sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Tigre x Leão é briga de "cachorro grande"!

Não há favoritismo "de lá ou de cá" no jogo deste domingo(27), Criciúma e Avaí, no estádio Heriberto Hülse. Todos sabemos que o confronto é considerado um clássico do futebol catarinense e, mesmo que um ou outro esteja atravessando dificuldades...em qualquer circunstância ou momento...não dá pra apontar favorito. Obviamente que, se observarmos tabela de classificação e time o Criciúma leva vantagem. O Avaí fez boas contratações como o volante Eduardo Costa, o meia Marquinhos e o atacante Rodriguinho. Mas as coisas, pelo visto, ainda não se encaixaram pelos lados da Ressacada. Já o Criciúma vem de uma excelente partida de estréia contra o Camboriú e com grande goleada; e, o jogo contra o Atlético quando o futebol apresentado não resultou na mesma eficiência. Todos nós que estamos acompanhando este início de Catarinense esperamos com maior expectativa os jogos contra os reais concorrentes ao título. Assim, seria bom que nem Tigre...nem Leão decepcionem suas torcidas em relação a qualidade do futebol a ser mostrado! Aguardemos!
X
(Duelo entre os dois: Zé Carlos e Marquinhos...grande atração no Heriberto Hülse, domingo, 17 hs.)

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Acreditem: vem aí Jéferson Schmidt!

Sim...não é brincadeira de mau gosto! Ele será o árbitro de Criciúma e Avaí pela 3ª rodada do turno do Campeonato Catarinense, neste domingo(27). Depois dos absurdos que vimos em Ibirama, com o "protagonista" Bráulio da Silva Machado, estamos prestes a receber na casa tricolor, Jéferson Schmidt. Considero um desrespeito de quem escala ou manda na Federação Catarinense de Futebol sugerir, indicar e o pior...confirmar o nome deste cidadão para apitar um confronto de tamanha importância e com um histórico terrível em jogos do Tigre! Tal atitude só serve pra me dar a certeza de que a Federação continua sem critérios lógicos em relação a seu quadro de árbitros e que o Criciúma permanece sem força política ideal e necessária. Qualquer um que acompanha futebol em Santa Catarina sabe que o tal de J. Schmidt, em oportunidades anteriores, mostrou clara pré-disposição contra o Tigre. Quem tem boa memória sabe a quais situações estou me referindo. Lamento a fragilidade de "bastidores" do Criciúma e a persistência da F. C. F. com ditos "árbitros"!

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Em Ibirama, bom jogo e arbitragem ruím!

Foi um bom jogo nesta 4ª(23) em Ibirama, Atlético 1 x 1 Criciúma. O Criciúma fez um grande primeiro tempo e mereceu abrir o placar. Na segunda etapa, a movimentação não foi a mesma, o Atlético se aproveitou da queda de produção do Criciúma e acabou por empatar a partida. Resultado justo? Sim...sem dúvida! De positivo...as estréias de João Vítor e Élson que demonstraram muita mobilidade no meio campo. Mas os dois cansaram e o Tigre acusou uma queda de produção. Situação negativa, a atuação do árbitro Bráulio da Silva Machado. Talvez tenha feito um de seus piores trabalhos! Prejudicou ambos os times, evitou dar cartões, não marcou várias faltas e, inclusive, pode ser responsabilizado pelo resultado. No lance do gol de empate do time da casa o atacante Jean Carlos fez falta clara no zagueiro Matheus...não assinalada pela arbitragem. Sobre as atuações individuais do Criciúma, Bruno fez grande defesa após falha de Éwerton Páscoa e, mais uma vez, teve boa atuação. Quanto aos dois laterais, particularmente eu esperava mais do estreante Gílson. Suéliton, na direita, também foi discreto. Matheus...sem brilhantismo, mostrou eficiência. Fábio Ferreira, seguro e firme na marcação, foi o mais regular durante todo o jogo. Amaral não repetiu a boa atuação passada. Éwerton Páscoa novamente foi versátil, na zaga e no meio. João Vítor e Élson, com características parecidas, estrearam muito bem e só foram substituídos por cansaço. No ataque, Zé Carlos se destacou pelo gol que fez e, Fabinho, foi muito útil enquanto teve fôlego. Próximo jogo...Avaí, no Heriberto Hülse, domingo, dia 27, 17 horas.

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Forma de jogar em Ibirama poderá ser modificada?

Essa talvez seja a principal pergunta que faz o torcedor do Criciúma em relação aos planos para a partida desta 4ª(23) em Ibirarama, contra o Atlético. Pra quem gosta de detalhes estão previstas 4 alterações: Suéliton em lugar de Diego Renan; Gílson na vaga de Márlon; e, André Gava e Tartá que deixam o time para as entradas de João Vítor e Élson. Segundo Paulo Comélli, modificações em combinação com a área de preparação física e não por questões técnicas. Compreensível? Digo que...sim! Entretanto, fica um questionamento sobre André Gava. Afinal, o garoto, entendo eu pelo menos...precisa de mais rítimo de jogo, de continuidade para poder adquirir melhor condicionamento técnico. Masss...quem vive o dia à dia no vestiário e tem comando é a Comissão Técnica e, obviamente, que ela sabe o que é melhor para a sequência de uma boa campanha do Criciúma no Campeonato Estadual. Sobre a formatação tática, o que mais chama a atenção...4 volantes. Ou será que, em razão da confirmação de Éwerton Páscoa poderemos ter 3 zagueiros, 2 alas e 3 volantes, liberando mais Élson para função mais ofensiva? São questionamentos de momento e as respostas só teremos quando do time disposto em campo. No entanto, independentemente do esquema ou da escalação não tenho dúvidas de que o Criciúma, em condições normais, tem favoritismo diante do adversário.
Paulo Comélli conversando com o grupo que será titular em Ibirama, diante do Atlético.

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

O primeiro título do Tigre em 2.013.

Ele foi conquistado na cidade gaúcha de Três Coroas com a categoria Sub-13. Utilizando-se de garotos da região sul do Estado, o Criciúma cumpriu campanha invejável numa competição que contou com clubes de Santa Catarina, do Rio G. do Sul e o Fluminense(RJ). Atropelou o "vizinho" de Araranguá, a Casa Lar, 4 à 0, e ganhou a 8ª Copa de Futebol Cidade Verde. O técnico foi Hárison Feltrin, o "Lalo", ex-atleta do próprio Clube e que, na verdade, é comandante da equipe Sub-15. Mas, o que chama a atenção nesta conquista é o fato de os jogadores terem saído do Projeto Tigrinhos. Assim, fica mais valorizado ainda esse trabalho que tem merecido atenção pessoal e especial do próprio presidente Antenor Angeloni. Por sua vez, o time juvenil que disputa o Torneio Internacional de Santiago também no RS, cumpriu boa campanha na 1ª fase da competição e merece credibilidade para, quem sabe, chegar à fase final. Lamenta-se ainda que, na Copa São Paulo de Juniores o Tigre não tenha feito boa campanha. E sobre categorias de base...meu pensamento é de há muito tempo: Não se faz jogador perdedor!!
Garotada em Três Coroas-RS comemorou muito a 1ª conquista do Criciúma neste ano.