sábado, 19 de novembro de 2016

Criciúma fez jogo perfeito contra o Vasco!

Todos sabemos das limitações que tem o Criciúma como time de futebol e o fato de não ter brigado verdadeiramente pelo acesso apenas espelhou o que Roberto Cavalo e comandados demonstraram durante praticamente toda a Série B do Campeonato Brasileiro. Temos de reconhecer, contudo, que nesta vitória sobre o Vasco, 1 a 0, o Tigre foi impecável!! Conversei com o treinador do Criciúma durante a semana e ponderei a ele que o esquema com três zagueiros poderia ter sido adotado lá atrás...quem sabe no início do returno. Cavalo me disse que a maioria dos atletas não foi muito favorável em razão das adaptações às modificações táticas...que precisaria de tempo pra treinar, etc...etc.
O tempo passou, o Criciúma desperdiçou as chances de subir pra Série A e, na partida diante do Paraná, em Curitiba, o tal estilo de jogo foi adotado pelo técnico tricolor. Assim também foi contra o Vasco e duas vitórias conquistadas! O Vasco tem uma equipe bastante qualificada individualmente e muito bem treinada por Jorginho. Jogadores como Nenê, Andrezinho, Diguinho e Martins Silva, pra uma Série B, são “diferenciados”! Mas, insisto que o Criciúma se dispôs em campo de forma precisa!! Com certeza, se tivesse jogado assim a maioria dos jogos, estaria no G-4...mesmo com a qualidade técnica do plantel que, sabemos, é reduzida!! Ocorre que, perante o Vasco, além de muita entrega dos atletas houve superação e a atuação fez com que todos relembrássemos as grandes vitórias dos bons tempos!!

O atacante Roberto, de novo, foi o cara do jogo. Sofreu dois pênaltes, converteu um e realizou as melhores jogadas de ataque do Criciúma na partida. Na primeira penalidade, bateu no canto oposto que escolheu o goleiro vascaíno. Na segunda, estava cansado e chutou fraco com fácil defesa de Martin Silva. Tudo isso...na etapa final. Contudo, no tempo primeiro, em bola chutada por Caíque Valdívia houve toque de mão do zagueiro Luan, dentro da área, provocando também lance penal que o árbitro Leandro Vuáden preferiu não marcar!!

Muito bom pro futebol de Santa Catarina o que aconteceu com os clubes do Estado na rodada da Série B neste fim de semana. Além da vitória convincente do Criciúma sobre o Vasco, o Joinville ganhou fora de casa, do Oeste, e o que parecia impossível pode realmente acontecer!! Se ele JEC ganhar do Vila Nova na última rodada e o Oeste empatar ou perder pro Náutico...o “Coelho” escapa da degola! Importante frisar que o Náutico vai necessitar ganhar do Oeste para tentar o acesso e o Vila, adversário do Joinville na Arena, não aspira mais nada na competição, situação idêntica a do Criciúma!! 
E...claro, também vale ressaltar a vitória do Avaí, 1 a 0 sobre o Londrina no estádio do Café, resultado que possibilita ao Leão retornar pra Série A em 2.017!! Parabéns aos avaianos que curtem e acompanham o www.gilbertocustodio.blogspot.com.br!!

sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Os clubes e o Catarinense de 2.017.

Estive em Balneário Camboriú durante esta semana e pude acompanhar de perto duas reuniões envolvendo dirigentes dos dez clubes que vão disputar o próximo Campeonato Catarinense. Em razão da crise financeira que atravessa o País, todos terão orçamento mais “enxuto” em 2.017! Ouvi de um presidente que assumiu recentemente seu clube a seguinte “história”: “Olha ô Custódio...o presidente que saiu me aconselhou a pedir licença por cinco anos e nem jogar o Estadual. Temos dívidas trabalhistas e o rapaz que corta a grama do campo que treinamos está com salários atrasados há três meses! Quase me desesperei!! Masss...vou “tocar o barco”, mesmo assim!!”. Outra de mais um dirigente: “Ô Gilberto já tenho time quase que totalmente montado. O técnico é o mesmo do ano passado. O problema é que emprestei 13 jogadores pro (...) jogar a Segunda Divisão e os caras não pagaram!! Agora...não sei como fazer!!”.

O presidente do Figueirense, Wilfredo Brillinger, por sua vez, queria um campeonato com mais “mata-mata”, mais jogos entre os considerados grandes. Entretanto, o Estatuto do Torcedor precisa e deve ser respeitado! Assim, a fórmula de disputa será a mesma de 2.016. Ou seja, turno e returno...todos jogam entre si, e o torneio será decidido entre o campeão de cada etapa. Se este for o mesmo nas duas fases, então...desnecessária uma decisão. O Catarinense de 2.017 começa em 29/01 e vai até 07/05...pouco mais de três meses. As novidades na próxima competição da F. C. F., o Atlético Tubarão e o Almirante Barroso, de Itajaí, que volta a jogar a 1ª Divisão em Santa Catarina depois de 46 anos!!

Vale ressaltar o muito bom desempenho de Cláudio Gomes, diretor-executivo da Associação de Clubes. Conduziu com sabedoria o encontro dos dirigentes antes do Conselho Técnico. Cláudio é visionário...pensa com inteligência, lááá na frente!! Além disso, tem total respaldo dos clubes e, com certeza, fará “vôos” mais altos...!!!

Jaime Dal Farra, presidente do Criciúma, ouviu de Francisco José Battistótti, mandatário do Avaí, o seguinte pedido: “Ganha do Vasco que tu vaisxx ajudarrr o Avaí!!”. Claro que foi aquele papo descontraído entre os dois. Dal Farra tem planos interessantes pra temporada do ano que vem visando uma melhor campanha do Tigre nos quatro torneios que irá disputar. Gostei de saber que o certame regional será tratado com muito carinho e prioridade pelo Criciúma. A Sul/Minas/Rio e a Copa do Brasil também receberão atenção especial...até porque, além da questão técnica, ir passando de fase rende bons dividendos!! E...obviamente, preferência maior para a Série B do Campeonato Brasileiro!! Inclusive, afim de que tudo transcorra da forma como projetado, o diretor-executivo Paulo Pelaipe será o responsável pela montagem do time que, com certeza, dará melhor resposta em 2.017 se comparado com os resultados obtidos na atual temporada!!

A Associação dos Cronistas Esportivos de Santa Catarina, ACESC, esteve presente no arbitral da F. C. F. Referida entidade que trabalha pela classe está completando 60 anos de serviços prestados. Ao lado do presidente de honra, J. B. Telles; mais o atual presidente, José Mira, e seus vices...(este que vos escreve) e Polidoro Júnior, entregamos uma placa comemorativa ao presidente da Federação, Delfim Peixoto Filho. Muito bom fazer parte de um grupo de trabalho na ACESC que tem “peito aberto” e não se esconde de suas responsabilidades...!!! Esxtão compreendendo??!!

quarta-feira, 16 de novembro de 2016

(Espaço cedido para a ACESC) Reunião que já projetou 2.017.

Em concorrida reunião realizada nas dependências do Hotel Majestic, em Florianópolis, a diretoria da ACESC avaliou o ano de 2016 e projetou suas ações para a temporada de 2017.
Ao abrir os trabalhos o presidente José Mira destacou o empenho das lideranças regionais da ACESC (Oeste, Norte, Capital e Sul) no acompanhamento das atividades e na solução dos problemas registrados. “Sem alarde, sem confrontos, mas com discrição e diálogo, superamos os momentos mais difíceis” disse o presidente.
Depois de destacar a indispensável parceria com a Federação Catarinense de Futebol, cujo presidente Delfim Pádua Peixoto Filho tem destacado especial atenção aos pleitos da ACESC, o presidente Mira enfatizou algumas das principais realizações de 2017.
A integração das ações entre as várias regiões do Estado reforçou a presença da ACESC junto aos clubes nas diversas divisões do futebol catarinense, culminando com a disputa da Taça ACESC 60 anos na Série C, fato considerado pelo presidente como “um avanço na inclusão da entidade na valorização e divulgação de segmentos que nem sempre ocupam o espaço merecido na grande mídia”.
No relatório de atividades a ACESC destaca a defesa dos seus associados em fatos pontuais ocorridos em algumas regiões; a destacada atuação do associado Marcos Castiel como seu representante no Conselho Estadual de Esportes e de Polidoro Júnior na Curadoria do Troféu Gustavo Kuerten.
2017
Para o próximo ano a ACESC vai intensificar a sua presença em todos os eventos esportivos de Santa Catarina, ampliando sua ação junto às outras modalidades esportivas sem descuidar do futebol, o carro chefe da comunicação esportiva.
A entidade também estuda a possibilidade de contratar um seguro de vida para seus associados e de convênios que possam oferecer vantagens aos seus credenciados.
Segundo o presidente José Mira, “queremos que a credencial da ACESC não represente apenas um meio legal de acessar aos estádios, mas um documento que valorize a sua conquista”.
Outra medida anunciada na reunião de diretoria foi a manutenção, pelo terceiro ano consecutivo, nos preços da anuidade. “Entendemos o momento difícil que passam as empresas de comunicação e vamos enxugar nossa manutenção para não onerar nossos associados” concluiu o presidente.
Além do presidente, estiverem presentes ao encontro os vice-presidentes Dakir Polidoro Júnior (Florianópolis) e Gilberto Custódio Filho (Criciúma), o tesoureiro Luiz Veríssimo Pires da Motta Filho (Joinville) e os membros dos conselhos fiscal Luiz Gonzaga Francisco (Florianópolis) e Eduardo Lira Ventura (Tubarão) e de sindicância, João Carlos da Silva (Balduino) de Florianópolis e o ex-presidente J.B.Telles (Florianópolis).
Tendo em vista o cancelamento do voo da manhã entre Chapecó e Florianópolis, o vice-presidente Fernando Schardong (Chapecó) não pode comparecer mas se inteirou das discussões e decisões da reunião de diretoria.

terça-feira, 15 de novembro de 2016

Rapidinhas do Tigre...!!

Roberto Cavalo pretende ir até Portugal buscar aulas de futebol! Sim ...porque quando se fala em estágio a principal intenção é aprender sobre determinado tema. Benfica e Sporting serão os clubes visitados pelo treinador tricolor...tudo com o intuito de se reciclar, conhecer métodos de trabalho e treinamentos. Isso demonstra que Roberto Cavalo quer evoluir na carreira e quem ganha também com isso é o Criciúma. Uma vez que o profissional já está garantido pra temporada de 2.017, vamos esperar que haja progresso diretamente na qualidade do futebol a ser mostrado pelo Tigre ano que vem...!!!

Tudo, no entanto, vai depender do que for preparado por Paulo Pelaipe, o diretor-executivo do Depto. de Futebol, diante do orçamento a ser disponibilizado pelo presidente Jaime Dal Farra. Importante frisar, contudo, que só ter boas quantias pra gastar com o futebol não implica em obrigatoriedade de “timaço”!! Um bom começo é saber contratar atletas de qualidade com resultados práticos dentro de campo. O jogo de palavras, por enquanto, está sendo o ideal! O presidente diz que vai liberar mais “grana”, Pelaipe aguarda isso pra poder contratar e conhecimento pra isso ele tem... e, o técnico vai “à caça” de maior aperfeiçoamento!!

Masssss...será que isso vai acontecer mesmo?? Será que Dal Farra vai dar “sinal verde” para aquisição de bons jogadores, qualificando verdadeiramente o plantel? O diretor-executivo, por sua vez, saberá rastrear e trazer pro Heriberto Hülse os atletas certos para as posições certas? E...Roberto Cavalo vai estar preparado para dispor em campo um time mais solto, leve e que volte a empolgar a torcida? Com certeza, só o tempo trará respostas para tais questionamentos! Entretanto, se houver sintonia e conseguirmos constatar um “sim” para as três perguntas que fizemos, a tendência de sucesso do Criciúma na próxima temporada será bem maior!!

Citei ainda pouco a torcida. Ora bolas...ela anda com o “saco cheio” de tantas promessas e seguidas decepções! Você que nos acompanha aqui neste espaço recorda quais as últimas grandes alegrias que o torcedor do Criciúma teve?? Fácil!! A conquista do Campeonato Catarinense de 2.013 e a permanência na Série A no mesmo ano!! Lembram?? Chapecó...técnico Vadão e o décimo título estadual do Tigre! E...o jogo contra o São Paulo, na reta final do Brasileiro. Suéliton sofreu pênalte que Wéllington Paulista converteu. De lá pra cá, o rebaixamento no ano seguinte e as campanhas frustrantes de 2.015 e 2.016, tanto no certame regional quanto nas competições em nível nacional! Então, que daqui pra frente tudo seja diferente!! Ansiosa...a torcida fica no aguardo!!