sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Os melhores da temporada.

Acabado o Campeonato Brasileiro da Série A, a CBF, em combinação com a Rede Globo de Televisão que detém os direitos de transmissão da competição, elegeram os melhores da temporada. Alguma surpresa? Pra mim...nenhuma! Só pra relembrar, o time teria Cássio; Marcos Rocha, Gil, Jémerson e Douglas Santos; Elias, Rafael Carioca, Renato Augusto e Jadson; Ricardo Oliveira e Luan. Assim, 5 do Corínthians, 4 do Atlético Mineiro, um do Santos e outro do Grêmio. Na verdade, pelo que pude observar, o Corínthians se destacou desde o começo do torneio; o Atlético e o Grêmio deram a impressão que iam “engrenar” ...ficaram só na ameaça; São Paulo e Internacional foram muito instáveis; o Santos, com um futebol veloz, conseguiu boa sequência de resultados...mas, só na reta final; o Cruzeiro esteve bem longe de jogar o que jogou em anos anteriores; o Sport só se arrumou depois que Falcão assumiu como técnico; e, o Palmeiras...que acabou se importando mais com a Copa do Brasil, deixando meio que de lado o Brasileiro. Os demais, na tabela de classificação...Atlético Paranaense, Ponte Preta, Flamengo e Fluminense foram meros coadjuvantes. E...a “turma” que criou-se expectativa, desde o início, que brigaria contra o descenso. No caso, Chapecoense, Coritiba, Figueirense, Avaí, Vasco, Goiás e Joinville. Destaque negativo para novo vexame do Vasco...importante lembrar!!

Quanto aos outros premiados pela CBF e Globo, já se sabia que a indicação para melhor técnico recairia sobre Adenor Leonardo Bachi, o Tite(foto acima), do Corínthians. Longe de ser comparado com os melhores times do mundo, como Barcelona, Real, Bayern ou PSG...o Corínthians apresentou o futebol mais bonito  e competitivo da temporada. Tite é “marketeiro” de primeira! Entretanto, há de se reconhecer sua competência como treinador, “paizão” e comandante de um time que jogou bem acima dos outros concorrentes! Não foi à toa que o Corínthians terminou o Brasileiro com 12 pontos a mais do que o segundo colocado!! Tite soube conduzir seus atletas pra agredir o adversário sem esquecer de um bom sistema de marcação. Além disso, alguns de seus principais jogadores estavam em grande fase, como Jadson e Renato Augusto. Ainda completam a lista dos melhores da Série A, Lucas Pratto, atacante argentino que atua no Atlético Mineiro, como o melhor estrangeiro; e, Gabriel Jesus, também do setor de frente...só que no Palmeiras, como o jogador revelação. Ah... Ânderson Daronco, gaúcho, o melhor árbitro. 

“Vira a página, muda o assunto”...tenho conversado com o presidente da Federação Catarinense de Futebol, Delfim Peixoto, e sua indignação é grande com a possibilidade de sofrer um golpe em breve! Ocorre que a CBF está preparando a eleição de um novo vice-presidente pra substituir José Maria Marin. Tudo será “armado” para o próximo dia 16, quando Antônio Carlos Nunes de Lima, presidente da Federação de Futebol do Pará, poderá assumir tal cargo na Confederação. Ele tem 79 anos de idade e, caso haja necessidade do afastamento de Marco Polo Del Nero por causa de irregularidades na sua administração, que estão sendo investigadas, “Cel. Nunes”...assim é chamado o dirigente nortista, assumirá, então, a presidência da entidade. Conforme itens estatutários, o mais velho toma posse em razão de renúncia do presidente. Entenderam o golpe?? Hoje, Del Nero é inimigo de Delfim(foto a seguir) e não quer deixar, em hipótese alguma, o catarinense, de 74 anos, assumir o comando do futebol brasileiro!! Quanta falcatrua, hein??!!

quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Algumas...dos bastidores da eleição de Jaime Dalfarra.

Não sou conselheiro do Criciúma. Nem tive acesso à sala de reuniões, na ACIC, onde foi realizada a reunião do Conselho Deliberativo do Criciúma Esporte Clube. Massss...o Passarinho Arrepiado, usando de toda sua perspicácia, “espiou” muita coisa do que foi discutido e falado no “alto comando” tricolor! Entretanto, o “bichinho” não conseguiu descobrir quais os dois conselheiros que votaram contra a eleição de Jaime Dalfarra!! Além desses dois votos “obscuros”, tivemos outros quatro representantes que optaram pelo voto em branco!! Que coisa, hein??!! De qualquer modo, dos 105 presentes...99 votaram pela posse imediata de Dalfarra, juntamente com seus três vices: Carlos Henrique Alamini, na área administrativa; Vilmar Casagrande, no patrimônio; e, Delto Silva, nas finanças. A foto a seguir mostra os 4 que já estão mandando no Tigre!!

De qualquer modo, conversando aqui e ali, e contando sempre com a ajuda do Arrepiado, descobri que o goleiro Luiz aceitou redução salarial para renovar seu contrato com o Criciúma. A medida vale só enquanto durar o Campeonato Catarinense. Depois, para o Brasileiro, Luiz receberá um acréscimo em seus vencimentos. Sobre contratações, há um “diz que diz” envolvendo a vinda de 5 jogadores já para se apresentarem no dia 4 de janeiro, quando o Criciúma voltará aos treinos. Posições e muito menos nomes não foram revelados. O que se sabe, entretanto, é que são profissionais da bola com salários entre 20 e 30 mil reais. Pelo planejamento dos dirigentes, a idéia é desembolsar uma quantia menor pra folha de pagamento no Estadual e, na Série B, aumentar investimentos. Também fiquei sabendo que as despesas atuais do Clube giram em torno dos 700 mil reais. Lembro que, durante a “era Antenor Angeloni”, as despesas atingiam um milhão e 200 mil ou até um milhão e 500 mil reais!! No momento, o que é gasto se enquadra com a receita. Ou seja, há equilíbrio entre faturamento e consumação!

Sobre o que ainda pode ser feito envolvendo o Depto. de Futebol, em breve Émerson Almeida “cuidará” só do Profissional. Hoje, ele acumula funções também de responsabilidades envolvendo o Depto. Amador. Como se sabe, caso haja sabedoria pra explorar a garotada...o descobrimento de novos valores poderá render boas quantias a médio prazo. Então, Jaime Dalfarra deverá convidar alguém, pelo que sei da cidade, pra comandar a Base do Criciúma. Outra medida a ser tomada...a possível contratação de mais um profissional para o futebol envolvendo a área burocrática e de logística. Lembram de Antônio Benatti, o Raquete, que durante muitos anos prestou serviços ao Criciúma? Pois seu nome foi citado para trabalhar em parceria com Antônio Sérgio Fernandes e Émerson Almeida. Na minha opinião, caso se confirme, excelente nome para voltar a fazer parte do Clube!!

Entre os 105 conselheiros que estiveram presentes na ACIC, faço questão de ressaltar a presença da “velha guarda”!! Dentre eles, cito como verdadeiro exemplo o Sr. Algemiro Manique Barreto. Sabem com quantos anos está o ex-prefeito que ajudou a mudar a “cara” da cidade e também exerceu várias funções diretivas no Comerciário e no Criciúma?? Pois bem... 85 anos!! Idade avançada e com alguma dificuldade de locomoção, se propôs a participar do processo eletivo e apareceu na ACIC acompanhado de uma cuidadora!! Poderia “dar às costas” e com justificativas!! Afinal, o “pique” já não é mais o mesmo!! Mesmo assim, “sêo” Algemiro(foto não recente) esteve lá e depositou seu voto!! Assim como ele, outros mais “velhinhos”, como os Srs. Afonso Báck e Dorly Naspolini também estiveram na reunião interessados em saber e discutir coisas do Criciúma! Com toda a consideração que os outros participantes merecem..., mas, nota 10 pra eles!!

quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Uma das maiores conquistas do futebol catarinense!!

Esta se deu há 13 anos! Mais precisamente em 7 de dezembro de 2.002: o título de campeão brasileiro da Série B do Campeonato Brasileiro era conquistado pelo Criciúma Esporte Clube!! Aqui...na terrinha barriga-verde...o feito seria repetido 12 anos após com o Joinville. Lembro que era um domingo...tarde de chuva. Aliás, muita água caiu naquele dia e o estádio Heriberto Hülse não estava cheeeio, entenderam? A aparência era de lotado. Mas, observando minuciosamente, ainda restavam alguns lugares. Os dois adversários, Criciúma e Fortaleza já haviam comemorado o acesso pra Série A. Só que estava em disputa um título nacional que, obviamente, ambos queriam ter na galeria de troféus. O primeiro jogo, realizado em 30 de novembro, no Ceará, deu Fortaleza 2 a 0.

Pra ser campeão e conseguir, até então, título inédito pro futebol de Santa Catarina o Tigre necessitava reverter o quadro. E...quem viu o jogo e lembra dos detalhes em relação ao que aconteceu durante a bola rolando notou que foi um verdadeiro “massacre”: 4 a 1! O Criciúma “deitou e rolou” o jogo inteiro!! O número de chances de gol foi bem maior para o time da casa. Volume de jogo, disposição e vontade de vencer...virtudes que o Tigre mostrou pra todo o Brasil ver!! Verdade seja dita...a expulsão do lateral Chiquinho, do Fortaleza, ainda antes da metade do 1º tempo contribuiu também para que o Criciúma aumentasse seu domínio na partida. Ele recebeu o segundo cartão amarelo porque, de forma proposital, colocou a mão na bola. Os lances do jogo e quem quiser passar momentos de boas lembranças, pode acessar o seguinte link: https://www.youtube.com/watch?v=PoLVIgCDt2w.

Pela ordem, os gols do Criciúma foram marcados por Paulo Baier, Dejair e, outras duas vezes, novamente, por Paulo Baier. O gol do Fortaleza foi do atacante Vinícius, cobrando pênalte, quando o placar apontava 3 a 0 para o Tigre. Apitou o jogo com sua costumeira sabedoria, Paulo César de Oliveira. O Fortaleza jogou com a seguinte formação: Jéfferson; Chiquinho, Ronaldo Angelin, Marcão e Erandir; Kell, Dino(Finazzi), Juninho(Alyson) e Sérgio; Vinícius e Clodoaldo(Rogério). Já o Criciúma atuou com Fabiano(formado em casa); Paulo Baier(que, na época, havia ressurgido no Pelotas e o então pres. Moacir Fernandes o trouxe pra cá); Cametá(zagueiro que veio do Sport Belém...futebol paraense); Luciano (outro da zaga que chegou no Heriberto Hülse vindo do futebol mineiro); e, Luciano Almeida...(este bastante viril, que esbanjava raça, era de confiança do técnico Édson Gaúcho que o trouxe do Caxias). No meio, outro das categorias de base, o disciplinado Cléber Orleans; mais Cléber Gaúcho (que veio do futebol gaúcho e com todo o crédito do treinador); Juca...(então ex-júnior do Internacional); e, Dejair...(que foi trazido do futebol goiano). No setor de frente, Ânderson Lobão, (mais um formado na base do Tigre); e, Délmer...(atacante também indicado por Édson Gaúcho que foi goleador por aqui e já havia sido antes, no Caxias). Foram usados, ainda, Tico... atacante; Edinho, volante que também veio “dos pampas”; e, Sandro, um polivalente e voluntarioso jogador, oriundo do Cruzeiro. Abaixo está a famosa foto do time campeão naquele dia...07/12/02...!!!

terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Nada a contestar!!

Faço referência aos quatro rebaixados na Série A do Campeonato Brasileiro. Nas opiniões emitidas mais recentemente já vinha deixando claro que não acreditava na recuperação total do Vasco. Aliás, o esboço de reação do time carioca se deu tarde demais!! O Vasco ficou na zona do rebaixamento desde a 15ª rodada da competição!! Num torneio de 38 jogos, ia ficando cada vez mais óbvio que tratava-se de uma “morte anunciada”! Particularmente, lamento este terceiro descenso do Vasco em razão de sua história, tradição e popularidade! Entretanto, nada disso garante sucesso!! Num certame onde 20 se enfrentam em turno e returno, quem não estiver devidamente preparado acaba indo pro “fundo do poço”!! E...o Vasco começou mal e terminou ainda pior!! Assim, que Eurico Miranda(foto a seguir) e cia. saibam dar a volta por cima...de novo!!

Sobre os dois catarinenses que acabaram rebaixados, da mesma forma, nenhuma grande novidade!! Desde o início do Brasileiro, o Joinville deu mostras de sua fragilidade. Subiu em 2.014 e este ano não soube se preparar da forma mais adequada pra encarar a elite do futebol nacional. Aliás, o JEC esperou 27 anos pra poder voltar a jogar uma 1ª divisão nacional e não soube aproveitar tal oportunidade. De outro modo, vale frisar que a cúpula diretiva do Joinville, comandada pelo presidente Nereu Martinélli, parece ter feito “tudo certinho”! Só que as coisas deram errado, os resultados não aconteceram e o time acabou indo pra “degola”! À distância, me pareceu que as providências tomadas no Depto. de Futebol que culminaram com a saída de Adílson Batista e vinda de P. C. Gusmão(foto abaixo), foram tarde demais!!

E a dupla da Capital? Festa de um lado e tristeza do outro!! Se enganou quem pensou que o Fluminense “entregaria” o jogo para o Figueirense. Mesmo escalando alguns reservas e não contando com suas duas principais peças, Diego Cavalíeri e Fred, o Flu mostrou garra e aplicação. Perdeu por 1 a 0 porque o adversário jogou melhor e queria desesperadamente fugir da queda pra Série B. Lamento, no entanto, que uma parte nem tão pequena assim da torcida tricolor, queria que o Flu perdesse pra “ferrar” com o Vasco!! Ora bolas...como pode alguém pedir moralidade no futebol e em qualquer setor da sociedade se ela mesma prega conchavo e falcatrua??!!

Sobre o Avaí, valeu a luta até o último minuto do jogo com o Corínthians. Saiu ganhando e permitiu o empate: 1 a 1 que deixou o time na 17ª posição na tabela, 42 pontos, um atrás do rival do Estreito! Isso deve estar “doendo” muito na torcida azurra, pois acabou o Brasileiro uma posição abaixo do maior “inimigo”, com números parecidos em relação à campanha do Figueirense, mas que não impediram nova queda pra Série B! Inclusive, dentre os assuntos que alimentam a rivalidade regional, a torcida do Avaí não tem toda essa moral pra chamar o Criciúma de “time gangorra”, sobe e desce de divisão, ano sim...ano não!! Até porque, ele, Avaí está na outra ponta da tal gangorra!! Entenderam??