sábado, 5 de dezembro de 2015

Dar ou não importância ao Campeonato Catarinense??

A pergunta serve apenas pra colocar o assunto em discussão...em pauta aqui no criciumanews.com.br. Porque eu não tenho nenhuma dúvida de que o Campeonato Estadual deve, sim senhor, ser priorizado por clubes como o Criciúma, o Figueirense...Joinville, Avaí e Chapecoense, as cinco principais agremiações do futebol barriga-verde! Mesmo que vez por outra a competição, em oportunidades anteriores, tenha apresentado raras surpresas...os demais integrantes da 1ª Divisão são considerados coadjuvantes! Casos de Camboriú, Brusque, Atlético de Ibirama, Metropolitano e Internacional de Lages. Se formos rememorar a época contemporânea do nosso futebol, dentro de cada Catarinense disputado, vamos constatar que raramente o título ficou fora de Criciúma, Joinville, Florianópolis ou Chapecó. Exemplos? Brusque, em 1.992; e, antes, Ferroviário...em 1.970.
Alguém pode perguntar o seguinte? Massss...Gilberto, quais os méritos e as vantagens de ser campeão aqui em Santa Catarina? Pois tenho vários motivos para fundamentar minha tese! E meu contraponto também questiona: qual outra competição no calendário atual do futebol brasileiro proporciona maiores chances de conquista?? Claro que é o campeonato regional!! Ou alguém acha que é menos complicado ganhar qualquer outro torneio em nível nacional??!! Obviamente que não!! Sei que o Criciúma já ganhou Copa do Brasil, o Figueirense andou “beliscando”...ficou com o vice; o Tigre e o Joinville já ganharam a Série B; o Criciúma também “papou” a Série C. Massss...em termos técnicos, jogar o estadual catarinense provoca menos dificuldades!!

Quanto às vantagens, olha...entendo que qualquer clube de futebol é movido a títulos e conquistas. Trazendo o tema aqui pro nosso chão...o Criciúma só ganhou maior projeção e aumentou consideravelmente o número de torcedores e simpatizantes à partir de façanhas como o Catarinense de 1.986 de forma invicta; o tri estadual em 89, 90 e 91; a Copa do Brasil e o Brasileiro de 2.002. Outras vitórias marcantes como o catarinense de 2.005, em Ibirama; a Série C de 2.006; e mais um estadual...em Chapecó, no ano de 2.013, também fazem parte da rica história do Clube. Todos estes triunfos estão até hoje com lembranças bastante vivas na memória da torcida. Assim, fica mais do que provada a importância de se ganhar títulos, buscar mais e mais vitórias pra elevar cada vez mais a popularidade da marca Criciúma Esporte Clube!

O leitor também pode estar me perguntando o seguinte: Não seria melhor permanecer por uns 10 anos na Série A e abdicar do Catarinense...deixando-o de lado?? Minha resposta é “não”!! Pelo simples fato de que não há como ter a certeza de que, “esquecendo” a competição regional, as campanhas em cada Brasileiro serão convincentes a ponto de garantir boa colocação em todas as participações!! Aliás, sobre a Série A do Campeonato Brasileiro, entendo que os clubes catarinenses ainda não são merecedores de “cadeira cativa” no respectivo certame. Bom frisar, entretanto, que ninguém é tão superior assim que, em absoluto, não corra riscos de descenso!! Gostaria, contudo, que o Criciúma pudesse criar uma boa estrutura, dentro e fora de campo, para subir e ficar na elite por, pelo menos, 3 a 4 anos!! Depois...caso haja rebaixamento, faz time de novo...se reformula novamente e sobe outra vez!! Se assim fosse já estaria de “bom tamanho” pro tamanho do Criciúma!! Entenderam bem??

quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

O time ideal...dos sonhos!!

Ora bolas...o torcedor do Criciúma que lê o título desta postagem já lembra das “feras” da  conquista na Copa do Brasil, o tricampeonato catarinenses de 1.991 e a campanha inesquecível na Copa Libertadores do ano seguinte. Depois, vem a turma que vai puxar pela memória o timaço de 2.002 e o Brasileiro da Série B. Os mais jovens podem até recordar da Série C de 2.006, também vencida pelo Criciúma, ou o conjunto aguerrido e competitivo que subiu da Série B pra A em 2.012. A raça do capitão Itá; a segurança de Alexandre, no gol; o oportunismo de Vanderlei; a liderança de Roberto Cavalo; o espírito de luta de Luciano Almeida; o “chefão” Cametá; o comando de Édson Gaúcho; a boa técnica de Fernandinho e de Douglas; e...a dupla Lucca/Zé Carlos que ainda provoca saudades em muitos torcedores. Cito apenas algumas das peças que marcaram época na riquíssima história do Criciúma Esporte Clube!

E...hoje? Como formar um time ou um grupo com características idênticas àquelas que citamos no parágrafo anterior? Acho pouco provável que se repita porque estamos vivendo uma época bem diferente!! O comprometimento dos jogadores lembrados e das equipes que eles faziam parte era muito superior ao que observamos nos dias atuais! Acho, inclusive, que este é o principal desafio de quem está incumbido de realizar esse trabalho envolvendo a transição 2.015/2.016. Claro que me refiro a Roberto Cavalo e Émerson Almeida!! A esta dupla cabe responsabilidade de formar um plantel, pelo menos, que seja parecido com outros que deram tantas e diversas alegrias em épocas passadas!!

Foram 47 jogos na temporada e a certeza de que ambas as partes realizaram um “baita” negócio! Me refiro à renovação de contrato do goleiro Luiz com o Criciúma. Aliás, o Depto. de Marketing do Clube ofereceu até um coquetel à imprensa pra comemorar tal feito. Sorrisos não faltaram! Depois de se acertar com o São Caetano, Luiz “fecha” com o Tigre por 5 anos! Ou seja...até 2.020!! Contrato longo e seguro pra quem faz parte dele!! O goleiro do Criciúma tem 32 anos e, provavelmente, estará perto do fim da carreira quando acabar o compromisso firmado nesta quarta-feira(02). Pelo que se sabe, sem entrar “dinheiro vivo” na negociação, o Criciúma comprou 70% dos direitos econômicos do atleta e os outros 30% ficaram com a equipe paulista. Transação efetuada e as partes satisfeitas! Muito bom!!

Passarinho Arrepiado destaca o significado da foto a seguir. Ou seja, de um pedido feito por alguns torcedores do Fluminense para que o time “entregue” o jogo diante do Figueirense, no próximo domingo(06). Afinal, todos sabem que se o Flu perder pro Figueirense em Florianópolis, o resultado será determinante para que o rival Vasco seja rebaixado pra Série B do Campeonato Brasileiro. Particularmente acho besteira tal situação! E...não acredito que os jogadores do Fluminense, de propósito, façam “corpo mole”. Ainda sou daqueles que pensam na essência do profissionalismo. Este deve estar acima de qualquer conchavo!! Por outro lado, reconheço que, talvez, o espírito de luta não seja o mesmo de um jogo decisivo. Afinal, para os cariocas, a partida é meramente amistosa!! Já, o Figueirense tem o chamado “jogo da vida”!! Assim, dá pra esperar que o estádio Orlando Scarpelli vá “tremer”...!!!

quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Dá Santos ou Palmeiras???

Olha...o fato de ter vencido a partida de ida dá certa vantagem ao Santos. Entretanto, foi “só” por um a zero!! O regulamento da Copa do Brasil, em caso de decisões entre equipes do mesmo estado, anula o benefício do tal saldo de gols qualificado. Assim, qualquer vitória palmeirense por um gol de diferença leva tudo pras cobranças de tiros livres da marca penal. Masss...se ganhar por dois ou mais gols...o Palmeiras leva a taça. Assim, empate ou qualquer vitória santista e o título vai pra sala de troféus da Vila Belmiro. Pelo que tenho visto, o Santos está jogando um pouco melhor e, até pela vitória na “ida”...observo que há uma discreta superioridade do Santos. Só que é bom lembrar que o Palmeiras joga em casa e não vai querer deixar passar oportunidade de dar a primeira volta olímpica no seu novo estádio, o Allianz Parque(foto abaixo)!!! Previsão de grande festa e casa cheia!!! Acho que dá Santos!!!

E o Tigre? Reuniões e mais reuniões!! Bola...só em 2.016. Jaime Dalfarra, Émerson Almeida e Roberto Cavalo estão conversando bastante e planejando a próxima temporada. Luiz está acertando contrato com o Criciúma e o novo compromisso será de cinco anos!! O meia Natân ainda com contrato em vigência, deve deixar o Criciúma. Jogador até tem razoável qualidade técnica...massss, se machuca demais!!! Os dois zagueiros que terminaram o Brasileiro como titulares, talvez realmente permaneçam para o ano que vem. No caso do atacante Thiago Ádamm...pode rolar uma troca. Ou seja, o lateral Eduardo que pertence ao Criciúma fica por lá; e, o centroavante que é do Atlético...pode continuar aqui. Todo cuidado é pouco pra não repetir os erros dos últimos anos!!

A última vez havia sido em 2.007. Kaká faturou a premiação ganhando de Lionel Messi e Cristiano Ronaldo. Me refiro à promoção Bola de Ouro, criada pelo jornal francês L’Équipe, “abraçada” pela FIFA. Na época, Kaká era do Milan, Messi do Barcelona e o português, chamado agora pela mídia de CR7(eu mereço!), atuava pelo Manchester United. De lá pra cá, o futebol brasileiro caiu tanto que nenhum “brazuca” foi classificado entre os 3 melhores do mundo. Pois...após duas temporadas no futebol europeu, Neymar conseguiu colocar a “bola” brasileira entre as melhores do planeta!! Particularmente, não creio que será ele o escolhido. Talvez, na melhor das hipóteses, fique em segundo. Acho que a briga ficará novamente entre o argentino Messi e o português Cristiano Ronaldo.

Tudo será definido no próximo dia 11 de janeiro em solenidade festiva, na cidade de Zurique, na Suiça. E...pra quem gosta de números...o rendimento de cada um dos indicados...Lionel Messi tem desempenho discretamente superior ao de Cristiano Ronaldo. Na última temporada, européia...claro, Messi jogou 60 partidas, marcou 57 gols e deu 23 assistências. Cristiano Ronaldo, por sua vez, atuou em 56 jogos, fez 55 gols e proporcionou 17 assistências. Já, o brasileiro Neymar não tem números tão expressivos! Foram 60 jogos, 44 gols e 13 assistências. Ainda sobre a história da Bola de Ouro, Romário foi o primeiro brasileiro a ganhar o prêmio, em 1.994; Ronaldo Nazário, em 1.996 e 97; Rivaldo, em 99; de novo Ronaldo, em 2.002; Ronaldinho Gaúcho, em 2.004 e 2.005; e, Kaká(na foto a seguir)...em 2.007.


terça-feira, 1 de dezembro de 2015

As atribuições do novo gerente de futebol.

Com certeza, elas estarão atreladas a sugestões do técnico Roberto Cavalo. Não tenho nenhuma dúvida quanto a isso!! Mais uma vez reitero aqui o que penso sobre o atual momento do Depto. de Futebol do Criciúma. Ou seja, de que o treinador é o que mais entende do assunto “futebol” dentre todos os integrantes! Não é o presidente Jaime Dalfarra, nem o supervisor Antônio Sérgio Fernandes. Dalfarra, efetivamente, está entrando no futebol, mais diretamente, agora! Quanto ao ”Cabeça”, está muito mais ligado à área burocrática. E... Émerson Almeida,  apesar de estar no “meio” já há algum tempo ainda vai precisar de maior experiência...”cancha” pra poder ditar regras! Sendo assim, Roberto Cavalo irá dizer: “Émerson, lá no time tal há este ou aquele jogador que já vi jogar e gosto do seu futebol! Dá uma olhada, consulta o(s) procurador(es) e vê se o cara quer vir pra cá”. Quanto ao gerente, este com certeza poderá argumentar: “Cavalo...lá naquele outro time tem este e(ou) aquele também. Vou dar uma pesquisada”.

Perfeito! Assim deve ser!! Roberto Cavalo e Émerson Almeida se conhecem há anos!! Quando um estava no auge da carreira o outro queria uma “vaguinha” no time principal do Criciúma! Lembram?? Em 1.991, por exemplo, Émerson marcou o gol do tri-campeonato catarinense com Cavalo já um dos feras daquele timaço!! Experiência de um...dinamismo e fascínio de outro pela nova função, uma dupla que pode, sim, dar muito certo na busca do melhor em termos de formação do plantel para a temporada de 2.016. Tenho certeza de que o técnico dará palpites e indicará jogadores...o que é absolutamente normal nos dias atuais!! Atentem para o detalhe de que Roberto Cavalo assinou contrato com o Criciúma até fim de 2.017!! Então...dois anos de trabalho pra fazer um time entrosado e comprometido afim de atingir os objetivos que um clube, do tamanho do Criciúma, queira realmente buscar!!

Num primeiro momento, o Criciúma está encontrando dificuldades em algumas situações. Por exemplo, o Londrina que subiu pra Série B e detém os direitos federativos do lateral Maicon Silva, quer contar com o jogador no ano que vem. Assim, o atleta...que melhorou um pouco de rendimento depois das mudanças na comissão técnica, pode ter que voltar para o “Tubarão” e fazer com que o Tigre saia atrás de um outro jogador para a posição. Outros dois casos idênticos em relação a Dudú Figueiredo e Thiago Ádamm.Estes, por sinal, eu lamentaria mais...caso não haja acerto para a permanência de ambos. De qualquer modo, o Criciúma precisa de zagueiro, lateral pela esquerda...mesmo que Marlon esteja bem, volante, meia e atacante que faça gols!!

Passarinho Arrepiado me cutuca aqui do lado e chama atenção para as competições envolvendo o esporte amador nesse fim de ano. A Liga Atlética da Região Mineira já tem o campeão da segunda divisão: o Trilho(foto abaixo), de Siderópolis que, com gol de Dôdi, ex-Próspera, conquistou o título em cima do rival Ajax. E...na 1ª Divisão, destaque para a fase semifinal, jogos de ida. De forma surpreendente, o Forquilhinha/Carbonífera Criciúma ganhou do Metropolitano, de Nova Veneza por 3 a 2 depois de estar perdendo por 2 a 0 até a metade da 2ª etapa!! Já o Turvo aplicou 3 a 1 no Araranguá. As duas partidas ocorreram no último fim de semana, respectivamente em Forquilhinha e em Turvo. Na “volta”, próximo domingo(06), quem venceu joga com a vantagem do empate. Huummm...bons jogos para os aficionados do futebol amador!!

segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Antes tarde do que nunca!!

As providências tomadas pelo Criciúma acabaram salvando o time do rebaixamento para a Série C. Tudo aconteceu quando alguns integrantes do Depto. de Futebol foram demitidos, ainda no mês de outubro...vieram Roberto Cavalo e Vanderlei Mior que , claramente, arrumaram a casa!! Foi tarde? Sim! Massss...como coloquei na manchete: “Antes tarde do que nunca!!”. E tais modificações...aquelas que envolveram a saída de alguns jogadores que estavam descomprometidos...foram de fundamental importância. A partir de então o Criciúma começou a jogar mais, os atletas escalados mostraram melhor rendimento e elevou o nível de comprometimento de todos! Assim, desde 17 de outubro quando Roberto Cavalo assumiu, foram 8 jogos, 13 pontos conquistados em 24 possíveis...54,1% de aproveitamento!

A vitória contra o CRB, por 2 a 1, foi justíssima!! Durante toda a partida, o Tigre foi superior ao Galo da Pajuçara, E o Zé Carlos, apesar do gol de pênalte, convenhamos...não viu a cor da bola!! Os dois zagueiros do Criciúma praticamente anularam Zé do Gol!! Thiago Adamm perdeu gol que não se perde!! Róger Guedes, Douglas Moreira e Dudú Figueiredo foram os melhores do time!! O “cabeçasso” de Wânderson abriu o placar após cobrança de escanteio. E, Dudú Figueiredo foi oportunista ao aproveitar boa jogada de Róger Guedes pela esquerda.  Resultado consumado e a notícia que “estourou” pouco antes do jogo. A de que Émerson Almeida será gerente de futebol. Enfim...o cara responsável para formar o plantel do ano que vem!! Trabalho este que, obviamente, será feito em conjunto com Roberto Cavalo! Boa indicação!! Émerson Almeida(foto abaixo) é da região, ex-atleta, estava nas categorias de base e tem identificação com o Clube. Não tem grande experiência para a função. Entretanto, é do meio e, com certeza, saberá ter todo o cuidado pra não errar nas contratações!!