sábado, 22 de julho de 2017

Vitória apertada? Sim! Mas, o que importa é continuar subindo na tabela!

Ora bolas...não jogou bem o Criciúma?? Claro que não!! O time fez quase que rigorosamente “só” o suficiente pra poder conquistar os 3 pontos em cima do ABC! Dois a um, meio que no sufoco, massss... resultado que acrescenta bastante às pretensões do Criciúma em continuar buscando a parte superior da tabela de classificação. O time de Luís Carlos Winck começou muito lento...sem aquela intensidade de jogo esperada. Mesmo assim, em todo tempo foi superior ao adversário que procurava deixar o tempo passar e, vez por outra, tentava explorar contra-ataques. Mesmo que tenha sido uma vitória sofrida, todos sabem que não tem jogo fácil!! Aliás, numa considerável igualdade que há entre as equipes que jogam a Série B, entendo como normal “passar trabalho” pra poder ganhar partidas que, para a torcida, são consideradas sem elevado grau de dificuldade! É assim mesmo!! Falta melhor qualidade em toda a disputa do Campeonato Brasileiro e, todos sabem, o Criciúma tem muitas limitações pra que se possa exigir muito mais...!!!

Análises individuais dos jogadores do Criciúma:
LUIZ, pelo que pude notar após observar o lance repetidas vezes, falhou no gol do ABC. A conclusão do adversário foi fraca e, mesmo que de muito perto, bola defensável! Nos demais momentos do jogo não teve maiores dificuldades. Pela falha...um “puxão de orelha”, nota 5!

DIOGO MATHEUS...atuação sem muito “sal” no aspecto técnico! Contudo, demonstrando raça e dividindo bolas...deixando de ser apático como em outros jogos! Nota 6.

NINO foi o melhor do Criciúma em campo! Atuação destacada pela segurança e por não dar nenhuma chance aos atacantes adversários! Nota 8.

DIEGO GIARETTA também esteve bem! Jogou tranquilo na sua posição! Nota 7.

MARCIO GOIANO vai precisar de mais futebol pra ser titular no Criciúma! Se “enrolou” em alguns lances, atrapalhado na marcação! Fiquei com a impressão que “dá melhor” quando vai ao ataque. Nota 5.

BARRETO, da mesma forma que o zagueiro Nino, jogou o “fino da bola”! Em vários momentos, arriscou jogadas ofensivas e, numa delas, originou o 2º gol do Tigre! Nota 8.

JOCINEI, infelizmente, continua destoando dos demais! Winck tem insistido com ele no time titular, sem que o jogador mereça tal condição! Erra passes e lançamentos, apesar da vontade em acertar! Nota 4.

DOUGLAS MOREIRA voltou à titularidade depois de um “castigo” inexplicável do treinador! O garoto jogou bem, atuou adiantado... próximo dos atacantes! Nota 7.

SILVINHO...com altos e baixos no jogo! Mas, sempre é uma boa opção para puxar contra-ataques, além de cumprir função de voltar pra marcar! Nota 6.

LUCÃO novamente mostrou ser jogador que não desiste nunca! Inclusive, seu gol foi marcado porque ele foi, na raça, dividir com o zagueiro do ABC(foto em destaque)! Além disso, se movimentou bem...sempre “perturbando” a zaga adversária. Nota 7.

ÁLISSON FARIAS...discretíssimo, de novo! Até o momento, sua “bola” em sido curtíssima! Pra quem joga do meio pra frente... precisa concluir mais a gol e, no mínimo, “pifar” companheiros!! Nota 4.

No intervalo, entrou CAIO RANGEL que merece avaliação positiva, não só pelo gol, como pelas jogadas de velocidade! Nota 7. Também foram usados JÔNATAN LIMA e RICARDINHO, ambos pra “segurar” o jogo, uma vez que o Criciúma já estava à frente no placar. Nota 6 pra ambos.

Em relação ao técnico LUÍS CARLOS WINCK...desta feita armou taticamente bem sua equipe. E, com as limitações que possui no plantel, conseguiu “arrancar” mais dos jogadores, se compararmos com jogos anteriores. Há de se ressaltar, no entanto, sua teimosia em relação à insistência com Jocinei! Mesmo assim, pela vitória... nota 7.

sexta-feira, 21 de julho de 2017

Futebol, amigos e o ABC.

Numa semana em que tivemos o Dia do Amigo e o Dia do Futebol, acabei confraternizando com um amigo que fiz vivendo o mundo do futebol...com o devido perdão da redundância! Me refiro a Vanderlei João Mior, cidadão gaúcho de Serafina Corrêa e criciumense por adoção! Foi o maior artilheiro da história do Criciúma E. C. com 81 gols oficiais(ele diz que foram 82!) em sete anos jogando com a camisa do Tigre! É bom lembrar que chegou em 1.985 quando o Criciúma ainda passava por jejum de conquistas. Recentemente foi homenageado pelo desportista e amigo Alexandre Cabreira. Ocorre que Cabreira fez uma pesquisa junto a internautas sobre quem teria sido o maior jogador da história do Clube. E deu...Vanderlei! Recebeu um bonito troféu que guarda com muito carinho assim como uma pequena medalha, simples, mas com um significado muito grande!! Tal medalha ele ganhou de “presente” do ex-presidente Moacir Fernandes após a seguinte frase: “Toma! É minha homenagem porque te considero o maior jogador da história do Criciúma! Isso, pelo comportamento dentro e fora de campo!!”. Vanderlei fala com brilho nos olhos lembrando da época em que jogou num time que marcou história na vida do Criciúma e do futebol catarinense! A medalha de campeão da Copa do Brasil ele segura, na foto. Me confidenciou, “de novo”, que um dia pretende ser presidente do Criciúma!! 

A postagem está sendo “fechada” antes de o técnico Luís Carlos Winck ter confirmado o Criciúma que joga com o ABC neste sábado, 16:30, no estádio Heriberto Hülse. Entendo que será muita teimosia do treinador tricolor caso ele prefira não escalar Douglas Moreira e Caio Rangel como titulares!! Hoje, o garoto da base é a melhor opção que o Criciúma tem para o setor de meio-campo! Injustiça se ele continuar apenas como opção no banco!! Não que seja um craque, Douglas Moreira! Longe disso! Mas, diante da pobreza em qualificação técnica que possui o plantel do Criciúma, “Dôdi” é titular com “uma perna só”!! Quanto a Caio Rangel(foto em destaque)...caramba, é outro que precisa começar jogando!! Ele tem feito falta...e, além disso, Álisson Farias não vem correspondendo!! Ora bolas...te liga Winck!!

Passarinho Arrepiado me lembra que, nesta semana, a crônica esportiva do País e, principalmente, do Sul perdeu Paulo Santana. Comentarista extremamente polêmico em Porto Alegre...nunca escondeu sua preferência pelo Grêmio! Se tornou folclórico e, infelizmente, aos 78 anos “se calou”!! Conversei com Paulo Santana em algumas oportunidades e sempre tive bons papos!! Descontraído e meio sarcástico também, fez parte de uma época “romântica” do rádio gaúcho e brasileiro. Se vai...e, a vida segue!!

quarta-feira, 19 de julho de 2017

Põe na conta do Winck!!

Ora bolas...quando houve as melhoras no time reconhecidas por todos que acompanham o Criciúma, neste espaço ressaltamos positivamente o trabalho do treinador tricolor! Mas, no jogo em que ocorreu derrota para o Boa Esporte, 2 a 0, o principal culpado foi o técnico Luís Carlos Winck!! Não tenho nenhuma dúvida disso!! Sei que no lance que originou o 1º gol do adversário, a falta penal marcada não aconteceu e que a arbitragem do cidadão Paulo Roberto Alves Júnior, do Paraná, foi meio confusa. Contudo, o futebol que o Criciúma mostrou em Varginha não foi merecedor de melhor sorte!! Winck está sendo teimoso em deixar Douglas Moreira na reserva! Além disso, na partida em si, demorou pra mexer na equipe que estava mal desde o início! Com a defesa insegura, um meio-campo sem criatividade e seu ataque quase que totalmente inerte, o Criciúma não poderia ter obtido resultado mais satisfatório! Derrota justa que deixa o Tigre um pouco mais longe de alcançar o G-4 e quebra uma invencibilidade de 9 jogos no Brasileiro da Série B.

Atuações individuais do Criciúma:
O goleiro ÉDSON, mesmo tendo cometido falha ao entregar uma bola “no fogo” pra Diego Giaretta no lance do 2º gol do Boa Esporte, foi ainda o responsável pelas melhores intervenções do Criciúma no jogo! Fez 4 defesas de elevado grau de dificuldade evitando derrota por placar mais elástico. Nota 6.

DIOGO MATHEUS...aquele que já conhecemos e frisamos em outras oportunidades. Ou seja, na grande maioria dos jogos sua “bola” é de baixa qualificação! Lá uma vez ou outra consegue render um pouco melhor! Desta feita, aquele lateral sem inspiração!! Nota 3.

O zagueiro RAPHAEL SILVA não pode ser avaliado em razão de que deixou o campo sentindo lesão muscular ainda nos primeiros minutos de partida.

A zaga, na verdade, acabou sendo composta, então, por DIEGO GIARETTA  e NINO. O primeiro não esteve bem! Indeciso em alguns lances, teve atuação comprometida e, pelo que pude concluir depois de ver o lance algumas vezes, Giaretta também falhou na jogada do 2º gol do Boa. Entrou frouxo no lance...meio que “dormindo”, permitindo a conclusão do adversário! Nota 4. Sobre o garoto NINO acompanhou o marasmo do restante da equipe, embora não tivesse cometido falha individual. Nota 5.

Na lateral-esquerda, MÁRCIO GOIANO, além de demonstrar total desentrosamento, parece estar fora de seu melhor condicionamento físico. Nota 3.

No meio, BARRETO foi o mais “consciente”...tentando dar cobertura à defesa e saindo pro jogo. Nota 6.

JOCINEI, de novo, foi teimosamente escalado na titularidade pelo treinador. Continua “fora de ponto”, pois dá “bote errado” e passa mal!! Nota 2.

MARANHÃO, com raros lampejos em bolas paradas e procurando se mexer pra dar opção aos companheiros. Nota 5.

ÁLISSON FARIAS, mais uma vez, não justificou sua escalação e esteve discretíssimo! Sumido...nota 3.

SILVINHO, à exemplo de Maranhão, com alguns momentos de procura pelo jogo e jogadas de velocidade. Massss...raramente!! Nota 5.

LUCÃO passou de novo “em branco” e, apesar de ser um dos poucos com espírito de luta e perseverança, esteve bem abaixo do que pode produzir! Nota 4.

Entraram PITBUL e KALIL. Sem avaliação pra ambos em razão do pouco tempo em campo!

Sobre o técnico LUÍS CARLOS WINCK, já citamos seu trabalho no começo da postagem. Resumindo...escalou mal, a equipe foi apática e ele demorou MUITO pra mexer afim de tentar algo pra mudar o jogo! Nota 3.

segunda-feira, 17 de julho de 2017

Federação Catarinense de Futebol de volta pra Florianópolis??

Olha...é uma questão de opinião! Mas, entendo que a sede da entidade não deveria ter saído da Capital! Na época em que isso aconteceu, junho de 1.996, o então presidente Delfim Peixoto queria porque queria levar a FCF para Balneário Camboriú. De tanto insistir junto a ligas e clubes filiados acabou conseguindo!! Teve o mérito, é verdade, de construir uma sede própria anos mais tarde, inaugurando-a em 2.007(na foto). Contudo, dentro do que penso e entendo, o mais viável seria a entidade máxima do futebol de Santa Catarina estar localizada em Florianópolis que é o “centro administrativo e político” do Estado!

Com a ajuda do meu querido Passarinho Arrepiado, fiquei sabendo que tal mudança não está na lista de prioridades do atual presidente, Rubens Angelotti(foto acima).
Contudo, se houver tal possibilidade, contando com a contribuição do Governo do Estado...por que não??? O Arrepiado apurou que “alguém”, interessado em viabilizar tal “projeto”, teria sugerido um local na Ilha ou até mesmo às margens da BR-101, talvez geograficamente situado no município de São José que faz parte da Grande Florianópolis. Então...que tal o Poder Executivo Estadual ceder um espaço ou prédio na região metropolitana de Floripa e, em troca, receber a bonita estrutura de Balneário Camboriú onde hoje funciona a popular “Federeca”??? Acho que é uma questão de entendimento entre as partes e levar a idéia em frente!!

Hoje, sob o ponto de vista deslocamento para resolver problemas e tratar de questões do futebol catarinense, logisticamente falando, com a sede em Balneário Camboriú está bom pra quem é de Itajaí, Blumenau, Brusque e Joinville. Os clubes e entidades do Sul e do Oeste, além do Planalto...ficam mais deslocados!! Voltando pra Capital(foto), ficaria...digamos, mais “justo” pra todos, inclusive pro pessoal de Chapecó e região que teria a questão de locomoção aérea melhor viabilizada!! Muito embora, já haja a idéia de uma certa descentralização com a criação de instrumentos nas ligas de Criciúma e de Chapecó para facilitar as ações de clubes e ligas dessas duas regiões!! Compreenderam bem??? Esse Passarinho Arrepiado não perde uma, hein??? Aguardamos os próximos “episódios”!!!