sexta-feira, 19 de abril de 2013

“Não podemos nos empolgar!”

A frase é do técnico Vadão alertando para este momento que vive o Criciúma na temporada. As entrevistas e questionamentos da imprensa destacam muito, por exemplo, a invencibilidade de oito jogos, o esquema com três atacantes ou o próprio trabalho do treinador...fatores que contribuíram para o visível crescimento do Tigre no Estadual. Por tais razões, o treinador do Criciúma veio à público para advertir sobre os perigos de um otimismo exagerado. Tem razão Vadão! É bom lembrar que, apesar da evolução constatada, o Criciúma ainda não ganhou nada!! Ainda em janeiro quando começou o Campeonato Estadual o Tigre era tido por muitos como favorito disparado à conquista do título. Depois, com o andamento da competição, a bola de Paulo Comélli e cia. deu uma “murchada”. Com a troca no comando técnico alguns jogadores aumentaram rendimento, a filosofia e o estilo de jogo também mudaram pra melhor e o Criciúma voltou a ser encarado com certo temor pelos adversários. Sobre o jogo com o Metropolitano...óbvio dizer que o Tigre é favorito! E, sobre o campeonato em si...se tudo transcorrer da forma como se espera, teremos Interior x Capital na briga para chegar a final. Ou seja, Criciúma e Chapecoense versus Figueirense e Avaí.

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Criciúma 3 x 0 Noroeste. Poderia ter sido mais!

O placar não refletiu a realidade do que foi o jogo desta quarta(17) pela Copa do Brasil, no estádio Heriberto Hülse. Só 3 à 0 acabou sendo pouco pelo que fez o Criciúma. A superioridade foi ampla, total, irrestrita e incontestável! O Noroeste não ofereceu nenhuma resistência e o Tigre só confirmou o que todos nós esperávamos. Classificado, o Criciúma aguarda Paraná ou São Bernardo que se enfrentarão semana que vem em Curitiba. Na primeira partida, em São Paulo, deu empate em um à um. No jogo diante do “Norusca”, Bruno quase “não sujou o uniforme”. Suéliton repetiu bom futebol. Matheus e Fábio Ferreira tiveram pouco trabalho com o ataque adversário. Márlon continua evoluindo. O mesmo acontece com o volante Amaral. Élton e Ivo voltaram a atuar muito bem. Lins, com mais dois gols e grande voluntariedade, está se constituindo numa das principais “armas” do Criciúma. Fabinho lutou muito para fazer um gol e foi, novamente, bastante útil e efetivo. Quanto ao centroavante Marcel, se está faltando gol, lhe sobra empenho para contribuir com o esquema proposto pelo técnico Vadão. Bom jogo...excelente vitória!
Ivo sai pra comemorar o primeiro dos três gols do Criciúma sobre o Noroeste.

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Obrigação de vencer!

Ela é toda do Criciúma na partida de volta desta quarta(17) diante do Noroeste, pela Copa do Brasil, primeira fase da competição. Entendo que o zero à zero lá em Baurú, semana passada, não pode servir como parâmetro. Minha conclusão é de que a atuação no interior paulista foi uma espécie de “acidente de percurso”. O motivo é simples pois o futebol que o Criciúma tem apresentado no Estadual nos faz pensar em mais e mais boas atuações. Favorito o Tigre? Sem dúvida! O Criciúma é líder do returno do Catarinense e o Noroeste foi recentemente rebaixado da segunda para a terceira divisão no Paulista. Por aqui, o Criciúma, como clube e time, vive dias de absoluta estabilidade. O adversário tem sérios problemas financeiros e administrativos. Além disso, equipe por equipe, todos nós sabemos que o Criciúma é bem melhor! Masss...tudo isso na teoria. Afinal, depois que a bola rola, em algumas oportunidades, o favoritismo de A ou de B cai por terra. Então...respeito é bom e todo mundo gosta! Entretanto, por tudo aquilo que sabemos e estamos observando no momento, o Criciúma pode até levar sustos, mas vai...sim senhor...se classificar para a segunda fase da competição. Difícil imaginar o contrário...!

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Quem é o “craque” no Criciúma?

Ninguém! Primeiro porque rotular este ou aquele como craque no futebol de hoje é algo muito raro. E, além disso, está claro e óbvio que o melhor do Criciúma, atualmente, é o coletivo! Ou seja, as individualidades aparecem bem menos do que o jogo solidário. Comparando com o time do ano passado, por exemplo, não temos nenhum Lucca...ou Zé Carlos. Se observarmos o Avaí, que ainda luta por classificação, Marquinhos é a peça principal. No Criciúma...não! Há um evidente acréscimo de produção e bons resultados em razão, principalmente, da filosofia e maneira de trabalhar do técnico Vadão. Com ele todos passaram a jogar melhor. Também é fato que a chegada de Elton deu maior qualidade ao meio-campo. E, mesmo que Marcel ainda não tenha convencido, faz parte de um esquema tático que vem dando certo. O futebol é assim mesmo. O Criciúma começou o Estadual como favorito, caiu de produção...chegou a ser sétimo colocado...e hoje lidera o returno! A recuperação está se dando na hora certa, quem sabe com aquele “sprint final”, afim de buscar o título que é o que a grande massa tricolor está esperando!
Vadão é o maior responsável pela evolução técnica do Criciúma.

domingo, 14 de abril de 2013

Figueirense 1 x 3 Criciúma. Superioridade em Florianópolis!

Não há como discutir o melhor futebol apresentado pelo Criciúma no estádio Orlando Scarpélli com o placar de 3 à 1 sobre o rival Figueirense. Dois gols de Lins, mais outro de Ivo e um Tigre que chegou à quarta vitória consecutiva neste Campeonato Estadual. Virtualmente, o Criciúma está classificado às semifinais da competição. Há umas seis ou sete rodadas atrás não pensávamos assim. Até porque, além de não passar confiança e credibilidade, o time ocupava posições lá embaixo na tabela. Pois o tempo passou e muita coisa mudou...pra melhor! Fazendo algumas análises individuais, Bruno não teve muito trabalho. Diego Renan fazia razoável jogo até se machucar e ser substituído por Éwerton Páscoa que também não comprometeu. Matheus atuou bem e Fábio Ferreira...melhor ainda! Márlon jogou mais ofensivamente no segundo tempo. Amaral e Élton fizeram bom jogo. Ivo, por circunstância de momento, recuou demais no 1º tempo e jogou melhor no 2º. Saiu cansado e substituído por João Vítor...este sem comprometer. Marcel ainda nos faz sentir falta de um centroavante goleador. Já Fabinho e Lins, outra vez, jogaram muito bem e, taticamente, foram fundamentais para mais uma vitória do Tigre no Campeonato. Crescimento de produção na hora certa!!!
Tigre "deitou e rolou" no Orlando Scarpélli. Jogou como time de Série A!