sábado, 3 de agosto de 2019

Multa pra Gilson Kleina sair é de dois meses de salário! Hémerson Maria não estaria disposto a vir...!!

Até o momento em que a postagem está sendo concluída o Criciúma continua com Gilson Kleina. O Passarinho Arrepiado recebeu informações de que, a tal multa rescisória envolvendo uma possível saída do atual treinador, é de dois meses referentes a valores salariais. Ou seja, algo em torno dos 400 mil reais, valor que deveria ser pago aos integrantes da comissão técnica, incluindo Gilson Kleina e os profissionais que, com ele vieram. A quantia consta da multa contratual mais rescisão envolvendo questões trabalhistas. Resta saber quem tomará iniciativa?? Afinal, quem se manifestar será responsável por tal valor! Estão compreendendo??

Quem conhece minhas opiniões e me acompanha, na Rádio Onda Jovem ou em redes sociais, sabe que procuro preservar, ao máximo, as equipes de trabalho que são contratadas pra desempenhar determinadas funções. Não nego! Torço muito para que Gilson Kleina permaneça no comando do Criciúma! De outro modo, entendo que a pressão é muito grande em razão dos maus resultados obtidos nas últimas rodadas do Campeonato Brasileiro! É só olhar pra tabela e constatar que o Criciúma não ganha um jogo há CINCO rodadas e caiu quatro posições , ocupando momentaneamente, o chamado Z-4!!

Quanto a uma possível troca no comando técnico, um dos nomes mais comentados entre torcedores e parte da imprensa, é o de Hemerson Maria que, até dias atrás, ainda trabalhava no Figueirense. Informações colhidas, extraoficialmente, dão conta de que o “manezinho” tem problemas familiares que não lhe permitiriam, no momento, sair de Florianópolis. A partir do momento em que soubemos disso, fico me perguntando se o Criciúma já manteve contato com Hemerson Maria e, se fez, não seria um indício de vontade ou desejo em mandar Gilson Kleina embora???

Sobre a derrota, de virada, pro Operário... resultado normal se formos observar o que aconteceu na partida. No 1º tempo o Criciúma jogou melhor e aproveitou-se de um erro de passe do adversário, no meio de campo, pra construir a jogada do gol de Daniel Costa. Na 2ª etapa, no entanto, tudo começou a dar errado a partir do gol de empate dos paranaenses com menos de um minuto! Nitidamente, o Criciúma sentiu o baque, foi pra cima da equipe oponente de forma desorganizada e, num contra-ataque, tomou outro gol!! Apesar de ter mais posse de bola e exigir boas defesas do goleiro André Luiz, novamente o Criciúma esbanjou incompetência pra furar a defesa adversária e arrancar, pelo menos, um empate! O Operário demonstrou mais garra, maior poder de marcação e acabou sendo merecedor do resultado! Fazer o que?? Se continuar com Kleina, trabalhar muito e não desistir nunca!! Se optarem por mudar o comando técnico, o chamado “fato novo” criará expectativas pro jogo contra o Sport, no domingo(11), Dia dos Pais!!

sexta-feira, 2 de agosto de 2019

Criciúma “na pressão” pra ganhar do Operário!!


Não há outro resultado imaginável para o Criciúma que não seja o de vitória perante o Operário, de Ponta Grossa, na rodada deste fim de semana no Campeonato Brasileiro! Afinal, ocupando a vaga 16 na tabela de classificação, a um passo da zona da “degola”, Gilson Kleina e seus jogadores entram em campo bastante pressionados!! Mesmo sendo contra a troca de técnico, por uma questão ideológica, serei obrigado a admitir que, em caso de derrota, a permanência da atual conjuntura de trabalho ficará quase insustentável!! Até porque, a campanha do Criciúma na competição já é pífia com, apenas, 33,3% de aproveitamento! O que, convenhamos, trata-se, no momento, de campanha pra rebaixamento!!

E não se trata de ser contraditório! Afinal, quem me acompanha sabe que não sou favorável à constantes substituições de treinador ...do tipo, trocar por trocar, pra causar o tal “fato novo”! Entendo que o caminho da escolha do profissional correto e competente é o mais adequado! Com relação a isso, inclusive, tanto Gilson Kleina quanto o próprio João Carlos Maringá foram unanimidades entre dirigentes, imprensa e torcida, quando de suas respectivas contratações!! De outro modo, há sempre a “tentação” de se olhar pra tabela da competição, ora em disputa, e constatar uma má campanha!! Daí vem aquela conhecida frase que é adotada no futebol brasileiro: “É mais viável trocar o treinador do que o elenco inteiro!”. Então...meio que pra resumir diante de tal “cultura”, só nos resta esperar pelo jogo contra o Operário...!!

Sobre a participação do Criciúma no Campeonato Brasileiro, dentro de um contexto geral, não dá pra afirmar qualquer coisa em relação ao que poderá acontecer daqui pra frente. Hoje, é impossível negar que as perspectivas não são das melhores! Como acreditar num time que é passivo em campo, aceita o adversário jogar e só ganhou três em treze jogos disputados?? De que forma dar crédito a um ataque que marcou só oito gols e é um dos piores do torneio?? Como fazer crer num presidente que não demonstra ter objetivos técnicos, dentro de campo, a serem alcançados?? Mesmo assim, claro que, como diria o bom e velho Argel Fucks...“o importante é como o campeonato termina”!! Sendo assim, quem sabe tudo passe a conspirar a favor do Criciúma pra que o acesso à Série A se torne realidade??!! Huuummmm...!!!

terça-feira, 30 de julho de 2019

O que “corre” nas veias dos jogadores do Criciúma??

Claro que é no sentido figurado! Mas, quando se usa a linguagem do futebol, o torcedor e o leitor entendem o que quero dizer! Afinal, se os atletas que vestem a camisa gloriosa do Criciúma “tivessem sangue”, com certeza, a campanha nos últimos quatro jogos teria sido diferente! Caramba...nas partidas perante Vitória, CRB, Figueirense e São Bento o comportamento anímico dos jogadores utilizados deixou muito a desejar! Insisto que, quando a técnica não ajuda, é preciso jogar com raça, maior vontade e espírito de luta! E, dentro do que tenho observado, parece que tanto faz ganhar, empatar ou perder; ou, estar no meio da tabela, na zona do rebaixamento ou perto dela!
O Criciúma adota um toque de bola sem objetividade alguma! São exagerados os passes laterais,! O que se vê, com frequência, são bolas mal cruzadas pra área e criação efetiva de jogadas afim de furar a defesa adversária é coisa rara notada nas partidas! Culpa do treinador? Também! Obviamente que, quanto o rendimento é bastante baixo, ainda mais com resultados negativos e de forma consecutiva, não há como isentar a comissão técnica! Gilson Kleina(foto abaixo) tem sua parcela de responsabilidade, até porque é ele quem trabalha com o grupo diariamente!! Mas, uma simples troca no comando da equipe é a solução? Entendo que não! Quem acompanha o Criciúma e sua história sabe que não há prioridade em trazer jogadores de alta qualidade técnica!
O presidente Jaime Dal Farra não dispõe de grandes recursos financeiros e os atletas contratados acompanham o “poderio” monetário do proprietário da G. A. Mesmo que algum esforço tenha sido feito no sentido de reforçar o Depto. de Futebol, com João C. Maringá e Gilson Kleina; e até mesmo no plantel com Daniel Costa, Wesley, Vinícius e Léo Gamalho, os resultados positivos não estão sendo alcançados! Volto a destacar que os jogadores demonstram uma frieza até assustadora!! O time vem despencando na tabela, está uma posição acima do descenso e, pra gente que vê de fora, parece haver uma passividade quanto à situação no Campeonato Brasileiro! Kleina precisa continuar trabalhando e exigir BEM MAIS dos jogadores dentro de campo no que diz respeito à entrega e aspectos motivacionais!! E, claro, o time necessita jogar futebol...o que nçao tem feito!! Que “zica”, hein??!!