sábado, 9 de julho de 2011

Criciúma e Seleção Brasileira: duas surpresas!

Foi o que percebi neste sábado(09). Pela manhã o anúncio oficial de que mais três jogadores haviam chegado no Heriberto Hülse. Adeílson, Éder e Doriva, sendo os dois primeiros atacantes e o terceiro um meia, são os mais novos reforços do Tigre para a sequência do Camp. Brasileiro. Com estes chega a 20 o número de contratações que vieram para a competição nacional. E, dentro de um processo normal do futebol, talvez sejam observadas algumas dispensas ou simples saídas de um e outro jogador. Mas, o que fica bem claro é que o presidente A. Angeloni está dando atenção especial às necessidades do Depto. de Futebol, mais ainda ao que pede o técnico Guto Ferreira. Com o que vem acontecendo e pelo que temos observado, há uma tendência claríssima e evidente de acréscimo na qualificação do plantel e, por consequência, com resultados práticos dentro de campo.
A outra supresa, só que essa desagradável, foi a atuação da Seleção Brasileira contra o Paraguai na Copa América. Por pouco o time de Mano Menezes, Neymar e cia. não se despede de forma precoce do torneio. Jádson e Fred fizeram os gols do Brasil num empate sem graça em 2 à 2. O que se tem visto da Seleção? Muito, mas muito pouco mesmo! Neymar, Pato, Robinho, Daniel Alves e André Santos muito abaixo de suas capacidades e, num todo, um time com baixo índice de competitividade. Quanto ao "gosto" de vestir a camisa da Seleção com todos os requisitos necessários, nenhum dos titulares têm justificado tal condição!

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Ouvi de pessoas consideradas.....

....especialistas em economia e política de nossa cidade uma discussão sobre a queda da qualidade de vida em Criciúma nos últimos 10 anos. Segundo os mesmos, tal queda se registrou em razão da falta de investimentos econômicos e sociais por culpa, principalmente, da classe política regional. A justificativa reflete a realidade? Pra mim, sem dúvida! Nossos deputados estaduais ou federais há muitos anos têm pensamentos egoístas ou priorizam seus interesses políticos. Todos sem excessão, ficam de olho e muito mais preocupados com resultados de urnas do que na agilidade para as obras da Via Rápida, da conclusão do Anel Viário, da viabilidade para um aeroporto em melhores condições, dentre outras questões que também merecem nossa atenção. Não podemos esquecer os problemas relacionados ao Hospital Sta. Catarina e a ausência de estrutura para a instalação de novas empresas. Me lembro que Criciúma já foi a quarta economia do Estado, perdendo apenas para Joinville, Blumenau e Florianópolis. Hoje, não só Criciúma, mas o Sul em si perde em vários ítens até para cidades de menor porte como Chapecó, Jaraguá do Sul e Balneário Camboriú. Até quando vamos só olhar os outros crescerem e nós ficarmos para trás? Até que apareçam pessoas com perfil político social e não só com interesses pessoais!
Ah! Soube de uma fofoca e repasso aos leitores. O vice-governador do Estado, Eduardo Moreira, foi até o gabinete de Raimundo Colombo para tratar de cargos no Sul do Estado referentes à Celesc. Ficou surpreendido com a informação de que tais cargos já estão preenchidos. Há quem diga que houve "bate-boca" entre ambos! Iiixxxx.....!!!

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Léo Batista.....

....foi um dos convidados no começo desta semana do programa Redação, do Sportv, apresentado todas as manhãs de segunda à sexta. Gostei muito de ouvir e ver passagens da história do apresentador da Globo. Léo Batista tem 64 anos de profissão! É um real arquivo vivo da comunicação brasileira. Começou em 1.947 num alto-falante de rua e chegou a narrar "cuspe em distância"!!! Sim.....ou seja, quem cuspia mais longe ganhava um prêmio. Assim como Léo Batista, Armando Nogueira que já foi para o "outro mundo", também foi um ícone da nossa imprensa. Palavras e frases fáceis e de efeito. Numa época mais recente, Luciano do Valle e Galvão Bueno da mesma forma têm vozes marcantes. Hoje, Luiz Carlos Júnior tem destaque na nova geração de narradores de TV. O saudoso Clésio Búrigo dizia: "Comunicar não se aprende. É dom!"

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Estar entre os quatro melhores......

.... ao final do Campeonato Brasileiro da Série B, lá em 30 de novembro, será uma questão de planejamento e competência. Digo isso porque, com 17 pontos, o Criciúma "belisca" o chamado G-4. Mas estamos só na 10ª rodada do 1º turno. Ainda faltam os 9 jogos desta fase e os 19 restantes do returno para se completarem as 38 rodadas programadas na competição. O que foi jogado representa, digamos, 1/4 de tudo que há para ser disputado. E, a frase pode ser repetitiva mas resume bem a realidade: Tem muita coisa pela frente! Além disso, não pense o leitor que o posicionamento básico das equipes na tabela de classificação será mantido até o final. Claro que teremos alternâncias!
Clubes como Sport, São Caetano, Bragantino e Goiás, por exemplo, vão se reforçar para buscar algo mais na competição. Por hora, Ponte Preta e Portuguesa merecem algum destaque. Entendo, entretanto, que o mais importante será estar no G-4 ou próximo dele quando das últimas rodadas....quem sabe quando estiverem faltando 5 ou 6 jogos, imagino, para ter o "sprint" final e garantir acesso à Série A. Cumprir tal planejamento com competência é certeza de sabedoria e consequentemente, sucesso!

terça-feira, 5 de julho de 2011

Pedro Carmona e Zé Carlos......

.....salvaram o técnico do Criciúma e o jogo desta terça(05) contra o Goiás, no estádio H. Hülse. Digo isso porque, mais uma vez, Guto Ferreira errou na escalação e também na forma como conduz as substituições durante o jogo. A vitória de 2 à 0 foi absolutamente justa. O Goiás também veio à Criciúma muito mais pra se defender do que procurar algo ofensivo. Ainda sobre o trabalho do técnico, este tem se mostrado com alguma teimosia. Não havia necessidade de usar três volantes em casa. Mateus foi sacrificado por atuar um pouco mais à frente no meio campo sem a devida sabedoria para tal. Entendo que Guto Ferreira precisa ter mais visão em relação as variações de um jogo. Quem sabe um maior conhecimento de tudo e de todos no plantel poderá aperfeiçoar as idéias da Comissão Técnica.
Em campo, Andrey foi pouco exigido e  quando tal mostrou a segurança de sempre; Thôny não aproveitou a oportunidade; e o mesmo pode ser dito sobre Marinho Donizétte. Quanto à dupla de zaga, Ânderson Conceição cometeu um erro que quase foi fatal; e Rogélio esteve firme e seguro. Entre os volantes, Jáckson foi bem nas coberturas e desarmes e Baráka outra vez foi o melhor, com Mateus prejudicado pelo esquema. Aloísio e Schwenke se doaram muito e Bruno Meneghel ainda não se achou no Criciúma. Também foram utilizados Bréitner, Zé Carlos e Pedro Carmona que mudaram a "cara" do jogo. E, sobre Carmona diante do que temos visto, ele merece com toda justiça ser titular no Criciúma. É uma questão de sabedoria e inteligência de quem escala e manda!

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Obrigação de vencer.....

....e jogar bem! Esta deve ser a meta do Criciúma para o jogo desta terça(05) contra o Goiás, no Heriberto Hülse. Diante daquilo que vimos sábado em Natal com todo o time jogando uma partida convincente, nada mais justo do que exigir vitória e futebol de boa qualidade. Até porque, o Goiás não vive um bom momento. Enquanto o Criciúma tem 15 pontos e está em oitavo na tabela; o Goiás tem 9 pontos e está em 15º. Nas vezes em que vi a equipe goiana jogar neste Brasileiro, observei um time instável e desorganizado. Do outro lado, o Criciúma parece estar começando uma fase de crescimento. A confiança está muito mais presente do lado de cá do que lá! Mesmo que o frio seja inimigo entendo que o torcedor deva estar em bom número e com o intuito só de incentivar. Claro que críticas e vaias são comuns em estádios de futebol. Mas, exageros podem atrapalhar ao invés de ajudar! Nós mesmos que emitimos opiniões também devemos ter tolerância....até com Guto Ferreira. Suas atitudes em escalações e substituições nem sempre agradam. Entretanto, reconhecemos que o técnico do Criciúma tem mostrado ser coerente com suas convicções e, com ele no comando, o time mostrou evolução e.....ponto!

Três seleções brasileiras.....

....estiveram em campo neste domingo(03). Pra quem gosta de futebol, claro.....uma boa pedida! As meninas na Copa do Mundo que está sendo jogada na Alemanha deram conta do recado e ganharam da Noruega por 3 à 0. Marta mais uma vez foi destaque e marcou dois gols. A polivalente Rosana, que joga na lateral esquerda fechando p/ o meio, fez o outro gol brasileiro. Com duas vitórias na primeira fase, o Brasil deve confirmar uma boa campanha como já fez em outros mundiais.
Por sua vez, os garotos da Seleção Sub-17 venceram o Japão por 3 à 2 e se classificaram para uma das semifinais do Mundial da categoria, no México. O destaque brasileiro tem sido o meia Ádrian, que joga no Flamengo. A seleção uruguaia será o adversário brasileiro nesta etapa.
E por fim, as "feras" de Mano Menezes, a Seleção Brasileira principal, com um futebol muito pobre só empatou com a Venezuela. Muito se esperou de Ganso, Neymar, Pato e Robinho. Pouco se viu! Se o técnico Mano Menezes tem culpa? Não sei porque não tenho acompanhamento de perto em relação a seu trabalho. Mas, por certo, se não fizer uma boa Copa América corre sério risco de perder o cargo!