sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

A “espinha dorsal”!!

Qual o apaixonado por futebol que não gosta de dar uma pitadinha na escalação do seu time do coração?? São raros...não é mesmo?? Vários treinadores, inclusive, acabam optando por dar prioridade à formação da “espinha dorsal”, primeiramente, e...depois então...o restante! No caso do time que Roberto Cavalo e Émerson Almeida estão montando, algumas posições estão sendo priorizadas. O Tigre renovou com o goleiro Luiz, contratou os dois garotos do Internacional...João Afonso e Alex Santana e trouxe o polivalente Wéllington Saci, joga como meia e lateral...além do zagueiro Diego Giaretta. O torcedor está dando crédito aos dirigentes! Não há contestação, pelo menos em princípio, sobre o que vem sendo feito por Jaime Dalfarra e cia.

Pois pra galera do Criciúma ir curtir o Natal com mais ânimo estão “pintando” no estádio Heriberto Hülse mais duas “caras novas” e outra renovação. Esta, do meia Natân que na realidade não causa grande empolgação. Jogador veio pro Criciúma na última temporada indicado pelo então dirigente Raimundo Queiróz. Atuava pelo Santa Cruz onde, dizem alguns que o conhecem melhor, era promessa de craque!! Exagero? Com certeza!! O jogador realizou 28 jogos com a camisa do Criciúma em 2.015 e marcou só dois gols!! As seguidas lesões o atrapalharam bastante. Aliás, tais problemas...sempre de ordem muscular, impediram que Natân conseguisse melhor rendimento tanto aqui como nos tempos até de júnior do Santa Cruz. Roberto Cavalo garante que, se fizer um trabalho diferenciado com o atleta na pré-temporada, quem sabe 2.016 possa ser diferente! Dentro do que penso e vi, Natân é jogador de razoável qualidade e, se “arrumar” o problema das freqüentes contusões...poderá ser útil!

Também aportaram na casa tricolor os meias Lucas Crispim e Élvis(este na foto acima). O primeiro é “da casa”!! Ou seja, começou na base do Criciúma e deu uma “rodada” até cumprir um bom papel nos últimos meses com a camisa do Novo Hamburgo. Fiquei sabendo que Róger Machado, hoje técnico do Grêmio, chegou a pensar em levá-lo para o tricolor gaúcho. Ambos haviam trabalhado juntos em Novo Hamburgo. Só que Crispim, vez por outra, fica “emburrado” quando vai pro banco de reservas. Inclusive, no júnior do Criciúma já era assim! Pra mim, apenas uma razoável aquisição!! Sobre Élvis, é mais um que vem do Botafogo. Tem 25 anos e jogou 23 jogos pelo “Bota” este ano e marcou dois gols. Claro que vem com status de titular!! Boa contratação...sem dúvida alguma!! Assim, já projetando o Criciúma pra começar 2.016... Luiz; Ezequiel...pois Maicon Silva vai ficar no Londrina, Diego Giaretta, Iânson e Márlon...ou pode ser também Wéllington Saci. Pro meio de campo tem Ruan, João Afonso Élvis e Wéllington Saci. E...na frente, Alex Santana e Bruno Lopes. Não posso esquecer de Barreto que, no meio, pode ser usado como titular...deixando o “pepino” da escolha pra Roberto Cavalo!!

BOM NATAL A TODOS QUE NOS ACOMPANHAM!

quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

Justa homenagem a atletas e técnicos!!

“Criciúma, cidade de campeões” foi um projeto lançado pela Fundação Municipal de Esportes com o objetivo de homenagear atletas, professores e técnicos que elevaram o nome do município em competições nacionais ou, até, internacionais. Durante esta semana, houve um evento no Salão Irê Guimarães, da Sociedade Esportiva e Recreativa Mampituba, que premiou os considerados melhores da temporada, atuando por Criciúma. Assim, em diversas modalidades e categorias tivemos muita gente sendo agraciada. Considero muito interessante a idéia e justo o reconhecimento por parte da administração pública! Claro que precisamos de muito mais!! Não temos, em Criciúma, o mesmo orçamento destinado ao esporte que têm outros municípios como Itajaí, Joinville, Florianópolis, Jaraguá do Sul ou Blumenau...por exemplo. Mesmo assim, dentro das condições oferecidas os “caras” que trabalham na F. M. E. ainda fazem muuuuiittooo!!
Todos sabem que não temos a mesma chamada “cultura” que possuem cidades que, geralmente, dominam o dito esporte amador! Não há grandes convênios ou algo mais relevante, no aspecto financeiro/estrutural, para que o resultado final seja com números ou troféus de campeões alcançados em Jogos Abertos e nos demais torneios da Fesporte. Aliás, é preciso lembrar que “amadorismo” só no nome ou termo usado! Se foi o tempo em que todos sentíamos orgulhosos ao vestir a camisa da cidade onde nascemos ou moramos e sair por aí disputando jogos ou competições. Tudo mudou e faz teemmmppooo!!! Hoje em dia há leis de incentivo ao esporte e, além disso, pra jogar pela Fundação boa parte dos atletas recebe percentual de bolsa de estudo ou até mesmo quantia em dinheiro. É assim!!! Quanto a treinadores e professores, estes, sim, são contratados e, como profissionais, recebem por serviços prestados.

Passarinho Arrepiado aproveita a “deixa” do assunto inicial e me pergunta se não somos mais o “país do futebol” em razão do crescimento de outros esportes que, de certa forma, acabam tirando espaço “da bola”?! Minha opinião é de que não há, hoje, aquela hegemonia brasileira de outros tempos no futebol. Se antes, bem lá atrás éramos soberanos “com a bola no pé”, nos dias atuais tudo é diferente! Até o tal de UFC ganhou espaço na mídia!! Pra mim, inclusive, uma prática estúpida e que não faz parte das minhas preferências na “telinha”. O surfe também cresceu muito. Ano passado foi Gabriel Medina quem conquistou um título mundial no Havaí. Em 2.015, Adriano de Souza, conhecido como Mineirinho, acaba de ser campeão lá... de novo conseguindo o mais alto lugar no pódio para o Brasil. Muito bom! E que haja crescimento em todos os esportes, pelo menos aqueles racionais, onde competir e vencer, sem usar de violência contra o adversário de forma imbecil, seja o objetivo principal!!

quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Criciúma surpreende com Diego Giaretta!!

Pra mim foi uma surpresa agradável a contratação de Diego Giaretta por parte do Criciúma! Quando anunciou que iria fazer um time mais barato e competitivo, o presidente Jaime Dalfarra deu a entender que viriam pra cá jogadores em busca de espaço, talvez usando o Criciúma como trampolim afim de tentar algo mais ambicioso em suas carreiras. Masss...a confirmação de Diego Giaretta pode estar demonstrando a capacidade de fazer time do técnico Roberto Cavalo. Não vou me referir a Alex Santana! Já disse que não o conheço e nem lembro de tê-lo visto jogar. Masss...Wéllington Saci, João Afonso e, agora, o zagueiro que recentemente foi campeão pelo Botafogo...nos dá a impressão de que teremos qualidade técnica na equipe a ser colocada em campo a partir de 27 de janeiro próximo.
Particularmente, eu imaginava que um jogador como Giaretta iria tentar “vôos mais altos” depois de ser campeão na Série B. Com o acesso “na mão”, o profissional poderia se acertar com um time de Série A ou até mesmo continuar no Botafogo. Bem...os motivos reais pelos quais ele veio aportar no estádio Heriberto Hülse talvez não sabemos. Mesmo sem se tratar de um craque, Diego Giaretta é, sim senhor, uma “baita” contratação do Criciúma!! Tem 32 anos e, no seu currículo, acumulam passagens também por Grêmio e quatro clubes de Santa Catarina: Marcílio Dias, Brusque, Juventus e Metropolitano. Giaretta esteve ainda no futebol da Espanha, da Coréia do Sul e da China. A não ser que estejamos muito enganados, o jogador chega com “pinta” de titular e expectativa de ser muito útil ao técnico Roberto Cavalo. Pra quem não sabe, o profissional também atua na lateral pela esquerda e como volante.

Da mesma forma, gostei do acordo firmado entre o Criciúma Esporte Clube e a Construtora Locks para que esta empresa seja a patrocinadora “master” do uniforme tricolor! Assim, a marca CONSTRUTORA LOCKS estará na parte frontal da camisa do Criciúma a partir das próximas competições que o Tigre disputar. O proprietário José Locks é da “velha guarda” do Comerciário/Criciúma. Já foi presidente do Conselho Deliberativo e exerceu outras funções no Clube em administrações anteriores. Quanto ao fornecedor de material esportivo, a EMBRATEX já tem todo um projeto pronto para negociar com os dirigentes do Criciúma a fabricação de quase 10 mil peças/ano. Ocorre que, teimosamente, há uma insistência em ainda aguardar tudo da Kappa. Pelo que sei, o presidente Jaime Dalfarra não definiu o que será feito sobre este tema ano que vem. O que sei, sim, é que a Embratex tem muito boa qualidade em seus produtos, é da cidade, feita por “gente da casa”, comprometida com as coisas da nossa terra...! É uma questão de “largar lá e pegar aqui”!!! 

segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Já são três: Wéllington Saci, João Afonso e Alex Santana.

Sim...considerando-se que Wéllington Saci já está contratado, os dirigentes do Criciúma confirmaram mais duas aquisições para a próxima temporada. Uma delas, cá entre nós, já estava prevista: a vinda de João Afonso, volante de boa qualidade, bom passe e com sentido de marcação e cobertura aprimorado. É natural de Criciúma e, com uma brevíssima passagem pela base do próprio Criciúma, ganhou mais espaço no projeto Genoma Colorado, há cerca de 3 anos, comandado por Alfredo e Ânderson Lima...aqui mesmo na cidade. O referido programa tem como objetivo buscar novos valores para o Internacional de Porto Alegre. Dirigentes do colorado gaúcho gostaram do seu futebol e João Afonso foi parar no Beira-Rio. Jogou algumas partidas no time principal e, este ano, esteve emprestado à Chapecoense. Lá...alternou titularidade e reserva. Pra quem não sabe, sua mãe é moradora há anos do Balneário Rincão...a D. Dorotéa Crispim. O outro reforço anunciado pelo Criciúma é mais “desconhecido” de nós. Trata-se de Alex Santana, meio campista, destro, de 20 anos, que ganhou maior destaque no time “B” do Internacional. Informações colhidas dão conta de que o jogador pode ser usado como meia avançado ou até na função de atacante. Sobre este atleta, sinceramente, não o conheço! Os dois novos do Tigre estão na foto abaixo.

Vira a página...muda o assunto, pois não é que está confirmada a Copa Sul/Minas/Rio??? O presidente do Criciúma, Jaime Dalfarra, saiu de uma reunião no Rio de Janeiro, nesta semana, todo empolgado! O Cruzeiro foi convencido a voltar pra disputa, os clubes e a organização estão viabilizando as questões financeiras e, enfim...a competição será mesmo realizada. Grupo A: América(MG), Atlético(MG), Figueirense e Flamengo; grupo B: Avaí, Coritiba, Grêmio e Internacional; grupo C: Atlético(PR), Criciúma, Cruzeiro e Fluminense. Estréia do Tigre? Dia 27/01 diante do Cruzeiro, no estádio Heriberto Hülse. Depois...dois jogos fora de casa contra Atlético Paranaense e Fluminense, respectivamente, dias 18 de fevereiro e 10 de março. Importante frisar que os 3 de Santa Catarina jogam duas partidas fora de casa e só uma em seus respectivos domínios. O Avaí pega o Grêmio na Ressacada; Inter e Coritiba fora. O Figueirense, por sua vez, enfrenta o Atlético Mineiro no Scarpelli; América Mineiro e Flamengo em Minas e no Rio. Além disso, na última rodada os representantes barriga-verde confirmarão, cada um, sua classificação ou não, longe da torcida!!

Serão somente cinco datas intercaladas com os dias de disputa dos campeonatos regionais. Passarão à etapa seguinte o primeiro colocado de cada chave mais o segundo melhor colocado entre todos os outros participantes. Simplificando...turno com 3 datas, mais uma pra semifinal e outra pra decidir o título. Por enquanto, a CBF encara meio que com “rabo de olho” o referido torneio! O presidente da Federação Catarinense de Futebol, Delfim Peixoto, está prestes a colocar “seu” quadro de árbitros a disposição do Sul/Minas/Rio caso haja algum entrave. Quanto aos direitos de transmissão da televisão...Esporte Interativo e, claro, Rede Globo estão na parada...!!