sexta-feira, 1 de maio de 2015

Os melhores do Campeonato Catarinense.

O Top da Bola é uma promoção do Instituto Mapa, com sede em Florianópolis, “capitaneado” pelo jornalista José Nazareno Vieira, o “Zeno”. A cada ano, o referido fomento escolhe os melhores em cada uma das funções no Campeonato Catarinense. Em todas as rodadas, desde o começo da competição, participo da votação por acompanhar os jogos do Criciúma. Isso...desde as primeiras edições do Top da Bola! A premiação, para a edição deste ano, ocorre na próxima segunda-feira, dia 4, na Assembléia Legislativa, às 20 horas. Vários jornalistas e cronistas esportivos de todo o Estado participam votando nas rodadas que vão acontecendo. Assim, ao longo do campeonato as avaliações e notas vão se somando para que, no final, se chegue à conclusão do melhor goleiro, melhor lateral...enfim, o melhor em cada uma das posições, mais o melhor dirigente, treinador, árbitro, etc. O Top da Bola possibilita que se faça uma análise com escolha dos mais competentes e uma espécie de “segunda opção”. Não entenderam? Pois bem, aí vão os melhores...com a devida permissão, claro, para que haja concordâncias ou não quanto a esse ou aquele nome!!

Seleção 1, com o seguinte time: Fernando Henrique(Inter de Lages); Suéliton(lat. dir. do Joinville), Thiago Heleno(zag. do Figueirense), Bruno Aguiar(zag. do JEC) e Marquinhos Pedroso(lat. esq. do Fig.); França(volante do Fig.), Michel Schmöeller(vol. do Inter), Marcelinho Paraíba(meia do Inter) e Thiago Luiz(meia do Joinville); Vitinho(atacante do Guarani de Palhoça) e Mazzolla(atacante do Figueirense). Técnico: Marcelo Mabília(Inter). Preparador físico: Ânderson Paixão(Chapecoense). Craque do Estadual/2.015: Marcelinho Paraíba(Inter). Atleta revelação: Barreto(volante do Criciúma). Dirigente destaque: Nereu Martinélli(Joinville). Melhor árbitro: Sandro Meira Ricci. E, os melhores auxiliares: Kléber Lúcio Gil e Nadine S. C. Bastos.

Seleção 2...e esses nomes: Alex Muralha(Figueirense); Leandro Silva(Figueirense), Rafael Lima(Chapecoense), Marquinhos(Fig.) e Rogério(Joinville); Naldo(JEC), Paulo Roberto(Fig.), Cléber Santana(Criciúma) e Marquinhos Santos(Avaí); Clayton(Figueirense) e Thiago Santana (Atlético de Ibirama). Treinador Hémerson Maria(JEC). Prep. físico: Marcos Seixas(Figueirense). Dirigente destaque: Christopher Nunes(Internacional de Lages). Árbitro...o 2º melhor, no caso, Héber Roberto Lopes.

Nota-se que, entre os citados, aparecem somente dois do Criciúma! Classifico o “menino” Barreto(foto abaixo) como o jogador revelação, ganhando de Hyoram, meia da Chapecoense, e de Wílliam Popp, meia-atacante do Joinville. E, sobre Cléber Santana(também destacado em foto a seguir), entendo que, se ele não tivesse se machucado no começo do returno do hexagonal, com certeza estaria no “primeiro time”. De qualquer modo, temos de reconhecer que, individualmente, foram poucos os jogadores que se destacaram neste Catarinense vestindo a camisa do Criciúma. Luiz? Talvez! Lucca? Apenas em raríssimos jogos! Róger Guedes? Muito mais uma esperança do que, propriamente, uma realidade! Então, sendo assim, temos que “bater palmas” pros outros...dos outros times que mostraram melhor futebol, comprometimento e dedicação nas partidas!! 

quinta-feira, 30 de abril de 2015

Intertemporada, jogo treino e ajustes finais em Sorocaba!

É o que está previsto para o Criciúma nos próximos dias, a partir de sexta(01), em território paulista. O Depto. de Futebol do Tigre confirmou que haverá uma finalização desse período de preparativos para a Série B do Campeonato Brasileiro no Centro de Treinamentos do Atlético Sorocaba. Há previsão de um jogo treino e muitas atividades! Tudo com o objetivo de fazer com que o time tenha uma boa estréia diante do Mogi Mirim! E, particularmente, entendo como válida a iniciativa! Sei que o Criciúma dispõe de uma boa estrutura física por aqui e poderia se utilizar dela pra treinar e viajar um ou dois dias antes para São Paulo. Entretanto, trata-se de uma opção da comissão técnica e dos profissionais recentemente contratados.
Não vejo objeção alguma no fato de o Criciúma ir pra Sorocaba e treinar lá. Qual o problema? Na realidade...nenhum! Tantos outros clubes se preparam fora de suas bases para determinadas competições!! Então...por que o Criciúma não pode fazer o mesmo?? Só pra citar alguns exemplos que me vêm à memória...o Internacional já cansou de fazer pré e intertemporada na Serra Gaúcha, o Grêmio idem...São Paulo e Corínthians deixam seus “pomposos” CT’s, na capital paulista, para realizar período de treinos no interior. O Cruzeiro, ano passado, foi para os Estados Unidos!! Assim como outros, então...insisto: por que o Criciúma não tem esse direito ou opção?? Portanto, nada de ficar procurando “piolho em cabeça de cobra”...certo??

O mais importante é que os resultados apareçam! Muito embora, importante frisar, que treinar fora da cidade de origem ou do seu CT não indica certeza de bom aproveitamento técnico...em campo! Uma coisa é uma coisa...outra coisa é outra coisa!! E o técnico Moacir Júnior parece estar bastante ciente de tudo aquilo que aconteceu com o Criciúma durante os últimos tempos. É um cara bem informado que procura se atualizar e, naturalmente, foi devidamente cientificado de todos os problemas já vivenciados por Luizinho Vieira, técnico anterior, e que hoje é seu auxiliar.

Em relação ao time que pode ser projetado, não há ainda como formatá-lo! Pra me fazer entender melhor, as opções estão já à disposição de Moacir Júnior, mas, ele ainda não deu dicas do que pretende em termos nominais e respectivas posições. Alguns, imagino pelo menos, devem começar a competição como titulares. Casos do goleiro Luiz, do lateral Rômulo, dos volantes Ruan e Barreto, do meia Cléber Santana e do atacante Neto Baiano. De qualquer modo é o que opino em razão do que vejo e acompanho! Nas outras posições...algumas interrogações. Afinal, na lateral pela direita, Arnaldo será efetivado ou Maicon Silva continuará sendo usado? E Ezequiel? Será reserva? Na zaga, Fábio Ferreira, mesmo com alguns problemas disciplinares extra-campo em que ele se envolveu novamente, vai continuar dono da posição? E os novos Adalberto e Wânderson? Vieram pra “somar” ou pra jogar?? Quanto a Iago Maidana? Terá seu espaço? No meio campo, Moacir quer mais um volante e de maior experiência. Por isso, talvez, Ruan possa perder vaga no time. E o meia de chegada à frente? Será mesmo Rodrigo Andrade? E Dôdi, tão elogiado pelo treinador, pode pleitear um lugar na equipe titular? Na frente, com Lucca e Silvinho se recuperando de cirurgia, no momento tem Bruno Lopes, Paulo Sérgio e Neto Baiano como principais candidatos a duas vagas. Ah! Há ainda o garoto Jéfferson que tem recebido “rasgados” elogios do técnico!! Huummm...!!

Passarinho Arrepiado confirma que o goleiro David, o zagueiro Iago Maidana e o atacante Bruno Lopes(trio na foto a seguir) foram convocados novamente para a Seleção Brasileira Sub-20. O Brasil vai disputar o Mundial da Nova Zelândia de 30 de maio e 20 de junho deste ano. Num primeiro momento, são 26 convocados e 5 serão cortados até a viagem, dia 11 de maio. O Brasil está no grupo E com Nigéria, Coréia do Norte e Hungria.

quarta-feira, 29 de abril de 2015

A insegurança da segurança!!

Se você, leitor, procurar em qualquer dicionário vai colher alguns sinônimos do que significa segurança: bem-estar, estabilidade, confiança, garantia...dentre outros termos usados pra definir que se está seguro! Certo? Sim! Na teoria é isso! No Brasil, entretanto, a coisa não é bem assim! Trazendo o assunto pro nosso chão, em Criciúma e região nos sentimos cada vez mais inseguros...palavra que tem o sentido de estar abalado, frouxo...!! Mudo o assunto hoje, saindo um pouquinho do futebol e do esporte em geral, em razão do que ocorreu na noite desta segunda-feira(27). Infelizmente, uma profissional da área médica, a Sra. Mirella Maccarini Peruchi, de 35 anos, foi vítima de assassinato após tentativa de assalto. Ou seja, no linguajar policial usado: latrocínio(assalto seguido de morte).

Isso aconteceu numa rua da área de um bairro movimentado em Criciúma, o Michel, por volta das 22 horas e a vítima ainda estava acompanhada de seu marido! Dois bandidos, entre os quais um menor de idade, tentaram levar o carro e tudo acabou virando uma tragédia!! O caso ganhou comoção geral e revolta, ao mesmo tempo! E nem poderia ser diferente! O autor do disparo, único e fatal, foi o menor, morador do bairro Cristo Redentor! O que vai acontecer com ele? Olha...pelo que sei já tem outras 11 passagens pela polícia, é bandido, na verdadeira acepção do termo, e talvez seja punido com internação em alguma casa de recuperação para menores infratores! Só? Sim...somente isso! As leis do País impedem maior rigor na aplicação de penalidades. Como o dito cujo tem 17 anos, lembro ao leitor que, ao completar 18 e atingir a dita maioridade, sua ficha policial será “zerada”!! Assim, ele vai entrar para a idade adulta “limpinho da silva”!!

Masss...não dá pra reclamar!! É o que prevê a lei!! E...convenhamos, mudá-la não é de interesse de muitos poderosos “lá em cima”(leia-se Brasília), não é mesmo?? Sou totalmente favorável à diminuição da maioridade penal para 16 anos. Aliás, o mais correto seria o sujeito ser preso ou ficar sob os cuidados da justiça desde que cometa crimes contra a vida ou que envolvam o tráfico de drogas, independentemente da idade!! Inclusive, o mundo das drogas é responsável por mais de 95% da criminalidade em todo o Brasil!! E outra...as penas deveriam ser cumpridas cfe. o que for determinado no julgamento, sem habeas-corpus, recursos ou qualquer outro meio que tente reduzir o tempo do criminoso na cadeia...ou até mesmo libertá-lo!!

Ah! Existem ainda os casos em que não há perdão, dentro do que penso. Fecho com as idéias do juiz Rubens Salfer. Ou seja...matou pra roubar ou estuprou...mata! Pena de morte...sem a menor sombra de dúvida!! A questão do tráfico de drogas também precisa ser avaliada com muita atenção e ter penas duras e rígidas!! De outro modo, sabemos que a Polícia Militar e a Polícia Civil não têm efetivo suficiente para realizar vigilância ostensiva, principalmente nas área de maior risco. As autoridades, os governantes e a classe política como um todo, precisam e devem ser cobradas!! Inclusive, lembrar deles nas próximas eleições...entenderam bem?? Alguns defendem que o Exército vá para as ruas e contribua no combate à criminalidade! Tenho a opinião que, claro, vai ajudar! Entretanto, não é a solução mais adequada. O correto é fazer novas leis, rever o tal Código Penal e dar bem melhores condições estruturais para que nossas polícias realizem seu trabalho! Agindo assim, com certeza, haverá diminuição no numero de casos absurdos como alguns que estamos vendo nos últimos tempos por aqui e que antes, pelo menos na “terrinha” aconteciam com menor freqüência!!

terça-feira, 28 de abril de 2015

Estilos de jogo, nomenclaturas...4-4-2, 4-3-3 e tantos outros!

Acompanhando o futebol desde que “me entendo por gente”, chego a algumas conclusões que servem para expressar o que realmente acontece em campo em termos de disposição tática empregada pelos diversos treinadores de futebol espalhados pelo Brasil e também pelo mundo. O melhor técnico do “planeta bola” hoje é, sem dúvida alguma, Pep Guardiola(foto abaixo)! Foi atleta profissional de futebol de 1.990 a 2.006. Era volante de boa qualidade técnica! Masss... se notabilizou mesmo de 2.008 a 2.012 quando treinou o timaço do Barcelona em 247 partidas! Também foi técnico da seleção espanhola e, tanto pelo “Barça” quanto pelo selecionado nacional, acumulou títulos e grandes conquistas! Hoje, Pep Guardiola é técnico do Bayern e, depois da sua chegada lá, a equipe alemã melhorou ainda mais seu futebol!
E, nós que o acompanhamos à distância em jogos só pela TV, observamos que seus times são muito bem treinados, dispostos organizadamente em campo e com uma movimentação que, na maioria das vezes, consegue total envolvimento sobre os adversários! Segredo? Talvez tenha os seus...muito bem guardados! Só que além do excelente nível de seu trabalho que proporciona ótimos resultados, os jogadores que ele teve “na mão” no Barcelona, na seleção da Espanha e agora tem, no Bayern, são bastante diferenciados...extremamente qualificados, sob todos os aspectos! E olha que a grande maioria exerce forte marcação nos adversários, encurta espaços e procura dificultar o máximo possível a ação do time rival! Em algumas situações, inclusive, todos voltam pra trás da linha da bola. A partir disso, o objetivo é, então, roubar a bola, puxar contra-ataques, pegar a defesa do adversário desprotegida e chegar ao gol!

Mas esse é a meta de muitos outros que sonham um dia chegar perto da capacidade e competência de Pep Guardiola! Aqui no Brasil, por exemplo, quase todos os técnicos jogam assim! Ou melhor...tentam fazer igual! Claro que não conseguem!! Nossa safra de treinadores é muito pobre! Além disso, a qualificação técnica dos nossos jogadores é muito baixa! Logo... não dá pra exigir o mesmo nível de competitividade aqui como acontece lá na Europa. No entanto, é importante frisar que Barcelona, Real Madrid, Bayern e outros tantos clubes que hoje são destacados mundialmente, além de técnicos como Guardiola, José Mourinho, Carlo Ancelotti ou Fábio Capello, também têm seus pontos fracos! Nenhum deles é invencível! Conhecimento e habilidade não lhes faltam! Só que, em jogo de futebol...nem sempre o melhor e com mais qualidade sai vencedor!!

Passarinho Arrepiado me alerta sobre as últimas do Criciúma. Moacir Júnior, o treinador, garante que o Tigre treina todos os dias nesta semana!! Olha só...medida corretamente aplicada em razão da necessidade de aprimoramento do time em campo que passa por reformulações, além da própria troca no comando. E, quanto aos atletas, além da apresentação de Adalberto, Wânderson e Rodrigo Andrade, chegou Neto Baiano(foto a seguir). Jogador tem 32 anos, é atacante de área e fama de artilheiro não lhe falta!! Lembrando que o Criciúma só joga em 8 de maio, contra o Mogi Mirim, fora de casa, estreando no Campeonato Brasileiro da Série B.


segunda-feira, 27 de abril de 2015

Tempo pra Moacir Júnior.

É o que ele precisa pra colocar o Criciúma “nos trilhos”! E, convenhamos, esse prazo deveria ser dado a qualquer treinador para iniciar um trabalho e mostrar sua competência ou não! Assim como aconteceu com Luizinho Vieira que, desde a reta final do Campeonato Brasileiro da Série A do ano passado, dirigiu o Tigre...tempo que se estendeu até o fim da participação no Catarinense/2.015. Como Moacir Júnior é o técnico...então, que haja calma e paciência para que ele possa demonstrar sua forma de comandar e, principalmente, fazer com que o Criciúma jogue, na verdadeira acepção do termo! Ah...mas houve paciência com Luizinho Vieira? Sim... por parte da direção! Já, a torcida, e alguns integrantes da imprensa não tiveram a mesma tolerância! O fato de ser da cidade...“cria” da casa acabou influenciando de forma negativa.
Menos mal que Luizinho Vieira não saiu “queimado” de toda essa situação! Claro que lhe faltou maior capacidade pra conseguir fazer com que o Criciúma chegasse a uma condição melhor dentro do Campeonato Estadual! Masss...todos temos de convir que o material humano a ele disponibilizado foi de qualidade duvidosa! Isso não quer dizer, entretanto, que o projeto de aproveitamento da garotada da base foi uma tremenda “furada”! Não! Em absoluto! Mesmo que, dentro de campo, o desempenho técnico tenha sido deprimente e o resultado um dos piores dos últimos anos, há de se levar em consideração que alguns “meninos” foram colocados na vitrine!! O trabalho desenvolvido nas categorias de base acabou por render três convocações para a Seleção Brasileira Sub-20 e umas poucas, é verdade, “promessas” que poderão dar retorno técnico e financeiro a médio/longo prazo!

Sei que a ida de David, Iago Maidana e Bruno Lopes pra vestir a “amarelinha” num torneio com a Seleção, na Áustria, causou certa suspeita. Houve quem afirmasse que foram convocações políticas ou por interesses e influências de empresários e “blá blá blá”...! O assunto, inclusive, ganhou maior repercussão por aqui mesmo! Esquecem alguns, entretanto, que ser convocado pra qualquer seleção brasileira por questões políticas ou que beneficiem terceiros é algo que já vimos por diversas vezes na história da CBF! E está claro que, a ida do trio tricolor(goleiro, zagueiro e atacante) foi pelo que eles apresentaram em 2.013 e 14. Ou será que algum “maluco” os convocaria pelo futebol que estavam jogando na atual temporada???

A decisão do Estadual Catarinense começou neste fim de semana com um 0 a 0 em muitas emoções! O Joinville, bem postado em campo, conseguiu segurar a pressão do Figueirense no estádio Orlanndo Scarpélli e segue com a vantagem para o jogo final que acontecerá no próximo domingo(03), na Arena. Isso, entretanto, não faz do Figueirense uma “galinha morta”! Em hipótese alguma! O técnico Argel Fucks é acostumado com decisões e jogos cercado de emoções! Masss...jogar em casa a segunda partida e ainda pelo empate é algo que pesa bastante em Santa Catarina! Aguardemos! Jogo final promete ser quente!!