quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

Uma derrota amarga!!

Já fora assim contra o Figueirense e, perante a Chapecoense, uma situação bastante idêntica. O Criciúma não merecia ter perdido o jogo desta quarta-feira(23) em razão do futebol que apresentou durante o 1º tempo! Claro que as fortes chuvas que caíram sobre o Índio Condá atrapalharam “a vida” de Doriva e seus comandados. Eram 6 minutos e meio do 2º tempo quando o árbitro Héber Roberto Lopes paralisou o jogo que só retornou depois de UMA HORA!! Depois disso, a Chapecoense se deu melhor num campo encharcado e aproveitou-se da única situação de gol que teve! É verdade, contudo, que Vítor Andrade, autor do gol, teve tempo pra dominar a bola e, de dentro da área, bater no canto do goleiro Bruno Grassi. Ou seja, o sistema defensivo do Criciúma concedeu espaço pra que o atleta adversário concluísse a gol! Um “cochilo” que foi fatal!!
O Criciúma reclama bastante da arbitragem porque marcou um gol que foi anulado pela arbitragem, ainda na 1ª etapa, quando a partida  estava zero a zero. Dentro do que foi possível observar na transmissão da TV, o Marcinho estava na frente do goleiro João Ricardo, dentro da pequena área e, em impedimento! Mas, confesso a vocês que não é uma certeza em razão de que não há imagens da linha de fundo! Aliás, em relação ao trabalho dos árbitros nesses três jogos do Criciúma, digamos que o “azar” anda acompanhando os homens do apito! Afinal, o Tigre reclama de dois lances “capitais”: um no confronto com o Figueirense e, este, contra a Chapecoense.
Sobre o futebol do Criciúma, em si, já são três jogos e não há como negar que, em termos de qualidade, houve discreta evolução se formos comparar com o início da temporada passada. Jogadores como Maicon Sisenando, Sandro, Nino, Eduardo e até mesmo Daniel Costa e Reis, embora estes dois últimos com alguns altos e baixos, acrescentaram tecnicamente! Em relação aos demais, Bruno Grassi tem se mostrado seguro nas saídas do gol. Mas, nas raras chances do “outro time”, os caras chutam e...a bola entra!! Marlon continua o mesmo do ano passado...sem grande destaque. O volante Zé Augusto, comum. Já, o meia Marcinho tem sido mantido na equipe em razão de sua “disciplina tática”, o que sempre agrada qualquer treinador. E, o centroavante Pedro Bortoluzo, luta muito e produz pouco!! Domingo(27) tem mais: o “clássico”, em casa, contra o Tubarão!!

segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

M. Dias 1 Criciúma 2...fez o que tinha de fazer!!

Na rodada anterior, quando jogou mais do que o adversário, o Criciúma perdeu! Neste domingo(21), o time do técnico Doriva jogou menos do que diante do Figueirense...só que ganhou, conquistando os primeiros três pontos no Campeonato Catarinense! E, afinal,  cumpriu seu dever de time grande em Santa Catarina!! Vitória incontestável contra o Marcílio Dias por 2 a 1, apesar de alguns sustos durante a partida. Inclusive, minutos antes do gol da vitória, o Criciúma havia levado uma bola na trave! Posteriormente, num contra-ataque muito bem conduzido em alta velocidade, o atacante Reis marcou o gol da vitória tricolor!
Importante frisar que o Criciúma largou na frente, no placar, com Sandro, após falta cobrada Daniel Costa. Eram 18 minutos da etapa primeira. O “Marinheiro” só chegaria à igualdade aos 10 do 2º tempo, após “cochilo” da defesa do Criciúma. O volante Jhônatas penetrou entre os zagueiros e bateu cruzado pra empatar o confronto. A partir de então, o time da casa começou a exercer certa pressão. Pois, foi neste momento do jogo em que o Marcílio rondava mais a área do Criciúma, o atacante Reis partiu do campo de defesa pra, em jogada individual, entrar pela área e bater forte no canto alto do goleiro Tom. Eram 38 minutos do 2º tempo.
O resultado positivo, de certa forma, dá uma tranquilidade maior para que treinador e jogadores possam encarar a Chapecoense, no meio de semana, sem aquela pressão de desespero!! Já imaginaram ter de jogar contra a Chapecoense, lá em Chapecó, com duas derrotas “nas costas”?? Claro que seria muito dramático!! Assim, com a vitória em Itajaí, o Criciúma assumiu a quarta colocação na tabela, ocupando posição mais “honrosa” na tabela!! Depois, na quarta rodada, será a vez de pegar o Tubarão, no Heriberto Hülse.
Sobre atuações individuais, Maicon, Eduardo, Daniel Costa e Reis... se destacaram. Gostei, ainda, do estreante Bruno Cosendey. Entrou aos 20 da 2ª etapa e com postura de volante que marca e sabe jogar!! Num primeiro momento, fico com a impressão de que pode ganhar a vaga de Zé Augusto no time titular. Desta feita, não gostei do que vi do atacante Reinaldo e, muito menos, do centroavante Pedro Bortoluzo. Se continuar assim, Julimar pode ser uma opção ou o Criciúma terá de sair a mais “compras”...!!