terça-feira, 30 de março de 2021

Clássico, sim! Grande rivalidade, não!!


Fico cá pensando e me colocando no lugar das pessoas que estão comandando o Próspera. A grande maioria dos que lá estão, são NO MÍNIMO, “simpatizantes”, pra não dizer torcedores mesmo, do Criciúma. Inclusive, o presidente Israel Rocha e alguns dos principais apoiadores e patrocinadores! O grande amigo Fernando David, sócio proprietário da Spillere Sports, empresa fornecedora do material esportivo para o Próspera, é “doente” pelo Tigre! O goleiro titular, Roberto, e o treinador Paulo Baier nunca esconderam o carinho que têm pelo Criciúma! O profissional da área jurídica e de documentação, Antônio Sérgio Fernandes, tem toda uma história dentro do Criciúma e, hoje, trabalha para o Próspera! Claro que o profissionalismo fala mais alto! Mas, que mexe com sentimentos... com certeza!!

Os dados a seguir me foram enviados pelo jornalista e amigo, Emerson Teixeira, que sempre possui dados estatísticos do esporte e, mais ainda, do futebol. Atentem para os detalhes:

DUELOS HISTÓRICOS

31/03/85 – Próspera 0 x 0 Criciúma, Estádio Mário Balsini, Campeonato Catarinense. Primeira partida entre os dois.

10/08/86 – Criciúma 2 x 1 Próspera, Criciúma, gols de Edemílson e Vanderlei (C); Baiano (P). Criciúma campeão Catarinense de 1986 pela primeira vez.

04/03/07 – Próspera 2 x 4 Criciúma, Estádio Mário Balsini, Campeonato Catarinense, gols de Clodoaldo, Rudnei, Delmer e Fernandinho (C); Kanu (P). Último jogo oficial entre os dois.

30/06/09 - Criciúma 2 x 0 Próspera, Heriberto Hülse, Glaydson e Luciano Renner (C), amistoso. Com esta vitória o Criciúma quebrou um jejum de 101 dias sem vencer uma partida.

Se vencer nesta quarta-feira(31), quebra um jejum de 170 dias sem vitórias. A última vitória foi contra o Londrina (2 x 1) pelo Brasileiro da Série C em 11/10/20, no dia do meu aniversário.

Fonte: Arquivo pessoal/Emerson Teixeira.

...............

Nesta mesma linha de raciocínio, atentem para a seguinte reportagem que estava na página principal do globo.com: https://globoesporte.globo.com/sc/futebol/times/criciuma/noticia/criciuma-alcanca-marca-historica-de-170-dias-sem-vencer-uma-partida-oficial.ghtml

segunda-feira, 29 de março de 2021

Hemerson Maria fica...!! Rampinelli bancou!! Mas, Anselmo Freitas e Vilmar Casagrande queriam mudar!!!

O atual treinador permanece até quando? Só Deus sabe! Massss...o Passarinho Arrepiado “pescou” tudo! Numa reunião realizada em duas etapas, pois começou pela manhã, pararam pro almoço, e terminou no meio da tarde desta segunda-feira(29), dirigentes do Criciúma “optaram” pela continuidade do trabalho da atual Comissão Técnica. Segundo meu mascote predileto que recebeu informações, num primeiro momento, o presidente Anselmo Freitas e o Sr. Vilmar Casagrande, ligado à área de patrimônio, opinaram pela MUDANÇA GERAL! Contudo, o Diretor de Futebol, Waldeci Rampinelli; o nosso amigo Pedro Paulo Milanez Canela, este representando os sócios do Clube; e, Alexandre Farias, do setor de Relações Institucionais, os dois últimos ouvidos que foram; preferiram optar por DAR MAIS UMA OPORTUNIDADE pra Hemerson Maria e seus parceiros de comissão. Deste modo, TRÊS A DOIS pro “fico” de Maria e argumentos usados por Rampinelli pra convencer, principalmente o presidente!!

Ato contínuo, chamaram Hemerson Maria que se mostrou tranquilo e garantindo que o Criciúma não correrá riscos de queda pra segunda divisão do Campeonato Catarinense! O Passarinho Arrepiado também ficou sabendo que existe forte probabilidade para que ocorra(m) mudança(s) no time que enfrenta o Próspera, na quarta(31). Uma quase certa é a entrada de Dudu Figueiredo desde o começo, talvez em lugar de Matheus Ânderson. Não estranhe o torcedor se houver mais alguma alteração em razão da necessidade imediata de o Criciúma obter a primeira vitória no atual Campeonato Estadual!!

Mudando a “prosa”, o E. C. Próspera completa, hoje(29/03), 75 anos de fundação. A instituição foi criada no dia 29 de março de 1946. A origem do clube veio através de trabalhadores Carbonífera Próspera. Entre os principais resultados do clube está o VICE do Campeonato Catarinense de 1971, DOIS TÍTULOS da Série C, um em 2005 e o outro em 2018, e ano passado o Próspera venceu a Série B do Estadual. Aqui do Blog, os parabéns ao “Time da Raça”!!

(Na foto acima, o atual presidente, Israel Rocha Alves, exibe a camisa prosperana. Crédito para a foto: Site Engeplus)


Extra! Extra!!

REUNIÃO AGORA ENTRE DIRIGENTES DO CRICIÚMA ESTÁ DECIDINDO O FUTURO DA ATUAL COMISSÃO TÉCNICA!!

ENCONTRO NÃO TEM HORA PRA ACABAR!!




domingo, 28 de março de 2021

Está “se desenhando” a MAIOR VERGONHA da história do Criciúma E. C.!!!

Caso o Criciúma venha a ser rebaixado pra “segundona” do Campeonato Catarinense, SEM QUALQUER DÚVIDA, será o MAIOR VEXAME da, até então, rica história do Clube! Nem todos os erros cometidos na gestão anterior, ainda com Jaime Dal Farra, quando havia uma revolta geral por causa de sucessivos descensos e campanhas ruins nas diversas competições disputadas; nem quando caiu duas vezes pra Série C do Campeonato Brasileiro...nada disso, foi CALAMIDADE maior do que a que está na iminência de acontecer!!

E o que mais me intriga é a PASSIVIDADE de todos que estão na atual direção do futebol!! Com todo o respeito que merecem Anselmo Freitas e Waldeci Rampinelli, mas o produto futebol está sendo muito mal tratado no Heriberto Hülse!! Aliás, permanece sendo pessimamente conduzido...DENTRO DE CAMPO, claro!! O Criciúma não tem vôlei, basquete, futsal, tênis de mesa, dominó ou canastra!! O “negócio” da instituição é F U T E B O L!! Portanto, ele precisa ser priorizado... tratado com muito carinho e CUIDADO!! Jogaram tudo nas costas do treinador pra ele montar o plantel!! E, infelizmente, até agora, os resultados não estão acontecendo!!

Na derrota para o Joinville, 1 a 0, os jogadores, DE NOVO, “aceitaram” o resultado com absoluta naturalidade! Apesar de ficar mais com a bola, ter criado algumas poucas oportunidades, houve falha no setor defensivo com aproveitamento LETAL do adversário!! A situação do Criciúma é DELICADÍSSIMA!! Disputou DEZOITO pontos e ganhou SOMENTE TRÊS!! Tem mais 15 em jogo e necessitará conquistar, pelo menos NOVE ou DEZ, pra somar doze ou treze e, então, escapar do rebaixamento!! Mas que BARBARIDADE!!

O amigo e jornalista Émerson Teixeira enviou ao Passarinho Arrepiado o seguinte texto:

RECORDE NEGATIVO

05/07/2009 – No jogo Marcílio Dias (SC) 0 x 1 Criciúma, válido pela Campeonato Brasileiro – Série C, o Criciúma quebrou um jejum de 106 dias sem vencer uma partida oficial.

Hoje o Criciúma completou incríveis 168 dias sem vencer uma partida oficial.

A última vitória, contra o Londrina (2 a 1)  pelo Brasileiro da Série C. Nesse período foram sete derrotas e sete empates.

Aproveitamento de 16,66% em 42 pontos disputados!

Fonte: Arquivo pessoal/Emerson Teixeira