sábado, 2 de julho de 2011

Todo o Criciúma.....

....que atuou em Natal neste sábado(02) fez um bom jogo contra o ABC. Vou mais longe e digo que o empate em um à um foi injusto. O mais correto pelo que mostraram os dois times era uma vitória do Tigre. Pela primeira vez neste Brasileiro o Criciúma mostrou personalidade, se impôs e criou oportunidades claras para vencer a partida. Pra quem gosta de detalhes, teve mais chances, fez um gol e chutou duas bolas que bateram na trave adversária. Além disso, o Criciúma teve mais posse de bola e mostrou maior qualidade. Esses são apenas alguns dados que evidenciaram a superioridade tricolor. Se houve falta do chamado primeiro combate e erro de Andrey no gol do ABC, o restante da defesa foi eficiente sem ser brilhante. E, o próprio Andrey teve boa participação em outros lances, se redimindo da falha. O estreante Baráka foi um dos melhores em campo e supriu aquela deficiênca notada em outras partidas com relação à falta de qualidade na saída de bola. Hênik cumpriu bem seu papel; Rôni voltou a jogar bem; e, Aloísio, sem dúvida, foi o destaque! Schwenke foi importante pela luta e pelo gol; e Bruno Meneghel mostrou dedicação mesmo que sem muito brilhantismo. Dos três que entraram, Pedro Carmona, Zé Carlos e Mateus, o volante foi mais útil.
Resumindo: vimos a melhor atuação do Criciúma neste Campeonato Brasileiro deixando uma projeção extremamente otimista para os próximos jogos.

sexta-feira, 1 de julho de 2011

O ABC de Natal.....

......talvez seja um adversário muito difícil de ser vencido. Vamos conferir neste sábado as 21 horas no jogo que fecha a rodada 9 do turno do Campeonato Brasileiro. Faço tal referência porque o técnico Guto Ferreira justifica algumas modificações na escalação para marcar e ter atenção especial com o time potiguar. É claro que, por exemplo, Fábio Santana funcionará quase como um terceiro zagueiro. Rogélio está de volta à titularidade muito mais por sua experiência do que pela produtividade atual. A estréia de Baraka é esperada. Já a saída de Mateus e a consequente entrada de Hênik, não! No restante da formação, tudo normal, inclusive a manutenção de Rôni pelo menos pra começar o jogo. E, convenhamos que o resultado a ser alcançado pelo Criciúma em Natal vai depender muito mais do comportamento coletivo da equipe do que da escalação de X ou de Y. Insisto e lembro que o medo de perder pode tirar a coragem de vencer!!!

Bryan - O atacante de 21 anos, recentemente trazido do Internacional para o Criciúma, não foi aprovado nos exames médicos. A informação foi confirmada pelo Depto. Médico Tricolor. Assim, o atleta retorna para o clube gaúcho e o Criciúma vai procurar um outro nome.

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Críticas e elogios são.....

.....absolutamente comuns no futebol. Aliás, em vários setores ou atividades, sejam elas esportivas, sociais, políticas, econômicas. Enfim, quem se expõe está sujeito à críticas ou elogios. Popularmente falando, o presidente de uma associação de moradores, um vereador, o prefeito, quem ocupa determinado cargo público, a figura do político (no Brasil merecedor de muito mais críticas do que elogios) e, é claro, trazendo p/ nosso meio, no futebol não é diferente. Assim é com técnicos, dirigentes e mais ainda com os jogadores. Entendo como algo de absoluta naturalidade. Se o "cara" contrata, ou treina ou joga bem.....claro que será reverenciado. Mas, quando as contratações são feitas de forma equivocada; ou quando se escala errado; e, dentro de campo não há uma resposta qualificada, claro que as críticas acontecem! O problema maior é que alguns não aceitam nem assimilam tais contrariedades. Penso que da mesma forma que, quem não está preparado pra perder, também não está capacitado pra ganhar! Nesta mesma linha, quem não sabe ouvir críticas.....não deve merecer elogios. Só que tudo com muito respeito....sem ofensas! Entenderam?

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Falar e escrever sobre o Criciúma.....

....é algo que gosto muito de fazer. São vários anos acompanhando e vivenciando o hoje Tigre mas que já foi chamado de "Bacharel da Pelota". Lá pelos anos de 1.967....68 acompanhava meu pai, o "sêo" Gilberto(do Banco Nacional do Comércio), no Heriberto Hülse. Fora dele? Não! Meu pai dizia que podia dar briga e era perigoso levar criança nos clássicos da cidade. Tive o prazer de ver Conti(batia uma barbaridade...rs), Tôco, Sado, Valdomiro e Chiquinho, entre outros. Até na inauguração da piscina estive. Trouxeram uma equipe de nadadores e saltos ornamentais de Porto Alegre para o evento. Me lembro que torci uma (só) vez para o Metropol. Foi contra o Botafogo de Zagallo e cia naquele famoso jogo da então Taça Brasil de 69, vencido pelo time daqui por um à zero, gol do ponta(ainda existia) Toninho. Ah...o jogo foi no Majestoso porque o Botafogo não aceitou jogar na Metropolitana e a então C. B. D. concordou! Também tenho recordações deste time: Cabral(depois virou Roberto Costa no Vasco); Lúcio, Otávio, Cláudio e Valdecí; Serrano, Taquito e Doriva; Serginho, Ademir e Dirceu. Que saudade!!! Num jogo em 77, o Comerciário ganhou do Operário de Mafra por 9 à 0. Ademir fez 6 gols, Laerte 2 e Dirceu um. Acompanhei, mais tarde, todo o processo de transição envolvendo as mudanças de nome e de cores. Antenor Angeloni e Osvaldo Souza mais outras personalidades da cidade tiveram participação ativa e decisiva nas tais modificações. Depois? Bom, aí a história é  mais recente e por certo ainda está na lembrança de muitos torcedores. Se me dá saudade? Muita!!!
Mas carrego em minha memória diversas imagens de uma época nostálgica. Por certo viveria tudo novamente!!! Até me esconder no banheiro do H. Hülse as 4 da tarde pra ver um jogo as 8 da noite porque não tinha como pagar ingresso! Estava sem dinheiro...rs!! Essa eu conto num outro dia.

O Bragantino valorizou.....

....muito a vitória do Criciúma nesta terça(28). Foi só um à zero e valeu pelo acréscimo de pontos na tabela de classificação. A voluntariedade de Schwenke, as entradas de Pedro Carmona e Zé Carlos que mudaram pra melhor o comportamento do time no 2º tempo, a segurança da zaga com dois garotos, e um futebol de satisfatória qualidade de Aloísio foram os pontos positivos do resultado diante do Braga. Sobre as variações táticas propostas por Guto Ferreira, está bem explícito e claro que os jogadores são orientados para primeiro não levar gol e, depois tentar furar o bloqueio adversário. O volante Jáckson joga praticamente o tempo todo como 3º zagueiro. Em determinados momentos me lembrou o que fazia Basílio, hoje no ABC de Natal. Bruno Meneghel mostra ser guerreiro mas ainda lhe falta mais objetividade. Como estreante Mateus cansou mas me parece ter alguma qualidade técnica. E o Rôni? Sua má fase é visível e já está prolongada demais. Talvez a Seleção Brasileira Sub-20 lhe faça bem.
Quanto a substituição efetuada por Guto aos 12 minutos da 2ª etapa, com a saída de Thôny e a colocação de Bréitner na lateral ou ala pela direita foi pura invenção! Entendo que a vitória e os três pontos têm que ser exaltados e comemorados. No entanto, os erros não podem e não devem ser esquecidos ou deixados de lado. A luta continua e para entrar no G-4 e se consolidar como candidato em potencial ao acesso, o Criciúma vai ter de melhorar MUITO!!!

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Lá se vão 495 minutos....

.....sem que o Criciúma tenha marcado um gol com "bola rolando", entenderam? Explico: O último gol foi de Schwenke no fim do 1º tempo contra o Duque de Caxias, dia 28 de maio, portanto há um mês, naquela vitória por 2 à 1. De lá prá cá, 0 x 0 com o Náutico; derrota por 2 à 0 para o Vila Nova; 1 à 0 contra o ASA, gol também de Schwenke só que c/ bola parada(pênalte); 0 x 0 com o Boa Esporte; e, outro empate sem gols com o Sport na semana passada. Convenhamos que é muito pouco para um clube que pretende subir à Série A do ano que vem ou, na pior das hipóteses demonstrar a devida tranquilidade para permanecer na B. Por sua vez o técnico Guto Ferreira tem propostas táticas claramente com idéias mais defensivistas do que de ofensividade. Retranqueiro? Não....não entendo desta forma. Penso que, pela terceira vez o Criciúma passa por processo de transição em 2.011. Afinal, tivemos Macúglia, Édson e agora o Guto. Cada um com formas diferentes de trabalho. Algo de positivo? Sim, pelo menos há 3 jogos o Tigre não leva gol! Alem disso a defesa tem falhado menos do que antes e isso pode ser considerado um progresso. Falta, entretanto, "arrumar a frente". Mas, insisto: É muito pouco para um Criciúma que já tivemos e desejamos ainda nesse Brasileiro!!!

A neve que caiu em.....

......boa parte do Planalto Catarinense neste domingo(26) não foi intensa. Mas ocorreu em quantidade suficiente para proporcionar muita alegria e satisfação a centenas de turistas que por lá estiveram. O pessoal que foi até a Festa do Pinhão, em Lages, aproveitou para retardar a volta pra casa passando por São Joaquim onde o fenômeno começou a ser registrado no meio da tarde e se estendeu até a noite. Urubici, Urupema, Bom Jardim da Serra e até parte de Lauro Müller (no começo da descida da Serra do Rio do Rastro) também viram neve e experimentaram uma sensação térmica de até 17 graus negativos. Visitei o amigo Ronaldo Coutinho em seu local de trabalho e pude constatar mais uma vez sua dedicação e competência profissional 24 horas por dia em relação a previsão do tempo. Mas nem tudo é só elogios em São Joaquim e região serrana. Há falta de infraestrutura hoteleira para receber turistas. Não existem bons locais para alimentação como restaurantes e similares. Reclamamos por aqui da falta de força política para a solução dos nossos problemas. Mas, em outras cidades também se verifica uma fraca atuação de parlamentares. Menos na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Norte do Estado, claro!
Ah.....se os leitores quizerem ver fotos da Serra Catarinense e a primeira neve de 2.011, acessem o www.facebook.com/home.php à partir desta 2ª feira.