sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Avaí 0 x 0 Criciúma...muita disposição e poucos recursos técnicos!

Não foi um grande jogo de futebol o que vimos na Ressacada nesta quarta-feira(05). O placar “em branco” acabou sendo justificado em razão das pouquíssimas chances de gol criadas. O Criciúma até que começou com mais volume ofensivo, só que sem oportunidades claras pra marcar. Aos poucos o Avaí obteve melhor equilíbrio e, praticamente durante todo o restante do jogo, observamos uma clara igualdade. Entretanto, nem Avaí...nem Criciúma jogaram em bom nível no que diz respeito à qualidade técnica. Houve, sim, muita disposição dos dois times...bastante aplicação e comprometimento. Massss...insisto que o setor de criação de jogadas, tanto do Leão como do Tigre, estiveram abaixo do esperado!

David, garoto de 19 anos escalado pela primeira vez no time principal, demonstrou tranqüilidade e nos passou a certeza de que pode continuar sendo aproveitado. Não errou... bom sentido de colocação e pelo visto em uma atuação parece estar no mesmo nível de Bruno. Nota 7. Ezequiel, até pela proposta de jogo empregada pelo Criciúma, não foi muito ao ataque; mas  sem comprometer defensivamente. Nota 6. Iágo Maidana, outro estreante que apresentou bom rendimento. Esteve firme na zaga e soube controlar os atacantes avaianos. Só precisa controlar o lado emocional, pois me pareceu nervoso no começo da partida. Nota 6. Rafael Pereira, se não foi exuberante, da mesma forma não teve atuação negativa. Nota 6. Danilo Tarracha ainda não jogou bem com a camisa do Criciúma. Se resguardou na defesa e às vezes “sumiu” na partida. Nota 5. Por sua vez os volantes tiveram atuação destacada. Ruan e Barreto deram conta do recado, tanto na marcação como na função de carregar a bola para o setor de frente. Nota 7 pra cada um deles. Outro que jogou bem...Cléber Santana. Dificilmente erra passes e, sua maneira de jogar proporciona segurança e tranqüilidade ao setor de meio campo. Nota 7. Já o meia-atacante Róger Guedes “ficou devendo” desta vez. Sua produtividade foi bem abaixo do que vimos diante do Guarani. Deu a impressão de ficar omisso ao jogo. Nota 5. Lucca procurou se movimentar bastante, mas lhe faltou maior agressividade. Mesmo assim, é um jogador que causa preocupação ao adversário. Nota 6. De outro modo, Bruno Lopes continua “sofrendo” por jogar de costas pra zaga. Sua complexão física não o permite funcionar como pivô. Nota 5. Foram usados, ainda, Eduardo...no pouco tempo em que esteve em campo jogou no meio, nota 5; Luizinho Mello entrou pra suprir a ausência causada pela expulsão de Barreto, nota 5;  e Peréa...este, por sinal, de novo se atrapalhando com a bola. Nota 5...pelo esforço.


Luizinho Vieira o técnico do Criciúma acertou ao optar pela escalação colocada em campo. Entretanto, errou tirando Lucca e deixando Róger Guedes, quando Barreto foi expulso. Há de se reconhecer, contudo, que o Criciúma continua crescendo e está no caminho certo para confirmar tal evolução. Nota 6 pro técnico do Tigre. E...nota 3 pro árbitro Célio Amorim. Novamente em um jogo do Criciúma ele errou...contra o Tigre!! A expulsão de Barreto foi injusta, pois não houve falta no lance do 1º cartão amarelo, nem no lance do 2º e, por conseqüência, o vermelho. Além disso, em outros momentos visivelmente “minando” o Criciúma com faltas perto da área defensiva. Mal intencionado? Não faço tal afirmação! Mas que, na maioria das vezes, ele “erra” contra o Criciúma...sem nenhuma dúvida!! Seria muito bom comunicar oficialmente a Federação Catarinense de Futebol o descontentamento do Clube em relação a atuação de Célio Amorim. Isso pode ajudar a prevenir o pior lá na frente, entenderam??

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Cautela e paciência!

Eu sei que o torcedor do Criciúma está ainda angustiado com seu time do coração. E...não é pra menos! Afinal, depois de ouvir promessas sobre um ano cheio de conquistas, todos viram um 2.014 repleto de derrotas e decepções! A “ferida” do rebaixamento ainda dói muito e não será nada fácil ser curada! Em razão disso, há necessidade de que haja cuidado e calma para com esse time do Criciúma que ora está sendo formado. Escrevo tal postagem antes do jogo com o Avaí. Portanto, independentemente do resultado desta quinta(05), é preciso que torcedores, dirigentes e inclusive nós da imprensa, tenhamos bastante equilíbrio ao analisarmos o comportamento do Criciúma neste início de Campeonato Catarinense.

A vitória diante do Guarani teve efeito parecido com o de alívio, após um longo jejum de bons resultados e jogos convincentes. Entretanto, particularmente, eu ainda não estou certo de que o Tigre vai deslanchar num curto espaço de tempo. Obviamente que as partidas de Florianópolis e Chapecó, as duas próximas, poderão nos dar uma idéia da real capacidade que o Criciúma demonstrará ou não no Estadual. São dois adversários diretos na briga por vaga ao hexagonal e, com certeza, bom desempenho em ambos os jogos fortalecerão o trabalho de Luizinho Vieira. De outro modo, duas derrotas poderão abalar bastante o grupo que é jovem e talvez não tenha estrutura emocional para suportar revés e pressão externa.

É justamente num momento assim que deve agir o experiente Raimundo Queiróz, Diretor Executivo do Depto. de Futebol. Sua vivência...bagagem e aprendizado obtidos em tantos anos de futebol podem ser fundamentais para que o projeto seja mantido. Insisto na idéia de que o Criciúma está no caminho certo! Em razão de alguns fatores, entre eles o mais justificável, o financeiro, a G. A. resolveu apostar na meninada e mesclar com alguns mais rodados...casos de Danilo Tarracha e Cléber Santana, estes já jogando, além de Luiz, Fábio Ferreira e Peréa que aguardam entrar no time. A direção...o “norte” é o que se apresenta! Então, duas ou mais derrotas e uma possível má campanha no Catarinense não devem desviar o foco do que planejou o Criciúma prá 2.015!!

Sobre a escalação do time...aquilo que está sendo traçado por Luizinho Vieira, ele parece não confiar muito no goleiro Edson. Com o titular Bruno, machucado, Edson era a “bola da vez”. Entretanto, David, garoto da base que tem 19 anos, acaba sendo escolhido para jogar na Ressacada. Outras novidades...Iago Maidana, na zaga; e, Ruan, no meio. Luizinho acerta ao manter Bruno Lopes! Sei que mais cedo ou mais tarde, Perea será titular. Mas, Bruno Lopes está sendo “premiado” pelo fato de ter feito gol contra o Guarani, depois de um bom tempo sem marcar, e por sua habitual aplicação tática.

Conforme o que pensa o Passarinho Arrepiado...absolutamente, jogo sem prognóstico favorável a esse ou aquele...o desta quinta na Ressacada. Não dá pra arriscar melhor momento pra um nem pra outro! Tanto Avaí quanto Criciúma ainda necessitam de melhor ritmo...sequência de jogos pra “engrenar” no Campeonato Catarinense. É comum, entretanto, achar que quem joga em casa leva vantagem. Detalhe que pode pesar a favor do Leão...só!! Time por time...imagino certa equivalência, no momento. Ambos ainda procuram auto-afirmação dentro da competição e só o andamento de campanha de ambos poderá proporcionar, tanto a Avaí quanto a Criciúma, uma autoconfiança necessária. Mais preocupações? Com o jogo, não! Masss...lembro que o árbitro será Célio Amorim!! Arghhh...!!!!

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Será que vamos ficar passivos...assistindo a tudo?!

Ano passado milhares de brasileiros saíram às ruas para protestar contra a realização da Copa no Brasil...investimentos realizados em estádios e arenas, superfaturamentos, desperdício do dinheiro público...enfim, uma série de irregularidades observadas no País que revoltaram a população. O discurso se resumia a um anseio de que o dinheiro gasto na organização do Mundial deveria ser aplicado na educação, na saúde e em outros benefícios públicos. Imaginem só se não tivesse havido Copa aqui, toda aquela grana gasta, algo próximo dos 30 bilhões de reais...tudo isso seria usado em favor dos mais carentes??!! Claro que não!!! Eu, pelo menos, não sou bôbo em acreditar nisso! Fatalmente iria para o(s) bolsos(s) de alguém!! Masss...cada um tem sua maneira de pensar!

Puxo tal assunto pra demonstrar minha indignação com o que nós estamos vivenciando nos dias de hoje...neste começo de 2.015! Gente...esta semana o preço dos combustíveis sofreu novo aumento, em média 6,6%!! E o pior...novo reajuste está previsto para as próximas semanas visando repassar a cobrança do ICMS! Resumindo...a gasolina que, por aqui está R$3,40 o litro, em média, pode chegar a R$3,80!! Mas que coisa absurda!! E...todos sabem que aumentam os preços dos combustíveis e surgem um monte de justificativas para subir os valores dos gêneros alimentícios, do gás de cozinha, da energia elétrica, da água...!! Além de uma série de outros itens que estão “pela hora da morte”!! Fiquei sabendo que um supermercado cobra 70 reais o quilo da picanha!! É apenas um exemplo, claro! Até porque, pobre quer pelo menos o básico e até o que é essencial está acima das possibilidades financeiras de quem ganha salários mais baixos!!
Tá...e aí? Vamos todos ficar “esperando acontecer”?? Ninguém aqui está incitando violência, quebra-quebra ou algo parecido. Em absoluto! Entretanto, não dá pra aceitar tudo e ficar de “bico fechado”!! Em épocas passadas, nós brasileiros, conseguimos reconquistar as eleições diretas pra presidente e o impeachment de Fernando Collor...lembram? E tudo foi feito sem depredações ou atos agressivos! Então...”mãos à obra”!! Se for preciso mudar, mexer aqui e ali, desde que seja pra melhorar a NOSSA qualidade de vida...vamos nessa!!

“E o futebol Gilberto? Essa é a nossa praia!!” Eu sei, meu querido Passarinho Arrepiado! Masss...as vezes tem coisas que nos intrigam, não é mesmo? Pois bem...sobre o futebol e o Criciúma, aguardamos a partida diante do Avaí na próxima quinta-feira(05). Luizinho Vieira está armando o time com três alterações. Bruno sente dores no joelho e pode não jogar. Edson é opção pra “camisa 1”. Na zaga, a instabilidade de Joílson está fazendo com que Iago Maidana receba chance pra jogar. No meio, outro que ganhou oportunidade e não conseguiu apresentar bom rendimento, o volante Luizinho Mello, pode perder sua vaga pra Ruan. Ainda tem a questão envolvendo o atacante Perea. O Criciúma aguarda regularização junto à CBF pra poder colocá-lo a disposição da comissão técnica. Projeção de time? Olha...Edson ou Bruno; Ezequiel, Iago Maidana, Rafael Pereira e Danilo Tarracha; Ruan, Barreto, Cléber Santana e Róger Guedes; Lucca e Bruno Lopes ou Perea. Bom time? Ainda não afirmo que sim! Jogou bem contra o Guarani. Só que diante do Avaí e fora de casa...com certeza será um “teste” bem mais difícil! 

terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Rodada de abertura do Catarinense sem grandes surpresas.

Na verdade, o que mais impressionou foi o placar elástico que a Chapecoense aplicou pra cima do Internacional de Lages: 5 a 0. Se bem que o colorado serrano não fez quase nada pra conseguir algo melhor na partida realizada em Chapecó. O goleiro Fernando Henrique... coitado! Cansou de ir buscar a bola no fundo das redes, sem culpa em nenhum dos gols tomados. O velho Marcelinho Paraíba pouco produziu...só tocou de lado; e, na frente, outro “rodado”...o atacante Reinaldo, ficou isolado. Por sua vez a Chapecoense foi firme no seu propósito de ser forte e competitiva, além da visível superioridade técnica, tática e física! O técnico do Inter, Mabília, deve estar bastante perplexo em relação que ele terá de fazer para tentar melhorar seu time que, pelo visto na 1ª rodada, “dispara” como seríssimo candidato ao rebaixamento.  Ainda sobre a Chapecoense, o lateral Apodí, o volante Gil e o atacante Ananías deram mostras que vieram pra Santa Catarina afim de mostrar muito serviço!!

Bom jogo também observamos em Joinville. JEC e Avaí fizeram um duelo de dois times com muita aplicação. O Joinville abriu 2 a 0 e deu a impressão que ampliaria o placar. No entanto, o Avaí reagiu, teve um pênalte a seu favor não marcado por Rodrigo D’Alonso e, mesmo assim, conquistou empate com dois gols de Ânderson Lopes, este...até então, bastante criticado pelos colegas da Capital. Vale frisar que o Joinville ainda não contou com o lateral/meia Wéllington Saci e com o atacante Jael. Já, o Leão da Ilha, está sem Eduardo Costa e Marquinhos Santos, ambos por cumprirem suspensão por causa de incidentes no ano passado. E...nenhum dos dois joga contra o Criciúma, na quinta-feira(05).

A rodada foi completada com o empate entre Metropolitano e Marcílio Dias: 1 a 1. Jogo bastante disputado, mas sem grande nível técnico. Os dois times ainda sentem falta de melhor ritmo em razão de ser início de temporada. E...Figueirense 1 x 0 Atlético de Ibirama. Partida que quase um time só! Pelo que pude constatar, o Atlético foi a Floripa com nítida intenção de buscar um empate. Mesmo sem ser muito objetivo, o Figueirense conseguiu chegar ao gol aos 37 minutos da 2ª etapa! Justa a vitória dos “manezinhos”!!
Quanto ao Criciúma, que já analisamos bastante na postagem anterior, fica a certeza de que, pra brigar de igual pra igual com Chapecoense, Joinville e Figueirense, terá de melhorar bastante! O aproveitamento da garotada continua sendo prioridade e o objetivo principal, dentro do que penso, é obter classificação para o hexagonal. Depois é quase uma outra competição, com turno e returno, mas sem riscos de descenso e com possibilidade de buscar vaga pra final. Nunca é demais lembrar que, pra conquistar uma dos seis lugares à próxima fase, são mais 8 jogos, sendo 5 fora e só 3 no Heriberto Hülse!!

Passarinho Arrepiado me “cutuca” e diz que não foi só aqui em Santa Catarina que deu a lógica. No Rio Grande do Sul, por exemplo, o Grêmio goleou em casa e o Inter empatou fora....normal! Entre os cariocas...só o Flamengo empatou em Macaé e os outros 3 grandes ganharam. No Paulista, os 4 maiores também confirmaram favoritismo. Em Minas, da mesma forma. E, no Paraná, do mesmo modo...resultados normais. Então...tudo mais ou menos dentro da lógica! Massss...só foi a primeira rodada. Tem muuuiita água pra passar por debaixo dessa ponte!! Portanto, as surpresas ainda podem acontecer!!

domingo, 1 de fevereiro de 2015

Feito o dever de casa!

A estréia do Criciúma no Campeonato Catarinense/2.015 foi um pouco acima da expectativa que eu, por exemplo, tinha...esperava. O Tigre fez 3 a 1 sobre o Guarani ao natural e com absoluta superioridade em relação ao adversário. Aliás, sobre o time de Palhoça...um bom lateral, o esquerdo Paulo Vítor e alguma segurança mostrada pelo velho Xipote. No mais...um time absolutamente comum que, com certeza, vai brigar pra não cair. O Criciúma, por sua vez, mesmo sem ser exuberante, cumpriu seu papel, mostrou virtudes, mas também alguns defeitos. De bom...o comprometimento, a velocidade e leveza do time em campo. A corrigir, algumas falhas observadas na defesa, e no sistema de marcação do meio campo.

Em relação às atuações individuais...Bruno não teve muito trabalho. Massss...foi seguro nos poucos lances de perigo proporcionados pelo Guarani. Nota 7. Ezequiel, bem marcado, não foi muito à frente, uma característica sua de apoiar o ataque. Por certo...vai jogar mais. Nota 6. Rafael Pereira não comprometeu. Entretanto, sua parceria com Joílson, pelo jeito, não terá continuidade. Nota 6. Joílson continua se atrapalhando pelo fato de jogar no lado esquerdo da zaga. Ainda por cima...levou azar por ter dado uma “casquinha” fazendo o gol “contra” para o Guarani. Fatalmente perderá a posição quando Fábio Ferreira estiver pronto. Nota 5. Danilo Tarracha teve espaços para atacar mas, pelo que estamos observando, não é o seu forte contribuir ofensivamente. Na única vez que chegou perto do gol, não conseguiu concluir com sucesso...de dentro da pequena área. Nota 5. Sobre os dois volantes, nem Barreto, nem Luizinho Mello me agradaram. O técnico do Criciúma armou o meio com Barreto pela direita e Luizinho pela esquerda. Mas, eles ficaram muito atrás e não saíram com freqüência. Além disso, nenhum dos dois marcou bem! Nota 4 pra cada um. Sobre o meia-armador Cléber Santana, exerceu seu papel com absoluta maestria. Finalmente...um Cléber Santana bem mais parecido com aqueeele...há algum tempo atrás...que vimos no Avaí! Nota 8. Bruno Lopes teve o mérito do 1º gol. Massss...até pela seu porte físico, em alguns lances, levou desvantagem contra os zagueiros do Guarani. De outro modo, continua sendo um jogador interessante e de boa movimentação. Nota 7. Lucca atuou muito bem na 1ª etapa. Se mexeu bastante e ajudou a confundir o sistema defensivo adversário. Marcou um gol, cobrando falta por baixo da barreira do Guarani...lance de esperteza e inteligência! Nota 8. Entraram Rafael Rodrigues, Dôdi e Ruan. O meia, que o Criciúma quer que o chamemos de Douglas Moreira, é quem merece avaliação por sua participação. Se movimentou bem no meio. Nota 6.

Sobre o técnico Luizinho Vieira, soube dispor em campo um time que parece estar começando a ganhar “corpo” e jeito de jogar. O sistema tático é claramente um 4-2-3-1. Só que do “3”, Cléber Santana arma enquanto Róger Guedes e Lucca atacam. Interessante o Criciúma do meio pra frente. Precisa manter ritmo e melhorar a parte técnica para um crescimento natural dentro da competição. Entretanto, atrás, insisto que o Tigre necessita se arrumar...até porque os próximos adversários tendem a ser bem mais difíceis do que o Guarani. Nota 7 pro treinador do Criciúma.

Como sempre o Passarinho Arrepiado, após os jogos, me trás os números do jogo...Criciúma 3 x 1 Guarani. Renda: R$41.940,00; público: 3.596 torcedores. O Criciúma cometeu 16 faltas, o adversário 17. A gol, o Tigre chutou 6 vezes, o Bugre de Palhoça 9. Pra fora, o Criciúma concluiu 5 vezes, o Guarani 8. Escanteios 6 a 3 pro Guarani. E...impedimentos foram 3...só no ataque do Guarani. Bom jogo, boa estréia...vitória convincente!
Na foto, aparecem Rafael Pereira e Cléber Santana erguendo os braços para comemorar o 1º gol do Criciúma marcado por Bruno Lopes que está se levantando depois de tocar pras redes.