sexta-feira, 17 de abril de 2015

Waldir Lodetti...vá com Deus!!

Façamos diferente hoje!! O Passarinho Arrepiado e eu nos solidarizamos em homenagens a Valdir Lodetti. O ex-árbitro e presidente de honra da Liga Atlética da Região Mineira faleceu no fim da tarde desta 5ª(16) aos 73 anos de idade! Há alguns anos vinha enfrentando problemas de saúde que se agravaram com o tempo! Deixou esposa, cinco filhos e nove netos. Valdir Lodetti também foi vice-presidente da Federação Catarinense de Futebol. Foi árbitro nas décadas de 70, 80 e 90 e teve a honra de ter apitado em 1.986, Criciúma 2 Próspera 1, o jogo em que o Tigre confirmou a conquista de seu 1º título estadual! Da coluna...os sentimentos à toda família!!
.
Clubes de futebol como empresa e alto grau de profissionalismo!
Este é o caminho para todas as instituições desportivas nos dias de hoje. E, se o leitor for pesquisar vai chegar à conclusão de que, não só no futebol, mas em outros esportes também, o apoio quase que total da “iniciativa privada”, profissionalizando o principal produto, é o mais correto a ser feito! Quanto falo em “iniciativa privada” me refiro a uma ou mais empresas dispostas a criar um fundo de investimentos e gerir ou administrar um clube de futebol, de basquete, de vôlei, de handebol...ou de qualquer outro segmento esportivo que pretenda ser competitivo e obter resultados!

Aquela situação que vivenciamos há anos passados...de “pires na mão”, não cabe mais! No futebol, que é o esporte de maior apelo popular, não há como contar só com as arrecadações de jogos, venda de placas de publicidade nos estádios ou com as mensalidades do quadro associativo. Quem assim procede no futebol dito profissional não consegue alcançar grandes objetivos! Como pagar salários de bons profissionais, incluindo de áreas burocráticas e técnicas, além de bancar a composição de um bom time pra colocar em campo?? Ou, simplificando... como se faz boas campanhas nas competições que o calendário impõe se não tiver um bom administrador do futebol, uma comissão técnica e um plantel de jogadores pelo menos razoáveis??

Lembro bem como era o Criciúma de outros tempos. Fui setorista muitos anos, pelas rádios que passei; além de ter trabalhado em quatro temporadas como supervisor do Clube. Na época, vi muito os dirigentes saírem a vender rifa e fazer “vaquinha” pra poder pagar a folha ou os “bichos”, porventura atrasados! Em várias oportunidades, os mesmos empresários ou colaboradores eram visitados e não tinha como evitar uma boa “mordida”! Alguns, de boa vontade, sempre davam um jeitinho! Outros, nem tanto...! E havia quem observasse o que estava acontecendo em campo. Ou seja, bons resultados...vitórias, significava cooperação. Caso contrário, a quantia dada ou emprestada era menor! Em alguns casos, ouvia-se um sonoro “não”!!

O tempo passou e tudo mudou! Na atualidade, obrigatoriamente, há necessidade de investimentos externos para que um clube de futebol proporcione o que se espera dele! Os clubes podem ter seus sócios, conselheiros e dirigentes eleitos conforme estatutos elaborados há 30, 40 ou até 50 anos atrás! Mas, na hora do “vamos ver”...o dinheiro precisa estar na conta para pagamento dos altos custos que o futebol exige! E tais cifras são viabilizadas com menor dificuldade se houver um fortíssimo patrocinador como recentemente a Unimed, junto ao Fluminense, por exemplo. Só que foi um caso raro! O mais correto é profissionalizar todos os setores do Clube e exigir resultados práticos! Paga-se bem...os referidos profissionais contratados nos mais diversos setores e funções; e, exige-se que metas planejadas sejam alcançadas!! Entenderam bem??

quinta-feira, 16 de abril de 2015

Uma história da Libertadores...fora de campo.

Esta aconteceu há algum tempo e envolveu um jogo de um clube brasileiro pela Taça Libertadores da América. Vale destacar que os nomes e os envolvidos no caso precisam e devem ser omitidos por razões óbvias!! Masss...vamos ao ocorrido! Time fazia excelente campanha e, “de vento em popa”, derrotava os adversários...surpreendendo a todos! Eis que, determinado jogo, fora do País, dois jogadores...digamos...mais jovens foram relacionados para a referida partida. Euforia tomando conta de todos pelo bom momento e grandes resultados alcançados.

Em campo...outra vitória! Festa fora de casa e alegria geral! Eis que, depois do jogo, ao chegar no hotel, comissão técnica e dirigentes resolveram dar um período de folga para a turma que havia “suado a camisa”! Afinal, o retorno para o Brasil ocorreria só no dia seguinte. Autorização concedida e a “boleirada” saiu pra se divertir. Pois...os dois mais inexperientes do grupo encontraram pela noite duas “moçoilas”. Aquela história...pintou o clima e já altas horas a definição: ou larga e vai pro hotel dormir; ou pega e leva pro quarto!! Sem muito dinheiro no bolso, os “meninos” resolveram se aventurar e convidaram as “meninas” pra uma noite de amor e prazer.

Tudo acertado...e, meio que escondido de quem pudesse estar “fiscalizando”, o quarteto adentrou o hotel e, com muitas gargalhadas...uma e outra cervejinha, descontração e, claro... adrenalina e excitação “a mil”, a festinha aconteceu até o amanhecer. Depois de ânimos mais calmos(esxtão compreendendo?), contas a acertar!! Afinal, em muitas situações o divertimento pode custar caro!! As garotas pediram preço alto!! E...os “garanhões” não se aperceberam disso!! Resultado...”se não nos pagarem vamos fazer um escândalo aqui!”, falavam em tom forte as “convidadas”. Bronca à vista!! Os dois logo pensaram: “Báhhh!! Se der rolo nunca mais o (...nome do técnico) vai dar chance pra gente!! Tâmu f...!!!”.

Corre daqui e dali, “calma...calma, por favor!”, dizia a dupla de “metidos” a machões!! Eis que um deles, o mais “novinho” teve a idéia para a “solucionática da problemática”. De manhãzinha cedo...sol já aparecendo, bateu no apto. do capitão e pediu socorro: “O que a gente faz??”. Este, bem mais vivido e calejado, conhecedor do tema...acordou outros parceiros também de mais “rodagem” e fez uma “vaquinha”. Assim, a quantia desejada pelas “princesas” foi conseguida e tudo acabou bem! Ah...importante frisar que só depois do último jogo do time na referida competição é que o treinador ficou sabendo de tudo!! Coisas do mundo da bola!!

Passarinho Arrepiado, de olho em tudo o que acontece no Criciúma, recebe a informação de que a estréia da nova comissão técnica só deverá ocorrer no jogo da Copa do Brasil, semana que vem, em Lajeado ou Bragança Paulista. Decisão tomada e as atenções se voltam para duas frentes. Ou seja, um time que treina se preparando para as despedidas do Campeonato Catarinense e o que pode ser encaminhado e projetado visando a Copa do Brasil e o Brasileiro da Série B. Pelo que se ouve, o pessoal do futebol quer trazer pra cá atletas que estão buscando espaços, além de vencer e convencer na carreira. Assim, parece que não veremos jogadores este ano, chegando e ainda esperando recuperar forma física e técnica. Tomara que tal previsão se confirme!!

quarta-feira, 15 de abril de 2015

Mudanças radicais!!

É o que estamos verificando no Criciúma em relação à sua comissão técnica e, também, em setores estruturais do Depto. de Futebol. Sinceramente, não entendi ainda os motivos da demissão de quatro profissionais que estavam há anos no Clube. Casos de Wílson Vaterkemper, o “Wilsão”(foto abaixo), auxiliar técnico; Giuliano Bittencourt, supervisor; Alessandro Dal Pont, fisioterapeuta; e, Cléber Medeiros, fisiologista. O primeiro deixou de arriscar uma carreira de técnico quando apareceu oportunidade, preferiu se “resguardar” como assistente e acabou perdendo o emprego! Os demais já vinham exercendo suas respectivas funções há bastante tempo e, sem uma explicação mais convincente, simplesmente foram “convidados” a sair!!
Não estou, aqui, saindo em defesa de A ou de B...nominalmente! Até porque, independentemente de quem quer que seja, o Criciúma demonstra, mais uma vez, falta de convicção em relação ao que quer pra si. Você que nos acompanha neste espaço diariamente já parou pra pensar quantos profissionais passaram pelos diversos cargos no Criciúma durante a “era” Angeloni/G. A.? A começar pelas categorias de base não há uma sequência de ideologia e muito menos de trabalho! Evandro Guimarães, Sarandi, Armando Desessards e, agora, Émerson Almeida. Luiz Gonzaga Milioli estava no Clube quando Antenor Angeloni chegou, foi demitido e chamado novamente...lembram? Antônio Sérgio Fernandes era professor de direito da Unesc e, atendendo um chamado da G. A. largou tudo para voltar ao Criciúma. Meses depois, ninguém sabe o motivo, foi mandado embora. Há algum tempo atrás, voltou ao Criciúma pelas mãos dos mesmos que o demitiram!! Haja...pra entender a cabeça dos caras, hein?!

E no Depto. de Futebol Profissional? Quantos já vestiram a camisa do Clube nestes cinco anos? Váááários!!! Não vou nem citar os treinadores que sempre estão diretamente ligados a resultados. Masss...os administradores do futebol? Olha...Cláudio Gomes, Guto Silva, Carlos Killa, Rodrigo Pastana, Cícero Souza, Raimundo Queiroz...dentre outros, tentaram impôr seu jeito de comandar e por motivos diversos, acabaram indo embora. Claramente, não há ainda um projeto que venha de cima pra baixo, como filosofia, que tenha continuidade. Recentemente, o Criciúma “bateu o pé” e insistiu em promover o pessoal da base. O resultado não foi o esperado e, como no futebol há muito imediatismo, muda-se tudo novamente e praticamente um novo time terá de ser montado pra jogar o Campeonato Brasileiro. Mesmo que alguns do atual plantel possam permanecer, mas a maioria da equipe que eu imagino como titular...será diferente, com certeza!

Passarinho Arrepiado e suas pesquisas...muito bem feitas, por sinal! Estas em relação aos profissionais contratados para completar a comissão técnica. Tenho algum conhecimento e informações sobre Leonardo Cupertino que é o novo preparador físico. Já bastante rodado e experiente, com passagens, inclusive, por equipes do exterior. Por último estava no Bahia. Sobre o preparador de goleiros, trata-se de Antônio Carlos Pracidélli, o “Carlão”, com currículo bastante enriquecido por causa de trabalhos realizados na CBF e Seleção Brasileira! De outro modo, o auxiliar Altair Coimbra, pra mim, é desconhecido! Só sei que fez parte da comissão técnica do América Mineiro, em 2.014, quando da boa campanha na Série B do Brasileiro. E...o Arrepiado, esperto que só ele...me garante que todos os contratados, até agora, têm ligação com Marcos Moura Teixeira ou com o empresário Eduardo Uran. Esxtão compreendendo??

terça-feira, 14 de abril de 2015

Qual será o “tamanho” do Criciúma no Campeonato Brasileiro?

Boa pergunta, mas ainda sem resposta! Afinal, o Criciúma que vai disputar 38 jogos a partir de 8 de maio, não nos dá certeza em relação ao que poderá render e apresentar a seu torcedor. Está claro, no entanto, que a campanha do Campeonato Catarinense em hipótese alguma poderá ser repetida na Série B! Até porque, TODOS sabemos que, se isso acontecer, o Criciúma será rebaixado...e eu não tenho nenhuma dúvida disso!! Mas a que ponto chegará a potencialidade do time a ser montado por Marcos Moura Teixeira e cia...., sinceramente, não sei! Aliás, será que alguém sabe??

Obviamente que, se o assunto for abordado com qualquer dirigente do Criciúma, a resposta indicará que estão claros os objetivos para a formação de uma boa equipe, com jogadores qualificados e que tudo será feito para alcançar o acesso pra Série A. Discurso pronto e já na “ponta da língua”, o que é perfeitamente compreensível! Só que a realidade é outra! Primeiro porque ninguém tem certeza de que as projeções vão dar o resultado esperado. Mais uma vez, lembro 2.014 quando foi colocado em campo um time com jogadores de nível bastante razoável e, mesmo assim, aos poucos, o Criciúma foi descendo...descendo...até ser rebaixado para a Série B, ocupando a vergonhosa última posição da tabela!

De qualquer forma, a contratação do técnico Moacir Júnior confirma uma informação que a coluna já tinha há algum tempo. Ou seja, de que a G. A. não faria grandes investimentos num treinador e que os valores mais substanciais serão aplicados na aquisição de jogadores, procurando uma melhor qualificação do elenco. Mesmo assim, tenho dúvidas da real competência do Criciúma, como um todo, independentemente de quem for contratar, para acertar nas “peças”! E, em que nível o Criciúma pensa em se reforçar? Jogadores que estão na ativa...jogando mesmo? Tipo...chega, assina contrato e joga? Ou veremos, DE NOVO, aquele “filme” de atletas que chegam, mas precisam ficar 10, 15 ou até 20 dias para “recuperar forma física”?

Quanto a quem vai fazer o “novo” Criciúma para o Brasileiro...serão os dois que foram contratados recentemente: Marcos Teixeira e Moacir Júnior. Até porque, no Clube não há ninguém com conhecimento suficiente para “meter o dedo” e bancar a contratação deste ou daquele! Nem Lédio Daltoé, Cláudio Gomes e até mesmo o presidente Antenor Angeloni têm tal capacidade. Lédio administra e é superintendente da Gestão de Ativos e do Criciúma; Cláudio manja muito...de marketing e estratégias comerciais; e o “sêo” Antenor entende demais...de ganhar dinheiro como empresário do ramo de supermercados!! Convenhamos...de futebol, na sua essência, o trio citado não tem grande sabedoria! Certo?? Ou estou equivocado??

Passarinho Arrepiado me passa informações sobre a participação dos três jogadores do Criciúma que estão servindo a Seleção Brasileira sub-20, convocada pelo técnico Alexandre Gallo para um torneio amistoso na Áustria. E, em relação ao torneio, nesta segunda-feira(13), o Brasil jogou contra o Qatar e ganhou por 3 a 0. Os gols dos “meninos” brasileiros foram marcados por Ewandro, atacante do São Paulo; Gabriel Jesus, meia do Palmeiras; e, Judivan, outro atacante, este que joga no Cruzeiro. A Seleção Brasileira também deveria jogar contra Camarões na sexta-feira passada, dia 10. Mas os camaroneses não conseguiram visto para viajar à Áustria e a partida acabou cancelada. Agora, o Brasil pega a seleção de Honduras, dia 16, próxima sexta. No jogo contra o Qatar, dos jogadores do Criciúma convocados, só o zagueiro Iago Maidana(camisa 3 na foto abaixo) atuou. O goleiro David e o centroavante Bruno Lopes não foram usados.

segunda-feira, 13 de abril de 2015

Um gol...depois de 703 minutos!!

Criciúma 1 Metropolitano 0 foi só a quinta vitória do Criciúma em 18 jogos! Massss...valeu! Não pelos 3 pontos que, momentaneamente, tiram a lanterna das mãos do Criciúma no Campeonato Estadual. E, sim, pelo gol marcado depois de tanto tempo; do maior empenho mostrado...este mais no 2º do que no 1º tempo; e, por elevar um pouquinho a auto-estima. Entretanto, o fato de ter vencido o Metropolitano não recupera totalmente o Criciúma! Claro que não!! Os abalos e as feridas ainda são notados. Tivemos só 1.762 torcedores assistindo o jogo...o menor público registrado este ano no estádio Heriberto Hülse! Sobre os atletas que estiveram em campo, dos 20 relacionados para a partida, 17 são das categorias de base. As exceções foram o goleiro Édson, o zagueiro Rafael Pereira e o lateral Danilo Tarracha...que ficou no banco de reservas.

O goleiro Édson não teve tanto trabalho até pela inércia do adversário. Os bons atacantes Mariano Trípodi e Negueba pouco produziram, objetivamente, o que facilitou o trabalho de todo o sistema defensivo do Criciúma. Nota 6 pro goleiro do Tigre. Ezequiel voltou a ter uma atuação discreta. Em nenhuma oportunidade procurou chegar à linha de fundo. Muito pouco para um lateral que, reconheçamos, já jogou mais! Nota 4. Rafael Pereira, desta vez, não teve falha individual. Diferentemente de outros jogos...não comprometeu. Nota 6. Iânson(foto abaixo) foi o melhor do Criciúma! Não perdeu uma bola sequer!! Demonstrou segurança e seriedade!! Fica uma pergunta: por que não descobriram ele antes?? Nota 7 pro garoto. Rômulo, novamente, com rendimento cheio de altos e baixos! Só que é voluntarioso e procura se doar, sempre priorizando o aspecto ofensivo. Nota 5. Outro jogador que também teve bons e maus momentos na partida foi o volante Barreto. É atleta que tem bom condicionamento físico e se utiliza de tal virtude. Tecnicamente, vai crescer...sem dúvida! Nota 5. Luizinho Mello, por sua vez, não jogou bem. Atrapalhado, não se “achou” em campo. Precisa definir se consegue maior eficiência como 1º ou 2º volante. Nota 4. Dôdi, depois de um apagadissimo 1º tempo, melhorou sua produtividade no 2º quando procurou mais o jogo, conseguindo algum progresso na questão tática. Nota 5. Vítor Míchels fez bom jogo! Aliás, no Campeonato Catarinense, foi a melhor atuação deste jogador! Ganhou oportunidade como titular e correspondeu...dentro das suas limitações, é bom que se frise!! Nada de excepcional...nota 6 pra ele. No ataque, Kallil lutou muito e produziu pouco! Nota 4. Já seu parceiro, Edy, teve boa atuação! Jogador que procurou sempre estar perto do gol. Dentro do que pôde fazer...bom jogo! Nota 7. Ainda usados...Eduardo, deixo sem avaliação por jogar pouco tempo; Róger Guedes...que jogou alguns minutos e estava “sonolento”, nota 3; e, o menino Jéferson, utilizado pela primeira vez na equipe principal, que entrou, fez o gol da vitória e alguns lampejos de dribles e chutes a gol, nota 6.
.
Sobre o técnico Luizinho Vieira, praticamente se despediu do comando técnico do Criciúma. Conforme suas próprias palavras, atingiu o principal objetivo que era de “classificar o time pro hexagonal”! Mas ainda tem suas limitações! Este ano, com ele no comando, o Criciúma jogou 18 partidas oficiais e a equipe em campo não evoluiu...não mostrou um padrão de jogo. É verdade, contudo, que é de qualidade técnica duvidosa o atual plantel do Criciúma. Mesmo assim, como treinador, esperava-se mais dele! Nota 5.

Passarinho Arrepiado acompanhou a apresentação do novo técnico do Criciúma, Moacir Júnior. Sua fala foi cautelosa! Não vou opinar sobre capacidade e competência do profissional recentemente contratado. Prefiro esperar, conhecê-lo melhor e, então, tirar minhas conclusões. Afinal, é uma questão de justiça: primeiro ver, observar para depois emitir parecer e opinião. Mas, está claro que é uma aposta!! Certeza de que vai dar certo ou errado... ninguém tem!!

domingo, 12 de abril de 2015

Vamos conhecer o novo técnico do Criciúma!

Sim! Até porque temos poucas informações sobre o sr. Moacir Vieira de Araújo Júnior e não acompanhamos sua maneira de trabalhar! Ou seja, o que sabemos dele...de um bom desempenho na primeira parte do Campeonato Brasileiro da Série B, do ano passado, pelo América Mineiro; e, uma passagem, esta mais “apagada” e bem mais recente, pelo Náutico durante a Copa do Nordeste e Campeonato Pernambucano. Na competição regional, Moacir Júnior dirigiu o Náutico em 6 jogos e ganhou 2, não conseguindo classificação para a etapa posterior do torneio. Já, no estadual lá de Pernambuco, foram 10 jogos e também somente duas vitórias!

Apesar de ser, de certa forma jovem(tem 48 anos), Moacir Júnior já está no “trecho” há bastante tempo. Começou em 2.000 num clube de futebol que hoje nem milita mais no futebol profissional, o Atlética Aciaria, de Ipatinga-MG. Como treinador, sua área de atuação sempre foi nas regiões sudeste e nordeste. Só saiu uma vez do Brasil para oportunidade num clube sem grande expressão do futebol japonês, o Blue Rose, mas pra ser técnico de categorias menores. São 15 anos de profissão e vale o registro de nunca ter se firmado em trabalhos mais longos...duradouros! Em média, Moacir Júnior passa dois clubes por ano!!

No entanto, isso não o desqualifica como técnico e nem por tais situações aqui expostas ele não tem capacidade para treinar o Criciúma! Isso é muito relativo e todos sabem! Não faz muito tempo o Criciúma já trouxe outros profissionais para trabalhar na área técnica que tinham currículo, experiência, títulos conquistados por onde passaram e o resultado, aqui, não foi o esperado! A grande maioria da torcida esperava um outro profissional, talvez de maior rodagem e qualificação, mais conhecido...solidificado no mercado. De outro modo, pra mim não é surpresa a vinda de um técnico sem grande prestígio nacional! O próprio presidente Antenor Angeloni já havia destacado que não seriam feitos altos investimentos na formação da nova comissão técnica. Os gastos de maior relevância, segundo “sêo” Antenor, serão para a montagem do plantel de jogadores.

Enquanto isso e por outro lado, o Criciúma segue seu “martírio” pra finalizar participação no Campeonato Catarinense. Ainda faltam dooooiiisss jogos, gente!! Nossa!! Não acaba mais!! Domingo(12) tem o Metropolitano no estádio Heriberto Hülse e o técnico Luizinho Vieira se “rebola” pra pode “achar” 18 jogadores e montar time e banco!! São vários atletas machucados ou ausentes e o clima de “fim de feira” continua! Aliás, o que se imagina para as duas próximas rodadas é um Criciúma “jogando” e querendo que o jogo acabe logo!! Infelizmente, é o que temos visto num time que, claramente, tem envergonhado sua torcida e a história do próprio Clube!!

Mas, se para o Criciúma o Catarinão 2.015 já “acabou”, outros dois clubes vivem clima de grande expectativa! É só uma questão de tempo para confirmar Joinville e Figueirense, mais uma vez, decidindo o título. O JEC tem 19 pontos contra 18 do adversário. E os dois disputam neste domingo partida importantíssima pelo hexagonal, com o jogo sendo em Joinville. Afinal, faltam duas rodadas e quem chegar na frente, em termos de pontuação, fará a 2ª partida da final em casa! Depois, na última rodada desta fase, o Figueirense pega o Inter, no Orlando Scarpélli; e o Joinville vai a Blumenau para atuar diante do Metropolitano. O que vem pela frente, para os torcedores tricolores e alvinegros, promete muito em emoção!! E nós? Vamos assistir tudo...ora bolas!!