimento em produtividade e os resultados foram aparecendo de forma gradativa.
O empate em Belém foi bem melhor para o Criciúma do que pro “Papão”! Claro que o Paysandu ficou mais tempo com a bola, meteu duas na trave, inclusive! Contudo, o Tigre resistiu à pressão, principalmente no 2º tempo, e somou um ponto na tabela! Aliás, ganhar um pontinho aqui e ali será de suma importância para que o Criciúma conquiste parte de seu objetivo, que é de se manter na Série B! Mazola repetiu esquema meio que parecido com o empregado diante do Avaí. De novo, 3 zagueiros! Contudo, na vitória de 3 a 2 sobre o Leão da Ilha, Fábio Ferreira jogou mais adiantado...à frente da zaga. Já, perante o Paysandu, o “4” tricolor completou a linha defensiva com o intuito de ajudar na marcação do lado esquerdo. Lembro que Marlon cumpriu suspensão e Mazola colocou Yago, este há quase um ano sem jogar!
Nos gols do jogo, desatenção quase que total do time quando Fernando Timbó se aproveitou e fez 1 a 0 pro time da casa! A jogada foi da esquerda pra direita e, de dentro da área, o atleta do Paysandu concluiu contra a meta de Luiz. Tudo isso aconteceu sem que a marcação do Criciúma chegasse pra impedir troca de passes! Eram 5 minutos da etapa inicial. Só que, aos 34, escanteio pro Criciúma ...Alex Maranhão bateu e, de dentro da pequena área, Liel cabeceou pro fundo da rede empatando a partida! Se houve distração do Criciúma no gol do Paysandu, na conquista de Liel, o goleiro adversário não saiu pra cortar o cruzamento. Então...no “frigir dos ovos”, um ponto bastante valioso para o Criciúma!! Sábado(29) que vem tem o Boa Esporte, em Varginha, a terra do E. T.!!

quinta-feira, 20 de setembro de 2018

Árbitros continuam aprontando e quase nunca são punidos!!

O que fizeram com o Cruzeiro no jogo da Taça Libertadores, em Buenos Aires, foi de deixar qualquer um indignado!! Imagino que até os atleticanos, de bom senso, claro, também ficaram revoltados com o erro absurdo do cidadão que soprou o apito...Eber Aquino, do Paraguai. Quem me conhece sabe que fico extremamente “tiririca” da vida quando vejo tais falhas e a impunidade que impera no meio!! O lance em questão, pra quem não viu, pode ser observado através deste línck: https://www.youtube.com/watch?v=Mc9YVeSNrrQ. Eram 28 minutos da etapa final e o time brasileiro perdia por 1 a 0. Bola cruzada na área e o zagueiro Dedé, do Cruzeiro, dividiu pelo alto com o goleiro do Boca, Andrada. A TV comprovou que foi uma disputa normal de jogo! Na reprodução abaixo se tem uma ideia:
Mesmo assim, o árbitro foi consultar o lance via aparelho de TV se utilizando do recurso de vídeo. Voltou ao campo de jogo e decidiu expulsar o atleta brasileiro, tomando uma atitude irracional! O tal VAR foi criado pra ajudar a arbitragem a tirar dúvidas existentes com a bola rolando. No caso em questão, o árbitro paraguaio mesmo vendo e revendo o lance, acabou cometendo equívoco grave! Sua atitude prejudicou o Cruzeiro que levou mais um gol e perdeu um de seus principais jogadores para a partida de volta, dia 4 de outubro!

Mudando o rumo, mas permanecendo na “arbitragem”, a de Santa Catarina perdeu esta semana uma de suas principais figuras! Já tinha parado de apitar há um bom tempo! O texto a seguir é do colega e amigo Polidoro Júnior:
Morre aos 77 anos o ex-árbitro José Carlos Bezerra

Na madrugada de - 19 de setembro - dia do nascimento dele - morreu o ex-árbitro José Carlos Bezerra, um dos profissionais mais importantes da história do futebol catarinense. Era um árbitro disciplinador, competente, uma referência da nossa arbitragem. Bezerra está na história como o segundo árbitro que mais vezes apitou Figueirense x Avaí, com 24 atuações. E foi o árbitro do único jogo do Rei Pelé em Florianópolis.

Em 2013, estive no apartamento do Bezerra na rua São José no Balneário do Estreito. Ele estava se recuperando de um AVC que o pegou de surpresa em 2010, porque sempre foi muito ativo, adorava contar as histórias do futebol catarinense, as arbitragens que fez, os grandes momentos.

Gravei um vídeo com ele(linck: https://www.facebook.com/polidoro.junior/videos/1256123104527829/) e fiz uma homenagem no meu livro 90 anos do maior clássico e também no livro 

Um Jogo Inesquecível, já que José Carlos Bezerra foi o árbitro de Avaí x Santos, partida amistosa disputada no Adolfo Konder, único jogo do Rei Pelé aqui na capital catarinense.

Bezerra nasceu em 19 de setembro de 1941. O corpo será velado a partir das 11h30min na Capela do Vaticano, anexo ao Cemitério do Itacorubi. A família optou por cremar o corpo em cerimônia somente para familiares, em horário a ser definido.

terça-feira, 18 de setembro de 2018

Jaime Dal Farra deve continuar no comando do Criciúma após o término do contrato com a G. A.??


O assunto é bastante complexo!! E, principalmente, a razão precisará se sobrepor à paixão!! O Conselho Deliberativo é quem deverá conduzir toda a questão!! Lembro que o atual compromisso com a empresa que gere o Criciúma, cujo proprietário é Jaime Dal Farra, vai até 19 de março de 2.022. Não esqueçam os sócios e os torcedores que há, praticamente, duas temporadas e meia para que a instituição Criciúma E. C. permaneça sob a batuta da G. A.!! Assim, serão quase três campeonatos estaduais, o restante da Série B deste ano, mais três certames envolvendo o Campeonato Brasileiro, e, outras três participações na Copa do Brasil!

Não fico em cima do muro!! No meu entendimento, Jaime Dal Farra tem demonstrado pouca capacidade pra administrar um clube do tamanho do Criciúma! O Tigre tem uma torcida exigente que se acostumou com vitórias e conquistas, seja em nível regional ou até nacional! E...a última grande alegria foi em 2.013 com o título catarinense daquele ano! Lá se vão quase cinco anos sem que o torcedor sinta o “gostinho” de ver o capitão do time levantar uma taça(foto) ou, de repente, a glória de três ou quatro participações em sequência jogando a elite do futebol brasileiro!!

O mais conveniente para o Criciúma é que o futebol seja tratado como principal produto do Clube! Isso deve ser feito com o devido e merecido respeito e profissionalismo que o tema merece!! Fica a pergunta: até o fim de sua atual gestão, Jaime Dal Farra terá aprendido o suficiente para fazer o Criciúma voltar a viver grandes momentos?? Ou será melhor escolher, procurar alguém na cidade ou região que tenha maior capacidade pra gerir o Criciúma?? Outros questionamentos: quem se dispõe a comprar a G. A.?? Haverá interessados?? Quanto custa?? É um negócio viável?? Tem como “tocar” o Clube com o “pires na mão” e promovendo rifas pra obter arrecadação...tipo, nos moldes antigos??

O Passarinho Arrepiado e eu discutimos bastante o assunto e chegamos à conclusão de que, HOJE, Jaime Dal Farra não goza de prestígio, crédito e tampouco de simpatia junto a associados e torcedores!! Talvez, de tanto “apanhar”, Jaime aprenda a fazer futebol e possa se tornar um presidente querido por todos!! Só que o tempo vai passando e o Criciúma virou um mero participante das competições!! Quem sabe(será????)...as experiências vividas possam fazer com que seu conhecimento sobre futebol sejam aprimorados e, em curto/médio espaço de tempo, possamos tocar no assunto novamente destacando pontos bem mais positivos em relação à sua maneira de administrar?? Quem sabe?? A esperança é a última...