terça-feira, 17 de janeiro de 2023

A chegada de Eder e o jogo contra o Barra.

O acerto aguardado pela torcida do Criciúma foi, finalmente, oficializado! A direção tricolor confirmou a contratação de Eder, atacante ítalo-brasileiro que estava no São Paulo nas duas últimas temporadas. O contrato com o Tigre, clube que foi formado e profissionalizado, será de dois anos e foi assinado na sala da presidência, no estádio Heriberto Hülse. Estiveram presentes o presidente Vilmar Guedes, diretores do clube e representantes do atleta.

Eder Citadin Martins, de 36 anos, é natural de Lauro Müller e foi formado nas categorias de base do Criciúma. No Tigre o atacante atuou profissionalmente entre 2004 e 2005, anotando 10 gols. Na sequência, Eder se transferiu para o futebol italiano, onde passou grande parte da sua carreira. O primeiro clube de Eder na Itália foi o Empoli. O atacante teve uma passagem pelo Frosinone e retornou para o Azurri, onde fez sua melhor temporada com 27 gols marcados em 42 jogos. Na sequência vestiu as camisas do Cesena FC e do Brescia, sendo artilheiro da Série B do Campeonato Italiano com 28 gols. Na Sampdoria, o atleta jogou por cinco temporadas e anotou 49 gols. Depois foi contratado pela Internazionale de 2015 a 2018, quando foi convocado para a Seleção Italiana.

Eder estreou com a Itália em 2015 contra a Bulgária marcando um dos gols do empate em 2 a 2 e foi o atacante titular na disputa da UEFA Euro 2016. No total, defendeu a seleção italiana em 26 partidas e anotou 6 gols. Na China foram mais três temporadas pelo Jiangsu Suning, onde foi campeão nacional, em 2020. Nas duas últimas temporadas, Eder defendeu a camisa do São Paulo em 75 jogos e marcou 11 gols. A apresentação oficial de Eder, que vestirá a camisa 23, ocorre na próxima segunda-feira (23/01). A coletiva terá início às 18 horas, na sala de imprensa Clésio Búrigo, no Estádio Heriberto Hülse.

.

E...o jogo contra o Barra:



domingo, 15 de janeiro de 2023

Criciúma 0 Concórdia 0: Tigre vai precisar melhorar muito!!

Sei que foi o primeiro jogo, tem a questão de todos estarem voltando de pré-temporada, além da busca pelo aprimoramento técnico e físico. Mesmo assim, eu esperava mais do Criciúma! Foi apático no 1º tempo quando, inclusive, viu o adversário jogar melhor e ficar mais com a bola. No 2º, conseguiu pressionar o Concórdia e até mereceu chegar ao gol. Na melhor chance, Rômulo desperdiçou na entrada da pequena área! Importante frisar, contudo, que o Concórdia teve um lance penal não marcado a seu favor. Em jogada de contra-ataque, houve cruzamento pra área e a bola desviou na mão direita do zagueiro Rayan...isso na segunda etapa. O árbitro Diego da Costa Cidral acompanhava de perto e não marcou nada! 

O Criciúma promoveu a estreia do meia Marcinho e do atacante Júlio César. Não gostei de nenhum dos dois! Pouco apareceram pro jogo e não fizeram sequer uma jogada que chamasse maior atenção! Em relação aos demais, todos remanescentes do ano passado e, mesmo assim, sem aquela volúpia e intensidade de jogo que observamos durante o último Campeonato Brasileiro. De qualquer modo, "salvaram-se" o goleiro Gustavo e o restante do sistema defensivo. Mudou o ano, alguns poucos atletas foram contratados...só que permanece a falta de criatividade ofensiva!! Vale destacar que ìtalo Melo e Marcelo Hermes entraram bem e podem voltar à titularidade!!

No "frigir dos ovos", fica aquela sensação de frustração pelo fato de empatar em casa! Foram quase 9 mil torcedores presentes no Heriberto Hülse! Muito bom o público!! Só que algumas chances foram criadas, insisto, todas só na segunda metade do jogo. E, infelizmente, o gol não saiu! O goleiro Rafael, do Concórdia, fez boas defesas! Masssss...foram dois pontos perdidos em casa que, obrigatoriamente, terão quer ser recuperados fora!! Pra reconquistar a hegemoniado futebol em Santa Catarina haja trabalho pra Alex Brasil, Claudio Tencati e comandados!!