sexta-feira, 1 de abril de 2016

Um ídolo atleta!!

Teria completado 35 anos no último dia 30 e, com toda a certeza, acumulando em seu currículo passagens pela Seleção Brasileira e, quiçá, numa Copa do Mundo. Jogava muito mesmo!! Morreu de forma estúpida num acidente em Florianópolis, dia 28 de novembro de 2.002 quando tinha 21 anos de idade. Me refiro a Mahicon José Librelato da silva, ou simplesmente, Mahicon Librelato. Tive o prazer de, juntamente com o empresário e diretor da base do Criciúma, Mário Ribeiro, este já falecido também, ir assistir em Caravággio uma partida de futsal, final do Campeonato da Liga Amadora Criciumense...isso lá pelo ano de 1.999. Mahicon seria homenageado pelo fato de ter sido o artilheiro da competição. Seu professor ou técnico era João Ribeiro, o “Dão”, homem de forte ligação com o esporte amador de Orleans. Na arquibancada do ginásio, Mário me cochicha: “Vai lá e conversa com aquele menino, o Mahicon, e diz pra ele ir fazer um teste no Criciúma!”. Argumentei: “Mário...mas ele é do futsal e, pelo que sei, já tentou “jogar campo” e não deu certo!”. Mário insistiu: “Vai lá! Não custa tentar de novo! Ele faz gol pra caramba!!”.

Desci até a quadra e conversei com o garoto que se comprometeu, na semana seguinte, estar no Heriberto Hülse para realizar um período de testes. Na época, eu atuava como supervisor das categorias de base do Criciúma e o Clube passava por um momento terrível administrativa e financeiramente. Ademir Patrício era o treinador do time júnior e ainda estavam na equipe que dirigia as equipes juvenis e de infantil, os bons profissionais Audicésar de Souza, o “Catitinho”; Émerson Thomazi; Hériton Sandrini, o “Babú”, hoje auxiliar de Mauro Velha, no Brusque; e o sr. Waldemir Norberto Izaú Pereira, o popularíssimo “Fumanchú”...outro que também já nos deixou. Nos primeiros treinos realizados Mahicon(foto abaixo) já impressionava e não demorou muito para que fosse requisitado pela equipe sub-20, comandada por Ademir Patrício, mesmo tendo o atleta idade ainda pra atuar no time sub-17(juvenil).
Depois de aprovado no Criciúma, Máhicon fez vestibular pra medicina e tentou ingressar na UFSC, em Florianópolis. Aproveitou a estada na Ilha e, “às escondidas”, realizou um período de 3 dias de avaliação no Figueirense. Imaginava o garoto que poderia conciliar os estudos na Capital com a “bola”...jogando por um clube de lá! Dias depois, Máhicon me confidenciou: “Báhh...Gilberto! Fiz teste no Figueirense e nem quis saber o resultado. Me botaram a dormir num corredor frio do alojamento! Quer saber? Vim embora e nem me despedi dos caras!!”. Pro bem dele e do Criciúma, Mahicon permaneceu no Heriberto Hülse e se tornou uma das maiores revelações na história das categorias de base do Clube! Encantou a todos que o viram jogar já nos profissionais...comandado, em 2.001, por Luiz Gonzaga Milioli. Na minha opinião, ninguém que começou ainda garoto no Criciúma, jogou mais do que Mahicon Librelato e...Everaldo!! Após conquistar a torcida, ser unanimidade entre todos os que acompanhavam o Criciúma naqueles anos, Mahicon foi negociado com o Internacional, de Porto Alegre. Juntamente com o saudoso Lussa Librelato, seu tio, o acompanhei até o Beira-Rio onde fomos recebidos pelo então presidente Fernando Miranda. Continuou brilhando, só que com a camisa do Colorado Gaúcho, e...prefiro guardar as lembranças dos bons momentos que tive conferindo muito de perto seu futebol! O que veio depois...deixemos de lado...!!!

Passarinho Arrepiado chega correndo após suas atividades físicas e se mostra meio que perplexo, tipo com o “pé atrás”, em relação ao futuro do Criciúma no Campeonato Catarinense. Nesta sexta(01), encara o Guarani, em Palhoça, e precisa ganhar pra continuar alimentando chances de brigar pelo título do returno. Tem 9 pontos na tabela e 4 a menos que Joinville e Chapecoense, respectivamente, 2º e 1º colocados. Se vencer, terá de torcer contra a Chapecoense, que joga no Orlando Scarpélli, diante do Figueirense; e para que o Camboriú “faça um crime” no Joinville, na Arena. Depois disso, ainda faltarão mais 3 jogos para o Tigre, dos quais, dois em casa. Ainda dá?? Sim!! Masss...a situação já esteve menos complicada!!

quinta-feira, 31 de março de 2016

Seleção Brasileira, Palmeiras, Corínthians...


Ainda repercute bastante o comportamento da Seleção Brasileira no jogo com o Paraguai, terça-feira(29) desta semana quando, aos “trancos e barrancos”, o time de Dunga arrancou um empate em 2 a 2 depois de estar perdendo de 2 a 0. Daniel Alves fez o gol que evitou a derrota nos segundos finais da partida(foto acima)! Na postagem anterior demos algumas “pinceladas” sobre o que a equipe brasileira fez...ou melhor, em relação ao que, na verdade, deixou de fazer no estádio Defensores Del Chaco. Pelo que pude constatar, o Brasil só se “salvou” porque prevaleceu a melhor qualidade técnica do selecionado nacional e, principalmente, em razão do Paraguai ter, claramente, se fechado na defesa! Caso contrário, a história poderia ter sido bem diferente e pior pro Brasil! Masss...dois jogos nesta temporada pelas Eliminatórias e dois pontos, frutos de empates. É pouco? Com certeza!! Aliás, muito pouco!! Inclusive com o agravante de que o Brasil é sexto colocado, em seis rodadas disputadas, e só 9 pontos conquistados!! Na frente da Seleção Brasileira estão, pela ordem: Uruguai, Equador, Argentina, Chile e Colômbia. É quase inimaginável admitir que o Brasil possa ficar fora de uma Copa do Mundo. É o único país que esteve presente em todas as edições e, cá entre nós, ainda tem muita coisa pela frente nessas Eliminatórias. Lembro que só se foi um terço da disputa!!

Ei...o que está acontecendo no Palmeiras?? Que coisa, hein??!! O time de coração do meu amigo e parceiro de criciumanews, João Nassif, anda MUITO mal das pernas!! Mas ninguém consegue uma explicação aceitável pra um início de temporada tão ruím!! E olha que o Palmeiras acabou 2.015 cheio de “marra” por ter vencido a Copa do Brasil e com a casa, teoricamente arrumada, depois da chegada do técnico Marcelo Oliveira. A “página virou”, veio 2.016 e os maus resultados foram se acumulando até que os dirigentes optaram pela troca de treinador. Chegou o sr. Alexi Stival, o popular Cuca(foto abaixo) e a coisa não melhorou! Tanto que o time cumpre má campanha tanto na Taça Libertadores como no Paulistão! Inclusive, no torneio continental... praticamente não tem mais chances de classificação; e, no certame regional, é lanterna do grupo B com 15 pontos correndo riscos de rebaixamento!! Que “urucubaca”...hein turco?!

Por sua vez, quem está “deitando e rolando” já há muito tempo é o maior rival palmeirense...o Corínthians!! Foi campeão brasileiro ano passado e, em 2.016, continua com o status de melhor time do País! No estadual paulista, o “Timão” tem 29 pontos, lidera a sua chave e, na soma geral de pontos reunindo os 4 grupos, possui 6 a mais do que São Bento e Santos que têm 23 cada! Não há como negar que o Corínthians está jogando o futebol mais competitivo e técnico do País, no momento. Algumas “estrelas” da campanha de 2.015 saíram e, mesmo assim, o nível de aproveitamento continua bastante alto! Maior mérito, sem dúvida alguma, para o técnico Tite(destaque na foto abaixo). Com ele há cuidados defensivos...sim!! Mas, quando tem posse de bola o Corínthians sai pro jogo, aparece objetividade e qualidade nas jogadas ofensivas...resultando, quase sempre, em jogadas de perigo pra defesa adversária!

quarta-feira, 30 de março de 2016

Seleção Brasileira conseguiu empate heróico! Mesmo assim, merece puxão de orelha!!

O primeiro tempo da Seleção Brasileira na partida diante do Paraguai foi digno de se sentir “nojo” em razão do comportamento demonstrado pela maioria dos atletas que estiveram em campo!! Falta de comprometimento e vergonha na cara são apenas alguns termos que servem pra definir o que vi do time de Dunga! Insisto...isso ocorreu na 1ª etapa!! No tempo final, o Brasil voltou um pouquinho melhor, mas logo no início, levou o 2º gol após falha de marcação em cima de Roque Santa Cruz, atacante paraguaio, que culminou com um cochilo imperdoável de Daniel Alves. Dois a zero “contra” e a partida se desenhava para uma derrota extremamente comprometedora do selecionado nacional. Algumas alterações foram efetuadas na Seleção Brasileira...pra mim, a que mais surtiu efeito a entrada de Hulk que deu maior mobilidade ao ataque “canarinho”! Por sua vez, o Paraguai abdicou de atacar, recuou de forma exagerada e o Brasil achou os dois gols que evitaram a derrota. Ricardo Oliveira e Daniel Alves, este a 45 minutos do 2º tempo, “salvaram”...pelo menos por enquanto, a pele de Dunga!! O Brasil é sexto na classificação das Eliminatórias pra Copa da Rússia e volta a jogar, por esta competição, dia 2 de setembro, contra o Equador, fora de casa. E, sobre o sr. Carlos Caetano Bledorn Ferri, que pra quem não sabe é o Dunga(foto abaixo), aumentam as pressões para que ele seja demitido e venha Tite, do Corítnhians, pra comandar a Seleção! Huummm... aguardemos!!

Mas, demitir treinador é sempre a melhor solução quando seu time não faz boa campanha?? Na minha maneira de pensar...com toda a certeza, NÃO!!! O último clube em Santa Catarina que mandou embora seu técnico foi o Avaí. Raúl Cabral(foto a seguir) conseguiu fazer com que seu time vencesse pela última vez em 2 de março último e, por ser uma equipe considerada de ponta no Estado, claro...houve pressão da torcida e os dirigentes optaram pelo trivial...o “óbvio” para a maioria dos pensamentos de quem comanda futebol no Brasil: trocar o comando técnico. Sempre defendi a tese de que qualquer esporte de rendimento precisa de tempo para que atletas e treinadores possam mostrar seu trabalho e, por conseqüência, capacidade de desempenho! Massss...em 99,99% dos casos, aqui no “País da bola”...os “cabeças pensantes” que chefiam clubes acabam optando por demitir quem fica à beira do gramado. São raríssimos os casos em que há um verdadeiro prestígio ao técnico!! Vem sempre aquela frase: “É mais fácil mandar o treinador embora do que os 11 jogadores!!”.

Trazendo isso aqui pro nosso chão...mais perto...o Criciúma apostou em Roberto Cavalo pra montar o time de 2.016...depois do processo de transição administrativa ocorrida no fim do ano passado. As opiniões se dividem. Entretanto, no Criciúma que passou por mudanças diretivas o que fez Jaime Dal Farra, pra mim, foi o mais correto! Ou seja...chamou Cavalo e atribuiu a ele incumbência de formar o plantel que, hoje, está jogando o Campeonato Catarinense e, em breve, vai disputar a Copa do Brasil e o Brasileiro da Série B. Pelo que sei, só o zagueiro Raphael Silva não foi indicação do técnico tricolor. O referido atleta foi uma sugestão do diretor de futebol, Émerson Almeida. Só que, pra “entrar” no Criciúma, Raphael Silva precisou da aprovação do “comandante” Roberto Cavalo. Ora bolas...se Jaime Dal Farra depositou toda confiança no treinador e o entregou a missão de “fazer” o Criciúma, dentro de campo, visando as competições da atual temporada...então que assim seja!! Se der certo... Roberto Cavalo será, de novo, carregado nos braços da torcida! Caso contrário, assumirá o ônus de possíveis insucessos!! Verdadeira “faca de dois gumes”!!

terça-feira, 29 de março de 2016

A calma e a paciência!!

Talvez tenham sido essas as duas palavras que mais usei em manchetes e postagens aqui neste espaço do criciumanews. Sim...porque todos nós que acompanhamos o Criciúma Esporte Clube temos absoluta consciência de que há necessidade de MUITA serenidade e mansidão pra poder entender e absorver tudo o que acontece no estádio Heriberto Hülse e no C. T. Ninguém está aqui querendo encobrir falhas ou erros!! Eu mesmo disse ao presidente Jaime Dal Farra que foi uma injustiça e um equívoco demitir os médicos Marcelo Beirão e José Carlos Ghedin. Da mesma forma, Roberto Cavalo não deixa de receber algumas críticas quando demora pra mexer no time ou insiste com este ou aquele jogador que não rende o esperado! Por isso entendo que há necessidade de separarmos as coisas! Ei...você que nos acompanha na mídia esportiva e torce pro Criciúma não pode esquecer que antes da chegada de Roberto Cavalo e do processo de transição que viveu o Clube com a troca de mãos na G. A., em raros momentos vimos o Tigre ser “tigre”!
Da mesma forma, não podemos deixar de lado os erros cometidos na maneira de conduzir o futebol do Criciúma que causaram mais insucessos do que vitórias expressivas! Cada ponto no “i”, obrigatoriamente, deve ser colocado! Láááá atrás, também é importante ser colocado... lembram do que era o Criciúma antes de Antenor Angeloni?? O Clube estava à beira do abismo e chegou o “salvador” pra evitar que o Criciúma virasse um time qualquer no cenário esportivo de Santa Catarina e do Brasil. Gente... o Criciúma quase caiu pra segunda divisão no Estadual e pra Série D do Brasileiro!! Ganhou um Catarinense, em 2.013, e conquistou acessos da Série C pra B e daí pra elite do futebol nacional! Por outro lado, claro que ocorreram quedas, rebaixamento, desmandos e falhas administrativas durante esse período...culminando com a saída dos irmãos Antenor e Arnaldo Angeloni. Em meio a tudo isso...vieram Jaime Dal Farra e Roberto Cavalo, mais tarde Émerson Almeida, pra dar uma espécie de “cara nova” ao Criciúma. Muito do que se perdeu ao longo do tempo está sendo recuperado aos pouquinhos...de forma bem gradativa!! Hoje se nota uma identidade maior dos atletas que entram em campo com a camisa do Clube! Há mais comprometimento e entrega nas partidas... com exceções, claro...como o jogo que vimos diante do Figueirense!! Masss...mesmo assim, insisto que o torcedor precisa ter calma e paciência e continuar indo ao estádio, apoiando o time, comissão técnica e dirigentes...sem, entretanto, deixar de criticar e, principalmente, cobrar, quando os resultados em campo não forem os desejados!!

Passarinho Arrepiado como sempre, me cutuca aqui pra fazer uma referência à Seleção Brasileira. Afinal, o Brasil jogou na sexta-feira Santa(25) e empatou com o Uruguai em 2 a 2, na Arena Pernambuco, de certa forma frustrando a torcida! O time de Dunga ganhava de dois a zero e permitiu reação uruguaia que foi comandada por Luis Suárez. O atacante do Barcelona deu assistências, fez gol e se transformou no principal jogador da partida! Aliás, o jogo em si foi de boa movimentação e o resultado acabou sendo justo pelo que fizeram as duas equipes. E...nesta terça(29) tem mais Eliminatórias com o andamento da 6ª rodada do 1º turno. No lendário Defensores Del Chaco, em Assunção, o Paraguai recebe o Brasil que não contará com Neymar e David Luiz, ambos suspensos. Farão falta? No momento...só Neymar!! Infelizmente, David Luiz vive mau momento...falhou nos dois gols do Uruguai e em outros lances do mesmo jogo. Se ganhar, a Seleção Brasileira pode terminar a rodada em 2º lugar. No entanto, se perder, dependendo de uma combinação de outros resultados...pode acabar em 7º!!! Huuummmm...!!!

segunda-feira, 28 de março de 2016

Tigre ficou “comendo ovinhos” e “esqueceu” de jogar...!!

Inadmissível o comportamento apático do Criciúma na derrota de 2 a 0, em casa, para o Figueirense neste domingo de Páscoa!! Em nenhum momento do jogo o time de Roberto Cavalo fez por merecer outra sorte na partida. Comandado pelo meia Carlos Alberto que, na minha opinião, fez o que quis em campo, o time da Capital marcou um gol em cada etapa e saiu do estádio Heriberto Hülse com a consciência do dever cumprido! Na primeira conquista do alvinegro, Wéllington Saci e Ezequiel erraram de forma bisonha e Bady se aproveitou pra bater forte, vencendo o goleiro Luiz. No 2º gol, já com o Criciúma “se entregando”, nova falha...desta vez de Alex Santana, que Rafael Moura chutou e a bola passou por baixo das pernas do “camisa um” tricolor. Ainda sobre Carlos Alberto, sem dúvida alguma ele foi o melhor jogador em campo! Usou de malandragem...experiência, ficou do lado do árbitro o tempo inteiro, catimbou o jogo e fez o principal: atuou com dedicação, boa técnica e em alguns momentos relembrou aquele atleta que há tempos atrás ganhou razoável destaque pelo Vasco e por outros times. Sobre a arbitragem...cabe a observação que foi muito mal o Sandro Meira Ricci. Não deu três pênaltes para o Criciúma na 2ª etapa!! Sim...eu vi e a TV comprovou: TRÊS faltas dentro da área favoráveis ao Tigre...lances que poderiam mudar a história do jogo!! De outro modo, temos que separar os erros ou a omissão da arbitragem do que deixou de fazer o Criciúma!! Pra quem estava jogando mais uma decisão, precisando ganhar afim de manter bem vivas suas chances de título do returno, o Criciúma jamais poderia ter mostrado tão baixo rendimento!! Independentemente dos erros de Sandro Meira Ricci, o Criciúma perdeu porque produziu pouquíssimo ofensivamente, cometeu falhas em seu sistema defensivo e permitiu que o Figueirense fosse superior!!
Na foto, lance em que Bady chuta pra fazer o 1º gol do Figueirense.
.
Luiz levou dois gols e, num deles, a bola passou entre suas pernas. Infelizmente, pra ele, as bolas que foram... entraram!! Não foi exigido de forma mais incisiva em outros lances. Nota 5. O lateral Ezequiel esteve numa tarde de rara infelicidade!! Jogou muito contra o Inter de Lages e “quase nada” perante o Figueirense. Em 98 minutos de bola rolando...fez apenas UMA jogada de linha de fundo! Errou passes e parecia estar disperso! Nota 2. Raphael Silva e Diego Giaretta tiveram muito trabalho para marcar os atacantes do adversário, principalmente Rafael Moura. Na verdade, tanto um quanto outro acompanharam a atuação pífia que teve, num todo, o Criciúma na partida. Nota 4 pra ambos!! O lateral Márlon também não repetiu o que fez em outros jogos. Perdeu bolas fáceis de domínio e, a exemplo de Ezequiel, não procurou chegar alinha de fundo para cruzamentos. Nota 4. Mesmo não fazendo grande jogo, Barreto era o único que procurava conter as investidas de Carlos Alberto, do Figueirense. Mesmo assim, apesar da vontade ficou em desvantagem...na maioria das vezes! Saiu durante o 2º tempo por opção de Roberto Cavalo. Nota 4. De outro modo, quem conseguiu manter uma razoável média em termos de nível técnico e aplicação tática foi Douglas Moreira. Num dia em que o Criciúma foi muito mal...pode-se dizer que o garoto “se salvou”! Nota 6. Wéllington Saci não cumpriu função de jogar aberto pela esquerda como em jogos anteriores. Não sei se por si próprio ou a pedido de Cavalo, foi pro meio, errou passes e perdeu uma bola nas imediações da área defensiva...lance que originou o 1º gol do Figueirense. Deveria ter saído no intervalo!! Nota 3. Élvis voltou a alternar bons e maus momentos. Foi bem marcado e não encontrou espaços pra realizar jogadas...apesar de algum esforço. Nota 5. Na frente, Bruno Lopes se movimentou...como de costume, mas continua lhe faltando gols! As vezes...se atrapalhou com a bola!! Nossa...que coisa!! Nota 3. E nota 3 também pra Róger Guedes que não levou a melhor em nenhuma jogada contra o bom sistema de marcação do Figueirense. Foram usados, ainda, Jéfferson e Alex Santana, que prefiro deixar sem nota; e, Gustavo que entrou pra ser opção de referência no ataque e, se serve como consolo, sofreu duas penalidades que não foram assinaladas pela arbitragem! Nota 5. Em relação ao técnico Roberto Cavalo...fez o simples! Ou seja, repetiu a escalação e o jeito de jogar utilizados diante do Internacional e o time não correspondeu!! Entretanto, acho que poderia ter mexido antes na equipe...no intervalo, em razão do resultado que já era adverso e porque a grande maioria das peças não estava rendendo! Nota 5. Próximo jogo...Guarani, em Palhoça, na sexta(01/04) e, cá entre nós, só uma combinação pouco provável de resultados pode fazer com que o Criciúma ainda ganhe o returno!!